Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Divulgação científica"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 12 de 12
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A história da astronomia em Pernambuco e no nordeste do Brasil: a linha do tempo em forma de cordel
    (2022-06-06) Souza, Fernando Antônio Araújo de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/9446695516155521
    Este trabalho busca apresentar a Literatura de Cordel como instrumento de divulgação de temas científicos e em especial temas de Física e de Astronomia, bem como analisar sua utilização em sala de aula e em espaços não formais de educação, como estratégia de motivação para o ensino de ciências, mostrando que o cordel pode ser importante veiculo de popularização da ciência, uma boa estratégia de ensino e aprendizagem e ferramenta alternativa de educação. Para alcançar os objetivos propostos, o tema central escolhido foi fazer a narrativa da Historia da Astronomia em Pernambuco e no Nordeste: A Linha do Tempo em forma de cordel. Foram executados os seguintes procedimentos: uma pesquisa documental mais fiel possível de todos os principais eventos na área de Astronomia ocorridos ao longo do tempo; a escolha do tipo de cordel a ser utilizado; identificação de cordéis cujos títulos abordavam alguns temas relativos a Ciência; a adequação do cordel como instrumento de alfabetização cientifica. Apos essas ações foram realizadas oficinas e produzidas videoaulas no IFPE Campus Caruaru, onde foi trazido para os nossos alunos, o Cordel da Linha do Tempo da Astronomia, a própria estrutura de elaboração das estrofes do cordel em sextilhas, culminando com a sua apresentação, num cordel repleto de historias e de conteúdos da Física e da astronomia, sugerindo aos alunos o exercício da arte de declamar e recitar o cordel, num processo lúdico e divertido de aprendizagem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância do Planetário do Espaço Ciência como ferramenta de ensino da Astronomia e Ciências Afins no estado de Pernambuco
    (2022-10-14) Lima, Arthur Queiroz; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6689648091178333
    O ensino da Astronomia possui uma grande relevância para a divulgação científica. No geral, é possível trabalhar a Astronomia com diversas outras áreas da ciência, o que possui um aumento na interdisciplinaridade. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância de planetários como uma ferramenta para o ensino e divulgação da Astronomia e Ciências afins. Para isso, foi escolhido o Planetário do Espaço Ciência - museu interativo de ciência do estado de Pernambuco para serem feitas as pesquisas, análises e por meio dos resultados obtidos, comprovar o grande potencial significativo de aprendizado, sendo uma ferramenta importante para o ensino da Astronomia no estado de Pernambuco. Além disso, este trabalho tem o objetivo de servir como material de apoio para que instituições públicas e privadas (sejam elas de ensino e/ou divulgação científica) possam construir o seu próprio Planetário, despertando cada vez mais o interesse e fascínio de diversas pessoas por essa área da ciência.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A Unidade Acadêmica de Garanhuns no Ano Internacional da Astronomia - 2009
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, Administração, 2009) Araujo, Alberto Einstein Pereira de
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aproveitamento dos resíduos da mariscagem e pesca artesanal
    (EDUFRPE, 2022) Silva, Thamires Maria Brito da; Nascimento, Ariane Maria do; Guilherme, Betânia Cristina; Silva, Flávia Carolina Lins da; Cidreira Neto, Ivo Raposo Gonçalves; Cruz, Renata Carolina Maria da; Morais, Risoneide Nunes de; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; Costa, Weruska de Melo
    Esta cartilha é um dos instrumentos de divulgação científica produzidos durante o desenvolvimento do projeto de extensão, intitulado de “Perspectivas de educação ambiental com mulheres marisqueiras”, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O projeto tem como seu foco primordial o uso do conhecimento tradicional de comunidade extrativista, associado ao conhecimento científico, em busca de auxiliar no manejo e gestão dos recursos providos da pesca artesanal, com enfoque na mariscagem. Nesta cartilha iremos conhecer mais sobre a pesca artesanal e abordaremos caminhos para o uso sustentável dos resíduos oriundos da mariscagem. Vamos conhecer maneiras de processar esses resíduos, como alternativa de sustentabilidade econômica, social e ambiental.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Astronomia e Física : contribuições de um clube de Astronomia Amadora atuando dentro e fora da escola
    (2023-12-12) Donato, Felipe José Virgínio; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352
    Este trabalho propôs investigar as contribuições de um clube de Astronomia Amadora, localizado no município de Surubim, no estado de Pernambuco. O Clube atua dentro e fora de escolas públicas e privadas, e desenvolve atividades em espaços públicos, como praças e no centro cultural do município, atendendo ao público em geral. As atividades, teóricas e práticas, contemplam temas envolvendo conceitos de Astronomia e Física, com a finalidade de contribuir na construção de conhecimentos científicos; promover a divulgação científica e despertar o interesse de jovens pela ciência. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes e um grupo de representantes do público geral, com o objetivo de analisar se a atuação do Clube impacta positivamente na construção de conhecimentos de Astronomia e Física, contribuindo para alfabetização científica. A metodologia teve uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, elaborados através da ferramenta Google Forms e impressos, que abordaram questionamentos específicos, de acordo com os sujeitos de pesquisa, os quais revelaram como o Clube conseguiu atuar positivamente. Os estudantes afirmaram que a atuação do Clube na escola ajudou a esclarecer conceitos da Física, tais como: Mecânica, Energia, Gravitação Universal, Fenômenos Ondulatórios, Cosmologia, entre outros. Observou-se que os propósitos promovidos pelo Clube de Astronomia Amadora foram revelados nos resultados, demonstrando impacto positivo nos envolvidos. Percebeu-se também que as ações do Clube contribuem de forma significativa para a educação científica e conhecimentos de Astronomia e Física.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aves da minha escola - construção didática e popularização da ciência
    (2022-05-26) Soares, Alesson Antonio Silva; Santos, Ednilza Maranhão dos; Silva, Victor Leandro; http://lattes.cnpq.br/1213486663331528; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/6231138626861559
    A Escola Engenho Jardim fica no município de Moreno-PE, caracterizada por se localizar na zona rural da cidade com a presença de fragmentos florestais e monocultivos de cana-de-açúcar, onde foi realizada uma investigação sobre a avifauna local, em relação à sua riqueza e status de conservação. Primeiramente utilizando como base a lista comentada da Comitê brasileiro de registros ornitológicos (CBRO), Lista de aves de Pernambuco e o Levantamento preliminar da avifauna no município de Moreno–Pernambuco, e posteriormente realizado um levantamento em campo das aves que residem e vistam a Escola Municipal Engenho Jardim, localizada dentro de unidade de conservação. Em seguida foi realizada uma ação com pauta na educação ambiental e divulgação científica para os estudantes que compõem a escola, como forma de devolução das informações levantadas e contribuição para o ensino local, nesse processo foi construído o Guia “Aves da minha escola: Guia das aves da escola Engenho Jardim”. A coleta ocorreu nos meses de Março e Abril de 2022 através de observações e posteriormente realizado uma ação educativa no dia 29 de Abril de 2022. A atividade educativa teve como público alvo cerca de 150 estudantes do ensino fundamental com turmas do primeiro ao nono ano, e foram utilizados instrumentos como Banner, dinâmicas de grupo e composição de música, onde houve apresentação da avifauna local, troca de saberes e bastante entusiasmo dos estudantes. O levantamento apresentou um total de 58 espécies, distribuídas em 16 ordens e 30 famílias, onde todas apresentaram estado de conservação pouco preocupante. O guia foi composto de conteúdos apresentando a ornitologia, a classe das aves, as aves registradas, lendas e a música composta, todas as informações foram passadas usando linguagem simples, entretanto atendendo qualquer público, do infantil ao adulto.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Criando equipes de robótica
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Unidade Acadêmica de Garanhuns., 2011) Araujo, Alberto Einstein Pereira de
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento do aplicativo Endocanabinóide: a importância da divulgação científica da Cannabis medicinal em mídias digitais
    (2021-12-10) Silva, Adrielly Ferreira das Neves; Souza, Paulo Roberto Eleutério de; http://lattes.cnpq.br/1971832245117283; http://lattes.cnpq.br/2123961681874042
    A ciência e tecnologia são indispensáveis para o desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade, e para compreender a complexidade do mundo através da educação científica aos cidadãos para que reconheçam a ciência como parte integrante da sua cultura. Neste contexto, a internet e suas plataformas digitais funcionam como potencializadores para a acessibilidade às informações científicas e tecnológicas. Atualmente, uma série de informações sobre o uso medicinal da Cannabis sativa L. estão sendo veiculadas nos mais diversos meios midiáticos, porém, nem sempre essas informações têm embasamento científico. A maior parte da sociedade desconhece sobre as implicações dessa planta no tratamento de diversas patologias, principalmente no tratamento de doenças neurodegenerativas. O objetivo do presente projeto foi a criação de um aplicativo de celular, o Endocanabinóide, com informações científicas, adotando estratégias de comunicação em linguagem simples e acessível. Para criação do aplicativo foi utilizado o site fabApp. A revisão da literatura fundamentou-se em pesquisas de publicações científicas utilizando as plataformas de pesquisa acadêmica Google, Scielo e NCBI, no período entre 2006 e 2021. A plataforma Canva foi utilizada para criação de materiais didáticos, como imagens, conteúdos visuais e logomarca do aplicativo. Desta forma, o desenvolvimento deste aplicativo possibilitou informar cientificamente as pessoas sobre o uso medicinal da Cannabis sativa L., e as Leis que regem o cultivo e utilização medicinal da planta, e vem contribuindo na melhoria da qualidade de vida de pessoas que sofrem de doenças que podem ser tratadas com o princípio ativo desta planta.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Divulgação cientifica através do Instagram: uma aplicação no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ensino de Química
    (2024-03-04) Silva, Isabelly Laís Batista da; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/6953309899704712
    Diante da rápida evolução das linguagens e as formas de comunicação a sociedade tem passado por diferentes transformações. Essas transformações tem impactado a sociedade, principalmente por meio das redes sociais. Dentre as redes sociais, o Instagram é uma das redes que mais crescem atualmente, alçando ainda mais usuários diariamente, atingindo todos os públicos, indo do jovem ao idoso. Relacionar essa rede social com a Ciência pode ser um recurso facilitador para compreensão da Química, visto que muitos estudantes se interessam, mas poucos de fato conseguem compreender. Por outro lado, a Divulgação Cientifica vem com intuito de aproximar esses dois mundos, tecnologia e ciência, disponibilizando uma visão e linguagem mais clara dos textos científicos para que muitos possam compreender a Ciência de forma mais simples e possibilitando acesso para os que não a possuem. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise sobre como páginas do Instagram, que fazem divulgação cientifica, podem auxiliar no processo de aprendizagem de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é uma modalidade que faz parte da educação básica e é oferecida para jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino regular em tempo hábil. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva na forma de estudo de campo, sendo abordada em uma perspectiva qualitativa, realizada em três etapas (Roda de conversa sobre o que os estudantes entendiam por divulgação científica; Levantamento de perfis dentro do Instagram que fazem divulgação científica; Questionário avaliativo). A pesquisa foi aplicada para estudantes do 3° ano do ensino médio da EJA, de uma escola pública estadual, localizada no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. A coleta de dados ocorreu através de gravações de áudio e de um questionário. Os resultados mostram que os estudantes da EJA possuem dificuldades significativas quando se trata de Química e Ciência como um todo, onde alguns não conseguiram relacionar os textos científicos com conteúdos ou exemplos do cotidiano, embora outros estudantes tenham sido coerentes em suas respostas. Quanto às respostas do questionário, que relacionava as postagens com o aprendizado, notou-se ainda a dificuldade de enxergar uma DC no Instagram por parte dos estudantes, porém houve respostas satisfatórias que mostravam o potencial uso da plataforma para realizar DC e auxiliar na aprendizagem da Química.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Exoplaneta: um texto paradidático para divulgação científica utilizando a linguagem popular nordestina
    (2022-06-16) Silva, Raguiara Primo da; Silva, Sidney Marinho da; Silva, José Ronaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3714905065293466; http://lattes.cnpq.br/0241880242719794; http://lattes.cnpq.br/7093318042940796
    Desde os primórdios da humanidade o homem se pergunta da possibilidade de vida extraterrenas e do funcionamento do universo. O surgimento de novos telescópios e o avanço tecnológico geram interesse da população por exoplanetas, planetas que não estão em nosso Sistema Solar e a antiga possibilidade de vida em algum deles. A grande dificuldade dos educadores e cientistas atualmente é transpor a barreira da academia para levar o conhecimento científico de maneira simplificada a estudantes de ensino fundamental e médio, bem como para a população em geral. Com o intuito da popularização da ciência, este trabalho tem como objetivo a confecção de um ebook, em formato de romance, que conta a história de Toin, um rapaz de seus 18 anos, que percorre o nordeste brasileiro para saber se realmente existe vida em outros planetas. Toin, como é chamado Antônio por amigos e familiares, percorre três estados nordestinos e vive aventuras surpreendentes em busca de respostas para seus questionamentos existenciais. Toin conhece a fundo instituições públicas esquecidas por boa parte da população brasileira. A metodologia utilizada foi organizar hierarquicamente os conceitos científicos sob um mapa mental, para transpor conhecimentos científicos sobre exoplanetas em uma história contada. Foi realizado uma ficha para cada personagem e um roteiro posteriormente. A história envolve personagens comuns ao cenários das cidades nordestinas, com isso foi realizada uma ficha com dados de todos os personagens do romance, A história de Toin utiliza um linguajar regional nordestino, para chegar de forma fácil a todos os públicos. Com este produto didático se espera contribuir para a popularização da astronomia e transpor as barreiras da academia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    MicroMundo: revelando a microbiologia do solo
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns; Administração, 2011) Sobral, Júlia Kuklinsky
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O plâncton como ferramenta de difusão científica e ambiental - uma breve revisão
    (2023-04-28) Santos, Sofia Moura; Melo Júnior, Mauro de; http://lattes.cnpq.br/6735233221650148; http://lattes.cnpq.br/2854114554272022
    O plâncton corresponde a um grupo de organismos que são carreados pelas correntes, e tem muita importância na produção primária da cadeia alimentar, manutenção do ecossistema marinho, além de bioindicação do ambiente em que está inserido. Mesmo assim, são poucas as pessoas que possuem essa noção sobre essa parcela de seres vivos dos ecossistemas aquáticos. Dentro desse contexto, surge a necessidade de se levantar a respeito de como o plâncton é utilizado como ferramenta de difusão científica e educação ambiental. Dessa forma, o trabalho objetiva explorar e sintetizar o uso do plâncton como ferramenta de difusão científica e educação ambiental, sobretudo do Brasil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com diferentes combinações de palavras nas bases Google Acadêmico, Scielo e Science Direct. Depois de analisados os títulos e resumos, os dados foram passados nos métodos de exclusão e seleção. Ao todo, foram levantados 28 trabalhos relacionando o Plâncton - sendo 15 encontrados em âmbito nacional, enquanto que 13 são estrangeiros - como ferramenta de Difusão Científica e/ou Educação Ambiental. Analisando os resultados, foi visto que é necessário impulsionar a publicação nacional, considerando que existe uma deficiência em literatura publicada em veículos científicos. Boa parte dos estudos (25%) aborda o plâncton e sua teoria, de forma mais sintetizada, e em segundo lugar temos o plâncton sendo utilizado como fonte para mensurar a qualidade da água (21,4%). Ainda tiveram manifestações do plâncton sendo abordado como principal produtor de oxigênio, e sua importância no ambiente estuarino. Dentre as ferramentas adotadas pelos cientistas, observa-se o uso de aulas expositivas para os artigos nacionais e internacionais (>46%). Conclui-se que é necessário que métodos e experiências para o estímulo à educação ambiental do Plâncton sejam cada vez mais difundidos e discutidos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão