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    Dimensionamento do grupo moto-propulsor de um aeromodelo
    (2024-02-19) Batista, Leonardo Henrique Tavares; Simões, Thiago Araujo; http://lattes.cnpq.br/7903824177570749; https://lattes.cnpq.br/1898774956397470
    A aviação destaca-se como um dos pilares essenciais na sociedade moderna, oferecendo mobilidade, praticidade e conforto aos indivíduos. Nesse aspecto, os aeromodelos, que representam o primeiro passo na jornada da aviação, são objetos de estudo neste trabalho. Um aspecto crucial na construção desses aeromodelos é o conjunto motopropulsor, formado pelo motor e pela hélice. Este estudo explora o processo de determinação do desempenho desse conjunto para o desenvolvimento da aeronave. Utilizando softwares como Excel e Propeller Selector, foram obtidos dados para a elaboração das análises de desempenho da aeronave. Esses dados, juntamente com outros fornecidos por diferentes áreas da aeronave, incluíram coeficientes de sustentação, de arrasto, entre outros parâmetros. Por meio de cálculos detalhados, foi realizada uma análise abrangente do desempenho da aeronave em diferentes fases de voo, desde a decolagem até a aterrissagem, sempre em conformidade com as normas da FAR-Part 23. O motor selecionado para o projeto foi o modelo elétrico D3542, enquanto a hélice escolhida tinha um diâmetro de 13 polegadas e um passo de 7 polegadas. Com essas especificações definidas, foi possível avaliar o desempenho do veículo para operar com um peso total de 12 kg. Essa análise foi essencial para garantir operações de voo eficientes e seguras, contribuindo para o avanço contínuo da aviação e da tecnologia aeroespacial.
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    Estudo dos principais aspectos de manutenção em sistema fotovoltaicos on-grid
    (2021-03-04) Conrado, Deyvison Muniz; Araújo, Marcel Ayres de; http://lattes.cnpq.br/0669410110930611; http://lattes.cnpq.br/8030937685280342
    A diversificação da matriz elétrica brasileira representa um ganho em confiabilidade e disponibilidade de energia elétrica, no qual as energias renováveis têm desempenhado um papel cada vez mais importante para o setor energético brasileiro. A energia solar fotovoltaica, em especial, tem crescido consideravelmente nos últimos anos, em parte em virtude da redução de custos dos equipamentos para composição de sistemas fotovoltaicos de médio e pequeno porte, e sobretudo devido a possibilidade de compensação de energia, que permite que usinas fotovoltaicas conectadas à rede gerem créditos de energia para reduzir faturas dos seus titulares. Juntamente com o aumento de instalações, consequentemente cresce também a demanda por manutenção preventiva e corretiva desses sistemas. No entanto, poucos são os profissionais e as empresas integradoras que fornecem planos consistentes de manutenção para sistemas fotovoltaicos, ou mesmo que conheçam práticas recomendadas para executar os procedimentos adequados, o que representa um problema na confiabilidade, segurança e rentabilidade desses sistemas. Neste sentido, este trabalho visa discutir os principais aspectos da manutenção de sistemas fotovoltaicos de pequeno porte conectados à rede, comentando desde a elaboração de projeto até à instalação do sistema, destacando a relação dessas etapas com alguns aspectos da manutenção. São descritas boas práticas de manutenção preventiva, assim como a relação entre manutenção e produtividade das usinas. Por fim, são realizadas análises de estudos de caso com as quais pode ser avaliada a importância da execução de procedimentos adequados na instalação, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.
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    Método de dimensionamento e seleção de baterias para o sistema de armazenamento de energia de um veículo elétrico
    (2022-07-14) Lira Júnior, Mário Henrique de Oliveira; Gomes, Flávio da Silva Vitorino; Araújo, Marcel Ayres de; http://lattes.cnpq.br/0669410110930611; http://lattes.cnpq.br/3701230748191590; http://lattes.cnpq.br/9895111503369969
    A concepção de um banco de baterias que satisfaça as exigências específicas e os requisitos de autonomia dos veículos elétricos é um projeto complexo e requer muita atenção. Para este dimensionamento, são utilizados requisitos que englobam as características das baterias, e que fornecem qual o tipo de célula de bateria mais indicada, bem como a melhor disposição para as mesmas. Neste contexto, este trabalho tenta desenvolver um método de dimensionamento e seleção de baterias para o sistema de armazenamento de energia de um veículo puramente elétrico, com base na análise da informação da demanda de energia do veículo e da especificidade das tecnologias das baterias. Os resultados demonstram que o método ajuda no processo de tomada de decisão, indicando o tipo mais apropriado de célula de bateria, bem como a forma de disposição e as principais características do sistema de armazenamento de energia da bateria.
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    Projeto de dimensionamento e seleção de equipamentos para uma câmara frigorífica de congelamento de carnes e resfriamento de laticínios
    (2021-01-21) Costa, Mateus de Albuquerque Souza; Marques, Adriano da Silva; http://lattes.cnpq.br/0104058705628000; http://lattes.cnpq.br/4446185927194653
    A indústria alimentícia condensa uma das maiores aplicações da refrigeração industrial, seja no desenvolvimento, armazenamento ou distribuição de alimentos. Aplicando conhecimentos de refrigeração e transferência de calor, o presente trabalho tem como objetivo descrever as etapas do dimensionamento de uma câmara frigorífica para um supermercado localizado na cidade de Corumbá – MS, com demanda de congelamento de 15 T/dia de carne bovina e resfriamento de 5000 L/dia de coalhada. Para que o projeto fosse desenvolvido, foram coletadas inicialmente as características de armazenamento dos alimentos em estudo, como temperatura e volume de estocagem. Com estas informações, foi realizado o dimensionamento da carga térmica das câmaras de carne bovina e coalhada levando em consideração as cargas de produto, infiltração, transmissão de calor, pessoas, iluminação e equipamentos. Todo o cálculo foi desenvolvido segundo o manual de refrigeração da ASHRAE e utilizando o software Engineering Equation Solver (EES). Para a câmara de carnes foi obtida uma carga térmica total de 269.562 kcal/h, já para a câmara de coalhadas a carga calculada foi de 32.674 kcal/h. Além disso, foram dimensionadas e desenhadas em CAD as prateleiras de armazenamento dos produtos e as câmaras frigoríficas, essas com áreas 58,86 m2 e 54,94 m2 para as câmaras de carnes e coalhada, respectivamente. Utilizando os dados de carga térmica, foram selecionados os equipamentos de refrigeração através da consulta de catálogos de fornecedores. Para atender a demanda das câmaras, foram selecionadas 5 unidades evaporadoras com capacidade nominal de 61.946 kcal/h para congelar a carne e 1 evaporadora com capacidade de 42.009 kcal/h para resfriar a coalhada. Para as etapas de compressão e condensação, foram escolhidas 9 unidades condensadoras com potência de refrigeração de 32.719 kcal/h para a carne e apenas 1 unidade condensadora com capacidade de 32.854 kcal/h para a coalhada. Os equipamentos operam com fluído refrigerante R-404A. Os custos do projeto foram orçados em cerca de meio milhão de reais, não incluindo frete e instalação, sendo que os equipamentos elétricos de refrigeração compreendem aproximadamente 82% do valor total do projeto (511.007,00 reais).
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