Navegando por Assunto "Combustão"
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Item Estudo das propriedades morfológicas e estruturais de CuFe2O4 e CoFe2O4 sintetizadas pelo método de combustão(2023-02-16) Brito, Aimée Giovanna Jerônimo de; Diniz, Verônica Cristhina de Souza; http://lattes.cnpq.br/9239037374332331; http://lattes.cnpq.br/3353638162487072O estudo de materiais cerâmicos avançados, como CuFe2O4 e CoFe2O4, têm sido nos últimos anos de grande interesse, pois possui uma vasta gama de aplicações tais quais: dispositivos magneto-ópticos, agente de contraste para ressonância magnética e spintrônica. O objetivo desse trabalho foi avaliar as características estruturais e morfológicas de CuFe2O4 e CoFe2O4 sintetizadas pelo método de combustão. Para a confecção de CuFe2O4 e CoFe2O4 , foram utilizados os reagentes Nitrato de Cobre II trihidratado, nitrato de ferro III nonahidratado, e Nitrato de cobalto II e Ureia como combustível. Para realizar a síntese de combustão, foram utilizados dois tipos de recipientes, o becker e o cadinho de sílica. Foram feitas as análises de temperatura de chama durante a síntese, Difração de Raios-X (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia por Dispersão de Elétrons (EDS). A partir dos gráficos de tempo versus temperatura média foi possivel observar que as temperaturas de chama e o tempo de reação de CuFe2O4 e CoFe2O4 para o recipiente cadinho de sílica foram maiores que as sínteses realizadas no recipiente becker. A caracterização por DRX apresentou que as sínteses realizadas de CuFe2O4 e CoFe2O4 obtiveram boa cristalinidade e formam a fase cúbica espinélio normal. O MEV mostrou tamanho de partículas maiores para CuFe2O4 (1 a 10 μm) e CoFe2O4 (1 a 5 μm)sintetizadas no cadinho de sílica. O EDS mostrou a composição de elementos necessárias paraformação da fase espinélio de CuFe2O4 e CoFe2O4 produzidas em ambos recipientes. A síntesede CuFe2O4 e CoFe2O4 por reação de combustão é reproduzível para ambos os recipientes becker e cadinho de sílica.Item Influência da taxa de aquecimento na produção do carvão da madeira de Eucalyptus spp(2019-07-12) Interaminense, Pedro Paulo Barros; Braz, Rafael Leite; http://lattes.cnpq.br/7332493832361305; http://lattes.cnpq.br/7774231489365848O objetivo do presente trabalho foi avaliar duas marchas de carbonização e o material in natura, coletado em uma área de povoamento florestal de Eucalyptus spp. em Araripina - PE, no sertão nordestino, utilizando diversos clones e sendo os mesmos homogeneizados para avaliação das práticas. Os discos de Eucalyptus spp. foram transformados em cavacos e passaram por um processo de secagem em estufa regulada à 65ºC ± 5ºC por 48-72 horas, até atingirem peso constante, obtendo o teor de umidade e a densidade a granel. Parte da biomassa foi destinada para análise química imediata e estimativa do poder calorifico superior, outra parte utilizada no processo de carbonização. Em seguida, foi determinado o rendimento gravimétrico, análise química imediata e estimativa do poder calorifico superior do carvão vegetal produzido. Em relação à química imediata, foi possível observar a redução dos teores de materiais voláteis e aumento do carbono fixo após o processo de carbonização. A estimativa do poder calorifico foi de 4357,35 kcal.kg-1 para a amostra in natura e 7220,28 kcal.kg-1 para a primeira marcha e a segunda marcha ficou em 7265,15 kcal.kg-1 em relação ao carvão vegetal. Concluiu-se que a segunda marcha é melhor a ser utilizada devido ter um menor tempo de carbonização e ter a mesma qualidade em relação a primeira marcha para as variáveis utilizadas.Item Proposta de um jogo didático intitulado Trilha do Fogo para o ensino de reação de combustão(2021-03-09) Viana, Eugênio Santana; Batinga, Verônica Tavares Santos; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/1530132254676601Este apresenta o desenvolvimento de um jogo didático intitulado “Trilha do Fogo” para abordagem do conteúdo de Reações de Combustão, voltada para estudantes do 1° ano do ensino médio, pela necessidade de planejar e introduzir estratégias didáticas lúdicas em aulas de Química. Este jogo é constituído de um questionário que visa diagnosticar as concepções prévias dos estudantes sobre reação de combustão e das etapas que compõem a elaboração do jogo didático com base em critérios teóricos estabelecidos na literatura, tais como: jogo cooperativo, de tabuleiro e cartas, regras definidas, puzzle, quiz game, acessórios e roll and move. Busca-se com este jogo propiciar a participação efetiva e o engajamento dos estudantes, a interação entre estudantes-estudantes e estudantes-professor, e a mediação do professor nas diferentes jogadas para a construção coletiva do conhecimento químico de reação de combustão.
