Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Ciências da vida - Estudo e ensino"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da percepção de estudantes do ensino médio quanto aplicações atuais da teoria da evolução e medidas facilitadoras do ensino-aprendizagem
    (2019-12-05) Carlos, Isabella Ribeiro; Montes, Martín Alejandro; http://lattes.cnpq.br/0349635170206363; http://lattes.cnpq.br/7389871566380539
    O conhecimento profundo acerca da teoria sintética da evolução, bem como da aplicabilidade dos princípios que regem a mesma nos tempos atuais, retrata a importância que descobertas científicas históricas possuem fora do cotidiano acadêmico. O presente trabalho tem como objetivo averiguar a percepção de alunos quanto a aplicabilidade dos princípios da teoria da evolução nos dias atuais. Foram feitos questionários avaliativos e de sondagem para os discentes com cinco perguntas relacionadas ao tema e três perguntas relacionadas a caracterização do indivíduo, foram realizadas aulas intituladas ‘’Aplicabilidades da Teoria Sintética da Evolução’’ de forma expositiva dialogada, com duração máxima quarenta minutos com 68 alunos do ensino médio. Como produto didático foram criados quatro experimentos: (a) Pirâmide de blocos e a interdependência das espécies, (b) Bóia-não-bóia: Inundações com ferramenta dispersora de espécies de plantas, (c) Cartazes e cores: Mariposas e a seleção natural durante a revolução industrial e (d) Aviões de papel e diferenças de voo- aves e suas adaptações e a avaliação da percepção prévia dos alunos diante aos princípios da evolução no meio ambiente configurou falhas na identificação da mutação como um mecanismo evolutivo e a percepção da ocorrência da evolução de forma rápida, bem como a identificação de outros mecanismos, além da seleção para ocorrência da mesma. Entretanto, nota-se que a maioria dos entrevistados apresenta, ainda que empiricamente, conceitos de hereditariedade. Deste modo, as referidas atividades contribuíram para averiguar a interdisciplinaridade do tópico e o conhecimento sistêmico da área, bem como a desmitificação dos conceitos evolutivos para os docentes frente a uso de metodologias ativas de ensino.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão