Navegando por Assunto "Educação em saúde"
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Item A Prática da Extensão para o Treinamento dos ordenhadores para o Diagnóstico, Controle e Prevenção das Mastites em Vacas Leiteiras no Município de Lagoa do Ouro - PE(Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Pinheiro Junior, José WiltonItem Educação em saúde para prevenção das doenças tropicais negligenciadas causadas por parasitos, no contexto da saúde única(2022-06-03) Silva, Bárbara Cristine dos Santos; Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373; http://lattes.cnpq.br/3799650346827557As Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) são problemas de saúde pública mundial, doenças endêmicas em países tropicais em desenvolvimento, afetando a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e não recebem atenção necessária por parte dos governantes. Para o controle dessas doenças, é necessária a implementação de políticas públicas, programas e planos de saúde eficazes e educação em saúde, que possibilitem a transformação do indivíduo para que ele possa proporcionar a mudança de sua realidade, principalmente quando se faz o uso de material de apoio e da ludicidade. A abordagem da Saúde Única integra estratégias a partir da visão indissociável entre a saúde humana, animal, vegetal e ecossistêmica. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi produzir material educativo e avaliar sua efetividade para a promoção da saúde acerca das DTN parasitárias que ocorrem em Pernambuco, utilizando a abordagem da Saúde Única. Para isso, foram realizadas ações educativas com material didático lúdico em duas escolas estaduais, localizadas no município de Recife. Para coleta de dados, foi usado um questionário composto por perguntas objetivas e discursivas, antes e depois da ação. Participaram da pesquisa 95 alunos. Em todas as perguntas acerca das DTN e a Saúde Única, foi observado um aumento do conhecimento sobre a temática, com resultados estatisticamente significativos (p≤ 0,05), atestando a eficácia do material e metodologia utilizados. Com isso, conclui-se que a ação educativa foi satisfatória e efetiva para a obtenção do conhecimento acerca das DTN no contexto da Saúde Única, e expressa a importância da realização de ações educativas estratégicas de promoção da saúde.Item Educação em saúde para prevenção das Infecções de Transmissão Hídrica e Alimentar causadas por parasitos com ênfase na Saúde Única(2022-06-03) Silva, Andreza Jocely da; Oliveira, Jaqueline Bianque de; http://lattes.cnpq.br/2856383385211373; http://lattes.cnpq.br/3986248628167640As Infecções de Transmissão Hídrica e Alimentar (ITHA) atingem, sobretudo, pessoas socioeconomicamente vulneráveis em países em desenvolvimento, sendo as crianças as mais acometidas. As ITHA interferem no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, podendo inclusive levá-las à morte. Abordagens no contexto da Saúde Única são importantes no gerenciamento e controle dessas infecções. Ações de educação em saúde se constituem emestratégias importantes para o controle de doenças, possibilitando mudanças de hábitos que são capazes de contribuir para melhoria na qualidade de vida, sendo o ambiente escolar um espaço conveniente para a promoção, prevenção e educação em saúde. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi realizar atividades, produzir material didático e avaliar sua efetividade para a promoção da saúde acerca das ITHA, utilizando a abordagem Saúde Única, em duas escolas municipais da cidade do Recife, Pernambuco. As ações educativas foram realizadas com alunos do 8º e 9º ano e aconteceram em três momentos: (1) aplicação de um questionário antes das ações educativas, para verificação dos conhecimentos/saberes que eles já tinham sobre a temática; (2) realização das atividades educativas que consistiram de apresentação de vídeo, leitura e entrega de literatura de cordel, jogo de bingo e de tabuleiro humano; (3) aplicação do mesmo questionário após as atividades educativas para verificação dos conhecimentos aprendidos. Em total, participaram do estudo 86 alunos. Na primeira avaliação, 40,2% disseram não conhecer as ITHA; 83,7% informaram não ter ciência de como se dá a transmissão; 82,6% não sabiam as formas de prevenção; 100% não sabiam o que era Saúde Única e 100% não sabiam a relação entre a Saúde Única e as ITHA. Já na segunda avaliação, 100% passaram a conhecer todas as ITHA mencionadas; 81,4% e 83,7% afirmaram ter ciência de como se transmite e se previne as ITHA, respectivamente; 66,3% passaram a entender o conceito de Saúde Única e 24,4% disseram entender a relação entre a Saúde Única e as ITHA. A análise estatística mostrou (p ≤ 0,05) que as ações educativas e o material didático utilizados contribuíram na aprendizagem dos alunos sobre a temática abordada, demonstrando que uma metodologia mais ativa é bastante eficaz para a apreensão e fixação de informações. Os resultados também denotam a importância de as escolas implementarem temas relacionados com a Saúde Única no currículo, pois quanto mais cedo se aprende sobre seu lugar no meio ambiente, mais consciência sobre os impactos causados se tem.Item Hemopalestras escolares(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Administração, 2009) Vulcani, Valcinir Aloisio ScallaItem Relevância do conhecimento das estratégias educacionais para a humanização na área da saúde(2021) Silva Junior, José Jaidelson da; Silva, Sandra Nunes da; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710A educação, é na verdade indispensável a qualquer título ou setor, que justifique compromisso, empenho e progresso, confirmando a importância de abordar esse tema, fazendo essa abordagem da educação na saúde. Abre-se muitas possibilidades que vão além da educação em saúde, possibilidades da introdução da pedagogia no setor hospitalar, nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde), nas gestões de saúde e dentro dos grupos multiprofissionais que compostos na saúde como NASF(Núcleo de Apoio ao Saúde na Família), PSF ( Programa Saúde da Família), CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial), no SAD (Saúde Assistencial Domiciliar) entre outros programas que compõem a saúde básica. Levando em consideração as circunstâncias e sua significativa contribuição nas áreas, se vê a necessidade de trabalhos realizados nessa perspectiva onde os pedagogos possam contribuir em melhorias. Com o intuito de descrever e relacionar as respectivas áreas, e como podem estar relacionadas de maneira produtiva, com o objetivo de evidenciar ferramentas/ tecnologias que podem complementar a presente situação. Apontando as relevâncias que englobam as contribuições da educação para uma melhora a humanização na área da saúde, que pode transformar ações e vida, tanto dos profissionais quanto dos clientes usuários dos serviços, no setor público ou privado, pois as mudanças metodológicas contribuirão para o crescimento social, entendendo que a educação é transformadora e indissolúvel.Item Revisão de literatura: a educação em saúde na perspectiva da atenção primária e a defesa agropecuária estadual e suas estratégias para conscientização e prevenção da raiva urbana e rural(2024-07-18) Lima, Mayra Lorenna dos Santos; Brandespim, Daniel Friguglietti; Rolim, Maria Betânia de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/5676854885081836; http://lattes.cnpq.br/0279327020788151; http://lattes.cnpq.br/2489650786096123O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é a disciplina obrigatória do décimo primeiro período do curso de bacharelado em Medicina veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem por base a vivência prática de 420 horas, em determinada área do curso, cujo enfoque é tornar o discente apto a exercer sua função, mediante aquisição do título de Médico Veterinário. Neste sentido, o presente relatório tem como objetivo principal demonstrar as principais atividades exercidas pela discente Mayra Lorenna dos Santos Lima, sob orientação do professor Dr. Daniel Friguglietti Brandespim; co-orientação da professora Dra. Maria Betânia de Queiroz Rolim; Supervisão das médicas veterinárias Bianca Cardoso Peixinho e Glenda Mônica Luna de Holanda e co-supervisão dos Médicos Veterinários Marcus Antônio de Souza Medeiros e Roberto de Albuquerque Wanderley. Tem ainda como objetivo relatar a educação em saúde na interface entre a atenção primária e a defesa agropecuária estadual e suas estratégias para conscientização e prevenção da raiva urbana e rural. O ESO ocorreu no período de 01 de abril a 09 de julho de 2024, na equipe e-MULTI, Unidade Básica de Saúde Camará, Camaragibe - PE e na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO), Recife - PE. O estágio permitiu perceber a importância do médico veterinário dentro da Saúde Pública com a utilização da educação em saúde como ferramenta de monitorização e controle de doenças como as zoonoses, ajudando a prevenir surtos, manter o bem estar animal e contribuir para a saúde dos seres humanos.
