Navegando por Assunto "Clientes - Fidelização"
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Item A importância da presença digital na captação e fidelização de clientes: um estudo de caso no restaurante pernambucano Cá-Já(2024-09-26) Nascimento, Nathalya Tavares Braga do; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/5789891502342126A presença digital é crucial na atualidade, especialmente com o crescimento das redes sociais no setor gastronômico. Essas plataformas permitem a criação de vínculos com clientes e fortalecem a marca, impactando vendas e fidelização. A pesquisa avalia a importância da presença digital na captação e fidelização de clientes, utilizando o restaurante pernambucano Cá-Já, localizado no bairro dos Aflitos, em Recife, como estudo de caso. Foi utilizada a abordagem qualitativa, que incluiu uma entrevista com um dos gestores do restaurante, bem como uma análise das estratégias digitais implementadas no Instagram, além de pesquisa bibliográfica sobre o impacto do marketing e redes sociais em restaurantes. Como resultado, é entendível que as estratégias digitais podem colaborar para o sucesso de restaurantes em um contexto mercadológico, sendo a presença digital considerada um requisito básico para um estabelecimento atualmente. Conclui-se que a presença digital é essencial tanto para a captação de novos clientes, quanto para a fidelização e criação de comunidades virtuais, visto que o local estudado utiliza exclusivamente do Instagram como fonte de divulgação, destacando-o como referência no mercado gastronômico de Recife.Item Ações para diminuição do número de cancelamentos de uma empresa do setor fitness (ESF)(2024-02-08) Macena, Jean Karlos Clemente de; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504; http://lattes.cnpq.br/1965699603282309Após uma análise que revelou um aumento significativo no número de cancelamentos de assinaturas, a equipe de negócios do ESF realizou um estudo detalhado junto aos seus clientes para identificar as principais causas dessas desistências. Foi constatado que as razões mais recorrentes eram os valores mensais elevados e a necessidade de realocação para outras cidades ou estados, muitas vezes relacionada a motivos como trabalho ou faculdade. Com base nessas descobertas, foi concebida uma solução para aprimorar a retenção de clientes durante o processo de cancelamento. Caso o cliente mencionasse que a principal razão era de ordem financeira, seria oferecida uma opção especial chamada ”Downgrade”, permitindo que o membro optasse por um plano com menos recursos, porém com um preço mais acessível por possuir um desconto de retenção, ao invés de finalizar a filiação. Além disso, outra medida adotada foi a implementação da transferência de membros entre unidades, garantindo que os eventuais descontos mantidos na unidade de origem fossem preservados. Para viabilizar essas mudanças e aperfeiçoar a comunicação com os fornecedores externos, uma solução técnica foi desenvolvida, utilizando tecnologias como Java Spring Boot, AWS, Banco de Dados e outras ferramentas essenciais para a orquestração do processo. Com essas iniciativas, o cliente A almeja aprimorar a experiência dos clientes, reduzir o número de cancelamentos e, consequentemente, aumentar a satisfação geral com os serviços oferecidos. O objetivo é criar uma abordagem mais centrada no cliente, permitindo que eles tenham flexibilidade e opções personalizadas que atendam às suas necessidades e orçamento.Item Análise do ciclo de serviços de uma loja de vestuário(2020-11-05) Silva, Regina de Almeida; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701A utilização do ciclo de serviços funciona como uma ferramenta gerencial que auxilia a organização a trabalhar com o aspecto intangível e variável de seus processos e dos critérios utilizados pelos clientes para avaliar os serviços prestados. Essa pesquisa tem como objetivo construir o ciclo de serviços de uma organização do setor de vestuários e mapear os pontos críticos do processo que possam interferir na satisfação do seu cliente, considerando as cinco dimensões da qualidade propostas por Zeithaml e Bitner (2003): a confiabilidade, a responsividade, a segurança, a empatia e os aspectos tangíveis do serviço. A presente pesquisa é do tipo exploratória e descritiva; com abordagem do tipo qualitativa e com o método de estudo de caso, utilizando-se de documento e observação participante. O referencial teórico teve como base os seguintes autores: Las Casas (2019), Lovelock e Wright (2006); Gianesi e Corrêa (2018); Zeithaml; Bitner; Gremler, 2014, Fiebig; Freitas, (2011); Lamprecht, (1994); Cobra, (1986), Fitzsimmons e Fitzsimmons (2014), Albrecht e Bradford (1992), Grönroos (1984), Teixeira et al. (2012), Carlzon; Langerstrom, (2005). Spiller et al. (2004), Toledo et al. (2012). A partir da análise dos documentos da pesquisa de satisfação feita pela empresa e da observação participante, foi possível construir o ciclo de serviços da loja e observar que os momentos críticos estão na primeira etapa de prestação dos serviços - redes sociais e visita à loja. Portanto, se faz necessário que os gestores da empresa avaliem essa etapa do seu ciclo produtivo, na busca de fidelizar o seu cliente e conquistar novos negócios.Item Marketing digital: um estudo referente ao impacto e a importância do marketing digital sobre a fidelização dos clientes de uma empresa do segmento de mercado de chocolates finos localizada no município de Salgueiro - PE(2022-05-20) Freitas, Ayane Rezende Barboza de; Silva, Luciana Isabela Borges dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0732507446275556O presente artigo teve como objetivo apresentar a importância das estratégias e ferramentas utilizadas pelo marketing digital e seu impacto sobre a fidelização dos clientes de uma empresa do segmento de mercado de chocolates finos localizada no município de Salgueiro-PE. Tais estratégias e ferramentas se tornam fundamentais, frente a um contexto de constantes mudanças no mercado. Os meios de comunicação, como as mídias sociais, são capazes de proporcionar às empresas um novo meio de divulgação e promoção dos seus produtos e serviços e de uma maior aproximação entre empresa e cliente. Para atingir tal objetivo, foram levantados dois propósitos específicos: Analisar como são utilizadas as estratégias e ferramentas do marketing digital para retenção e fidelização dos clientes da empresa; e verificar o grau de interatividade e aproximação entre empresa e clientes. Para o método foi utilizada a técnica de pesquisa qualiquantitativa, pela qual foi desenvolvido um questionário aplicado ao gestor e aos clientes da empresa, com intuito de coletar informações sobre o assunto abordado. Por fim, os resultados obtidos mostram a importância de um plano de marketing digital bem planejado para uma melhor utilização de todas as ferramentas e estratégias que ele pode oferecer juntamente com as mídias sociais como meio de comercialização, divulgação e promoção. Tais meios são utilizados atualmente pelas empresas para melhor atender as necessidades dos clientes e, dessa forma, satisfazê-los e torná-los clientes fiéis
