Navegando por Assunto "Coleta seletiva de lixo"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A gestão dos resíduos sólidos no entorno da Escola Municipal Professora Maria Lúcia Gonçalves Guerra(2024-08-17) Silva, Tânia Pereira da; Barbosa, Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/8186915420279873Este trabalho aborda a problemática do descarte de resíduos sólidos no Brasil, com ênfase na necessidade de medidas eficazes para reduzir a produção e o descarte inadequado de lixo. O estudo explora a relevância de políticas públicas e a conscientização ambiental como elementos essenciais para mitigar os impactos negativos do descarte de resíduos. O foco da pesquisa é o gerenciamento de resíduos sólidos em uma escola localizada na cidade de Camaragibe, no Nordeste do Brasil. A escolha dessa instituição como objeto de estudo visa exemplificar os desafios e as possibilidades de intervenção em um contexto local. Tendo como principal objetivo deste artigo é analisar os aspectos sociais e políticos que influenciam o gerenciamento de resíduos sólidos na escola estudada, bem como descrever os elementos fundamentais para a implementação de práticas sustentáveis. O estudo também busca identificar exemplos bem-sucedidos de gestão de resíduos tanto em outras regiões do Brasil quanto em outros países, para fornecer um panorama comparativo. A pesquisa foi conduzida por meio de observações diretas, leitura de artigos e revistas especializadas sobre descarte de lixo e produção excessiva de resíduos. A metodologia envolveu a análise crítica de informações relacionadas à falta de coleta seletiva e reutilização, além dos impactos sociais decorrentes dessas práticas inadequadas, como mau cheiro, enchentes, presença de animais em áreas públicas, e a disseminação de doenças. O estudo conclui que há uma necessidade urgente de implementação de políticas públicas que promovam a educação ambiental e a coleta seletiva entre a população. As experiências bem-sucedidas observadas, tanto no Brasil quanto em outros países, demonstram que a articulação entre diferentes atores sociais e esferas de governo é crucial para o descarte efetivo de resíduos sólidos. O artigo finaliza propondo ações concretas para melhorar a situação atual da gestão de resíduos no Brasil, destacando que a participação coletiva é fundamental para garantir a sustentabilidade a longo prazo.Item Educação ambiental: a importância da coleta seletiva no âmbito da escola pública(2025-08-01) Conceição, Fernanda Maria da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/4685779094201138Este trabalho promove a consciência crítica e a responsabilidade socioambiental, integrando saberes e práticas sustentáveis no cotidiano. É sabido que a educação ambiental forma cidadãos conscientes, capazes de agir em prol da preservação do meio ambiente. A pesquisa trata a respeito da realização de um projeto de intervenção que teve como objetivo principal analisar como a sensibilização de um sistema de coleta seletiva contribui com a educação ambiental no âmbito da escola pública. Os participantes da pesquisa foram estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública de ensino do município de Itapissuma - PE. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia baseada numa abordagem qualitativa, que incluiu a execução de uma palestra, seguida da realização de uma oficina. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário elaborado na plataforma Google Forms, em que obtivemos a resposta dos 16 (dezesseis) estudantes participantes. Os resultados evidenciam que, mesmo com alguns desafios na continuidade da prática, em muitos casos devido à resistência à mudança de hábitos, os estudantes compreenderam a importância da separação correta dos resíduos sólidos e demonstraram engajamento para aplicar o conhecimento adquirido em casa e na vizinhança. A pesquisa revelou ainda que a educação ambiental, quando vivenciada na prática, contribui significativamente para a formação cidadã dos estudantes. Diante disso, conclui-se que, projetos como esse fortalecem o papel da escola na construção de uma consciência ambiental crítica, ética e ativa, e que ações simples, como a coleta seletiva, podem gerar impactos positivos duradouros, dentro e fora da escola. Reforça-se, ainda, a necessidade de maior apoio institucional e integração entre escola, comunidade e órgãos públicos para fortalecer práticas sustentáveis no ambiente educacional.Item Educação ambiental: a importância da coleta seletiva para a qualidade de vida(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2009) Costa, Ivna Borges daO projeto surgiu a partir da necessidade das alunas do curso de economia doméstica em desenvolver atividades educativas que desperte nos indivíduos o interesse sobre os problemas ambientais que nossa sociedade vem vivenciando. Visto que a partir da percepção da realidade, os indivíduos se mobilizem e passem a adotar novas ações cotidianas a fim de melhorar sua qualidade de vida e das gerações futuras. A proposta do projeto é trabalhar a educação ambiental de forma que os/as participantes (crianças e jovens) assumam responsabilidades sociais e ambientais.Item Gestão de resíduos sólidos: um estudo no município de Paulistana - PI(2021-02-24) Silva, Jefferson Elias da; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950Item Mapeamento das principais dificuldades encontradas no processo de logística reversa do plástico: um estudo de caso na administração pública direta na cidade de Olinda, Pernambuco(2021-08-25) Silva, Sebasthyane Arabutan Travassos da; Nunes, Érica Moreira dos SantosItem Uma análise acerca do processo de implantação da unidade de processamento de materiais recicláveis (UPMR) de Serra Talhada-PE(2023-04-25) Barros, Marcos Paulo da Silva; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639A adequada gestão dos resíduos sólidos gerados pela população é um problema comum a muitos municípios brasileiros. Quando esses resíduos não são bem tratados, podem acarretar diversos problemas para o poder público e a sociedade em geral, como inundações decorrentes do seu acúmulo nas ruas, além de doenças diversas. Este estudo teve como objetivo principal analisar como ocorreu a implementação da Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis de Serra Talhada/PE. Para tanto, realizou-se um estudo de caso exploratório e de natureza qualitativa nessa unidade, onde foi entrevistado o seu lider. Além disso, procedeu-se a uma pesquisa documental no Plano Municipal de Coleta Seletiva, elaborado em parceria com o Instituto Recicleiros. Os dados foram trabalhados através da técnica de análise de conteúdo. Foram exibidas as etapas desse processo de implantação e apresentadas as expectativas relacionadas à produção da unidade. Também foram apresentados aspectos relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual atribui ao poder público responsabilidades antes negligenciadas por falta de uma norma que regulamentasse a gestão dos resíduos sólidos. Nesse contexto, também foram externados o conceito de gestão integrada de resíduos sólidos e a importância dos catadores de recicláveis nesse processo
