Navegando por Assunto "Centros comerciais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Distinção socioespacial: uma análise do Shopping Riomar Recife(2024-03-08) Soares, Célia Regina Pereira; Santos, Otávio Augusto Alves dos; http://lattes.cnpq.br/6806135209087830; http://lattes.cnpq.br/8468796317932436O presente trabalho tem como proposta investigar ações subjetivas de segregação e hierarquização por classe social nas estratégias de configuração espacial do Shopping Riomar Recife, para oferecer visibilidade às dinâmicas sociais deste centro comercial. Como estabelecimento, primariamente voltado à reprodução do capital na forma de comercialização e consumo de mercadorias que utiliza de simbologia e desejo de pertencimento, mais também historicamente planejado para comercializar o estilo de vida burguês, gerador de identificação e posicionamento nos frequentadores e funcionários. As ciências sociais oferecem um papel importante de investigação das dimensões social do consumo ao observar a existência de marcadores limitantes de acesso nestes espaços como recorte das práticas constituintes de identificação, pois indivíduos podem através da compra de determinado produto, ou serviço refletir características da classe social e estrutura dominante pertencente que estabelecem signos privativos e linhas divisórias de hierarquização de gostos. Com essa finalidade utilizamos a metodologia qualitativa de observação direta, análise de imagem e entrevistas para averiguar a imposição de valores reprodutores de violência simbólica nestes espaços.
