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    Fracionamento físico do carbono no solo em função da irrigação e adubação nitrogenada
    (2019) Espindola, Vitor Augusto Silva; Oliveira, Alexandre Campelo de; http://lattes.cnpq.br/8164135937542569; http://lattes.cnpq.br/4334208597286391
    As variações no estoque de carbono no solo são dependentes de fatores. naturais e antrópicos. As condições naturais estão associadas às características da região, como clima “precipitação e temperatura da região”, características texturas, concentrações de C no solo, dentre outros. O fator antropológico está relacionado a manejos aplicados a uma certa área agrícola de forma a alterar características de um solo não utilizado antes, como o revolvimento do solo por seu preparo inicial, tráfego de máquinas e lixiviação mediante a ação da irrigação. Tais fatores podem ocasionar na redução das concentrações de C no solo de forma a afetar a sua qualidade, visto que este se caracteriza como um recurso não renovável. Por conta destas perdas, vários estudos vêm se concentrando em mensurar as concentrações de C mediante a ação de determinadas práticas de manejo, a fim de determinar quais manejos ocasionam perda em seus estoques. O presente estudo teve como objetivo determinar o estoque total e suas frações físicas do carbono e determinar sua dinâmica, para desta forma constatar eventuais perdas ou acréscimos nas concentrações de carbono no solo, mediante a ação de dois manejos aplicados em duas culturas manejadas em consórcio com ciclos consecutivos, na região semiárida de Pernambuco. O experimento foi realizado na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) em condições de campo, com delineamento em blocos ao acaso, avaliando o sorgo forrageiro e o milheto em ciclos consecutivos, submetidos a 4 lâminas de irrigação (28, 36,44 e 52 %) e 4 níveis de adubação nitrogenada (0, 100, 200, 300 kg ha-1). Em seus resultados foi verificado que houve uma redução nos teores de carbono orgânico total do terceiro ciclo em comparação ao primeiro, evidenciando que o manejo aplicado ao local experimental impactou em sua dinâmica. Há uma relação entre o COam e o nitrogênio de forma a ocorrer um aumento em suas concentrações mediante o fornecimento de N ao solo no primeiro ciclo. Há uma redução nas concentrações de COp no primeiro ciclo mediante ação do manejo aplicado apenas quando um não interfere no outro, de forma que a dinâmica do C no solo levando em conta ao fato de estar sob os efeitos da adubação nitrogenada e irrigação, não necessariamente proporcionou efeito significativo da interação entre ambas sobre o COT, mas sofreu efeito da ação de ambos os manejos de forma isolada. Também se percebeu a necessidade de estudos em profundidades mais elevadas devido as características do solo.
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    Proposta de sequência didática como ferramenta de intervenção no processo de ensino-aprendizagem de nanociência e nanotecnologia a estudantes do ensino médio
    (2024-02-27) Silva, Margarete Fernandes da; Vila Nova, Suzana Pereira; Luz, Leonis Lourenço da; http://lattes.cnpq.br/8952196044903176; http://lattes.cnpq.br/7716018904442218; http://lattes.cnpq.br/1578167238157111
    Diante do crescente cenário evolutivo das ciências e tecnologia ao qual a sociedade contemporânea está submetida, torna-se fundamental a abordagem de novos conceitos tecnológicos na formação educacional. Neste panorama, um destaque especial deve ser dado aos estudos de Nanociência e Nanotecnologia, uma vez que esta área da ciência vem se demonstrando cada vez mais presente nos mais diversificados campos da economia e dos setores energético, industrial e agrícola em função de sua elevada aplicabilidade e da geração de novos produtos, proporcionando ainda efeitos na qualidade de vida das pessoas. Por se tratar de uma ciência com alto grau de abstração, seu ensino acaba se tornando um desafio; fato que torna imprescindível o uso de novos modelos de ensino-aprendizado em substituição ao tradicional comumente aplicado nas escolas, a fim de estimular o pensamento crítico, a aplicação prática do conhecimento e a resolução de problemas. No presente trabalho, tem-se por objetivo o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática do uso de Carbon Dots aplicado ao estudo de germinação de sementes como ferramenta de intervenção no ensino de Nanociência e Nanotecnologia a uma turma do Ensino Médio, usando como base a experimentação investigativa. Esta proposta facilitará o planejamento e a organização das atividades, auxiliando o professor na condução das aulas de maneira lógica e estruturada. Previamente ao desenvolvimento da Sequência Didática, foram realizados ensaios de germinação com sementes de milho e feijão, utilizando soluções de nanopartículas de carbono (Carbon Dots), como figura de mérito. Foram obtidos resultados positivos quanto ao desenvolvimento das plântulas, permitindo avaliar a eficiência de germinação a partir do número de sementes germinadas e analisar o crescimento das raízes a partir da medição de seus comprimentos. Uma vez validado o experimento, a segunda etapa do trabalho consistiu no desenvolvimento da proposta da Sequência Didática, a partir da adaptação de um modelo já contemplado na literatura, contudo abordando a temática de Nanociência e Nanotecnologia. A Sequência Didática proposta foi dividida em momentos de cunho teórico, prático e avaliativo, nos quais seriam abordados conteúdos relacionados aos componentes curriculares de Química, Biologia e Matemática, para a compreensão dos processos e avaliação dos resultados obtidos nos ensaios de germinação. A Sequência Didática proposta permitirá a construção de uma estrutura clara e ordenada no desenvolvimento das aulas a partir de uma abordagem mais contextualizada, dinâmica e interativa em comparação ao tradicional modelo de ensino. Além disso, ela deve proporcionar um ensino mais atrativo para os estudantes e obtenção de uma maior efetividade na construção e fixação do conhecimento.
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    Uma breve revisão sobre as potencialidades dos pontos de carbono na agricultura
    (2024) Lins Neto, José Antonio Marques; Belian, Mônica Freire; Araújo, Arthur Luís Silva de; http://lattes.cnpq.br/0168928366474354; http://lattes.cnpq.br/2626644337183959; http://lattes.cnpq.br/4953393960030615
    A agricultura está entre os setores mais economicamente relevantes entre os países emergentes, incluindo o Brasil. Avanços significativos nos setores de agronegócio e floricultura vêm sendo testemunhados com o uso da nanotecnologia, na produção de insumos, como ferramenta de combates de pragas, recuperação de solos e estimulantes foliares de fotossíntese (EFF). Nos últimos anos os pontos de carbono (PCs) (do inglês, carbon dots (CDs)) vêm ganhando cada vez mais destaque em trabalhos envolvendo agricultura e o desenvolvimento vegetal. O desenvolvimento de materiais dessa natureza consiste em uma estratégia tecnológica para o aumento na produção de alimentos e crescimento de plantas. Em virtude dessa relevância e do tema e da escassez de trabalhos que discutam a perspectiva do uso de PCs aplicados na agricultura, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma breve revisão da literatura a respeito desses materiais e sua aplicação na agricultura. A busca bibliográfica foi realizada em bases indexadas no Periódico Capes, com artigos de Qualis A1-A4, utilizando cinco palavras-chave (CDs, fluorescence, plants, photosynthesis, CDs-doping) como filtro de pesquisa no período de 2019-2023. A partir da pesquisa foi possível observar as mais diversas aplicabilidades dos pontos de carbono na agricultura, em categorias que variam desde a química de materiais a biotecnologia e engenharias.
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