Navegando por Assunto "Desenvolvimento sustentável"
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Item A experiência agroecológica do Sítio do Futuro: um estudo de caso como modelo de desenvolvimento sustentável(2022-05-27) Silva, Luana Cristine Ferreira da; Oliveira, Maria do Socorro de Lima; http://lattes.cnpq.br/1088572350623888; http://lattes.cnpq.br/6404147255589837O meio rural formado por agricultores/as, experimentadores/as agroecológicos é um espaço rico em vivências, de saberes ancestrais que são passados entre as gerações, se constituindo como um território de resistência e enfrentamentos aos pacotes proporcionados pela revolução verde que, de certa forma ocasionou e ocasiona problemas sociais, ambientais e econômicos. Nesta perspectiva sistematizar e descrever experiências agroecológicas é uma forma de enfrentamento a esse modelo de agricultura convencional. O presente trabalho se configura como um estudo de caso que busca retratar a realidade profunda, procurando revelar as múltiplas dimensões presentes na experiência agroecológica de seu Barrim e dona Marilene, vivenciada no Sítio do Futuro/Ouricuri-PE. Na metodologia será realizada uma análise no agroecossistema tendo como finalidade colocar luz na agrobiodiversidade presente nos quintais produtivos, nos bens agrícolas, florestais e culturais. Bem como as rodas de conversas e uma análise de algumas variáveis qualitativas do método LUME como: autonomia e equidade de gênero. Os dados obtidos nessa pesquisa demonstram a importância e contribuição da experiência de seu Barrim e Dona Marilene na preservação e manutenção da agrobiodiversidade, na soberania e segurança alimentar da família, ajudando no combate aos processos de mudanças climáticas, desertificação do semiárido, perda de biodiversidade e a degradação de ecossistemas, bem como sua contribuição social.Item A importância da mensuração do Produto Interno Verde (PIV) no alcance do desenvolvimento sustentável: as experiências do Brasil, México e Colômbia(2023-05-03) Silva, Josilene Moraes da; Souza, Poema Isis Andrade de; http://lattes.cnpq.br/2017359154121135; http://lattes.cnpq.br/3759768974053094Este estudo tem como objetivo destacar a importância da mensuração do Produto Interno Verde (PIV) no Brasil, México e Colômbia, a fim de verificar se os países que possuem Contas Ambientais estruturadas nas Contas Nacionais estão progredindo em direção ao desenvolvimento sustentável. A interconexão cada vez mais evidente entre economia e meio ambiente, bem como as mudanças climáticas, o crescimento populacional e a degradação ambiental estão afetando diretamente a economia, exigindo que as nações criem estratégias e ferramentas para minimizar os impactos. Assim, para analisar os dados socioeconômicos e ambientais foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, e constatou que o México publica regularmente informações sobre o PIV, enquanto o Brasil e a Colômbia precisam avançar na implementação e divulgação desses dados. Contudo, o estudo evidenciou que o PIV é uma ferramenta relevante para uma análise consistente e necessária para o alcance do desenvolvimento sustentável.Item Acompanhamento das atividades de assistência técnica e extensão rural no IPA - Serra Talhada(2019) Oliveira, Cibely Ferreira de; Simplício, Josimar Bento; http://lattes.cnpq.br/1876691945804390; http://lattes.cnpq.br/2451690212011839A Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER compreende um conjunto de estratégias para a promoção do desenvolvimento rural sustentável, no que diz respeito, principalmente, à agricultura familiar em regiões do semiárido nordestino. O Estágio Supervisionado Obrigatório foi realizado no período de 13 de agosto a 17 de Outubro de 2019, na Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco do município de Serra Talhada – PE. Foi conduzido sob a orientação acadêmica do professor Dr. Josimar Bento Simplício e supervisão do Engenheiro Agrônomo Maurício Fernando Nunes Nogueira. Durante o estágio foi realizado o acompanhamento das atividades rotineiras da gerência, e do escritório de Santa Cruz da Baixa Verde, onde presenciei visitas técnicas nas propriedades dos agricultores, reuniões das associações, vivenciei experiências no que diz respeito aos programas que o IPA acompanha, como: Emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ações do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), acompanhamento do projeto Banco Comunitário de Sementes Crioulas e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos/às agricultores/as familiares no sertão do Pajeú. O estágio supervisionado obrigatório teve como objetivo a busca por novos conhecimentos práticos e a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. Objetivou-se também adquirir a habilidade de percepção a cerca de problemas existentes e propor soluções práticas e eficientes, melhorando o sistema produtivo já existente nas propriedades.Item Alilação do tipo Barbier de Aldeídos aromáticos promovida por Zn e catalisada por L-Prolina em meio aquoso(2019) Souza, Fabrícia Aparecida Marques de; Silva, Renato Augusto da; http://lattes.cnpq.br/5111987334920733; http://lattes.cnpq.br/0102375050840904Diante as várias estratégias para formar ligação C-C, envolvendo intermediários organometálicos, a reação de Barbier tem se mostrado uma importante metodologia que pode ser realizada com eficiência emmeio aquoso com várias vantagens. O uso de organocatalisadores também tem sido muito vantajoso em várias reações químicas para a síntese de produtos seguros e ambientalmente corretos. Neste trabalho foram estudadas metodologias sintéticas para a obtenção de álcoois homoalílicos por meio de alilação do tipo Barbier. Buscando-se seguir os princípios da química verde, o método baseia-se em reações de alilação a partir de aldeídos aromáticos, brometo de alila, zinco e L-prolina como catalisador, utilizando-se água como solvente. Foram testados aldeídos aromáticos com brometo de alila, zinco e a quantidade fixa de 20% de L-prolina, sendo eles 4-F-benzaldeído, 4-OMe-benzaldeído e 2-naftaldeído,utilizando água como solvente. Na segunda etapa do processo, foi adicionado o aumento da quantidade fixa da L-prolina para 80% e foram testados 3 aldeídos aromáticos, sendo eles 4-F-benzaldeído, 2-OH-benzaldeído e 2-OMe-benzaldeído com brometo de alila, zinco e água.Todos os ensaios foram acompanhados previamente por CG-FID e CCD e os álcoois homoalílicos foram caracterizados a partir dos respectivos sinais por CG-EM, através da comparação computadorizada das massas da biblioteca do próprio aparelho e pelo padrão de fragmentação específico.Nos 3 primeiros, com 20% de L-prolina, foram detectados excelentes conversões, porém o 4-F-benzaldeído foi totalmente convertido em 1-(4-fluorofenil)but-3-en-1-ol com apenas 1h de agitação magnética, o 4-OMe-benzaldeído convertido em 1-(4-metoxifenil)but-3-en-1-ol com 4h e o 2-naftaldeído convertido em 1-(2-naftil)but-3-en-1-ol com 1h, em todos os casos, sem formação de subprodutos. Posteriormente, nos 3 ensaios seguintes, com 80% de L-prolina, o tempo reacional do 4-F-benzaldeído foi reduzido para 30min com conversão total doálcool 1-(4-fluorofenil)but-3-en-1-ol; o 2-OH-benzaldeído e 2-OMe-benzaldeídoapresentaram boas conversões em 1-(2-hidroxifenil)but-3-en-1-ol e 1-(2-metoxifenil)but-3-en-1-ol, respectivamente, porém, foram detectados traços dos materiais de partida. Os álcoois 1-(4-fluorofenil)but-3-en-1-ol e 1-(2-naftil)but-3-en-1-oltambémforam caracterizadospor meio de RMN de ¹H e ¹³C.Item Análise das práticas comportamentais dos discentes de administração pública da UFRPE sob a ótica do consumo consciente(2021-02-27) Coelho, Franciely Marques; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121O consumo consciente é um caminho para uma percepção ampla, por parte do consumidor sobre os impactos de suas ações de consumo como um todo, preocupando-se com o desenvolvimento sustentável e a sobrevivência das futuras gerações. Dessa forma, o presente estudo teve o intuito de analisar as práticas comportamentais de consumo consciente dos discentes do curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos através de questionário a partir da adaptação da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011) e do Teste do Consumo Consciente (TCC) do Instituto Akatu (2003), aplicado de modo virtual aos estudantes do curso de Administração Pública nos polos de Afrânio, Carpina, Limoeiro, Pesqueira e Recife. Os resultados apontam que a maior parte (45%) dos estudantes foram classificados como consumidores em nível iniciante, logo, os discentes reconhecem que suas práticas comportamentais geram impactos positivos e negativos ao meio ambiente, assim como, a maioria deles praticam o consumo consciente de forma a pensar apenas nas soluções para evitar desperdícios. Esses fatos demonstram a necessidade da constante discussão em torno do tema em questão e a realização de trabalhos futuros sobre novas metodologias de avaliação quanto ao consumo consciente ou aprimoramento da avaliação realizada atualmente.Item Benefícios e desafios na aplicação do ESG nas empresas: uma revisão sistemática da literatura(2023-04-28) Cutrim Júnior, Roger Willams da Silva Furtado; Ribeiro, Ana Regina Bezerra; Salgueiro, Beatriz Alves; http://lattes.cnpq.br/3044559760469459; http://lattes.cnpq.br/0720265207735064O mundo passa por um momento crítico em relação ao equilíbrio de consumo, produção, relações humanas e ambientais, aumentando cada vez mais os índices de desigualdades, descartes e impactos ambientais. O ESG (Environmental, social e governance) apresenta como um modelo de negócio viável para equilibrar esses fatores, através do ambiental, social e governança corporativa. Esta pesquisa se propõe a investigar através de uma revisão sistemática de literatura quais são os benefícios e desafios no processo de aplicação do ESG nas empresas. Como resultado, a pesquisa revelou diversos benefícios, tanto em relação à sustentabilidade, contendo os impactos ambientais gerados pelas empresas, bem-estar dos funcionários, inclusão, empresas mais transparentes, quanto a ganhos financeiros, maior valor da companhia e aumento de reputação. Porém para a implantação plena do ESG observamos que existem alguns desafios, dentre eles: ausência de legislação e fiscalização; falta de conhecimento e profissionais capacitados sobre o tema; escassez de dados; são alguns deles.Item Berçário de camarão Litopenaeus vannamei(BONNE, 1931) cultivado em água oligohalina com tecnologia de biofloco sob diferentes densidades de estocagem(2018) Silva, Weverson Ailton da; Silva, Ugo Lima; http://lattes.cnpq.br/1858876631961029; http://lattes.cnpq.br/8320689687057292O presente trabalho avaliou o cultivo do camarão marinho Litopenaeus vannameina fase berçário submetido a diferentes densidades de estocagem em sistema de biofloco. O cultivo das pós-larvas de camarão marinho L.vannamei em tecnologia de bioflocos foi realizado no Laboratório de Experimentação de Organismos Aquáticos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante o período de 28 dias. Adotou-se um delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos: D2: 2 camarões. L-1, D4: 4 camarões. L-1e D6: 6 camarões. L-1, com quatro repetições. Foram utilizados 12 tanques com volume útil de 15 L de água. As pós-larvas com peso inicial 0,005 ± 0,001 g foram alimentados com ração comercial contendo 40% de proteína bruta, com uma frequência de 3 vezes ao dia e taxa de alimentação de 10%da biomassa. Foram realizadas fertilizações com melaço diariamente para manutenção da relação 15:1 (C:N). Durante o cultivo foram monitoradas as variáveis físicas e químicas de qualidade da água temperatura (ºC), oxigênio dissolvido (mg.L-1), condutividade (μS. cm-1), salinidade (g L-1), pH, sólidos dissolvidos totais, nitrogênio amoniacal total (N-NAT), nitrito (N-NO2), nitrato (N-NO3), fosfato inorgânico (P-PO4), sólidos sedimentáveis (SS) e alcalinidade.O desempenho zootécnico das pós-larvas foi avaliado através das variáveis peso final (mg), sobrevivência (%), fator de conversão alimentar aparente (FCA),índice de condição, TCE (%. dia-1), produtividade(PLs. L-1) e crescimento semanal (mg). Constataram-se diferenças significativas no fator de conversão alimentar e produção de pós-larvas. Apesar dos valores de peso final, sobrevivência e crescimento semanal não diferirem significativamente entre os tratamentos (P > 0,05).Os melhores resultados, no que se refere a produção foram alcançados quando cultivados pós-larvas na densidade de 4 pós-larvas L-1, quando comparado aos demais tratamentos (P < 0,05). A tecnologia de biofloco é uma boa alternativa para o berçário de camarões, trazendo alta produtividade e maior sustentabilidade, principalmente em regiões do semiárido com pouca disponibilidade de água. A adoção das densidades de estocagem de 2000 a 6.000 PL. m-3 de L. vannamei não influenciaram significativamente as variáveis físicas químicas de qualidade da água.Item Cenário do mercado regulado de MDL no nordeste do Brasil(2019) Gonçalves, Raphaella Lima; Freire Junior, Luciano Galvão; http://lattes.cnpq.br/0044703870148646; http://lattes.cnpq.br/3019799894396625Ao longo deste trabalho foi realizado um estudo descritivo, utilizando pesquisas bibliográficas a partir de fontes secundárias. A obra discorre sobre a teoria econômica por trás do mercado de carbono, a evolução da abordagem econômica sobre o desenvolvimento econômicoambiental e a estimativa de emissão de gases de efeito estufa (GEEs) no Brasil, por setor econômico. Verificou-se que após o tratado de Quioto foram criados três mecanismos de flexibilização para controle da emissão desses gases: Comércio de Emissões, Implementação Conjunta e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), sendo que apenas neste último é possível a atuação de países em desenvolvimento que ratificaram o protocolo, como o Brasil. O MDL é baseado em projetos. Com o registro e monitoramento destes são emitidas as Reduções Certificadas de Emissões (RCEs), que são comercializadas, cada RCE corresponde a uma tonelada de carbono equivalente que deixou de ser emitida ou foi mitigada da atmosfera. A lógica por traz disto, é que os gases são transfronteiriços, portanto trata-se de um tema de relevância social, e essa mitigação ocorrendo em qualquer lugar do planeta é benéfica como um todo. O objetivo é demonstrar uma literatura mais esclarecedora sobre as teorias econômicas por trás dos mercados ambientais, e especificamente, o Mercado Regulado de Crédito de Carbono do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Além disso, visualizar as emissões de GEEs no Brasil. Analisou-se, também a quantidade e tipos de projetos, ligados a esse tema, implantados na Região Nordeste. Constatou-se que o maior percentual de emissões de GEEs no Brasil é oriundo de atividades agropecuárias, demonstrados por atividades econômicas em agricultura e em grande parte do setor de mudança do uso de terra.Item Comportamento de sementes de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir, submetidas a aplicação do campo magnético e estresse salino(2023-04-24) Souza, Gleyson Rodrigues de; Silva Junior, Luiz Carlos da; http://lattes.cnpq.br/6998910214479890; http://lattes.cnpq.br/7632781944679348A influência do campo magnético sobre os organismos vivos é uma questão que intriga a humanidade há séculos. O avanço nos conhecimentos nessa área da ciência possibilitou o entendimento que a ação do magnetismo causa efeitos positivos ou negativos em uma série de organismos. Nos últimos anos a busca por técnicas que propiciem o melhor desenvolvimento dos vegetais tem ganhado destaque em todo o planeta, principalmente para o reflorestamento de áreas nativas. Considerando que atualmente cerca de 20% do solo irrigado sofre com estresse salino, o presente trabalho buscou analisar a relação da intensidade dos campos magnéticos em comparação a diversos níveis de salinidade na germinação de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. O trabalho foi desenvolvido no laboratório de Energia, Física e Matemática da UFRPE UAST, em duas etapas. A primeira de 20 a 23 de Novembro de 2022 e a segunda de 14 a 25 de Fevereiro de 2023. Foram adotados na primeira etapa quatro tratamentos de intensidades de campo magnético (0 T, 0, 1 T, 0, 14 T e 0, 45 T ) e três níveis de salinidade (1, 42 dS/m, 4, 01 dS/m e 4, 32 dS/m), para a segunda etapa quatro tratamentos de intensidades de campo magnético (0 T, 0, 18 T, 0, 24 T e 0, 45 T ) e três níveis de salinidade (8, 86 dS/m, 13, 78 dS/m e 13, 78 dS/m). No caso do estudo sobre os efeitos dos diferentes níveis de salinidade na germinação e no desenvolvimento de plantas, a escolha do delineamento em blocos casualizados com duas repetições permitiu a divisão das unidades experimentais em blocos, de acordo com características que poderiam influenciar nos resultados, como a intensidade do campo magnético. Diariamente foram realizadas as medições da germinação, após quatro dias da germinação foram mensurados os comprimentos da radícula e do hipocótilo. Nossos resultados mostram que: 1) Na primeira etapa do experimento nas primeiras 48 h a exposição contínua do campo magnético na intensidade de 0, 1 T conseguiu atingir 90% de germinação em comparação com o controle que teve 80% para as salinidades de 1, 42 dS/m e 4, 01 dS/m e na concentração de 4, 32 dS/m as taxas de germinação diminuíram à medida que o campo aumentou. 2) O comprimento da radícula para a salinidade de 1, 42 dS/m obteve comprimentos maiores à medida que o campo magnético aumentou. 3) Na segunda etapa do experimento nas primeiras 48 h a exposição contínua do campo magnético na intensidade de 0, 1 T e 0, 45 T conseguiram atingir 10% de germinação em comparação com o controle que teve 0% para a salinidade de 13, 78 dS/m e na concentração de 18, 41 dS/m apenas as sementes expostas ao campo de 0, 1 T germinaram na taxa de 2, 5%. 4) Na mesma faixa de salinidade de 8, 86 dS/m com o aumento de intensidade de campo a radícula e o hipocótilo alcançam comprimentos maiores. Demonstrando que a aplicação do campo magnético influencia na taxa de germinação e na fisiologia das plântulas.Item Curva Ambiental de Kuznets: uma análise macroeconômica entre crescimento econômico e impacto ambiental no período de 2000 a 2020(2025-03-14) Abreu, Ian Bernard Costa de; Carneiro, Ana Cristina Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7641686662966528O presente estudo investiga a validade da Curva Ambiental de Kuznets (CAK) por meio de uma análise macroeconômica da relação entre crescimento econômico e impacto ambiental em 161 países, no período de 2000 a 2020. Utilizando dados em painel, o modelo de Efeitos Fixos foi adotado para controlar diferenças estruturais entre os países, garantindo estimativas mais robustas. Testes econométricos, como Hausman, Breusch-Pagan e Wooldridge, foram aplicados para validar a escolha do modelo e corrigir possíveis problemas estatísticos. Os resultados indicam que, ao contrário da hipótese tradicional da CAK, a relação entre PIB per capita e emissões de CO₂ é predominantemente positiva no período analisado, sem evidências claras de um ponto de inflexão que represente a redução das emissões nos países mais ricos. Isso sugere que o crescimento econômico, por si só, pode não ser suficiente para mitigar os impactos ambientais, reforçando a necessidade de políticas ambientais ativas. Esses achados contribuem para o debate sobre desenvolvimento sustentável e auxiliam na formulação de estratégias mais eficazes para a redução das emissões globais.Item Desafios e enfrentamentos da educação infantil em tempos de pandemia à luz de uma pedagogia que vem do campo(2022-10-04) Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/8842990042245337A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família.Item Educação ambiental na formação do empreendedor sustentável(2024-02-27) Lima, Juliana Rodrigues de; Lima, Elifábia Neves de; http://lattes.cnpq.br/6117763430610324As mudanças sociais e econômicas estão fomentando um aumento significativo do interesse pelo empreendedorismo como forma de lançar novos negócios e formar uma classe de empreendedores com visão diversificada e estratégica do mercado. O principal objetivo deste estudo é mostrar a importância da educação para o crescimento sustentável dos negócios. O objetivo do presente estudo é analisar a literatura narrativa para examinar o papel que a educação ambiental teve no crescimento do empreendedorismo. Deve haver um equilíbrio significativo entre as três dimensões primárias do desenvolvimento sustentável - econômica, social e ambiental. Um empresário sustentável deve identificar uma necessidade na forma de uma causa ou preocupação social ou ambiental, mas é crucial enfatizar que este é apenas o primeiro passo. Os proprietários das empresas também devem decidir como atender a uma necessidade ou como criar valor social e ambiental com base no valor econômico. Como resultado, o empreendedorismo sustentável é definido como a criação de bens e serviços que abordam questões sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que geram ganhos financeiros. Os objetivos alcançados por meio da formação empreendedora devem estar alinhados com a proposta de educação ambiental, buscando como consequência um nivelamento da economia, da sociedade e do meio ambiente para auxiliar na redução das desigualdades sociais. Em conclusão, a educação ambiental no desenvolvimento de um empreendedor sustentável é um passo promissor para um futuro mais equilibrado e resiliente. Integrar o conhecimento ambiental e empresarial com uma abordagem inovadora e criativa permite que os empreendedores atuem como agentes de mudança, promovendo o desenvolvimento sustentável e auxiliando na criação de sociedades.Item Educação ambiental técnica, através da Sala Verde – UFRPE/UAG(2019-07-16) Moraes, Monalise de Melo; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125; http://lattes.cnpq.br/2167280235780603Com o crescimento populacional e o avanço tecnológico verifica-se um aumento do nível de consumo de produtos para suprir as necessidades de demanda desse crescimento. O avanço, apesar de contribuir para um bem-estar da população, apresenta diversos riscos ao meio ambiente, tendo em vista que os bens oferecidos da natureza são finitos. A falta de planejamento e conscientização do homem representa uma série de deteriorações ao meio ambiente, que a cada dia se intensifica produzindo grandes impactos ao planeta. Os reflexos das atividades humanas estende-se em uma escala global provocando a perda da biodiversidade, aumento da temperatura na superfície da terra, ocasionando constantes mudanças climáticas, aumentando o índice de desastres ambientais, a emissão de altas quantidades de gases lançadas na atmosfera, favorecendo diretamente o aquecimento global e a precipitação de chuvas ácidas, aumento do processo de desertificação de diversas áreas e entre inúmeros fatores responsáveis pela deterioração dos ecossistemas. O presente trabalho tem como principal função, transferir conhecimento de forma prática para formar o senso crítico da população, em relação à preservação do meio ambiente. Foram apresentados vídeos e oficinas ambientais como forma de sensibilizar os participantes através da conscientização, incentivando-os a criar projetos em suas futuras salas de aula, priorizando assim, o desenvolvimento sustentável e preservando os recursos naturais. As atividades foram desenvolvidas como forma de capacitação da turma de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAG, onde foi aplicado a percepção ambiental antes e após o desenvolvimento das oficinas através de questionário de vinte e oito questões, com temas relacionados à preservação do meio ambiente. Por meio da percepção, torna-se possível avaliar o conhecimento prévio dos participantes e quanto foi o ganho após o desenvolvimento do projeto. A educação ambiental técnica contribui positivamente para a formação de uma educação ambiental capaz de transformar o ambiente de convivência da população, possibilitando uma visão diferente de conservação dos ecossistemas.Item Efeito de densidades de estocagem na disponibilidade de alimento natural em berçário de camarão Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) cultivado com tecnologia de biofloco(2018) Santos, Jorge Luiz da Silva; Silva, Ugo Lima; http://lattes.cnpq.br/1858876631961029; http://lattes.cnpq.br/3650685131155739O objetivo desse trabalho foi determinar os principais componentes do alimento natura lplanctônico no berçário do camarão L. vannamei com tecnologia de biofloco. O experimento ocorreu durante 28 dias e adotou-se um delineamento casualizado,com três densidades de estocagem de pós-larvas, D2: 2 PLs.L-1, D4: 4 PLs.L-1e D6: 6 PLs.L-1, com quatro repetições cada, utilizando melaço como fonte de carbono, na relação C:N de 15:1. As coletas foram realizadas semanalmente, com amostragens de 2 litros de água em cada tanque,que foram filtradas com rede de plâncton e concentrados em 250 mL. Foi realizado o estudo qualitativo e quantitativo do plâncton com sub-amostras de 1 mLpara o zooplâncton., na câmara de Sedgwick-Rafter (ind.L-1). O fitoplâncton foi avaliado em lâminas e lamínulas (nº células.mL-1) analisando 0,1 mL, ambos em microscópio óptico.Os valores de temperatura mantiveram-se próximas dos22°C, temperatura abaixo do ideal para o cultivo do L. vannamei,já que a faixa adequadapara esta espécie é entre 26 a 33ºC,porém o oxigênio dissolvido esteve em condições ideais para o seu cultivo, que devem estar acimade4,0 mg.L-1e durante o experimento manteve-se acima de 8 mg.L-1.O desenvolvimento do camarão não apresentou diferença entre os tratamentos, para a variávelpeso final, já asobrevivência,o tratamento D2obteve a maior sobrevivência (>72%)sendoa produção no D6maior que nos demais tratamentos(2,98 Pls.L-1). A comunidade zooplanctônica nos tanques de berçário esteve representada por 23gêneros, distribuída entre os grupos Rotífera, Protozoa, Nematoda,Platelmintose Cladocera.O grupo Protozoa foi o que mais apresentou diversificação,independente do tratamento, e também foi o que apresentou a maior abundancia (>66%). Os principais gêneros de Protozoa foram Aspidisca, Euplotes e Trinema, já a comunidade fitoplantônica esteve composta por 16 gêneros, distribuídos nas classes Chlorophyceae, Bacillariophyta, Cyanophyceae e Dinophyceae,a classe dominante foi a Bacillariophyta (>41%),com os gêneros Naviculae Cyclotella. A densidade de 4PLs.L-1foia que proporcionou a maior densidade de zooplâncton, porém para o fitoplâncton a densidade de 6 PLs.L-1foi a que apresentou a maior quantidade.Item Ensaio sobre o desenvolvimento sustentável(1998) Banks, NewtonItem Estudo comparativo dos preceitos propostos por duas correntes de pensamento: o caso da economia verde e agroecologia(2019) Silva, Mariany Barbosa da; Silva, Filipe Lima; http://lattes.cnpq.br/0793640526993320Observa-se neste trabalho a discussão que envolve duas correntes de pensamento ou concepções de análise sobre o desenvolvimento sustentável catalogados a partir de suas referências a modelos econômicos aparentemente distintos, mas inseridos no mesmo sistema econômico, os quais apresentam discrepâncias mediatas entre seus conceitos, à saber, a agroecologia e a economia verde. A partir de tal problemática surge-nos como objetivo geral: Analisar as discrepâncias e convergências entre os conceitos trazidos pelos princípios da agroecologia e da economia verde nos processos produtivos que envolvem pluriatividade, multifuncionalidade e produção de subsistência da agricultura familiar. E enquanto objetivos Específicos: 1) Mapear a estrutura discursiva dos conceitos clássicos de economia verde e agroecologia; 2) Estruturar um marco comparativo sobre sustentabilidade ante aos projetos agroecológicos e da economia verde. As principais características da economia verde são a baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social. Paralelamente a esta citada tem-se a agroecologia, uma ciência (e filosofia de vida) cuja principal característica é a produção de alimentos saudáveis e naturais. Tanto a economia verde quanto a produção agroecológica visam práticas que levam ao desenvolvimento sustentável, o que se explana em uma melhor qualidade de vida.Item Experiências na gestão de recursos hídricos na Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC)(2023-09-06) Silva, Maria Vitória e; Corrêa, Marcus Metri; Fontes Júnior, Robertson Valério de Paiva; http://lattes.cnpq.br/8410207271995953; http://lattes.cnpq.br/3722390324317011; http://lattes.cnpq.br/0187019219441083A gestão eficiente dos recursos hídricos é um desafio crucial em um mundo onde a disponibilidade de água é essencial para inúmeras atividades humanas e ecossistemas. Nesse contexto o desenvolvimento de um Plano Hidrológico e a utilização de Modelagem Hidrológica desempenham papéis fundamentais na compreensão, previsão e gestão sustentável dos sistemas hídricos. Dentro dessa temática, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) possui a missão de implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos, estabelecendo diretrizes para o manejo e regulação do uso da água em todo o território de Pernambuco. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi vivenciar experiencias voltadas a gestão dos recursos hídricos em uma instituição de renome e que desempenha um papel importantíssimo para o estado de Pernambuco. O Estágio Supervisionado Obrigatório na APAC proporcionou uma experiência valiosa e enriquecedora. Durante esse período foi possível conhecer e aprender sobre a gestão dos recursos hídricos. Desempenhar atividades junto a Gerência de Planos e Sistema de Informação dos Recursos Hídricos permitiu aumentar o leque de conhecimentos sobre Sistemas Geográficos de Informações (SIG) e suas aplicações. Nesse ambiente, foi possível aprender como os sistemas de informações são essenciais para monitorar, prever e tomar decisões relacionadas aos recursos hídricos e clima, através do acesso a uma vasta quantidade de informações e experiencias teóricas e práticas.Item Instrumentos legais ambientais e agenda 2030(EDUFRPE, 2022) El-Deir, Soraya Giovanetti; Torres, Brena Maroja; Angelo, Gabriel FernandesItem Integração Digital Universidade-Territórios da Cidadania em Pernambuco(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, 2011) Oliveira, Victor Pereira deItem Políticas públicas municipais e desenvolvimento sustentável: o papel do PPA 2022-2025 de Carpina no fomento ao ODS 4(2024-12-05) Santana, Deivson Lucas Fonseca de; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121; http://lattes.cnpq.br/4152491138274850Tendo em vista a crescente importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível global, a presente pesquisa tem como finalidade abordar as políticas públicas municipais relacionadas à educação em Carpina e sua associação com o desenvolvimento sustentável, a fim de se identificar, por meio do Plano Plurianual (PPA) 2022- 2025, como as políticas públicas educacionais do município contribuem para o fomento do ODS 4. Optou-se, então, por realizar uma pesquisa qualitativa, utilizando de entrevistas e levantamento documental, para a coleta de dados. Diante disso, verifica-se que as políticas públicas existentes no PPA do município são direcionadas ao ODS 4, as legislações municipais são orientadas para a implementação dessas políticas e os desafios apresentados pelos gestores revelam que as dificuldades enfrentadas são específicas a cada unidade escolar
