Navegando por Assunto "Dança na educação"
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Item A bioquímica dos hormônios em uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre química, arte e educação física a partir da temática frevo(2023-09-11) Nascimento, Marília Macário Simões do; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/2036102562810888Nesta pesquisa tivemos como objetivo analisar compreensões de estudantes sobre a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios no contexto de uma intervenção pedagógica interdisciplinar entre a Química, Arte e Educação Física a partir da temática frevo. Conduzimos uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica. A Intervenção pedagógica foi realizada numa escola de rede particular, no município de Olinda – PE. Os sujeitos da pesquisa foram 26 alunos da 3ª série do Ensino Médio. A intervenção foi aplicada em dois momentos subdivididos em três aulas, sendo uma aula no momento 1 e duas aulas no momento 2. As etapas metodológicas para o desenvolvimento da pesquisa foram: método da intervenção (1ª etapa); método da avaliação da intervenção (2ª etapa). A partir das análises podemos dizer que: os estudantes expressaram diferentes percepções sobre o frevo, voltadas para o frevo como dança, cultura e expressão; a maioria dos estudantes, em suas concepções prévias, compreende que a dança favorece a liberação de hormônios, tais como dopamina, serotonina, ocitocina, endorfina e adrenalina, entretanto, não sabem explicar quimicamente a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios; não foram identificados avanços nas compreensões dos estudantes sobre a relação entre a dança do frevo e a bioquímica dos hormônios quando eles produziram paródias como atividade avaliativa.Item A Coeducação também dança: reflexões para a Educação física escolar(2018) Vasconcelos, Rayssa Hellena Almeida de; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191; http://lattes.cnpq.br/5183275366156518Esta pesquisa busca analisar as possibilidades de se trabalhar a dança/educação a partir de princípios coeducativos, enxergando a dança como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar, forma de expressão, arte, ciência, psicomotricidade e cultura corporal. Através de uma pesquisa bibliográfica pudemos desvendar os detalhes da teoria coeducativa estudada por Daniela Auad (2003; 2003b; 2004; 2004b; 2005; 2006; 2010; 2015; 2016) e a metodologia da dança educativa, desenvolvida por diversas autoras(es) como Laban (1978, 1990), Marques (1999, 2010; 2011) e Nanni (1998; 2002), encontrando aproximações e distanciamentos que mostraram possibilidades de união. Por fim, damos conta do relato de experiência dos projetos de extensão sediados na Universidade Federal Rural de Pernambuco, durante 2015 e 2016, onde a dança e as relações de gênero trabalharam em um só ritmo propositivo, o da dança/coeducativa.Item A estruturação espaço-temporal a partir da dança na Educação Física Escolar: contribuições para a educação psicomotora(2018) Souza, Géssica Maria Duarte de; Pinho, Ana Flávia Araújo; http://lattes.cnpq.br/5165723460219140; http://lattes.cnpq.br/4693762255449264A Dança, além de ser um rico conteúdo da Educação Física (EF), é um campo de conhecimento que tem como objeto de ação a percepção da corporeidade e do movimento humano. O seu processo de ensino-aprendizagem requer oportunidades de vivenciar experiências que contribuam com o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e sócio emocional. Acredita-se que as especificidades e generalidades da Dança como conteúdo nas aulas de EF escolar trazem uma relevante ampliação das competências associadas ao desenvolvimento da psicomotricidade, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento da Estruturação Espaço-temporal (E-E-T). O objetivo geral deste trabalho foi compreender como a Dança, na Educação Física escolar, pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor, sobretudo no que se refere a E-E-T de crianças da Pré-escola e Ensino Fundamental (Anos iniciais). Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão de literatura, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da E-E-T no desenvolvimento psicomotor infantil; identificar os elementos relacionados à dimensão tempo e espaço presentes no conteúdo Dança e; investigar nos documentos oficiais orientadores das práticas pedagógicas (RCNEI, BNCC e PCPE), as contribuições da Dança no desenvolvimento da E-E-T. Este trabalho possui uma natureza exploratória que, por meio de uma análise crítica e sistemática de um levantamento bibliográfico e também através de análise documental, pôde aprofundar no objeto de estudo de maneira multidimensional. Após entendermos o processo de desenvolvimento da EE-T e como o conteúdo Dança da EF está organizada nos documentos oficiais que orientam os seus conhecimentos, concluímos que a Dança oferece, através de sua prática, contributos voltados à formação da consciência corporal, ao desenvolvimento das percepções sensório-motoras, que resultam de forma favorável no desenvolvimento da linguagem, tendo como principal meio o movimento humano. Confirmando assim, a irrefutável ligação entre os contributos da prática da Dança na EF escolar e o desenvolvimento psicomotor.Item As contribuições do processo de construção coreográfica durante o ensino da dança para a provocação das relações sociais(2019-11-26) Silva, Junior José da; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/3196778486340275A Dança é uma manifestação artística e cultural que acompanha o ser humano desde os períodos mais remotos até os dias atuais, e foi essencial para o estabelecimento dos processos comunicativo, festivo e ritualístico das civilizações. Esta pesquisa busca evidenciar o quanto o movimento humano presente na dança é importante para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e sociais do indivíduo, possibilitando a partir da consciência de corpo e compreensão deste corpo no espaço, estabelecer conexões com outros indivíduos e o ambiente em que estamos inseridos. O ensino da Dança na Educação Física Escolar permite o acesso às capacidades de movimento e experiências expressivas das quais nos utilizamos para desenvolver relações com o ambiente e os demais indivíduos que fazem parte deste todo. O objetivo deste trabalho é apresentar o ensino da Dança e da construção coreográficacomo ferramentas para a formação da identidade e provocação das relações entre os indivíduos e o mundo, no que concerne à capacidade de expressão se utilizando do próprio movimento e a indissociável composição de corpo e mente. A metodologia utilizada se baseou na pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico a pesquisa foi realizada em site de bases de dados e periódicos, em artigos e documentos que abordam os temas da arte, Dança, Educação Física e Dança-educação na escola. A partir das análises dos dados bibliográficos, foi possível constatar que a Dança é de fundamental relevância para a formação sociocultural humana e a composição coreográfica tem forte influência na provocação das relações sociais.Item Corpos que (vídeo)dançam na escola: um estudo sobre a vídeodança no processo de ensino-aprendizagem da arte/dança na educação(2019-07-18) Bezerra, Fábio Marques; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650Com o recente domínio transversal das diferentes tecnologias na sociedade, cultura e vida cotidiana, é preciso que o currículo escolar de Arte venha a discutir uma redefinição daquilo que tradicionalmente se entende como dança, as possibilidades de novas práticas pedagógicas e artístico-culturais e os processos de criar, produzir e apreciar diante das novas plataformas midiáticas e recursos visuais-digitais, bem como os modos de reconfiguração da corporeidade na escola. Assim, é possível identificar que a dança, ao explorar os ambientes mídia online e recursos visuais-digitais na escola, faz emergir novas formas e processos de (des)construção artística e ampliar sentidos e significados do ensino escolar de Arte/Dança ao romper com os paradigmas tradicionais desse campo de conhecimento - especialmente com a consolidação das modificações na LDBEN 9.394/96 e do advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Então, a partir das relações entre dança e tecnologias por meio da videodança, este estudo buscou analisar as concepções e práticas interativo-pedagógicas da videodança no processo de ensino-aprendizagem da Arte/Dança na educação básica e na formação de professores de Dança. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e de revisão bibliográfica narrativa, tendo como base a identificação de pontos integradores entre a dança e os recursos audiovisuais (vídeos) em projetos de aprendizagem no currículo de Arte/Dança na educação básica e no âmbito da licenciatura em Dança, utilizando-se como bases de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o Google Acadêmico. Viu-se que, mesmo com a expansão dos cursos de Licenciatura em Dança, poucos são os trabalhos que versam sobre a videodança no âmbito escolar - localizados regionalmente no Sul do país - demonstrando a necessidade de (re)conhecimento deste “conteúdo-ferramenta” por parte dos professores de Arte/Dança no restante do país, especialmente pelo fato da linguagem da dança poder transfigurar em si o complexo contexto cultural-digital contemporâneo e, por meio do hibridismo estético das “artes integrativas” representado pela videodança, reorientar os modos de pensar-fazer em arte na escola.Item Dança nas aulas de educação física escolar: a interferência religiosa na vivência prática dos estudantes(2024-03-05) Oliveira, Arlan Dalvan Florentino de; Pirauá, Natália Barros Beltrão; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100O referido trabalho aqui descrito aborda o tema da interferência religiosa na vivência prática dos estudantes dentro das aulas de educação física, trabalhadas com a temática da dança. Buscando compreender pedagogicamente as causas da não participação prática por parte dos estudantes, uma vez que a dança dentro do ensino da educação física prediz a necessária experimentação dentro das escolas, sendo a sua vivência pulsante e necessária dentro das aulas de educação física, se colocando muito além das expressões comemorativas dentro do calendário cultural do país, a dança no chão da escola é uma ferramenta do conhecimento e de afirmação social e cultural dos estudantes da comunidade e do território em que a escola está inserida. Ao mesmo tempo em que a dança se coloca como sendo esse agente transformador sua experimentação na escola esbarra dentre diversos olhares de apreciação da educação física como passatempo e por tradicionalistas como os regidos por ponto de vistas morais e religiosos que se contrapõem como um desafio a participação ativa e prática dos estudantes, limitando suas vivências a apreciação com um afastamento a experimentação, como uma provável violação a seus corpos e ideais. O presente estudo foi realizado com 10 estudantes de zona norte do Recife, onde os mesmos responderam a um questionário que investigou a influencia a interferência da religiosidade na não participação prática no conteúdo dança nas aulas de educação física. Os resultados do campo ao fim do trabalho apresentam quais aspectos da visão de vida construída pelos estudantes a partir de sua fé interfere em sua prática da dança no interior da escola e de que forma a dança pode ser trabalhada de forma a permitir que esses estudantes experimentem a dança nas aulas sem que se choque com suas crenças.Item Influência da prática sistemática de dança no comportamento e desempenho escolar a partir da percepção de pais e professores(2019-07-17) Souza, Bianca Tude de; Pirauá, Natália Barros Beltrão; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/7446095719529260Já é conhecido que a dança enquanto atividade física pode proporcionar ao indivíduo diversos benefícios relacionados à saúde. Alguns estudos têm apontado que, para além desses benefícios, a prática sistemática de atividades físicas pode ter efeito positivo sobre o desempenho escolar. No entanto, não se sabe se a dança, especificamente, pode influenciar o comportamento e o desempenho escolar de crianças. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar se a prática regular de dança, enquanto conteúdo extracurricular pode influenciar no desempenho escolar e no comportamento de crianças, a partir da percepção de pais e de professores de dança de duas escolas da rede privada do Recife/PE. Para tal, foi realizado um estudo do tipo descritivo, com enfoque quali-quantitativo. Participaram da amostra 12 pais/responsáveis de crianças praticantes de dança e 3 professoras de dança de duas escolas particulares situadas na Zona Norte do Recife/PE. Como instrumento de coleta, foi utilizado um questionário para pais/responsáveis legais e outro para professores. Os questionários continham perguntas abertas e fechadas, e foram autoaplicados. Os resultados evidenciam que os pais/responsáveis participantes do estudo percebem que as crianças têm um desempenho escolar que varia entre bom a muito bom, mas não fazem relação entre a prática de dança e os resultados escolares dos alunos, embora percebam a prática de dança das crianças como uma atividade extracurricular positiva. Pais e professores reconhecem nas crianças mudanças adquiridas a partir da participação regular em aulas de dança, as quais podem influenciar de forma positiva seu desempenho escolar. O conjunto dos dados permite concluir que pais e professores, embora reconheçam contribuições positivas da pratica da dança no comportamento das crianças, não conseguem perceber a dança enquanto agente no desempenho escolar.Item Percepção dos professores sobre a tematização do bregafunk nas aulas de educação física(2024-03-06) Paz, Patricia Santana da; Pirauá, Natália Barros Beltrão; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/7698571094019394A presente pesquisa tem como tema “Percepção dos professores sobre a tematização do bregafunk nas aulas de educação física”. O bregafunk é um estilo de dança genuinamente pernambucano, que surgiu da hibridização de dois estilos mais antigos, o brega e o funk. O estilo musical vem movimentando o mercado musical e mobilizando as populações periféricas do estado de Pernambuco, região nordeste do Brasil. Entendemos que o bregafunk é de grande relevância social, pois é um estilo de dança que está presente no contexto social dos estudantes das escolas públicas de Pernambuco, e neste sentido, é possível questionar: "Será que o bregafunk é tematizado nas aulas de educação física? Se não, por que ele tem sido negado? Se sim, de que forma ele vem sendo apresentado?". Essas questões motivaram esse estudo, que tem como objetivo verificar se o estilo de dança bregafunk é tematizado nas aulas de educação física, e de que forma ele vem sendo trabalhado com os alunos do ensino médio. Participaram da pesquisa 31 professores de Educação Física, do estado de Pernambuco, onde o bregafunk é mais presente, respondendo a um questionário digital sobre o bregafunk enquanto conteúdo, suas metodologias de ensino e relação pessoal com o estilo de dança bregafunk. Os resultados dos estudos evidenciam que o bregafunk vem sendo tematizado como conteúdo nas aulas de Educação Física, apesar da resistência de alguns professores, por não conhecer esse estilo de dança ou por achar que é um estilo de dança que não condiz com a prática de ensino da Educação Física. Ainda assim, ele vem sendo trabalhado por meio da valorização do contexto social dos jovens ou pelo reconhecimento da diversidade cultural nas aulas de Educação Física.Item Trato do conhecimento dança: a tematização do gênero brega nas aulas de educação física(2019-02-07) Santos, Mayara Sales dos; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/3759036271888481O brega é um fenômeno cultural na contemporaneidade das periferias da cidade do Recife e região metropolitana. A partir da vivência de uma atividade curricular Prática Integrativa surgiu o seguinte questionamento: como tratar o brega nas aulas de Educação Física? Para solucionar esse questionamento elaboramos os seguintes objetivos: geral, analisar o fenômeno, o brega, diante de sua realidade e possibilidade e para chegarmos ao objetivo geral traçamos como objetivos específicos identificar a função social da escola e da Educação Física e o trato do conhecimento dança; Identificar uma possibilidade de tratar o fenômeno brega dentro do conhecimento dança no quarto ciclo. O estudo foi realizado através de uma pesquisa que relacionava o conteúdo de dança nas aulas de educação física escolar com o consumo do ritmo brega por parte dos alunos sendo analisado e retirado das publicações as discussões aqui apresentadas. Sendo estas discussões fatores decisivos para a inserção do gênero nas aulas. Através da perspectiva que devemos considerar a realidade social do aluno, trazer a temática brega é proporcionar ao aluno inserido nas comunidades populares, a possibilidade de estudar sua própria história, identificando nela sua tensões e contradições formas de vidas rebaixadas possibilitando a transformação da consciência comum à consciência filosófica.
