Navegando por Assunto "Crônicas brasileiras"
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Item “Crônica de uma mulher assassinada”: a relação entre espaço e personagem na obra Crônica da Casa assassinada, de Lúcio Cardoso(2019) Lima, Eduardo Felipe Pereira de; Moura, Valquíria Maria Cavalcante de; http://lattes.cnpq.br/1979728174658046; http://lattes.cnpq.br/4013751734808579Estre estudo foi construído com o objetivo de compreender, por meio da obra Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso, as relações presentes na construção narrativa das categorias personagem e espaço no romance moderno, utilizando-se da ambientação da Chácara dos Meneses e da caracterização de Nina. Assim, fez-se basilar a observação das transformações que ocorreram e constituem o âmbito romanesco contemporâneo do século XIX e XX, como também o estudo do comportamento dos elementos espaço e personagem e como eles interagem na narrativa. Foi possível identificar uma representação da personagem Nina sobre a Chácara gerando certa fluidez no campo psicológico das personagens e que se dá principalmente no campo lexical do texto. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e bibliográfico e baseou-se nos estudos de Roselfeld (1969) (2014), Hauser (1998), Brayner (1979), Candido (2014), Brandão (2013), Humphrey (1976), Lins (1976), Pankow (1988), Bachelard (1993), Brait (1985), entre outros. Partindo das análises, observa-se apontamentos sobre o romance moderno, suas características estéticas e contexto de origem, com o surgimento de obras mais intimistas e de teor psicológico assim como em Lúcio Cardoso a partir da interação entre Nina e a Chácara no processo descritivo da consciência dos narradores-personagem. A pesquisa está dividida em três partes, a primeira corresponde às considerações sobre as mudanças do romance no século XX e suas configurações. Logo após, considerou-se o arcabouço teórico acerca das categorias narrativas ressaltadas. Por fim, foram analisados os elementos do romance de Lúcio Cardoso afim de compreender a relação entre personagem e espaço. No decorrer do trabalho foi verificado que a narrativa moderna, à luz da consciência dos narradores, abre um leque de possibilidades em abstrações descritivas que podem construir pontes nítidas entre categorias, tanto através da linguagem quando do enredo.
