Navegando por Assunto "Cultura corporal de movimento"
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Item A educação física no ensino médio: sua influência na escolha de práticas da cultura corporal fora da escola(2024-09-24) Teixeira, Lucas Gomes Lino; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694O presente trabalho tem como objeto de estudo “a influência da educação física escolar na escolha de atividades da cultura corporal fora da escola por estudantes do 3º ano do ensino médio”, sendo este tema importante para que se avalie os impactos do componente curricular na vida cotidiana dos estudantes. Esse tema foi desenvolvido a partir da seguinte questão problema: As vivências da cultura corporal experienciadas nas aulas de educação física influenciam na escolha de práticas corporais dos estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas na região metropolitana do Recife? Para responder tal questão provisoriamente, o principal objetivo estabelecido é compreender se as aulas de educação física exercem alguma influência na escolha do estudante. Metodologicamente para o processo de pesquisa buscamos um exercício de aproximação à referência teórica do materialismo histórico dialético a partir de José Paulo Netto. Neste sentido, delimitamos nossa pesquisa como uma pesquisa de campo, cujo os dados foram sistematizados a partir de um questionário semi-estruturado. A análise dos resultados indicou que há uma influência do componente curricular sobre os estudantes, principalmente ao realizarem as práticas em aula, porém que fica atrás da influência externa. Portanto, concluiu-se que a influência do ensino de conteúdos na educação física escolar, apesar de relativa, possui papel importante na compreensão e escolha do estudante a respeito das atividades da cultura corporal por eles escolhidas na vida extra-escolar.Item As práticas corporais de aventura nas aulas de educação física: possibilidades no trato com o conhecimento(2022-10-04) Oliveira, Rebecca Karon Gonçalves de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Esse estudo busca equacionar o problema sobre as possibilidades educativas, acerca das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física. A partir de uma revisão bibliográfica, investigação de documentos reguladores da educação e apresentação de dois relatos de experiências vivenciados durante a graduação do curso de Licenciatura em Educação Física, os resultados apontam que essas práticas estão em crescimento e já fazem parte da proposta pedagógica nacional, proporcionando um campo rico e com potencial criativo para ser trabalhado de diversas formas no chão da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, uma pesquisa exploratória que objetivou identificar e sugerir possibilidades do trato com o conhecimento acerca das práticas de aventura nas aulas de Educação Física Escolar. Certamente, a reflexão e o debate sobre a referida temática configuram-se procedimentos fundamentais para que as possibilidades possam ser concretizadas. Concluímos que existem muitas práticas que podem ser trabalhadas no contexto escolar, com baixos custos, riscos, em diferentes ambientes e oferecendo uma excelente oportunidade de serem trabalhados de forma interdisciplinar, enriquecendo ainda mais as experiências dos estudantes.Item Cultura corporal e infância: o lazer como resistência na comunidade(2019-12-11) Lima, Ana Tércia Silva de; Paiva, Andréa Carla de; Silva, Joanna Lessa Fontes; http://lattes.cnpq.br/3516424517958161; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0441300997949614A definição do tema do lazer para esta monografia se deu através das experiências obtidas no projeto de extensão da UFRPE, realizado na comunidade Vila Nova Tatuoca – Cabo de Santo Agostinho/PE. A partir da temática do lazer como foco para o levantamento de indagações, investigou-se como a Educação Física pode contribuir para a formação do acervo cultural e de lazer da população infantil de uma comunidade rural, inseridos em determinado contexto urbano precarizado, implicando na desconfiguração de seu modo de vida. O presente estudo tem como objetivo compreender a relação existente entre cultura corporal e a infância na comunidade Vila Nova Tatuoca, identificando os conceitos em torno das infâncias, e reconhecendo a perspectiva da educação para o lazer como possibilidade de fortalecimento e manutenção da memória coletiva da comunidade. Para tanto, optamos pela pesquisa de caráter qualitativo, especificamente pela pesquisa-ação desenvolvida em contato direto com a comunidade, cuja análise dos dados se referiu à análise de conteúdo. Durante o estudo, percebemos uma gradual evolução positiva em relação às questões de auto-organização e cooperação entre as crianças em suas atividades de lazer, na criação de novos jogos e brincadeiras que foram incorporados a seu acervo cultural, através do projeto de extensão. Ao mesmo tempo, a comunidade de Tatuoca, bem como tantas outras que passam por situação de expropriação, precisam manter resistência diante das drásticas mudanças negativas em seu modo de lazer nessa nova realidade social urbana, em comparação ao meio rural ao qual pertenciam anteriormente.
