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Navegando por Assunto "Chuvas ácidas"

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    Aproximações da educação química CTS/CTSA e educação ambiental: um estudo sobre os impactos da chuva ácida no ambiente
    (2022-10-13) Paz, Danielle Santos da; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/5241130686153506; http://lattes.cnpq.br/6502843465348417
    O fenômeno da chuva ácida é considerado, entre diversos pesquisadores, como um problema ambiental grave que atinge muitos países do mundo, trazendo consequências para a saúde e para os patrimônios públicos, e pode ser considerado um reflexo da dinâmica da sociedade, por isso, se faz necessário tomar medidas que visem identificar e reduzir suas causas e consequências através da educação ambiental. O presente trabalho busca relacionar o tema chuva ácida com o estudo dos conteúdos de Química como as funções inorgânicas: ácidos e óxidos. Sabe-se das dificuldades que os professores possuem em promover a reflexão sobre as questões ambientais em sala de aula, assim como fazer uma relação entre os temas ambientais e conteúdos de Química. Assim, buscamos a contextualização dos conteúdos de Química e meio ambiente, trazendo o resgate de memórias, de fatos e situações. Dessa forma, através da abordagem CTS/CTSA, convidamos os estudantes a se posicionarem como cidadãos capazes de construir sua própria opinião para uma compreensão da dimensão social da Ciência, Tecnologia e do meio ambiente. Por tanto, o objetivo desse trabalho é desenvolver o conhecimento científico por meio de uma sequência de ensino e aprendizagem sobre o tema chuva ácida, utilizando uma abordagem CTS/CTSA que articula o ensino de Química e educação ambiental, e promover aos estudantes da educação básica, consciência ambiental e social. Metodologicamente, desenvolvemos uma sequência de ensino e aprendizagem para abordagem CTS baseada no ciclo de responsabilidade de Leonard Waks, que elege cinco critérios para ensinar questões de ética e valores que surgem na educação que o CTS está presente. A sequência didática foi desenvolvida para aplicação com 13 estudantes com faixa etária entre 16-17 anos em uma turma de 3º ano de Ensino Médio, foi constituída por quatro momentos didáticos seguindo os critérios do ciclo de responsabilidade de Waks, sendo o tempo estipulado para cada momento o de 1 hora-aula correspondente a 50 minutos. Para análise de dados foram consideradas as respostas dos estudantes mediantes as atividades propostas. A partir dos resultados da análise podemos dizer que, durante os momentos propostos na sequência didática, os estudantes desenvolveram responsabilidade socioambiental que ficou evidente quando, ao decorrer das atividades e conseguiram relacionar o tema com os conteúdos de Química. Com isso, eles foram capazes de denotar um maior conhecimento do fenômeno estudado que contribuiu para a compreensão de seus papéis como cidadãos que reconhecem seus direitos e deveres, responsáveis por suas decisões e pelos seus impactos na sociedade.
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    Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018
    (2021-12-22) Silva, Marcio Gomes da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/3809853408883171
    Os meios de comunicação de um modo geral sempre abordam novidades científicas e acabam por criar uma demanda que deve ser dialogada no âmbito escolar, o que impõe sempre uma necessidade de atualização tanto por parte dos professores quanto por parte dos materiais didáticos utilizados. Entre os materiais disponibilizados nas escolas está o livro didático, principalmente a partir do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, em vigor desde 1996, e do Progra-ma Nacional do Livro para o Ensino Médio – PNLEM, implantado em 2004. É por meio desses dois programas, que o estudante da rede pública de ensino, cujas escolas aderiram aos mesmos, receberá gratuitamente o livro e deverá devolvê-lo após o período de uso. Tais programas visam sempre à melhoria da qualidade do ensino e, considera-se necessário “a melhoria e ampliação dos recursos didáticos disponíveis para o trabalho docente e para o efetivo apoio para o desenvolvimento intelectual do aluno” (BRASIL, 2005, p. 32). Um dos temas que sempre é explorado pela mídia refere-se ao aquecimento global do planeta, causado pelo excesso de certos gases no ar, que acentuam o efeito estufa, a chuva ácida e outros problemas ambientais. Assim, este é um tema o qual professor de Química precisa, muitas vezes, dar uma atenção especial em suas aulas. Nesse sentido, tivemos como objetivo nessa pesquisa, analisar se os livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018 trazem a temática chuva ácida e como é abordada. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Portanto, foi possível considerarmos que a análise dos livros didáticos permitiu-nos concluir que o tema chuva ácida é abordado de maneira muito simplificada, na maioria dos livros analisados, e em alguns eles são os fios condutores de certas unidades. Considera-se como aspectos positivos o fato de que o tema chuva ácida serem frequentes nos livros analisados. Assim, assinalam para as possibilidades reais de uma abordagem prática dessa temática, proposta pelo livro didático.
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