Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Computação"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 19 de 19
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A utilização do DevOps como fonte de vantagem competitiva para uma organização
    (2019-07-11) Frazão, Dário de Araújo; Ximenes, Assuero Fonseca; http://lattes.cnpq.br/0060135791012696; http://lattes.cnpq.br/6101448290120723
    Com o aumento da competitividade no mercado de trabalho, as empresas de TI precisam adotar ferramentas e estratégias que garantam rapidez e qualidade na entrega de seus produtos, e, por isso, é necessário que se adote uma Governança de TI eficiente e metodologias que a suportem. O trabalho teve como objetivo analisar como as organizações podem ter vantagem competitiva com a utilização do DevOps, quais são os ganhos obtidos com a sua utilização dentro do contexto de governança de TI e de que forma uma empresa precisa se adaptar para conseguir implementar tal prática com sucesso através de um modelo proposto. Para isso, foram analisados quais os impactos ocasionados nas áreas de desenvolvimento e operação e, consequentemente, a governança de TI. Para atingir aos objetivos foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória que visa obter o entendimento sobre o que a governança de TI representa para as organizações e, com isto, entender qual a relevância e as vantagens ocasionadas pela adoção do DevOps. Os resultados evidenciam que a governança de TI é importante para que a organização agregue valor aos seus produtos e serviços, e que existem diversas metodologias que, se aplicadas de forma correta, trazem resultados significativos. Porém, essas metodologias não estão conseguindo alinhar a área de desenvolvimento com a área de operação. Em face disto, com a adoção do DevOps esperase resolver os problemas entre essas duas áreas. Logo, buscou-se entender os seus impactos para que se consiga obter as vantagens competitivas proporcionadas pela governança de TI por meio do uso do DevOps.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Algoritmos Exatos e Heurísticos para os Problemas de Steiner e de Conexão de Terminais com Número Restrito de Roteadores e Elos
    (2019-07-08) Libório, Felipe Tenório de Holanda Rocha; Pinheiro, Rian Gabriel Santos; http://lattes.cnpq.br/1447954471683870; http://lattes.cnpq.br/1881833645223497
    Neste trabalho foram apresentadas soluções para o Problema de Conexão de Terminais com Número Restrito de Roteadores e Elos (TCP, do inglês Terminal Connection Problem). O TCP consiste em encontrar uma árvore que conecte um subconjunto de vértices de um dado grafo. Ele se diferencia do problema de Steiner pela introdução de uma restrição adicional ao número de vértices de Steiner que podem fazer parte de uma solução. O TCP pode ser aplicado nos mesmos tipos de problema em que se pode fazer uso do problema de Steiner, o que inclui: projetos de circuitos VLSI; roteamento multicast; modelar e resolver problemas de planejamento em telecomunicações; e distribuição de eletricidade. Como o TCP é uma generalização do problema de Steiner em grafos, também foram feitos testes em instâncias deste problema. Além disso, foram geradas diversas instâncias de diferentes níveis de dificuldade para o TCP, que trabalhos posteriores poderão utilizar para a comparação da performance de futuras soluções. Os resultados obtidos nas instâncias do Problema de Steiner foram comparados ao de outra solução da literatura e a meta-heurística utilizada na solução, a Large Neighborhood Search (LNS), se mostrou viável como uma forma simples e de baixo custo computacional, tanto em tempo de execução quanto em requisitos de memória, de se obter resultados satisfatórios para este problema. Conseguindo uma taxa de erro média abaixo de 2% nas instâncias avaliadas, a depender do tempo de execução dado ao algoritmo. Além disso, este é o primeiro trabalho a apresentar soluções para o TCP de que se tem conhecimento. Foi implementada, além da solução meta-heurística, uma solução exata com o uso do solver IBM Ilog CPLEX. Para as instâncias avaliadas cujos valores ótimos foram encontrados pela solução exata apresentada, a implementação da LNS obteve taxa de erro média de 0,66% ao mesmo tempo em que apresentou um tempo de execução 22 vezes menor que a solução exata e conseguiu obter o valor ótimo em 14 das 18 instâncias testadas. Os resultados obtidos na resolução das instâncias do TCP, juntamente às próprias instâncias geradas, formaram uma base para comparações de soluções futuras que possam vir a ser propostas para o problema.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das técnicas de segurança do framework laravel contra ataques as aplicações web
    (2019-07-11) Pacheco, Felipe Guimarães; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224
    As aplicações web estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, nos auxiliando em diversas tarefas, como por exemplo, transações bancárias, sites de compras, sistemas de empresas, redes sociais, entre outros. Boa parte dessas aplicações armazenam e processam dados fornecidos pelo cliente, onde os mesmos são, muitas vezes, sigilosos e necessitam de proteção. Para agilizar o processo de entrega do desenvolvimento das aplicações, muitos desenvolvedores optam por fazer o uso de frameworks na criação das funcionalidades dos seus projetos. Com isso, a segurança da informação acaba não sendo priorizada, podendo causar problemas futuros, como ataques às aplicações web, por exemplo. Os ataques as aplicações web é algo corriqueiro entre crackers, tendo em vista que estas aplicações não estão limitadas apenas a ataques internos de uma organização, mas a qualquer usuário que acesse a internet. Diante disso foi desenvolvido este trabalho que aborda uma pesquisa de carater exploratório e que visa apresentar as técnicas de segurança integradas ao framework Laravel, analisando cada vulnerabilidade através da realização de testes contra cada uma utilizando ferramentas de penetração e verificação dos recursos presentes no framework. Foi observado como ataques alvo, as dez vulnerabilidades listadas pelo OWASP Top Ten, um dos projetos para segurança de dados desenvolvida pela OWASP (Open Web Application Security Project) e tem como finalidade apresentar as dez vulnerabilidades das aplicações web que podem causar mais danos a sistemas na internet. Por meio dos experimentos realizados é possivel ilustrar para quais vulnerabilidaes o Laravel tem mecanismos de defesa e como os desenvolvedores podem utilizá-los para proteção dos dados do usuário e contra quais vulnerabilidades o framework não apresenta recursos contra ataques externos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise e proposta de diretrizes para um sistema de gerenciamento de segurança da informação no Instituto Nacional do Seguro Social de Garanhuns – INSS/GEXGAR
    (2019-07-11) Soares, Samir Josué Laranjeira; Ximenes, Assuero Fonseca; http://lattes.cnpq.br/0060135791012696
    A proteção da informação tornou-se um fator crítico para as organizações. Com o crescimento tecnológico e, principalmente, com o advento da Internet se criou um ambiente propício ao desenvolvimento de ameaças, as quais se aproveitam da ausência de um ambiente seguro e da deficiência de políticas de segurança para trazer prejuízos às organizações. Portanto, devido a essa ausência de segurança, surgiu à necessidade de investimento em Segurança da Informação, o que se deu por meio da criação de políticas de segurança da informação. Este trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica de natureza qualitativa apresenta uma análise da situação atual da segurança da informação em uma organização pública federal feita por meio de questionário e observação sistemática e, por meio desta análise, propor diretrizes de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação – SGSI, em conformidade com as normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e 27002. A proposta tem como planejamento criar uma comissão com a alta direção e coordenação local, treinamento sobre as normas para os envolvidos no planejamento e implantação do SGSI, criação do escopo e política do SGSI, identificação de ativos e riscos, análise dos riscos, classificação da informação, criação da declaração de aplicabilidade, criação de novos e documentações dos controles existentes através de procedimentos, políticas e manuais, criação de indicadores, realizações de reuniões críticas e auditorias internas, e conscientização para todos envolvidos no SGSI da instituição. Desta forma, por meio da proposta, será possível classificar a informação, identificar os riscos relevantes que atingem as informações, selecionar controles das normas e construir um plano de ação para a implantação do SGSI.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliar: sistema para autoria e acompanhamento de recursos avaliativos
    (2019-07-11) Elias, Alana Maria Tenório; Vanderlei, Igor Medeiros; http://lattes.cnpq.br/7448139435512224; http://lattes.cnpq.br/4249467181282314
    A verificação de aprendizagem é alvo de inúmeros estudos que visam evoluí-la de seu caráter apenas classificatório, para um processo de diagnóstico completo da evolução e nível de conhecimento do aluno em todos os objetivos de uma disciplina. Esta perspectiva, no entanto, desencadeia dificuldades, tornando necessário o estabelecimento de métricas avaliativas precisas e um acompanhamento detalhado do processo de desenvolvimento de cada aluno em cada conteúdo. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um sistema para autoria de recursos avaliativos e acompanhamento de avaliação escolar, modelado com o intuito de apoiar professores e alunos no processo de verificação de aprendizagem, permitindo um mapeamento mais preciso do compreendimento de cada competência individual de uma disciplina. Para tanto, utilizando-se da metodologia Design Science Research, foi realizado um estudo bibliográfico no contexto da avaliação escolar e suas principais dificuldades, bem como a análise de sistemas de apoio à docência para fundamentar a modelagem da ferramenta. A solução apresentada foi validada através da realização de testes com potenciais usuários, seguida de um questionário sobre a experiência de uso.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Controle de emissão e validação de diplomas digitais utilizando Blockchain
    (2019-01-25) Morais, Anderson Melo de; Mendonça, Sérgio Francisco Tavares de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6313698968060384; http://lattes.cnpq.br/4825772150496499
    Com o desenvolvimento de novas tecnologias surgem também novos desafios em relação a segurança das inúmeras informações que são geradas constantemente. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a viabilidade do uso de Blockchain para garantir segurança na emissão de diplomas digitais por Instituições de Ensino Superior e desenvolver uma aplicação para exemplificar o processo de emissão e validação de um documento digital. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para entender o funcionamento de uma rede Blockchain e qual o nível de segurança apresentado por ela, também buscou-se compreender como se dá o processo de emissão de um diploma e quais os mecanismos de segurança tradicionalmente utilizados para a proteção de dados. Em seguida foi realizada a implementação de um sistema web, utilizando ferramentas modernas de desenvolvimento, com o intuito de demonstrar a emissão de um diploma digital e a utilização de uma rede Blockchain local para o registro deste documento. A aplicação permite ainda, a validação de documentos emitidos, utilizando-se de um sistema de consulta em múltiplos níveis, que verifica se o documento se encontra registrado na base de dados da aplicação e na Blockchain local, para só então confirmar a sua autenticidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Fatores institucionais e socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes de Licenciatura em Computação nas questões objetivas de conhecimento específico do ENADE
    (2025-07-01) Leite, Matheus dos Santos; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/6901774487428276
    Os cursos de Licenciatura em Computação desempenham um papel crucial na formação de professores que integrem práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Esta pesquisa explorou elementos institucionais, regionais e socioeducacionais que afetam o desempenho dos alunos no ENADE. Observa-se diferenças regionais significativas que evidenciam disparidades no acesso e na qualidade do ensino superior. A inclusão através de ações afirmativas também mostrou estar relacionada a um melhor desempenho acadêmico, confirmando a eficácia dessas iniciativas. Esses resultados destacam a necessidade de políticas públicas direcionadas à redução das desigualdades regionais e institucionais na formação de professores em Computação no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    M Harmony BR: o uso de formalismos para a composição algorítmica baseada em conhecimento
    (2018-02-23) Silva, Vinícius Santana; Carvalho, Tiago Buarque Assunção de; Costa Junior, Jerônimo Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/6050271311748487; http://lattes.cnpq.br/7150833804013500; http://lattes.cnpq.br/8393251786005816
    Ao longo da história, diversos estudos buscaram introduzir o uso dos computadores em outras áreas do conhecimento, inclusive na música, várias pesquisas foram realizadas com a finalidade de mostrar a capacidade dos computadores em compor músicas. O presente trabalho teve como objetivo verificar a possibilidade da criação de um softwaresimples capaz de gerar harmonias de determinado estilo musical, por meio de gramáticas livres de contexto, baseadas no conhecimento obtido de composições musicais já existentes. O desenvolvimento da ferramenta teve como base a análise das características de dois estilos musicais distintos: Punk Rock e Sertanejo Universitário, por meio da coleta e análise de dados de 40 músicas. Posteriormente, a base de dados foi ampliada com a inclusão de 50 músicas do estilo Reggae e de 30 músicas do estilo Sertanejo Universitário, totalizando 120 músicas. Utilizando os dados extraídos da base de músicas foram geradas 3 gramáticas específicas para produção de harmonias de cada estilo analisado por meio de um algoritmo de composição. O estudo teve como resultado a produção de um aplicativo que compõe harmonias baseadas em conhecimento, que se mostrou útil no auxílio ao processo de composição musical.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O impacto da nova matriz curricular da Licenciatura em Computação no desempenho dos discentes
    (2024-02-16) Silva, Laura Gabrielle de Lira; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/5607530930536079
    O presente artigo aborda o impacto da reestruturação da matriz curricular do curso de Licenciatura em Computação (LC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco em 2018. O objetivo central deste estudo é avaliar em que medida as alterações curriculares influenciaram o desempenho acadêmico dos estudantes matriculados no referido curso. Para atingir esse objetivo, empregou-se uma análise de dados dos discentes antes e após a implementação da nova matriz curricular. Além disso, foram incorporados dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como parte da análise. Os resultados obtidos indicam um impacto positivo da nova matriz curricular no desempenho acadêmico dos estudantes. Esses achados sugerem que a reformulação da matriz curricular desempenhou um papel na formação mais eficaz dos futuros professores de computação, preparando-os de maneira mais abrangente e eficaz para os desafios contemporâneos da educação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Pensamento computacional na Educação Básica: um estudo sobre a constituição dialógica da concepção dos docentes
    (2022-10-05) Paiva, Maria Carolina Rodrigues Simões de; Peres, Flávia Mendes de Andrade e; http://lattes.cnpq.br/2493398194909644; http://lattes.cnpq.br/5655226343295043
    O desenvolvimento do conhecimento tecnológico e a expansão da cultura digital transformou a concepção da informática educacional nas escolas. Não basta instrumentalizar os estudantes, é preciso formar cidadãos digitais críticos, que transcendam o uso do digital e apliquem o conhecimento computacional também em situações não virtuais. O Pensamento Computacional (PC) chegou às escolas como uma proposta multidisciplinar e de ensino dos fundamentos da Computação, pautado na resolução de problemas e na preocupação com o desenvolvimento de uma educação tecnológica contextualizada, que visa o confronto às estruturas sociais que promovem ou perpetuam desigualdades. Porém, ainda restam lacunas sobre como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental concebem de fato essa temática. Baseado em um estudo de caso, a pesquisa foi realizada com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da disciplina de Pensamento Computacional de uma escola privada, na cidade do Recife; com o objetivo de compreender as concepções destes quanto ao Pensamento Computacional na educação de crianças. Para construção dos dados, realizamos uma pesquisa documental, somada à aplicação de uni questionário e a entrevista semiestruturada. Analisamos o jogo dialógico presente nos enunciados dos sujeitos participantes a partir de categorias de análise de discurso contidas e também extrapoladas às respostas coletadas e constatamos que, embora os discursos estabeleçam um diálogo com as concepções cognitiva e situada do PC (RAFAI et ai., 2019) se faz necessário expandimos essas perspectivas, a fim de reorientar nossa compreensão do PC na escola, adotando a perspectiva critica, que enxerga o PC enquanto um canal possível para o engajamento dos estudantes em questões socialmente relevantes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Perspectivas profissionais de licenciandos em Computação: entre a docência e o setor tecnológico
    (2025-08-05) Silva Junior, Moacir Gomes da; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235
    Este artigo investiga as perspectivas profissionais de licenciandos em Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em fase de estágio obrigatório. O estudo busca compreender a percepção desses futuros egressos sobre sua inserção no mercado, considerando a tensão entre a carreira docente e a atratividade do setor tecnológico. A pesquisa, de abordagem quali-quanti, utilizou questionários e entrevistas com 17 estudantes. Os resultados apontam que, embora haja interesse na docência, a percepção de melhores oportunidades e remuneração no setor de tecnologia gera um descompasso com os objetivos do curso.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    QRQueijo: sistema para validação e emissão de identificadores de queijos utilizando Blockchain
    (2019-07-12) Silva, Ademário José da; Mendonça, Sérgio Francisco Tavares de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6313698968060384; http://lattes.cnpq.br/3733518574144348
    A cadeia produtiva no ramo alimentício tem gerado cada vez mais informações sobre os seus processos. Garantir a integridade e segurança dessas informações tem sido um desafio. O trabalho atual tem com objetivo entender e avaliar quais tipos de informações são geradas nesses processos, assim como a partir dos resultados obtidos, implementar uma solução que possa gerar identificadores para queijos e por meio de uma rede Blockchain local validar essas informações, bem como a partir de uma aplicação móvel ser possível visualizar esses dados. Para isso foi necessário entender sobre a estrutura da Blockchain e suas características em relação a segurança da informação por meio de uma pesquisa bibliográfica. Foi identificado pontos importantes da rastreabilidade para os processos produtivos de alimentos. Com os resultados foi possível modelar e implementar um sistema web capaz de registrar dados sobre um queijo e seu fabricante em uma rede Blockchain local, validar as informações fornecidas e disponibilizar para os seus consumidores por meio da aplicação QRQuejio (Android), além de identificar as localidades em que o queijo foi transportado. E, utilizando-se de um sistema de consulta em múltiplos níveis, averiguar a autenticidade dos registros por meio de uma leitura na base de dados do sistema e na Blockchain local, para a confirmação da autenticidade do registro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatório de atividades de monitoria da disciplina de Matemática Computacional
    (2021) Chagas, Aline Maria Soares das; Montenegro, Abelardo Antônio de Assunção; http://lattes.cnpq.br/7947714302950574; http://lattes.cnpq.br/1870372657071312
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sistema de controle patrimonial
    (2017-03-22) Morais, Anderson Melo de; Silva, Fabiano Barbosa Mendes da; http://lattes.cnpq.br/4936474533283881; http://lattes.cnpq.br/4825772150496499
    Neste relatório é apresentado o SISCOMP - Sistema de Controle Patrimonial, um sistema de controle de almoxarifado, desenvolvido com base nas necessidades da Prefeitura Municipal de Garanhuns. O SISCOMP tem como principal objetivo oferecer aos usuários um ambiente onde poderão controlar de forma eficiente a entrada e saída de recursos patrimoniais do almoxarifado central, bem como acompanhar a alocação de todos os bens e equipamentos nos mais diversos setores da empresa. A plataforma visa agilizar e centralizar o controle patrimonial da Prefeitura Municipal de Garanhuns, permitindo a obtenção rápida e prática de informações referentes a um determinado bem ou equipamento através de sua etiqueta de identificação que encontra-se afixada em local visível em todos os equipamentos. Dentre os benefícios do sistema, destacam-se: praticidade, agilidade e segurança. A aplicação foi implementada na linguagem Java juntamente com Hibernate e MySQL. Além disso, técnicas de Engenharia de Software e de Banco de Dados e uma ferramenta de controle de versão foram utilizadas para um melhor desenvolvimento do projeto. Durante o processo de modelagem, conversas com os servidores do almoxarifado central possibilitaram a criação de requisitos, que atenderiam às necessidades dos mesmos. Foram realizados teste unitários que indicaram um bom funcionamento do sistema, juntamente com uma confiabilidade no quesito de segurança. Por fim, todos os requisitos propostos foram atendidos e o sistema encontra-se em fase de implementação, aguardando apenas a resolução de questões burocráticas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um modelo Fuzzy para estimar o risco de desenvolver câncer de colo de útero
    (2021-03-05) Freitas Neto, Manoel Antônio de; Bocanegra, Silvana; http://lattes.cnpq.br/4596111202208863; http://lattes.cnpq.br/9209693395568082
    O câncer de colo de útero é o quarto tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo e no Brasil. Por ano, são quase 600.000 novas ocorrências onde mais da metade das pessoas morrem. Apesar dessa alta taxa de incidência, a chance de recuperação para casos identificados precocemente é igualmente alta. Diante disto, a proposta desse trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo matemático computacional que possa ser útil para estimar o risco de uma pessoa desenvolver a doença e assim auxiliar os especialistas numa possível previsão e prevenção. Para construção do modelo foi utilizada a teoria de conjuntos de lógica fuzzy. Inicialmente foram estudados os principais fatores de risco associados ao surgimento do câncer e criadas variáveis lingüísticas para subsidiar a construção do sistema de regras fuzzy. Ao selecionar as variáveis idade, idade da primeira relação sexual, histórico de câncer dos pais, presença de ISTs, tabagismo, quantidade de parceiros homens no último ano e vacinação contra HPV é possível estimar o risco do paciente desenvolver câncer de colo uterino. Ele pode ser classificado em cinco categorias: muito baixo, baixo, moderado, alto e muito alto. Além disso, um aplicativo foi desenvolvido para captação de dados e futura integração com o modelo para estimativa de risco.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um recurso didático de computação para crianças baseado no estilo de aprendizagem
    (2024) Ramos, Cláudia Eduarda de Moura; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235; http://lattes.cnpq.br/8195842608999569
    O ensino de Computação na Educação Básica é permeado por diferentes desafios, dentre eles, recursos didáticos que atendam às especificidades dos estudantes. Assim, neste artigo é proposto um recurso intitulado “Caça ao Conhecimento” que incorpora habilidades do 6º ano do Ensino Fundamental previstas no complemento de Computação a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e considera os estilos de aprendizagem dos estudantes. Para seu desenvolvimento, uma pesquisa em campo foi realizada em uma Unidade de Tecnologia que atende escolas municipais e a comunidade em seu entorno com cursos de Computação e Tecnologia. Os dados coletados possibilitaram o entendimento das necessidades do público-alvo e guiaram a concepção do recurso proposto. Além disso, técnicas de Design Thinking foram aplicadas, assim como incorporados os estilos de aprendizagem de Felder-Silverman na proposta. O recurso resultante dispõe de atividades desplugadas e a sua não linearidade concede autonomia a docentes e estudantes no desenvolvimento de habilidades de Computação, em especial, do Pensamento Computacional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um sistema para detecção de violência baseado em métodos de Pose Track
    (2019-07-17) Soares, Pedro Gabriel Santos do Couto; Pereira, Luis Filipe Alves; http://lattes.cnpq.br/7320714889983490; http://lattes.cnpq.br/6629443303355506
    Devido a grandes índices de criminalidade no Brasil, mais especificamente em casas lotéricas, surge a necessidade de inovar com mecanismos de segurança que sejam eficazes em medidas contra ações criminosas. Este trabalho propõe uma nova arquitetura para detecção de violência em vídeos registrados por circuitos internos de TV de casas lotéricas. O método proposto tem como foco utilizar imagens de circuitos internos de TV para rastrear o posicionamento de partes do corpo de humanos durante a execução do vídeo, modelar seu comportamento e interpretar as ações realizadas. Além disso, apresentamos uma nova base de dados, com o foco inteiramente em cenas com violência registradas em casas lotéricas do Brasil que conta com aproximadamente 47.280 quadros com e sem violência. Por fim, é apresentada a performance do método baseado em pose track na base de dados construída, apresentando bons resultados para detecção de pessoas com mãos ao alto e deitadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma análise do impacto da experiência prévia com pensamento computacional no desempenho de estudantes em programação no ensino superior
    (2019) Silva, Emanuel Leite Oliveira da; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/5886730483799524
    Este trabalho se propôs a estudar o efeito do contato prévio com o Pensamento Computacional em alunos de cursos superiores em computação. O Pensamento Computacional é uma habilidade que que visa o desenvolvimento do raciocínio lógico e pensamento algorítmico de uma forma contínua e por toda a vida do indivíduo, auxiliando-o para solucionar problemas da vida pessoal e profissional utilizando as técnicas da ciência da computação. Segundo pesquisas, mais de 50% dos alunos dos cursos de computação irão evadir o curso e um dos principais motivos é a dificuldade em aprender e assimilar os conceitos básicos e avançados da programação, ficando desmotivados.Com isso, este trabalho investigou a viabilidade do uso do pensamento computacional para ajudar esses alunos com dificuldades no aprendizado de programação. Portanto,foram identificados dois perfis de alunos, que tiveram contato com o Pensamento Computacional antes e depois de cursarem Programação, e aplicados questionários para avaliar as perspectivas que eles tiveram sobre a disciplina e o seu benefício, se foi produtivo ou não o uso do Pensamento Computacional. Também foram entrevista dos dois professores do curso de Licenciatura em Computação da UFRPE para examinar a perspectiva deles em relação ao Pensamento Computacional no desempenho dos alunos, comparando os alunos que tiveram o contato antes e depois de cursarem Programação. Sob a perspectiva dos alunos o uso do Pensamento Computacional os auxiliam no desenvolvimento cognitivo,melhorando o raciocínio lógico e o pensamento algorítmico, e no aprendizado de Programação. Os professores creem que o Pensamento Computacional prepara cognitivamente os alunos para Programação,reduzindo o esforço em reaprender os conceitos básicos e que veem essa abordagem como um aprimoramento para os alunos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma atualização de um mapeamento sistemático sobre desenvolvimento ágil para equipes distribuídas: resultados preliminares e boas práticas em evidência
    (2019-07-11) Miranda, Rafael Marques; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/6488307420823162
    Em ascensão na última década, o Desenvolvimento Global de Software, que tem como conceito a distribuição dos seus processos de desenvolvimento tem sido investigado pela indústria e pela academia, com intuito de aumentar o embasamento sobre as melhores experiências e recursos utilizados em projetos distribuídos. Em outro contexto, o Desenvolvimento Ágil se tornou uma das metodologias de desenvolvimento de software mais utilizadas na indústria, esse método surgiu com alguns novos conceitos, como entregas frequentes, melhor comunicação, foco especial em codificação, entre outros. Na literatura novos desafios são apontados na adoção de agile em projetos GSD pois as práticas ágeis são fundamentadas na comunicação informal e de pouca documentação, foi definida para um ambiente co-localizado enquanto que o GSD necessita de um modo claro de disseminação de conhecimento apoiados por ferramentas e por natureza é distribuído. Contudo a evidências de que o desenvolvimento ágil em contextos de desenvolvimento global, apesar da aparente dicotomia, vem alcançando sucesso com suas práticas ágeis apoiados em ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. Este trabalho teve como objetivo identificar, analisar e sintetizar os estudos sobre métodos ágeis e suas práticas no contexto de GSD, através de uma atualização de um Mapeamento Sistemático sobre desenvolvimento ágil para equipes distribuídas, dessa forma, explicitar de forma preliminar os resultados e evidenciar um conjunto de boas práticas. Os resultados foram endereçados às questões de pesquisa levantadas na fase inicial do trabalho, foi possível traçar um paralelo entre as informações sintetizadas no mapeamento anterior sobre os desafios, práticas, ferramentas e métodos ágeis no contexto de GSD com essa extensão, podendo assim fazer uma estudo em continuidade. Por fim com base nos resultados foi possível verificar as práticas mais utilizadas com sucesso ao longo do período 2008 a 2018, permitindo evidenciar um conjunto de boas práticas. Este trabalho pode beneficiar futuros pesquisadores e profissionais dessa área, com resultados da atualização dos dados do mapeamento, pode servir como embasamento teórico para processos de um modelo de desenvolvimento de software global ágil (AGSD) centrado em boas práticas ágeis no contexto do GSD, como para a exploração das outras questões de pesquisa também.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão