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Navegando por Assunto "Educação patrimonial"

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    Construindo pontes no tempo: estratégias para a implementação de uma educação patrimonial em Abreu e Lima
    (2024-09-12) Santos, Luíza Barbosa dos; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264; http://lattes.cnpq.br/0144840372433845
    Este artigo busca propor estratégias para a implementação de uma educação patrimonial em Abreu e Lima, utilizando a metodologia de revisão bibliográfica com base nas publicações do IPHAN. O projeto, denominado "Inventariar Abreu e Lima" surge da necessidade de valorizar e preservar a história do município, promovendo a articulação entre a comunidade e seu patrimônio. A educação patrimonial é vista como uma ferramenta essencial para enfrentar a problemática da falta de instituições que preservem a memória local e o desconhecimento da população sobre sua própria história. O artigo apresenta um panorama da evolução da Educação Patrimonial no Brasil, analisa a trajetória histórica de Abreu e Lima, desde sua formação colonial até sua emancipação como município. As estratégias propostas envolvem a participação de alunos, familiares e a comunidade em atividades de levantamento, coleta, análise de fontes e divulgação, com o objetivo de fortalecer a identidade cultural e o sentimento de pertencimento dos moradores. Enfrentando desafios como a necessidade de recursos e apoio institucional, sugere-se a utilização de recursos da Lei Aldir Blanc do município para viabilizar o projeto. Conclui-se que a Educação Patrimonial pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de várias esferas do município.
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    Entre a história e as ruínas: (re) visitando o passado noronhense (século XVIII)
    (2019-12-10) Silva, Ana Carolina Gama da; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/3024527091264728
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    Memorial da UFRPE: a divulgação da memória institucional através de ações educativas
    (2020-10-15) Oliveira, Karoline Mery de; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264; http://lattes.cnpq.br/4899888101948247
    Entendendo que o museu existe por e para estabelecer uma relação entre sua comunidade e objetos significativos de sua cultura, o presente estudo tem como objetivo compreender o papel social do Memorial da UFRPE como espaço que cumpra com essa dimensão dos museus. Para isso realizamos uma reflexão sobre as ações pedagógicas e jogos didáticos desenvolvidos pela equipe do Memorial. Para a pesquisa foi realizada a leitura dos referenciais teóricos relacionados aos campos da museologia e da História dos museus. Também buscamos conhecer os processos de constituição da UFRPE sua importância social para entender o sentido da construção de um memorial para uma universidade. E dessa forma, dialogando com a discussão sobre o Memorial da UFRPE, utilizamos teóricos ligados aos campos da Memória, Educação em Museus, ensino de História em Museus e Educação Patrimonial. A metodologia empregada também inclui a análise das fontes disponíveis no acervo do memorial e análise da execução dos jogos. Por fim, concluímos que os jogos didáticos utilizados não atuam isolados em si mesmo, mas buscam se fundamentar na pesquisa teórica e no acervo do Memorial da UFRPE. Eles fazem com que cada peça seja utilizada como referência e fonte de conhecimento sobre a história da universidade. Entendemos que a comunicação realizada dentro do Memorial corresponde a um processo educacional que estimula e facilita a interação entre a comunidade visitante e a equipe responsável pela manutenção do memorial, possibilitando a construção e a troca de conhecimentos.
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    Patrimônios contando histórias: do Istmo ao Pilar
    (2022-05-25) Morais, Maria Caroline Silva; Borges, Caroline; Nascimento, Ana Lúcia Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/0223016826925051; http://lattes.cnpq.br/5680555123049443; http://lattes.cnpq.br/4593601484688659
    Neste trabalho de conclusão de curso construímos uma guia de educação patrimonial baseando-nos nas atividades do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com seu trabalho arqueológico na Comunidade do Pilar, Recife-PE, onde foram encontrados materiais de grande relevância para história da cidade e do país. Buscamos elaborar um material de apoio para aos professores que os auxiliem na construção de um ensino reflexivo, crítico e autônomo, atendendo as demandas das políticas públicas de educação representadas pela Base Nacional Comum Curricular. Para isso, realizamos um estudo sobre a História da Educação do Brasil, delimitando como ponto de partida a Constituição e 1988 até a elaboração da Base Nacional visando identificar os objetivos e normativas elaboradas para educação no Brasil. Depois, estudamos as possibilidades de produção de um produto didático a partir do material encontrado no projeto arqueológico desenvolvido no Pilar. Assim, considerando a importância do Ensino de História para a formação de cidadãos críticos e da memória social, unindo pesquisa e educação, projetamos um guia que abre espaço para divulgação e diálogo dos estudos desenvolvidos, mas sem dispensar as diretrizes e normas do ensino.
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