Navegando por Assunto "Cinema"
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Item A influência das produções cinematográficas da Marvel de - 2008 até 2019 (Saga do infinito) - nas relações de consumo da sociedade atual: um estudo sobre o consumo de jogos como processo transmidiático(2024-03-11) Araújo, Giovanne Allan Rodrigues de; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/8436503318974218Este trabalho tem como objetivo principal conhecer o modelo de indústria cultural atual que influencia os consumidores jovens e adultos a consumir determinado produto derivado das produções cinematográficas da Marvel (2008 - 2019) levando em consideração de como esse modelo influencia no consumo de jogos digitais licenciáveis como modelo multimídia. Ao entender o que leva o consumidor a busca de determinados jogos utilizando a narrativa transmídia e o livro da cultura de convergência de Henry Jenkins, para embasamento teórico e metodológico, onde foi utilizado revisões bibliográficas de temas com intersecção ao trabalho. Foi utilizado como base inicial o conceito de indústria cultural, desenvolvido por Adorno e Horkheimer em 1944, se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. Será mostrado inicialmente por meio de sites a respeito da venda e consumo desses jogos relevantes que são correlacionados com o tempo de lançamento dos filmes em paralelo, sites como IGN, KOTAKU e ADRENALINE além do fórum oficial da Marvel Studios no REDDIT. Sites de conteúdo acadêmico também foram utilizados, sendo eles; SciELO, CAPES, Scopus e Google acadêmico. Teve como resultado, mostrar a importância e influência dos meios de mídia e da indústria cultural no modelo de consumo familiar das gerações X e Y.Item A inserção dos instrumentos da acessibilidade comunicacional no cinema de Recife para pessoas com deficiência visual(2023-10-19) Arruda, Luciene Maria de; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/2384347512489934O presente estudo se constitui numa tentativa de compreender o cinema como ferramenta formativa e educativa. Nesse sentido procura-se entender o acesso das pessoas com deficiência visual que frequentam salas de cinemas assiduamente e não apenas em festivais de mostra acessível. Pensando nisso, a maneira mais expressiva da acessibilidade visual é descrever o que se passa nos filmes, aquilo que não pode ser visto. Como exemplo das imagens estáticas ao fundo da tela, essa é a forma mais real para que essas pessoas interajam com a narrativa total dos filmes. Dentro dessa ótica, o objetivo central deste trabalho é Identificar quais são os recursos e instrumentos disponíveis nas salas de cinema e exibição, no Recife, que promovem a acessibilidade ao público com deficiência visual e, se essa acessibilidade promovida está em consonância com as polícias públicas de inclusão e acessibilidade que respaldam esse direito às pessoas com deficiência. A partir disso, pesquisar quando foram implementadas as políticas públicas que promovem acessibilidade nos cinemas em Recife; investigar se há algum equipamento nas salas de cinemas de Recife que promova a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual facilitando a compreensão dos filmes por completo durante a sua exibição; identificar as dificuldades das pessoas com deficiência visual quanto ao uso dos equipamentos de acessibilidade nas salas de cinema de Recife. O referencial teórico dialoga com temas sobre: Inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência visual nos cinemas (Oliveira e Vasconcelos, 2018); Políticas públicas direito das pessoas cegas (Estatuto da Pessoa com Deficiência, 2015); Tecnologia assistiva e instrumentos para pessoas com deficiência visual nas salas de cinemas; Políticas públicas no audiovisual para as pessoas com deficiência visual (Lima, 2010; Tavares, 2019). Os procedimentos metodológicos adotados são do tipo pesquisa de abordagem qualitativa e a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório.Item Animações em sala de aula: experiências com cinema de animação na Escola Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira no ano de 2022(2023-08-14) Leoncio, Luis Antonio de Lima; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/4385591942417255Este trabalho tem como objetivo mostrar os resultados de minhas experiências com animações no Ensino de Artes, principalmente através dos aplicativos Stop Motion Studio e Flipaclip, nas turmas no Ensino Fundamental anos finais da escola Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira, escola estadual em Limoeiro onde leciono a disciplina de Artes e também esclarecer sobre a importância de trabalhar com animações no processo educacional dos alunos. Todas as animações foram produzidas nos limites do espaço da escola e com nossos próprios recursos. Muitas das animações foram produzidas exclusivamente por meus alunos, outras tiveram minha contribuição na parte técnica e artística.Item Da fotografia da janela ao retrato do cangaço: elaboração e validação de um documentário como instrumento didático para o ensino de ciências.(2022-06-01) Galvão, Larissa Santos; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/9065313312309168O presente trabalho possui como escopo principal apresentar as etapas de validação de um documentário como recurso didático para o Ensino de Ciências (EC). O curta-metragem, denominado como “janela ao sol: da fotografia da janela ao retrato do cangaço”, relaciona a presença da fotografia no cangaço com a história e evolução da imagem fotográfica, e os fenômenos científicos associados ao processo de captura. O cinema pode contribuir significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, incluindo das Ciências da Natureza. A sétima arte é capaz de influenciar a vida das pessoas, então além de contribuir para a estruturação do conhecimento científico, oportuniza discussões acerca de temas sociais. Tais temas corroboram para a formação cidadã do aluno, pois este imerge nas narrativas que muitas vezes expressam sua realidade na tela. O gênero documentário é o tipo de obra cinematográfica mais utilizado em sala de aula, principalmente porque é associado a este, o empenho pela reprodução da realidade. Para validar o documentário, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Ciências da Natureza da Educação Básica, de uma escola pública da cidade de Serra Talhada – PE. Por conseguinte, as transcrições das entrevistas foram analisadas usando elementos da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultado, os professores demonstraram ver o cangaço mais como história e cultura, e fazem associação do movimento a Lampião, como uma espécie de justiceiro ao estilo de Robin Hood. Além disso, os docentes veem não só o cangaço em si, mas a fotografia do cangaço, como uma possibilidade para aplicar em suas aulas. Com a investigação, pode-se concluir que o documentário se constitui como um instrumento promissor para se ensinar Ciências, capaz de propiciar aulas mais contextualizadas, estimulando especialmente a reflexão acerca do cangaço e da presença das Ciências nas vivências dos cangaceiros, e dentre elas, práticas que fazem parte da realidade de muitos alunos. Além disso, este material pode favorecer a realização de atividades que envolvam mais de uma disciplina, trabalhando em conjunto ou não. Tal recurso também pode ser utilizado como DDC (Documentário de Divulgação Científica), para estreitar as relações entre Sociedade e comunidade acadêmica, fazendo com que haja maior valorização das Ciências e de seus papéis sociais.Item Do cinema para a astronomia: roteiro de curta-metragem documental, sobre observação do céu noturno para a formação docente do ensino da astronomia e ciências afins, O Céu Noturno de Itacuruba - Pernambuco, 2022(2022-06-18) Pereira, Íris Samandhi Costa; Rodrigues, Teresinha de Jesus Alvarenga; Lima, Rafael Pereira; http://lattes.cnpq.br/0447358942103110; http://lattes.cnpq.br/8579309443127499Este trabalho propõe a realização de um roteiro de curta-metragem como produto educacional sobre a observação do céu noturno e poluição luminosa, incluindo entrevistas e depoimentos dos responsáveis pela operação do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica – OASI. Utilizando uma narrativa expositiva e poética do cinema, espera-se contribuir para a formação docente continuada do Ensino da Astronomia e Ciências Afins. O roteiro do filme vem com o título “O céu noturno de Itacuruba – Pernambuco, 2022", que será gravado em Itacuruba, município de São Francisco Pernambucano, Microrregião de Itaparica, no Estado de Pernambuco. A metodologia utilizada neste trabalho envolve a pesquisa bibliográfica sobre a arte do cinema como instrumento de formação e motivação para a atividade docente e uma pesquisa de campo onde buscamos validar as técnicas de reprodução visual para formação docente. Os resultados mostram que cerca de 97% dos entrevistados, que foram os professores estudantes do curso de Especialização em Ensino da Astronomia e Ciências Afins, da UFRPE, afirmaram a importância de um curta-metragem sobre a observação do céu noturno entre outros temas da Astronomia e suas relevâncias para o ensino. Para alcance do objetivo proposto neste trabalho – de produção de um vídeo documentário de 22 minutos – ainda foram realizados: gravação de vídeos com profissionais responsáveis pela operação do OASI através de questionários estruturados e elaboração de um roteiro de cinema, expositivo e poético, sobre “O céu de Itacuruba” com suas etapas de: pré-produção, produção, finalização, edição e montagem.Item Ir ao cinema: entendendo o processo de decisão dos frequentadores de cinema de Recife(2023-09-22) Brito, Raul Júlio Ribeiro de; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/9542706552979460O cinema é uma das formas de entretenimento mais populares da atualidade, e continua em amplo crescimento, desde sua popularização no começo do séc.XX, o cinema se mostrou uma atividade cultural de grande valor comercial, devido, entre outros fatores, a sua fácil reprodução, facilidade que só aumentou com a era digital. Porém, devido a processos iniciados no Brasil, na década de 60, houve uma concentração das salas de cinema em shopping centers, o que pode trazer certa comodidade ao combinar espaços de socialização, lazer e consumo, mas também impõe limitações e funciona como agente segregador. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo entender o que leva o consumidor recifense a escolher qual cinema frequentar, utilizando questionários aplicados online via Google Forms e entrevistas aplicadas pessoalmente em cinemas de Recife, como forma de coleta de dados, e realizando o levantamento bibliográfico a partir de repositórios online e acervo pessoal.Item O cinema como estratégia pedagógica para a conscientização da inclusão(2023-09-18) Oliveira, Adriana Maria Custódio Braga de; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/1718703484782224O presente trabalho visa expressar a importância do uso do cinema como estratégia pedagógica, contribuindo com a inclusão em escolas em todos os níveis da educação básica. Tem o intuito de conscientizar os estudantes e educadores sobre a importância e o respeito pela inclusão, sobretudo o autismo, além de estimular o uso de recursos cinematográficos nas práticas em sala de aula ampliando o conhecimento, desenvolvendo a percepção e despertando a interação entre os discentes e docentes. A seleção de filmes com temáticas inclusivas, voltadas para o autismo, movimenta questões cotidianas sobre pessoas excluídas ou marginalizadas na sociedade, auxiliando no entendimento das situações vivenciadas e contribuindo para uma atuação pautada no respeito à pluralidade.Item Pod Ver Cinema: a prática cineclubista como ferramenta pedagógica no ambiente escolar(2023-07-13) Lima, Aline Cristina Lins de; Otaviano, Jéssica Maria de Oliveira; Carvalho, Alfredo Taunay Colins de; http://lattes.cnpq.br/1610848666165965; http://lattes.cnpq.br/3332713881164545; http://lattes.cnpq.br/9898593960774482O seguinte Trabalho de Conclusão de Curso tem como principal objetivo desenvolver um podcast como ferramenta didática para arte educação. Este trabalho discorre sobre o processo de criação e lançamento do Pod Ver Cinema, podcast concebido pelas autoras para falar sobre cinema, educação e cineclubismo. A pesquisa tem como objetivo entender a relevância da arte cinematográfica e, mais precisamente, do cineclubismo, como ferramenta pedagógica para a escola, por meio da produção e realização do podcast. O podcast conta com uma entrevista com profissional da área do cinema e da educação. Até o momento da publicação deste trabalho, foi gravado e disponibilizado um episódio na plataforma Spotify. O formato de podcast foi escolhido por permitir que as discussões deste trabalho extrapolem o meio acadêmico, tendo em vista que podcasts são muito consumidos atualmente, por pessoas de diferentes graus de formação. Como bibliografia, apoiamo-nos em autores como: Rosália Duarte e Ana Mae Barbosa, entre outros. Com base nas discussões apresentadas, considera-se que a prática cineclubista é uma importante ferramenta pedagógica para ser utilizada no ambiente escolar.Item Stop motion: animação artesanal e digital através da história(2019-07-04) Andrade, Jefferson Batista de; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/3198211612679330O cinema de animação stop motion de modo geral pode ser definido como uma técnica que possibilita a criação da ilusão do movimento por meio da manipulação de objetos inanimados, cenários e bonecos articulados. Nesse sentido esta pesquisa busca elaborar uma leitura sobre as relações entre os processos artesanais e processos digitais presentes na técnica ao longo da história. Focando nas principais transformações promovidas pelos aparatos artesanais e tecnológicos desenvolvidos para as metodologias de produção audiovisual e investigando o impacto das transições tecnológicas para tornar o cinema de animação stop motion viável, que superaram suas qualidades técnicas e fomentaram o crescimento quantitativo e qualitativo ao longo do tempo. A pesquisa faz um resumo histórico relatando as mudanças ocorridas nos modos artesanais de produção de personagens e cenários e discute os benefícios proporcionados pela evolução das tecnologias digitais tanto em equipamentos como também em matérias que aprimoraram visualmente os filmes em stop motion.Item (Trans) Formação no cinema: imagens do universo transexual segundo o público e os realizadores do 6º Recifest(2021-07-22) Araujo, Janderlan Alexandre de; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/6796170010488852O objetivo principal deste trabalho foi abordar sobre que imagens o público e os realizadores do 6º Recifest entrevistados fizeram do universo transexual passadas no cinema e como eles discorreram sobre a importância dos festivais e mostras de audiovisual para o fortalecimento da diversidade cultural e a desconstrução de preconceitos referentes à população trans. A relevância do estudo está em contribuir no despertar de um senso crítico no enfrentamento às discriminações e aos estereótipos voltados às minorias, especificamente ao público trans. A pesquisa foi de natureza qualitativa, de caráter exploratório descritivo e contou com sete sujeitos entrevistados. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feita uma abordagem sobre o universo transexual apontando os desafios por espaços de fala e de visibilidade no cinema. Em seguida, foi feita uma rápida descrição apresentando a cidade do Recife como espaço de diferentes cinemas e de festivais, a exemplo do Recifest. Depois, vieram os resultados: primeiro, um relato detalhado sobre visibilidade trans em uma roda de diálogo. Segundo, foi mostrada a percepção do público e realizadores do 6º Recifest sobre as imagens do universo trans passadas no cinema. Assim, a percepção descrita foi a da visão preconceituosa e distorcida no que tange as personagens e o universo trans passados no cinema e na tv. Entretanto, apontaram que essa realidade vem sendo mudada a partir do contexto de lutas por respeito e por direitos, a exemplo de movimentos como o LGBTQIAP+. Segundo as pessoas entrevistadas, resultados positivos estão aparecendo e produções recentes sobre o universo trans estão sendo mais cuidadosas. Como superação desse contexto, afirmaram ser necessário luta, resistência, formação, estudo, vivência e respeito às liberdades e a democracia. Também há a necessidade de se lutar por cidadania e inclusão social, fazendo com que a convivência com a população transexual faça parte do cotidiano das pessoas de forma plural e respeitosa.
