Navegando por Assunto "Educação financeira"
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Item A educação do/a consumidor/a e o exercício da cidadania: o papel da escola para a prática do consumo consciente e a prevenção do endividamento familiar(2025-03-20) Cardoso, Thiago Marques; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/0797780076842894Este estudo busca discutir a educação do consumidor no ensino fundamental e o exercício da cidadania. O objetivo central é compreender de que maneira a introdução de temas relacionados ao consumo consciente e responsável no ambiente escolar pode contribuir no comportamento das crianças, exercício da cidadania e redução do endividamento. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo por meio de revisão bibliográfica sobre educação do consumidor. Os resultados esperados incluem a identificação de uma relação positiva entre a educação do consumidor no ensino fundamental e a adoção de hábitos de consumo mais conscientes pelas famílias. Além disso, a pesquisa pretende explorar a influência das crianças na dinâmica familiar de consumo, identificando como os conhecimentos adquiridos na escola podem impactar as decisões financeiras e os níveis de endividamento familiar. Espera-se que a educação do consumidor, quando inserida de forma eficaz no currículo escolar, possa desempenhar um papel crucial na promoção de práticas de consumo mais responsáveis na melhoria da qualidade de vida das famílias, redução do endividamento e contribuindo para uma sociedade mais consciente e cidadã.Item A metodologia DSOP de educação financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental(2019-12-12) Pessoa, Juliany Ricardo Lopes; Nascimento, Ross Alves do; http://lattes.cnpq.br/5067582449651215; http://lattes.cnpq.br/3808993670250484Este trabalho apresenta uma análise da metodologia DSOP sobre Educação Financeira no 3º e 4º ano do ensino fundamental. Buscamos observar como se desenvolve essa proposta didática no material comercializado pela editora DSOP na cidade do Recife. No estudo analisamos a visão de duas professoras e de um grupo de 10 alunos sobre o material. Esse processo foi trabalhado no sentido de validar um olhar crítico do material e observar como se comportam os alunos a partir de questionamentos sobre fatos apontados no seu cotidiano que estão relacionados à educação financeira, com base num consumo consciente, que se busca para evitar o desperdício. Utilizamos como base teórica alguns estudos já discutidos na literatura e os livros didáticos utilizados na metodologia DSOP pela editora. O trabalho é uma pesquisa de TCC que foi concretizada a partir do desejo de conhecer o tema e analisar como está sendo trabalhada essa prática nas escolas do ensino fundamental. A experiência foi realizada numa escola da rede particular. Os resultados apontam para uma descrição do processo de ensino da educação financeira no material didático explorado, permitiu analisar a importância da educação financeira como requisito para a formação crítica das crianças e o fato de como perceber questões do cotidiano que envolve tal saber na vida das crianças e ainda, se tal proposta orienta para questões sociais e de valores na perspectiva de um futuro saudável, consumo consciente e formação cidadã.Item Acesso ao crédito e inadimplência de jovens universitários: o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2022-05-19) Rodrigues, Anderson Emanoel dos Santos; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/0264838490818388Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre o acesso ao crédito, superendividamento e inadimplência de jovens universitários da Universidade Federal Rural de Pernambuco, mais especificamente verificar se a facilidade no acesso ao crédito foi implementada após ingressarem no ensino superior; bem como identificar se os jovens universitários tiveram acesso à educação financeira. Para este fim, realizou-se pesquisa descritiva, a partir da coleta de dados primários e secundários. O corpus da pesquisa foi constituído pela revisão bibliográfica de documentos, artigos e livros sobre os temas mencionados, bem como aplicação de formulário google para coleta de dados a respeito do grupo respondente. Os resultados mostraram que o acesso ao crédito depende de outros fatores para influenciar a inadimplência, que os jovens do grupo respondente perceberam facilidade no acesso ao crédito a partir do ingresso na universidade e a maioria não teve acesso à educação financeira.Item Análise comparativa dos principais programas de educação financeira do Brasil(2022-10-10) Lopes, Alexandre Domingos; Pontes, Tricia Thaíse e Silva; http://lattes.cnpq.br/0497598665441136; http://lattes.cnpq.br/2143914453783992O presente estudo visa comparar os principais programas que propõem a implementação da educação financeira nas escolas públicas do Brasil. Para sso, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e método de análise de conteúdo, conforme definido por Bardin (2016). A análise foi realizada a partir dos dados e informações coletadas nos sites e documentos referentes ao programa Aprender Valor (2019) e ao programa Educação Financeira na Escola (2021). Os programas dependem inicialmente da disseminação por parte dos idealizadores, posteriormente da adesão das instituições de ensino, com o foco exclusivo nos professores, sendo eles as peças fundamentais para levar a educação financeira aos alunos. Uma lacuna encontrada nos programas é a deficiência na disseminação, é necessária uma mudança nas definições para que a implementação da educação financeira ocorra de uma forma mais eficaz, atingindo o público-alvo. Os coordenadores da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), junto aos órgãos competentes, precisam rever o método para aplicar essa política pública com qualidade, priorizando a divulgação e realizando as ações de forma mais unificada para que a educação financeira chegue aos alunos de forma mais ampla e as mudanças no comportamento relacionado ao dinheiro possam ser percebidas em um futuro próximo.Item Atenção e persuasão, as armas da comunicação dos youtubers de finanças(2021-07-22) Soares, Bruno Alecsander Maia; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377Este trabalho tem a proposta de analisar o grau de sofisticação na comunicação sob a ótica da Economia Comportamental, quanto aos níveis de persuasão e captura da atenção através da formação de hábitos, empregada pelos dois maiores canais de finanças pessoais e investimentos do YouTube no Brasil. A metodologia utilizada neste trabalho foi a Análise de Conteúdo, através de uma abordagem qualitativa. Foram analisados os três vídeos dos canais O Primo Rico e Me Poupe!, Que apresentaram uma maior quantidade de visualizações nos últimos seis meses. Dessa forma, foi possível concluir que os produtores utilizam estrategicamente as técnicas de persuasão e captura de atenção, apontando para uma necessidade de uma filtragem mais cautelosa e racional por parte dos consumidores na busca por instrução financeira via vídeos na internet.Item Consumidores/as endividados/as e a cidadania financeira: os dilemas consumeristas dos/as usuários/as do Proendividados(2020-10-10) Barros, Naylline Hills de Albuquerque; Albuquerque, Hortência Cruz de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/1375627667531678A oferta de crédito à população brasileira teve um crescimento expressivo nos últimos anos. No entanto, o contexto em que se deu essa inclusão no mercado financeiro, trouxe consigo taxas alarmantes de endividamento familiar. Tal problemática despertou o interesse na promoção de ações que visem sua prevenção, bem como a melhoria do relacionamento dos indivíduos com as finanças. Uma das instituições que abarcou a proposta foi o Banco Central do Brasil, objetivando difundir a cidadania financeira, um conceito discutido recentemente, que se refere ao exercício dos direitos e deveres dos indivíduos no que diz respeito à vida financeira. A cidadania financeira é respaldada por um contexto de inclusão e educação financeira, proteção do/a consumidor/a, e participação no diálogo com o Sistema Financeiro Nacional. Nesse sentido, a experiência vivenciada como estudante voluntária, no Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados (PROENDIVIDADOS) norteou a consecução deste trabalho, que teve como objetivos propostos: analisar a cidadania financeira no cotidiano de consumidores/as endividados/as e, especificamente, caracterizar o perfil dos/as usuários/as do PROENDIVIDADOS, identificar os principais problemas apresentados pelos consumidores/as e avaliar o exercício da cidadania financeira a partir das experiências dos/as usuários/as do PROENDIVIDADOS. O percurso metodológico adotado pautou-se na abordagem qualitativa, tendo a observação participante como instrumento de coleta de dados. Os resultados mostram que os/as consumidores/as atendidos no PROENDIVIDADOS, em sua maioria são aposentados e que vêm exercendo a cidadania financeira de forma precária, em razão principalmente pelo modo em que estão incluídos financeiramente, sem o acesso devido à educação financeira e fragilizados em sua proteção. Contudo, esses fatores evidenciam a urgência de ações que ampliem o acesso à cidadania financeira, em seu mais amplo sentido, um trabalho a ser realizado de forma contínua e sistemática, por meio da cooperação de distintas instâncias, sejam elas públicas e privadas, com a devida responsabilidade do Estado.Item Crédito, endividamento e inadimplência no Brasil: uma análise para o período de 2013 a 2023(2023-09-11) Lima, Renato Oliveira Lopes de; Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9795791528582607; http://lattes.cnpq.br/7185808287510736Esta monografia teve como objetivo analisar a evolução do crédito, endividamento e inadimplência no Brasil entre 2013 e 2023, e destacar os benefícios da educação financeira. Para atingir esse objetivo, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e dados secundários obtidos da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). A revisão da literatura mostra que houve uma expansão de crédito nesse período, estimulando o consumo das famílias brasileiras. Esse aumento do consumo, resultou em um endividamento excessivo. Os dados mostraram que o nível de endividamento das famílias cresceu nesse período, atingindo um percentual recorde em 2022. A pesquisa também mostrou que as famílias mais atingidas pela inadimplência são as de menores rendas e as de baixo nível educacional. Além disso, os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), mostraram que o Brasil teve o pior desempenho entre os países participantes, no qual 53% dos alunos brasileiros ficaram abaixo do nível mínimo de conhecimentos financeiros. A educação financeira é o processo de aprender e desenvolver habilidades para lidar com o dinheiro de forma inteligente e responsável e gerenciar investimentos, empréstimos e financiamentos. Sendo assim, a falta da educação financeira no Brasil impacta diretamente no descontrole das dívidas das famílias brasileiras. Portanto, a educação financeira é uma importante ferramenta para que as pessoas adquiram habilidades financeiras e gerenciem de forma eficaz as suas finanças, resultando em uma redução no endividamento excessivo e na inadimplência.Item Endividamento entre jovens universitários: insights sobre educação financeira na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)(2020-10-20) Silva, Otoniel Galdino da; Albuquerque, Hortência Cruz de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/4888246035519447Com a crescente globalização o significado do consumo tem tomado proporções ainda maiores, alcançando todos os grupos sociais. Os mais suscetíveis ao apelo da publicidade são crianças e jovens, muitos deles em fase escolar e outros ingressando no ensino superior, mas, nem sempre educados financeiramente. Esta pesquisa teve por objetivo investigar sobre o endividamento entre os jovens universitários da UFRPE e as formas de acesso à educação financeira. O trabalho foi desenvolvido por uma metodologia conduzida através de uma pesquisa quali-quantitativa por meio de um levantamento realizado entre os jovens de diversos cursos da Instituição de Ensino Superior durante o mês de agosto de 2020, onde os dados foram coletados através de um questionário eletrônico aplicado a um grupo de respondentes composto por 81 estudantes matriculados. Para atender o objetivo geral, foram utilizadas diversas variáveis para a análise como o perfil socioeconômico, as experiências com educação financeira antes e depois de ingressarem no ensino superior, o perfil de consumo, os comportamentos em relação às finanças, entre outros. Como resultados, a pesquisa identificou que apesar da pandemia do COVID-19, verifica-se que os jovens universitários da UFRPE não são muito propensos ao endividamento, ou pelo menos na percepção deles, a maioria não se considera endividados. Dos que se consideram endividados e também superendividados (27,2% e 11,1%, respectivamente), o tipo de dívida mais comum é o cartão de crédito (51,9%). Percebeu-se de forma geral que os estudantes consideram importante a UFRPE dispor de cursos e palestras sobre educação financeira, como formas de acesso ao conhecimento.Item O papel da educação financeira para a juventude: estratégias de construção de uma relação saudável com o dinheiro(2023-09-15) Souza, Thayná Valesca Ramos de; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422; http://lattes.cnpq.br/2071420323826118O trabalho tem por objetivo apresentar o papel da educação financeira para a juventude a partir de um programa de formação para estudantes do Ensino Médio como estratégia de contribuir para uma relação saudável com o dinheiro. O método utilizado na pesquisa foi o qualitativo e exploratório. Para coleta de dados e informações foi usado a pesquisa bibliográfica. Nas pesquisas realizadas, percebeu-se que o endividamento dos jovens no Brasil está aumentando e que a educação financeira pode auxiliar na diminuição desse indicador. Além disso, a partir da avaliação do projeto piloto sobre educação financeira para jovens do Ensino Médio, apresentou resultados relativamente melhores quando comparados com os grupos de controle. Concluiu-se, com os resultados da pesquisa, que a educação financeira é um tema de grande relevância para os alunos do ensino médio, sendo indispensável na formação de jovens conscientes de tudo que envolve o sistema financeiro. Portanto, constata-se que a Educação Financeira ensinada aos jovens nas escolas, disponibiliza as informações necessárias, para que em um futuro breve os mesmos obtenham não somente lucidez e equilíbrio ao tratar o orçamento familiar, mas também conhecimentos que impliquem em sua independência financeira.Item O viés da disponibilidade nas decisões de investimento dos indivíduos(2024-03-04) Brito Neto, José Heleno de; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377A presente monografia investiga o viés da disponibilidade nas decisões de investimento dos indivíduos, visando compreender até que ponto e por quais meios a educação financeira pode mitigar os efeitos adversos dessas decisões. Inicialmente, resgatamos conceitos da economia comportamental e contextualizamos a situação da literacia financeira no Brasil. Através de uma pesquisa bibliográfica, buscamos entender o papel do viés da disponibilidade nas decisões de investimento, analisando estudos de caso e pesquisas que abordam sua influência em diferentes contextos econômicos. Utilizando método analítico-dedutivo, exploramos as estratégias e técnicas que podem ser empregadas para minimizar o impacto negativo desse viés, visando melhorar a tomada de decisão financeira. A coleta e seleção de dados envolveram uma revisão sistemática de fontes acadêmicas, priorizando artigos em português entre 2018 e 2023. Foram selecionados 06 artigos, com foco em estudos de caso brasileiros. Os estudos analisados revelam que o viés da disponibilidade exerce uma influência significativa nas decisões de investimento dos indivíduos, especialmente entre os mais jovens e menos experientes. A informação sobre a valorização recente de ativos financeiros, amplamente divulgada em plataformas de mídia social e impactadas por influenciadores digitais, demonstrou ser um fator determinante na escolha de investimentos. A falta de compreensão dos riscos associados e a tendência de buscar ativos alternativos também foram destacadas como preocupações importantes.Item Recortes de uma formação em processo: a produção de conhecimento no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE(2019) Alves, José Antônio Beserra; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845Este trabalho apresenta trabalhos produzidos e apresentados pelo estudante no contexto de sua formação no Curso de Licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE.Item Relato de experiência de estágio no Procon Estadual de Pernambuco: a vulnerabilidade dos consumidores endividados através do uso do cartão de crédito(2020-11-09) Silva, Deiseane Ferreira da; Albuquerque, Hortência Cruz de; Melo, Juliana Cristina das Chagas de; http://lattes.cnpq.br/2650006090499628; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/7601308386277941O presente trabalho tem por finalidade analisar a vulnerabilidade em que os consumidores endividados se encontram devido ao uso do cartão de crédito, assim como os motivos que levaram os mesmos a procurar por auxílio no Procon Estadual de Pernambuco, localizado no centro do Recife. Inicialmente será demonstrado um pouco sobre o cartão de crédito, como o mesmo surgiu na sociedade, as consequências causadas pelo seu uso, assim como um breve histórico sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de ilustrar os métodos como o órgão trabalha no setor de atendimento ao consumidor para uma melhor compreensão dos dados obtidos. A partir das queixas dos consumidores durante o atendimento, observou-se a existência da falta de conhecimento em relação a termos considerados difíceis para a população, seja ele jurídico ou econômico, ao qual levou a perceber também a ausência de uma educação financeira. O presente relatório se configura como uma observação in loco e de caráter qualitativo. A partir das vivências presenciadas durante o estágio supervisionado no órgão, foi observada a necessidade de estudar a dimensão do problema ocasionado através dos relatos dos consumidores endividados. Ademais, vale ressaltar a importância que a Economia Doméstica possui em relação ao tema, ilustrando o aprendizado obtido a partir das demandas da sociedade.Item Vidas financeiras: a influência das heurísticas e vieses no comportamento para o superendividamento(2021-02-22) Silva, Genilda Karla Nobre da; Albuquerque, Hortência Cruz de; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/7054065410080769Entre os desdobramentos de determinados comportamentos de consumo, o superendividamento tem se apresentado como um dos principais dilemas dos brasileiros nestas duas primeiras décadas do século XXI. Logo, o objetivo geral deste trabalho foi compreender a vida financeira de consumidores/as que estão ou já estiveram em situação de superendividamento. Em relação aos procedimentos metodológicos, o presente trabalho possui caráter exploratório-descritivo de cunho qualitativo. Para a coleta de dados primários foi realizada observação in loco e a disponibilização de um formulário na plataforma do Google Forms. A partir do que se observou, podemos considerar que a escolaridade não é sinônimo de educação financeira; a renda, sua fonte e quantia, junto ao número de pessoas que coabitam, apesar de não serem fatores determinantes no superendividamento, podem auxiliar no agravamento tanto da situação de inadimplência como na qualidade de vida. Considera-se que este trabalho contribui para a criação de programas de prevenção ao superendividamento, proteção e educação do consumidor eficazes, com vistas a influenciar na saúde financeira e consequentemente na melhoria da qualidade de vida dos/as cidadãos/ãs.
