Navegando por Assunto "Concorrência"
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Item Análise dos fatores determinantes da competitividade empresarial: um estudo de caso no setor de polpas de frutas no estado de Pernambuco(2021-07-23) Prado, Jéssica Santana; Silva Filho, Guerino Edécio da; http://lattes.cnpq.br/2977795200183918Diante de uma crescente competitividade empresarial no ramo de polpas de frutas, fazer uma análise das forças competitivas que regem a dinâmica de segmento econômico ajuda a entender o funcionamento do mercado, o que contribui para o estabelecimento de estratégias empresariais mais eficientes, bem como, fornece subsídios para a elaboração de políticas públicas dirigidas ao setor. O objetivo principal do trabalho é analisar os fatores determinantes da competitividade das empresas concorrentes através de uma pesquisa composta de três partes complementares: pesquisa bibliográfica; pesquisa a partir de dados secundários e pesquisa de campo, com levantamento de dados primários feita por questionário respondido por empresas e fornecedores do setor. Assim, a análise buscou principalmente entender sobre os seguintes aspectos destacados no modelo proposto por Michael Porter: Grau de rivalidades entre os concorrentes; sobre as ameaças de entrantes e suas barreiras de entrada; como os produtos substitutos podem ameaçar o ramo de polpas; qual o poder de negociação dos consumidores; e sobre o poder de negociação dos compradores. Com isso, consegue-se analisar os principais aspectos concorrenciais do mercado de polpas. Com essa análise feita sobre o mercado, pode-se concluir o grau de atratividade do segmento para novos investimentos, condição para a expansão futura do segmento, vale dizer, sobre a sua capacidade potencial de gerar emprego, renda e tributos adicionais.Item Sistema de informação geográfica (sig) como complemento à análise das cinco forças de Porter: um estudo em Serra Talhada – PE.(2022-09-21) Bezerra, Jéssyca Karen Guerra da Silva; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323; http://lattes.cnpq.br/8013949480025625Com o avanço da tecnologia, a competitividade vem modificando o nível e o padrão de concorrência. Para estudar a concorrência, Michael Porter sugere a análise das forças do mercado, que são: os clientes, fornecedores, produtos substitutos, novos entrantes e a rivalidade entre os concorrentes. A tecnologia tem contribuído fortemente com as análises de mercado. Nessa perspectiva, o Sistema de Informação Geográfica pode ser um aliado às cinco forças de Porter, por ser uma ferramenta que permite realizar análises de mercado por meio da visualização no espaço, através de mapas e técnicas de análise espacial. Diante disso, este artigo visa aplicar o Sistema de Informação Geográfica como complemento para a análise das cinco forças de Michael Porter. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. As informações adquiridas resultaram na confirmação do SIG como ferramenta complementar a ser utilizada em conjunto com a análise das cinco forças de Porter. Apenas uma força não foi possível analisar no presente estudo por falta de tempo para obtenção dos dados necessários, sendo está uma oportunidade para futuros trabalhos.
