Navegando por Assunto "Distúrbios da aprendizagem"
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Item As dificuldades das crianças com síndrome de Tourette em sala de aula(2021) Araújo, Josenalva Ferreira de; Silva, Maria de Fátima da; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866Este artigo teve como objetivo Identificar as dificuldades e os desafios necessários para a criança com Síndrome de Tourette em sala de aula, onde procurou compreender as dificuldades que pode ser encontradas por essas crianças, assim como as dificuldades dos professores e da própria família, tendo em vista que a Síndrome de Tourette (ST) é um distúrbio neuropsiquiátrico marcado por tiques motores e vocais. A compreensão da patologia por professores torna-se importante, pois estudantes com a Síndrome de Tourette podem apresentar muitos problemas na aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida através da discussão investigativa, onde o tipo de estudo será o da pesquisa exploratória, que está respaldada pela pesquisa bibliográfica. Apesar do primeiro caso de ST ter sido descoberto em 1825, mesmo assim a Síndrome de Tourette ainda é desconhecida para muitos. Alguns professores não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, o que acaba dificultando e muito o processo de aprendizagem dos estudantes. A criança com essa síndrome sofrem muita discriminação e bullying, e tem dificuldades no convívio familiar, escolar e social. Destacamos as dificuldades das crianças com Síndrome de Tourette e possibilidades que possam ajudar no processo de aprendizagem dos portadores.Item Problemas emocionais podem provocar dificuldades na aprendizagem de crianças nas séries iniciais(2021) Silva, Gabriela Cabral da; Silva, Janaina Luciana da; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866Muitas crianças apresentam problemas afetivo emocionais acarretados por inúmeras razões, os quais infelizmente acabam influenciando em seu comportamento e consequentemente em seu desenvolvimento no processo de aprendizagem desde as séries iniciais. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os impactos causados por problemas emocionais, buscando investigar como as relações familiares impactam diretamente na aprendizagem das crianças e em seu desenvolvimento social, bem como se os docentes estão preparados/capacitados para auxiliar e mediar o processo de aquisição do conhecimento, favorecendo de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem desses educandos. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica qualitativa, com base em artigos publicados no Google Acadêmico e com análise de diversas reflexões de estudiosos sobre comportamento e educação infantil, cuja verificação comprovou quão relevante é um relacionamento familiar saudável, para que a criança alcance êxito no âmbito escolar, bem como no social. Constatou-se também o quanto é importante a relação afetiva entre professor e aluno para o processo de desenvolvimento da criança e o quanto algumas atividades podem ajudá-las a aprenderem como lidar com suas emoções. Verificou-se que uma boa formação docente, assim como o trabalho em conjunto com todos os que fazem parte da comunidade escolar é primordial para o bom desenvolvimento afetivo emocional e educacional dos educandos. As crianças que apresentam problemas emocionais, quando auxiliadas adequadamente pelos docentes desde a educação infantil, aprendem a reconhecer, verbalizar e lidar com suas emoções, chegando à fase adulta com uma melhor saúde mental, uma vida social satisfatória e com seus conflitos bem elaborados. Portanto, é de fundamental importância ensiná-las a olharem pra dentro de si mesmas e falar a respeito de suas emoções. A pesquisa possibilitou ampliar o conhecimento a respeito do contexto emocional na aprendizagem das crianças, contribuindo positivamente para formação de profissional na educação visando um ensino de excelência.
