Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Economia da educação"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desempenho médio das Gerências Regionais da Educação em Pernambuco: uma análise de aglomerado do ensino médio
    (2022-06-03) Santos, Paula Tárcimam Gomes; Soares, Ana Paula Amazonas; http://lattes.cnpq.br/0216127558312955; http://lattes.cnpq.br/6790001160720461
    O presente trabalho é de carácter exploratório, apresentando uma análise do desempenho das Gerências Regionais da Educação -GRE1, dos municípios do Estado de Pernambuco. Com a hipótese que o bom desempenho dos alunos das GREs do ensino médio em 2019 do estado de Pernambuco, pode contribuir com o desempenho econômico regional. E as GREs localizados espacialmente mais próximas umas das outras, podem refletir desempenhos mais semelhantes. O objetivo é verificar o desempenho dos alunos do Ensino Médio de todos os municípios do estado através dos dados disponibilizados pelo SAEB2 de 2019, atrelado às características das escolas, diretores, professores e socioeconômicas do aluno. Diante disso, há o intuito de identificar grupos, que apresentem características similares. Com esse propósito utilizou-se da técnica de análise de agrupamento. Em virtude da metodologia hierárquica de agrupamento, onde se considerou a distância de Ward (mínima variação das diferenças), foram realizadas no Software Rstudio3 e analisando a dinâmica da formação dos clusters (ou grupos). A técnica possibilitou visualizar com precisão, através das variáveis manipuladas, os desempenhos das GRE e conhecer o perfil do aluno modal do ano de 2019. Os resultados apontando que as GRE de melhor desempenho, com média maior em Língua Portuguesa e Matemática, acima da média do Estado, estão localizadas no Sertão de Pernambuco. E o perfil mais presente de estudante do ensino médio, declaram: de cor parda, moram com os pais e irmãos, residem em áreas urbanas, fácil acesso a escola, estudam em escolas estaduais e tem a participação dos pais em sua vida escolar.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Política pública educacional e SAEB 2019: análises de agrupamento por microrregiões de Pernambuco
    (2022-06-03) Santos, Kleybson Rodrigo Martins; Soares, Ana Paula Amazonas; http://lattes.cnpq.br/0216127558312955; http://lattes.cnpq.br/7919130450780875
    A educação é vista não só pelo senso comum, mas também pela teoria econômica como um dos fatores principais de impulsionamento do desenvolvimento. Neste contexto, o presente trabalho, que possui caráter exploratório, tem como objetivo investigar questões socioeconômicas são capazes de influenciar no desempenho de estudantes no estado de Pernambuco. Para isso, utilizou-se como base os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, totalizando 76.596 alunos após tratamento, adicionando variáveis socioeconômicas, com as quais foram executadas análises de agrupamento por três métodos multivariados (hierárquico, K-means e PAM), no software estatístico R. Os resultados dos testes de médias apontaram uma heterogeneidade no desempenho do estudante e, posteriormente, foi encontrada uma suscetibilidade a transbordamento de políticas entre conjuntos de microrregiões próximas. Este trabalho também se debruça sobre o Plano Estadual de Educação de 2015-2025, elucidando seu conteúdo, metas e estratégias, a fim de contextualizar a análise exploratória.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão