Navegando por Assunto "Culinária francesa"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Relatório da monitoria em Cozinha Clássica I(2023-08-09) Aprígio, Rayana Serafio; Panetta, Monica Helena; http://lattes.cnpq.br/0760135351368402; http://lattes.cnpq.br/3374059387178683A monitoria acadêmica tem se mostrado nas Instituições de Educação Superior (IES) como um programa que deve cumprir, principalmente, duas funções: iniciar o aluno na docência de nível superior e contribuir com a melhoria do ensino de graduação. A disciplina de Cozinha Clássica I, do Departamento de Tecnologia Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco, aborda em sua ementa a cozinha clássica francesa, seu histórico e os fatos que a constituíram para que se tornasse uma referência de cozinha internacional, abordando também técnicas culinárias, preparações clássicas e suas teorias. O trabalho de conclusão de curso presente, trata-se de uma equiparação de Estágio Supervisionado Obrigatório, feito a partir da monitoria da disciplina de Cozinha Clássica I.Item Relatório de estágio em bistrô no bairro de Casa Forte na cidade do Recife(2021-07-15) Albuquerque, Felipe Lucena Carneiro de; Veríssimo, Caio Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6964505312874925; http://lattes.cnpq.br/8550204054903089O ato de comer aproxima as pessoas à medida que é uma necessidade inerente ao ser, mas ao mesmo tempo traz distinção ao hierarquizar socialmente o que se come e como se come. A busca por alimento para satisfazer tanto as necessidades físicas quanto estéticas é um catalisador para a variedade exponencial de restaurantes. Localizado no tradicional bairro de Casa Forte, no Recife, o Nez Bistrô se mantém de forma consistente como um dos melhores restaurantes da cidade desde 2007, sendo sinônimo de uma cozinha franco-italiana de qualidade atraindo um público exigente para o seu salão. Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado Obrigatório realizado no Nez Bistrô durante a pandemia do Sars-CoV-2 no período de 17/08/2020 a 13/11/2020, quando todos se viram desafiados em sua sobrevivência e, em especial, o setor econômico de alimentação que precisou se reinventar para manter-se funcionando.Item Relatório de estágio em bistrot Franco-Italiano na cidade do Recife(2019) Góis, Maiara da Silva Maciel de; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264A gastronomia de modo geral, reflete muito da cultura da sociedade como um todo. No Brasil, que tem sua gastronomia caracterizada por diversas influências, resulta em uma gastronomia rica e diversificada, podendo ser observada de norte a sul do país. Na região nordeste, a cidade do Recife ganha destaque no meio gastronômico, contando com uma grande diversidade de empreendimentos voltado para a alimentação.OEstágio Supervisionado Obrigatório ocorreu no estabelecimento “Villa Cozinha de Bistrô”, localizado no bairro do Espinheiro, Recife, Pernambuco, instalado em uma casa tombada como patrimônio histórico do Recife.As atividades ocorreram no período de 24 de maio de 2018 a 31 de agosto de 2018, totalizando 360 horas. Durante o período do estágio foi possível observar que o estabelecimento tinha na sua ideologia o aconchego, não só no salão, mas na comida também que devia trazer essa sensação de conforto e bem-estar ao comensal. Com base francesa e italiana, utilizava muitas técnicas dessas cozinhas, e também alguns ingredientes que remetiam à culinária desses países. Durante o estágio foram realizadas atividades como o recebimento da mercadoria, o pré-preparo, o armazenamento, o uso e a finalização do prato, atividades essas que podem e devem ser desenvolvidas pelo estagiário, sendo sempre supervisionado por um auxiliar o cozinheiro responsável pela tarefa, podendo-se enfatizar as atividades dehigienização de frutas e verduras, cortes de vegetais, porcionamento de alimentos, controle de datas e limpeza da cozinha. A atuação como estagiária nesse estabelecimento teve como objetivo o amadurecimento da estudante de gastronomia nesta área de atuação e a percepção de como funciona na prática o dia a dia de uma cozinha, podendo distinguir o acadêmico do profissional, e pontuando suas principais diferenças.Item Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório: experiência prática em um bistrô no bairro de Parnamirim, Recife - PE(2025-03-21T03:00:00Z) Silva Sobrinho, Luiz Fernando Medeiros da; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264A alimentação vai além da necessidade biológica de sustento, estando profundamente conectada às memórias, emoções e relações sociais. Os sabores e aromas possuem o poder de despertar lembranças e estabelecer vínculos, tornando a gastronomia um elemento essencial da cultura e identidade de um povo. A culinária francesa, em particular, teve grande influência na evolução dos restaurantes e confeitarias no Brasil, consolidando técnicas refinadas que moldaram o setor gastronômico nacional. O conceito moderno de restaurante surgiu na França no século XVIII, impulsionado por mudanças no estilo de vida e pela crescente valorização da experiência gastronômica. Esse período também marcou a transição do "service à la française" para o "service à la russe", alterando a experiência gastronômica e contribuindo para a diversificação dos estabelecimentos, como bistrôs e brasseries. Os bistrôs, conhecidos por sua cozinha simples e acolhedora, preservam a essência da culinária caseira francesa, priorizando ingredientes acessíveis e técnicas descomplicadas. No Brasil, a confeitaria também foi fortemente influenciada pela gastronomia francesa, com a introdução de técnicas sofisticadas, como a produção de massas folhadas, o uso do chantilly e a elaboração de doces refinados. A presença de imigrantes europeus e a adaptação das receitas à cultura local resultaram em uma confeitaria diversificada, que alia tradição e inovação. Este trabalho apresenta um relato das atividades realizadas no Oma Pâtisserie Bistrô durante o estágio supervisionado obrigatório, abrangendo o pré-preparo e preparo de acompanhamentos e sobremesas, além da lavagem de hortifrutis e o auxílio na montagem e finalização dos pratos. Essa experiência proporcionou um aprendizado valioso sobre técnicas gastronômicas e a dinâmica de uma cozinha profissional.
