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    Correspondências destinadas a João Ramos: tradições discursivas e estratégias de verbalização no cenário abolicionista
    (2023-11-21) Moura, Ana Elizabeth Bonifácio de; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/1118617615304062
    Este estudo apresenta os resultados da análise das correspondências destinadas a João Ramos, líder das sociedades abolicionistas pernambucanas Club Cupim e Associação Nova Emancipadora, identificando as tradições discursivas e as estratégias de verbalização utilizadas em um cenário de luta e de resistência, em Pernambuco, no século XIX. O estudo foi desenvolvido metodologicamente em quatro etapas. Com o aprofundamento teórico, que contou com o aporte do modelo de Tradição Discursiva, auxiliando na identificação dos traços recorrentes na composição das cartas (ANDRADE; GOMES, 2018; KABATEK, 2004; 2006; 2018; KOCH, 1997; LONGHIN, 2014). Na segunda as cartas estão descritas como documentos de investigação, com base na sociolinguística histórica. Na terceira etapa, será feito o tratamento do corpus, com o processo de transcrição dos documentos, seguindo as normas de edição de manuscritos e impressos propostos pelo Projetopara a História do Português Brasileiro (PHPB) e na quarta etapa, a análise qualitativa dos dados, no conjunto dos documentos, identificando os tipos de correspondências, os seus respectivos traços de tradicionalidade e estratégias de verbalização. Analisamos 62 correspondências, datadas entre 1881-1888, destinadas a João Ramos. Neste recorte, constam cartas de amigo, cartas institucionais e bilhetes, com as suas respectivas tradições discursivas e formas linguísticas de proximidade ou distância comunicativa. Os resultados deste estudo evidenciam a finalidade comunicativa de cada correspondência e a tradição discursiva na composição de cada tipo, no cenário abolicionista pernambucano. A relação entre os interlocutores e a estrutura retórica tradicional das cartas de amigos e dos bilhetes revelam traços de proximidade comunicativa e das cartas institucional à distância comunicativa.
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