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    Blog : percurso sócio-histórico de um gênero da esfera privada para a pública
    (2024-08-08) Almeida, Mikael Missias Conserva; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/2069044588200022
    A prática ancestral de registrar experiências pessoais em diários evoluiu com os blogs, que transformaram um gênero predominantemente privado em um formato público. Os blogs mudaram profundamente a maneira como indivíduos compartilham suas vidas íntimas, oferecendo uma nova expressão e audiência. Plataformas como o Blogger popularizaram os blogs, que se transformaram ao longo do tempo, dando origem a formatos como vlogs e audioblogs. Essa evolução também impulsionou o microblogging, respondendo à necessidade crescente de consumir informações de forma rápida e dinâmica. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga a trajetória evolutiva do gênero blog, destacando os elementos sociorretóricos e linguísticos envolvidos nesse processo, compreendendo como influências e demandas sociais moldaram o surgimento e desenvolvimento desse gênero, culminando em ramificações como vlogs e audioblogs. Utilizando uma revisão bibliográfica qualitativa, com ênfase na análise histórica e diacrônica do gênero blog, o estudo revela como esse gênero, inicialmente uma forma de diário pessoal baseado em links, se transformou em uma plataforma pública e multifuncional. Os resultados da pesquisa evidenciam que as necessidades e expectativas da sociedade exercem profunda influência na utilização e evolução dos gêneros textuais. A introdução de novas tecnologias desempenha um papel crucial no aparecimento de novos gêneros, enquanto alguns gêneros antigos tornam-se obsoletos. Assim, este estudo oferece uma base sólida para futuras investigações sobre a dinâmica dos gêneros textuais na era digital.
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    Do diário de viagem ao blog: que tal levar essa viagem para a sala de aula?
    (2025-03-12) Silva, Edilma Nascimento da; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/2712057374786605
    O presente artigo foi produzido para abordar a evolução do diário de viagem e a sua transição para o blog de viagem, um diário referente ao século XIX, XX e XXI, e um blog de viagem. Há vários exemplos, mas, para produção do artigo, vai ser utilizado o gênero textual diário de viagem, considerando que os gêneros textuais são flexíveis e sofrem mudanças ao longo do tempo também foi utilizado o blog, que é uma transmutação do diário. O objetivo é mostrar a evolução do gênero diário de viagem, bem como demonstrar a importância desse material tão rico em história que pode ser didatizado na sala de aula, contribuindo para construção de novos conhecimentos, compreendendo a historicidade do texto. Toma-se como base o conceito de tradição discursiva (Coseriu, 1980; Kabatek, 2006; Zavam, 2017) e a história do diário (Costa, 2008) de forma diacrônica para poder mostrar a evolução do diário de viagem ao blog. O estudo revelou que esses gêneros fazem parte do cotidiano das pessoas, usam, para efeito de comunicação, recursos verbais e não verbais e podem ser utilizados em sala de aula de forma reflexiva acerca da língua e dos textos.
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    O ensino de diário através da literatura introspectiva de Anne Frank
    (2019-12-12) Santos, Maryelle Monique Nascimento Silva; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/3029064867293100
    Este trabalho investiga a obra O diário de Anne Frank, escrito durante a Segunda Guerra Mundial, e como o professor pode trabalhar com este livro no ensino médio, compreendendo como o relato da jovem ensina sobre as consequências dos preconceitos. Dois autores, Foucault (2009) e Glucksmann (2007), foram escolhidos para fundamentar a análise do discurso visando compreender a forma como Anne Frank conversa com sua Querida Kitty e retrata um período de ódio entre povos. Visando o ensino do diário na aula de Língua Portuguesa, uma sequência didática foi desenvolvida para explorar os quatro eixos de ensino, utilizando gêneros textuais distintos, conforme as obras Oralidade na Literatura (2000) e Produção de textos na escola (2007). Os resultados obtidos se basearam na compreensão dos alunos sobre o diário, considerando as particularidades de cada gênero textual estudado.
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