Navegando por Assunto "Desenho infantil"
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Item A concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de educação infantil(2019-08-10) Barbosa, Claudenice da Cunha; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/1837815718785025Este trabalho monográfico tem como objeto de estudo o desenho infantil, assim buscou-se delinear a temática sobre o uso do desenho nas aulas de artes, apresentando um panorama social e psicológico que é atribuído ao desenho, mas vinculando este à questão didática e artística que o envolve também. A escolha por esta temática justificou-se pelo constante contato com o desenho infantil produzido dentro das escolas de educação infantil o que fez surgir inquietação sobre a visível necessidade de revisar o objetivo do desenho na infância. Neste sentido, como objetivo geral estipulou-se estudar “a concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de Educação Infantil”, seguida dos objetivos específicos que nortearam a pesquisa como um todo: analisar o uso do desenho como ferramenta artística pelos professores de Educação Infantil; compreender o desenho como instrumento no desenvolvimento da criança; observar a prática com a utilização do desenho em sala de aula da Educação Infantil; para tanto, foi realizado um estudo de caso numa instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, com uma abordagem qualitativa. Como delineamento de amostragem teve como foco do estudo quatro docentes da Educação Infantil com alunos com média de idade entre um ano e meio e quatro anos. Além da utilização de questionários semiestruturados aplicados junto a estas docentes. Como base teórica foram abordados dentre outros autores, os estudos de Ana Mae Barbosa (2008), Zélia Gomes (2009) e Edith Derdyk (1989), no intuito de dar suporte à análise dos dados obtidos ao longo da pesquisa.Item Ambiente marinho: percepção ambiental dos estudantes do ensino fundamental II de uma escola pública do sertão de Pernambuco(2018-08-28) Magalhães, Géssica Natália de Moura; Andrade, Luciana de Matos; http://lattes.cnpq.br/2869096516724379Os estudos voltados à compreensão da percepção ambiental entre estudantes são imprescindíveis, pois possibilitam o pesquisador entender como o estudante percebe o ambiente, como também servem para veicular informações sobre o seu funcionamento. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção sobre o ambiente marinho dos estudantes do ensino fundamental II (6º aos 9º anos) de uma escola pública estadual no município de Serra Talhada-PE, utilizando as técnicas do grafismo infantil. A coleta de dados ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2017, com 44 estudantes do ensino fundamento II (6° aos 9º anos), matriculados numa escola pública estadual, localizada no município de Serra Talhada-PE. O procedimento metodológico consistiu em três etapas: 1. Realização de grafismo infantil; 2. Ação educativa “palestra; 3. Realização de novos desenhos infantis. A percepção ambiental marinha dos estudantes avaliados de Serra Talhada-PE é Naturalista/Naturalizante e Globalizante/Integrada isso reflete uma visão da natureza intocada e mesmo que o homem esteja neste cenário ambiental a sua participação deve ser baseada na sustentabilidade ambiental. A posição geográfica do município de Serra Talhada-PE parece influenciar na percepção ambiental marinha dos estudantes avaliados que veem o mar apenas com seus aspectos naturais faunísticos e florísticos como se estivessem em um mundo paralelo numa realidade descontextualizada e ao entrar em contato com as informações deste projeto passaram a perceber uma realidade antes não conhecida e demostrar por meio do desenho infantil a participação do homem de forma sustentável, bem como suas ações antropogênicas. A palestra educativa sobre o ambiente marinho promovida após as elaborações dos primeiros desenhos, sem nenhum contato prévio ou fornecimento de qualquer informação sobre oceanografia dada neste projeto fizeram compreender o universo marinho dos estudantes e a partir disso aprimorar os seus conhecimentos, pois só após os segundos desenhos foi possível vislumbrá-los como futuros agentes multiplicadores de uma sustentabilidade ambiental. Porém, se faz imprescindível destacar pela experiência vivenciada que as pesquisas com percepção ambiental necessitam agregar vários instrumentos de coleta de dados para se perceber, compreender e sentir as relações que ser humano tem com o meio ambiente.Item O desenho livre e a prática pedagógica exitosa na educação infantil(2025-07-31) Souza, Shuellyn Karolayne de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/3633399914816986Este trabalho tem como objetivo compreender como o desenho livre pode ser incorporado como prática pedagógica exitosa na Educação Infantil, valorizando a expressividade e a autonomia das crianças no contexto escolar. A pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Camaragibe, com crianças de três anos de idade. Adotou-se uma abordagem qualitativa, inspirada no estudo etnográfico, utilizando observação participante, entrevista semiestruturada e registros fotográficos como instrumentos de coleta de dados. A análise foi conduzida com base na metodologia da Análise Temática, permitindo a identificação de sentidos recorrentes nas práticas docentes observadas. O estudo tem como principais referenciais teóricos Derdyk (1989) e Mèredieu (2017), cujas contribuições permitiram compreender o desenho como linguagem expressiva e processo simbólico fundamental na infância. Os resultados apontam que o desenho livre, quando inserido com intencionalidade na rotina escolar, promove a expressão, autonomia, acolhimento, consolidando-se como uma linguagem essencial na Educação Infantil.Item O desenho na Educação Infantil: o que dizem as professoras?(2022-09-30) Fróes, Roberta Carolina Bertão Pereira; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/8731732420179569Nesta pesquisa utilizamos como referência teórica Vygotsky (1991) e Pimenta (1999) para discutir sobre o desenho infantil e os saberes dos professores acerca desta linguagem. Diante disso, tivemos como objetivo geral investigar os saberes docentes sobre o desenho nas práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Vitória de Santo Antão - PE. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa de caráter qualitativo, inspirada na metodologia do estudo de caso, concentrando-se em oito professoras que atuavam em uma mesma instituição com crianças de 4 a 5 anos. Desta forma, foi realizada uma entrevista com perguntas semiestruturadas para entender os saberes docentes das professoras participantes da pesquisa sobre o desenho infantil. Podemos perceber que mesmo as professoras compreendendo a importância de atividades significativas envolvendo o desenho infantil, ainda evidenciamos práticas que não levam os interesses e as questões socioemocionais da criança. Em meio a esse cenário, podemos identificar a necessidade de se pensar na formação inicial e continuada das professoras da Educação Infantil, além de recursos materiais que garantam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento expressos na BNCC (BRASIL, 2018), relacionado ao trabalho com o desenho infantil.Item Percepção ambiental da caatinga: avaliação entre estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental de uma escola do sertão pernambucano(2023-04-28) Lima, Sabrina Vasconcelos; Andrade, Luciana de Matos; http://lattes.cnpq.br/2869096516724379; http://lattes.cnpq.br/4345681274930484Os trabalhos que abordam educação ambiental vêm sendo cada vez mais frequentes no meio acadêmico, mostrando ser essenciais e de grande importância para a formação de uma sociedade mais sustentável, uma vez que diante do descobrimento do conhecimento que os cidadãos têm sobre meio ambiente é possível guiá-los para melhores formas de vivência, priorizando a conservação e preservação dos ecossistemas. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) de uma escola privada no município de Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, sobre o domínio caatinga. A coleta de dados ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2022, com 39 estudantes, onde 25 eram do sexo feminino e 14 do sexo masculino, com idades entre 11 e 15 anos, utilizando o grafismo infantil, aplicação de questionário e apresentação de palestra educativa como instrumentos metodológicos. A percepção ambiental dos estudantes sobre o domínio caatinga foi predominantemente Naturalista/Naturalizante, o que reflete uma visão de natureza intocada, sem a presença humana. Os desenhos dos/as estudantes do 8º ano foram mais ricos em detalhes e com representações do hábitat mais completas, não havendo diferenças entre os sexos, quanto às suas representações. Quanto ao questionário, as maiores dificuldades dos/as estudantes se concentraram nos aspectos abióticos, tendo o sexo masculino e o 8º ano apresentado melhores resultados entre as duas respostas. A apresentação da palestra educativa, realizada após as confecções dos primeiros desenhos e conclusões dos primeiros questionários, denotou um momento importante na construção do conhecimento dos/as estudantes, uma vez que, os resultados dos desenhos e questionários realizados após tal ação mostraram melhorias entre eles. Porém, mesmo habitando no ecossistema retratado na pesquisa, os/as estudantes ainda detêm pouco conhecimento acerca dos aspectos bióticos e, principalmente abióticos, com isso, é necessário projetos voltados para conservação e preservação dos ambientes de caatinga entre os habitantes das localidades com tal domínio, a fim de que se tenha uma sociedade mais consciente sobre o cuidado com o ecossistema.
