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Navegando por Assunto "Coronelismo"

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    Candidato único: reflexões sobre as eleições municipais no Agreste pernambucano em 2020
    (2021-07-22) Silva, Oziel de Souza; Leitão, Maria do Rosário de Fátima Andrade; http://lattes.cnpq.br/8086721690207482
    O presente artigo procura problematizar questões que envolvem relações de poder no Agreste pernambucano, a partir do fenômeno da candidatura única as eleições de 2020. Um fenômeno que foi vivenciado em três municípios desta região e, mais precisamente, na cidade de Jupi, onde o mesmo ocorre pela terceira vez em sua história política recente. A metodologia é qualitativa, as principais fontes de pesquisa foram a revisão da literatura científica, especialmente a partir da base de dados Oásis, e outros sites de publicações acadêmicas. Um dos principais conceitos que fundamentou a problematização foram o Coronelismo e suas consequências no Brasil, no Nordeste, em algumas cidades do Agreste de Pernambuco e na cidade de Jupi. Também foram problematizadas novas roupagens e evolução do sistema sociopolítico de dominação. O estudo exploratório concentrou-se em levantar questionamentos frente novos meios de continuidade dos padrões de dominação, incluindo reflexões sobre as últimas eleições municipais e os efeitos produzidos no cenário social, econômico e político da região.
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    Coronelismo e violência em “O cavalo fantasma da estrada do Engenho Barbalho”, de Jayme Griz
    (2024-03-04) Freitas, Bruno Ramos de; Pereira, João Batista; http://lattes.cnpq.br/5017161166804446; http://lattes.cnpq.br/4639555078175746
    Este trabalho tem o objetivo de analisar o conto “O cavalo fantasma da estrada do Engenho Barbalho”, presente na obra O lobishomem da porteira velha (1956) de Jayme Griz, apoiado por pressupostos teóricos defendidos por Durval Muniz de Albuquerque (2013), Rejane Carvalho (1987) e André Luiz Galvão (2018). A partir da leitura dos autores supracitados, buscamos identificar o fenômeno do coronelismo no Nordeste e a violência que lhe é subjacente como categorias analíticas, marcas sociais presentes na Zona da Mata Sul de Pernambuco, no século XIX. Neste sentido, os registros de violência no enredo foram percebidos inicialmente a partir da menção à escravidão, contextualizada na visita do Imperador D. Pedro II ao Brasil, bem como no sentimento de desalento expresso por Zé Cambinda em suas visitas ao maracatu de Pai Inácio. Em um âmbito mais restrito, o universo da casa-grande demonstrou a violência nos diálogos e no comportamento da mucama Teresa, bem como na dependência dos retirantes ao senhor de engenho. Por fim, a violência se irmana ao coronelismo nas ações extremadas do Sr. Barbosa, que cerceia a liberdade e as formas de vida da filha, cujo ato final a leva à morte. Ao considerar os vínculos entre literatura e sociedade, concluímos que o coronelismo presente no conto griziano espelha um tempo que não ficou no passado, haja vista as novas formas de domínio e de violência exercidas por latifundiários na atualidade.
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