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    Análise das concepções de estudantes/leitores sobre materiais didáticos impressos para EAD
    (2018) Santos, João Kleber Rodrigues dos; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/1909775535984826
    Essa pesquisa visa analisar as percepções dos estudantes/leitores do curso de Licenciatura em Letras do Programa UAB/Universidade Aberta do Brasil da UFRPE sobre os materiais didáticos impressos utilizados no contexto da EAD. O estudo é orientado pelos seguintes objetivos específicos: sistematizar as características dos materiais didáticos impressos elaborados para o Programa UAB/Universidade Aberta do Brasil, privilegiando-se materiais didáticos produzidos para o Curso de Licenciatura em Letras /EAD, examinar a categoria do leitor implícito subjacente ao processo de construção textual de materiais didáticos elaborados para Educação a Distância e compreender as concepções dos estudantes/leitores acerca da produção de materiais didáticos impressos utilizados no Curso de Licenciatura em Curso de Licenciatura em Letras /EAD da UAB/UFRPE. Realizamos uma pesquisa sobre a produção de Materiais Didáticos Impressos (MDI) para EAD, HQs e livros da área, realizando fichamentos e resumos sobre os itens estudados, objetivando desenvolver uma nova perspectiva acerca das possibilidades de inserção de novas linguagens e melhorias para a elaboração de MDI. Ao longo da pesquisa foi aplicado um questionário para os discentes com vistas a verificar as concepções que os estudantes apresentam sobre o material já em uso no curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Essa pesquisa servirá futuramente para análise e interpretação dos dados em prol de gerar resultados e conclusões mais específicas sobre a temática em questão.
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    Análise dos Impactos da Gestão do Tempo no Desempenho Acadêmico Através da Mineração de Dados Educacionais
    (2023-03-29) Nascimento, Pricylla Santos Cavalcante do; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/2042576149331188
    Com os avanços tecnológicos, nasceram também novos desafios. Entre estes está a dificuldade de identificar fatores que corroboram com um bom desempenho acadêmico dos alunos de cursos EAD. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os impactos da gestão do tempo no desempenho acadêmico dos discentes. Para isso, foram utilizadas a técnica K-means para a realização do agrupamento dos discentes em relação ao seu desempenho acadêmico, uma Rede Neural Artificial para classificar estes grupos com base nas variáveis de gestão do tempo, e o método SHAP para interpretar de forma eficiente os resultados dessa classificação. Para a construção desta pesquisa, utilizou-se dados de cursos EAD extraídos da plataforma moodle de uma universidade pública do estado de Pernambuco. Como conclusão, foi possível observar quais características da gestão do tempo impactam positivamente no desempenho acadêmico do aluno.
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    Concepções sobre os papéis educativos, transposições didáticas e ensino de química no contexto da pandemia
    (2020-11-06) Claudino, Alice da Silva Amaral; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/2798830185426782
    Neste trabalho, buscamos analisar as transposições didáticas ocorridas no ensino e aprendizagem de química no âmbito da educação de surdos no Ensino Remoto. Compreendendo o papel e concepções da Interprete de Língua de Sinais – ILS e da professora de Química a respeito de suas práticas profissionais na construção do conhecimento do aluno surdo, em uma escola regular. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e utilizou entrevistas semiestruturadas como fonte de dados. Para a interpretação de dados utilizamos o método proposto por Minayo, a análise hermêutico-dialético (AHD), que entende os sujeitos da pesquisa através de todas as implicações: histórica, sociocultural, política, econômica e educacional. Como resultados, observamos que não teve nenhuma instrução ou orientação de como iniciar o Ensino Remoto, demonstrando assim uma lacuna da noosfera da transposição didática externa. Nas aulas de Química presenciais os recursos visuais eram presentes e remotamente a maior dificuldade é a impossibilidade de realizar experimentos. Identificamos também que a intérprete reconhece seu papel, mas está abrangendo e recebendo cobranças que não pertencem à função de ILS. Por fim, podemos concluir que é uma mudança é necessária nas concepções da professora, para não sobrecarregar a intérprete e devem ser pensadas ações realmente inclusivas em conjunto escola, professora e intérprete que vá influenciar no ensino e aprendizagem do aluno surdo.
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    Contribuições do Projeto Artes da UFRPE: uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão na formação inicial de professor em artes visuais a distância.
    (2021-07-31) Patello, Vera Conceição Alves; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6397865588491092
    Este trabalho apresenta como tema as contribuições do Projeto Artes da UFRPE na formação inicial de professor em Artes Visuais a distância e tem como objetivo analisar essas contribuições como uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão. Também foram delineados os seguintes objetivos específicos: Descrever o perfil esperado para uma formação inicial de professor em Artes Visuais, que pode ser desenvolvido a partir da integração do ensino, da pesquisa e da extensão, identificar as ações desenvolvidas pelo projeto e analisar de que forma contribuem para essa formação. O estudo surgiu a partir da vivência discente em um projeto de extensão e pesquisa na modalidade a distância. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se a metodologia de pesquisa do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de procedimentos da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, sendo este o Projeto Artes da UFRPE. O referencial teórico contemplou discussões acerca da história do ensino da arte no Brasil, da importância da extensão universitária e de sua relação com o processo de formação profissional docente em Artes Visuais. O trabalho está estruturado à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais (BRASIL, 2009), assim como do PPC - Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância (UFRPE,2019) além dos estudos da pesquisadora em artes Ana Mae Barbosa. Os dados obtidos indicam as habilidades e competências na formação de professores de Artes Visuais destacando a importância dos três eixos, ensino, extensão e pesquisa, e das ações do projeto que fomentam esta formação. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o projeto Artes da UFRPE foi de suma importância para as experiências formativas, simbólicas e sociais dos estudantes e que a articulação entre a teoria, a investigação e a prática foram de extrema importância nesta formação.
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    Desafios e possibilidades no ensino fundamental II com a pandemia do coronavírus: o uso de novos dispositivos da tecnologia como ferramenta didática
    (2023-02-07) Motta, Marconi Henrique de Arruda; Mota, Adalmeres Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/8012304290999299; http://lattes.cnpq.br/8575172164430513
    O avanço do Coronavírus responsável pela Covid-19, provocou várias mudanças em todo contexto social, econômico e político no mundo. No setor da educação, essas mudanças ocasionaram transformações referentes a didática e o método de ensino, exigindo do corpo docente uma ressignificação das práticas visando atingir a aprendizagem dos alunos de modo a não prejudicar o desenvolvimento deles. Diante disso, esse estudo objetivou discutir sobre os desafios e possibilidades que a pandemia do Coronavírus trouxe para o setor da educação, e discutindo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas didáticas. O trabalho se baseou em uma Revisão Bibliográfica e pesquisa netnográfica, cujos resultados identificaram uma maior necessidade de aprimoramento e capacitação dos professores para lidar com as novas demandas educacionais, principalmente no Ensino Fundamental II bem como a integração da escola-família no contexto da educação. A escolha dessa fase do ensino se deu pelo fato de que apesar da Lei de Diretrizes e Bases - LDB preconizar que o Ensino Fundamental pode utilizar complementação de aprendizagens em casos emergenciais, percebeu-se na prática lacunas e dificuldades relacionadas não somente às práticas docentes, mas a apreensão da aprendizagem por parte dos alunos e o acompanhamento dos pais. De forma repentina, em razão da pandemia do coronavírus, professores tiveram que ajustar seus planos de aula, buscar estratégias de ensino remoto, assim como alunos e pais tiveram que adaptar espaços em suas casas para se adequar a essa nova realidade desafiadora e que expôs a urgência nas mudanças didáticas de ensino.
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    Docência e ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia
    (2021) Santos, Naylis Carla Nogueira dos; Sales, Júlia Victória Batista de; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772; http://lattes.cnpq.br/6291572477236630; http://lattes.cnpq.br/9938825980968174
    É preciso reconhecer a importância dos desafios encontrados por docentes na luta para uma educação mais significativa durante a situação pandêmica, que tem como urgência repensar as medidas conceptivas, mas extensas na prática pedagógica, neste sentido esta pesquisa está voltada a acompanhar e compreender as práticas em ambientes virtuais, que precisaram ser adaptadas a partir das necessidades dos métodos de ensino no contexto da pandemia COVID-19. Tendo como objetivo avaliar a percepção dos professores do ensino médio quanto às adaptações ao ensino remoto emergencial através de seus relatos de experiências, com suas práticas e métodos utilizados em modalidade remota no momento de isolamento social (compreendendo o último semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021). A pesquisa foi realizada no Estado de Pernambuco, do ponto de vista da problematização da pesquisa em tela, priorizando adotar a abordagem qualitativa. Os docentes das escolas públicas estaduais e também da rede privada que ministram aulas no Nível Médio foram os elementos componentes dessa pesquisa educacional. Para tal, como modalidade utilizou-se pesquisa bibliográfica que explora e analisa a qualidade da educação. A medida da situação enfrentada encontra-se em uma linha entre preservação da vida, necessidades sociais e a valorização de profissionais na atualidade, visando o desenvolvimento de soluções tendo em consideração todas as dificuldades encontradas e olhando para realidade educacional na busca do entender os valores, limites e fragilidades para compreensão de novos tempos que todo o mundo e cenário educacional vêm enfrentando.
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    Ensino remoto em tempos de Covid-19: uso de técnicas de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem
    (2021-12-10) Conceição, André da; Araújo, Carlos Julian Menezes; http://lattes.cnpq.br/3156174527107999; http://lattes.cnpq.br/1983070386656147
    É fato que a covid19 acarretou diversos transtornos em diversas áreas e a educação foi uma das mais afetadas, pois onde antes suas atividades eram presenciais passou a ser remota, tornando-se assim um problema tanto para professores como alunos, pois os mesmos tiveram que se adaptar a uma nova rotina sem nem mesmo ter tido um tempo de transição para essa. Outro fator agravante é o desânimo, desmotivação e a falta de engajamento que o ensino remoto pode acarretar a alguns, uma vez que, o ensino a distância não tem a presença física de um tutor ou algo que estimule e motive a execução das atividades educacionais, no entanto, uma solução que tem ganhado expressão no meio educacional é a gamificação, que consiste em atribuir elementos de jogos a ambientes virtuais de ensino a fim de estimular a interação e engajamento dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo o estudo da gamificação como forma de auxiliar o ensino a distância, proporcionando assim aos alunos mais motivação e engajamento nas atividades curriculares. O trabalho foi desenvolvido em duas partes: na primeira foram estudados por meio de artigos científicos elementos de gamificação em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e também estudouse as dificuldades que os professores encontram em motivar e engajar os alunos em atividades no ensino a distância. Na segunda parte, implementou-se um AVA Moodle,onde se desenvolveu um minicurso para que os alunos pudessem testar os elementos de gamificação (Leve UP, Barra de Progresso, H5P). Ao total houve 10 participantes em diversas áreas do saber, no qual foram submetidos a um minicurso, onde à medida que executavam as atividades testavam os elementos gamificados. O último módulo do minicurso foi um questionário a fim de saber como foi a experiência com os elementos gamificados, preferências e outros questionamentos, a seguir há alguns dos resultados obtidos. No ambiente havia diversos elementos, no qual perguntou-se quais os mais atrativos e 90% dos participantes escolheram os elementos gamificados em detrimento dos não gamificados. Foi perguntado se estavam satisfeitos com os elementos gamificados e 90% dos participantes responderam que sim, também foi perguntado qual dos elementos gamificados utilizados o participante mais se identificou e o Leve UP foi escolhido por 8 entre os 10 participantes. Outro questionamento foi em relação se os elementos de gamificação foram eficazes, ou seja, ajudaram a prosseguir nas atividades, no qual 60% das pessoas responde ram plenamente eficaz e 30% responderam que foi muito eficaz. Por fim o trabalho possibilitou um aprofundamento teórico e prático sobre o conceito de gamificação, o uso de elementos de gamificação e uma reflexão sobre a dificuldade de motivação e engajamento por parte dos alunos no ensino a distância.
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    Escrita colaborativa no ensino da computação: o uso da Wikiversidade como estratégia de aprendizagem
    (2022-10-07) Souza Júnior, Givanildo Alfeu de; Araújo, Carlos Julian Menezes; http://lattes.cnpq.br/3156174527107999; http://lattes.cnpq.br/4907081036880936
    Com os avanços tecnológicos e toda a sua modernidade, algumas instituições educacionais ainda continuam usando, essencialmente, as mesmas estratégias de ensino e aprendizagem parar tentar engajar os estudantes no processo formação. Sabemos que não se trata de ignorar as nossas estruturas e meios de ensino já existente, mas sim que podemos inserir e adaptar diferentes formas de aprender, de forma flexível e de partilha de conhecimento. Em contextos educacionais, o trabalho com a plataforma Wikiversidade possibilita a produção colaborativa de recursos educacionais entre professores e estudantes, disseminando conhecimento e pesquisa de forma acessível e livre. O objetivo do trabalho foi investigar que, ao utilizar da escrita colaborativa na Wikiversidade, é possível disponibilizar informações gerando recursos educacionais abertos, bem como utilizar essa atividade como ferramenta para ensino e aprendizagem. Diante disso, resolvemos fazer o relato de uma experiência com um grupo de estudantes na unidade curricular Educação à Distância nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Os encontros aconteceram remotamente devido a pandemia da Covid-19, onde traçávamos as metas. Durante estes, houve interação com as ferramentas da plataforma, discussões das contribuições que o grupo esperava fazer e elaboração de escrita colaborativa na Wikiversidade. Ao final da disciplina foi possível perceber que a Wikiversidade pode ser usada como uma ferramenta de ensino com um diferencial através da escrita colaborativa. Concluímos esta fase de ação de pesquisa refletindo sobre os temas envolvidos e os processos que a desencadearam.
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    Explorando o sentimento no twitter sobre a implementação do ensino virtual no Brasil em face da covid-19 .
    (2022-05-27) Leite, Felipe Antonio Alves; Belo, Ítalo César de Souza; Oliveira, Marcelo Iury de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2328386382232459; http://lattes.cnpq.br/3240928244006916; http://lattes.cnpq.br/2530370455196055
    O alto risco de contaminação do COVID-19 fez vários países adotarem medidas de distanciamento social e isolamento. Como resultado dessas políticas, o ensino virtual foi a alternativa escolhida por muitas escolas e instituições de ensino superior para dar continuidade às suas aulas. No entanto, essa situação, induzida pelo COVID-19, levantou algumas questões sobre a adequação do aprendizado virtual em relação às expectativas de discentes e docentes. Este trabalho realizou um estudo de análise de sentimento em mensagens do Twitter, com o objetivo de compreender o sentimento dos usuários brasileiros (professores e estudantes) sobre os primeiros meses do ensino virtual no Brasil durante a pandemia de COVID-19. Além disso, buscou-se identificar os fatores responsáveis por determinados sentimentos e as consequências do ensino virtual no início da pandemia. Visando atingir estes objetivos, foi realizada uma análise de sentimentos utilizando um ensemble e a técnica Active Learning, a fim de garantir uma melhor precisão na classificação dos dados e, consequentemente, ter um entendimento do atual cenário. Ao analisar os dados foi perceptível a rejeição dos professores e estudantes a respeito do ensino virtual durante a pandemia. É importante destacar que foram identificados fatores responsáveis por essa rejeição, tais como: excesso de atividades, desgaste mental e procrastinação. Além disso, foi constatado que a adoção do ensino remoto emergencial acarretou consequências como crises de ansiedade, estresse emocional, baixa autoestima, privação de sono e depressão.
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    Gêneros digitais e ensino: contribuições e desafios dos professores da rede municipal de ensino do distrito de Sitio dos Nunes, Flores - PE
    (2020-10-28) Lima, Magda Tânia Alves de; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/4386975363602558
    Este estudo tem como objetivo relatar e analisar por meio de um estudo de caso verificando a princípio, como os gêneros digitais são abordados em sala de aula, suas contribuições e debruça-se também sobre os principais desafios dos professores de língua portuguesa com as práticas utilizando instrumentos tecnológicos, além de a discussão da literatura contribuir com essa temática. Toma-se como pressuposto teórico os estudos de teóricos como Bakhtin (2003), Marcuschi (2002), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros, sobre o uso de gêneros textuais e dos novos gêneros digitais no ensino de língua. Diante do atual quadro de ensino remoto, dedica-se uma seção para comentários sobre modalidades de ensino a distância em consequência da pandemia da covid-19 que fez com que milhares de escolas pelo mundo adotassem as metodologias ativas do ensino remoto. A fundamentação teórica foi confrontada diante dos dados coletados por meio de pesquisa com professores de forma a compreendermos a realidade atual do ensino em Sítio dos Nunes – Flores – PE, como parte de um panorama que se repete em outros municípios, acerca dos resultados obtidos. Destacamos que ainda há muitos problemas em se tratando do uso de tecnologias integradas as aulas, pois falta a capacitação adequada aos professores para o uso dessas novas mídias, bem como a estrutura que não dispõem de aparatos tecnológicos suficientes.
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    Impacto causado pela pandemia do COVID-19 no rendimento acadêmico dos estudantes de educação física: um estudo de caso no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE
    (2022-06-03) Souza Filho, Waldomiro Severino de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    A suspensão das aulas presencias causadas pela pandemia do Covid-19, ocasionou a adoção e a execução do Período Letivo Excepcional (PLE) nas universidades públicas federais brasileiras através publicação das Resoluções nº 85/2020 e depois da nº 185/2020. A Universidade Federal Rural de Pernambuco atendendo essas resoluções passou a ofertar, no formato remoto, disciplinas curriculares e de outras atividades, em virtude da suspensão das atividades presenciais conforme recomendado. Com oferecimento do ensino remoto emergencial passou-se a discutir as facilidades e as dificuldades proporcionadas por sua adoção no ensino superior. Diante deste contexto partimos da seguinte inquietação: Quais os impactos provocados pela pandemia do Sars-Cov-2 (Covid-19) no rendimento acadêmico dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco? Para responder a esse questionamento foi proposto o objetivo geral de identificar os impactos causados pela pandemia do Sars-Cov-2 (Covid-19) no curso de Licenciatura em Educação Física de UFRPE, e como objetivos específicos: 1- Identificar as diferenças entre o Ensino Remoto e o Ensino a Distância (EAD); 2- Identificar como o curso de Licenciatura em Educação Física se organizou para cumprir as atividades pedagógicas e dar conta de seu caráter eminentemente prático no distanciamento social imposto durante a pandemia de Covid-19; e 3- Identificar alguns aspectos que positivos e negativos que facilitaram e/ou foram de impedimentos para as atividades de ensino durante a pandemia de Sars-Cov-2 (Covid-19) para professores e alunos. O presente estudo consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa que tem por objetivo produzir informações, utilizamos como estratégia o estudo de caso, acerca de um fenômeno atual num contexto real, o caso do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE frente a pandemia do Covid-19. Foram analisados documentos produzidos pela UFRPE e pelo próprio curso em seus colegiados. Os resultados encontrados ao analisamos o relatório técnico da Comissão de Ensino do DEFIS, e pelo Núcleo Docente Estruturante apontam como consequência positiva para os estudantes a oportunidade de integralizar o curso e para os professores em fazer algum curso na área de tecnologia da informação e como consequências negativas a falta e/ou dificuldade de conexão da internet, falta de computador, dificuldade na concentração para os discentes e para os docentes a falta de domínio das plataformas e a falta de uma prática pedagógica para trabalhar com as disciplinas práticas. Esses fatores negativos foram algumas das principais consequências impactantes para o rendimento acadêmico de discentes da UFRPE.
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    Monitoria na pandemia da COVID-19: desafios do ensino remoto emergencial
    (2022-10-05) Santos, Letícia Oliveira Claizoni dos; Calabria, Ericka Maria de Melo Rocha; http://lattes.cnpq.br/3564220946174205; http://lattes.cnpq.br/5026411273691742
    O período de pandemia da COVID-19 provocou transformações inesperadas na concepção do ensino superior presencial, exigindo dos seus agentes adaptações ao formato remoto. Este relatório trata da experiência da monitoria no processo de planejamento e desenvolvimento das atividades na disciplina de Planejamento Físico e Organizacional de Serviços de Alimentação, do Bacharelado em Gastronomia da UFRPE, nos dois Períodos Letivos Excepcionais oferecidos. Sendo um relato de experiência de caráter descritivo, apresenta do ponto de vista da monitoria, a construção do ensino remoto da disciplina durante a pandemia, incluindo atividades desenvolvidas, limitações e dificuldades, plataformas utilizadas, resultados e outras experiências, e considera as dificuldades e limitações impostas pela situação emergencial decorrente da pandemia. Por fim, são feitas considerações à experiência única de vivenciar e participar de forma ativa na construção de novas dinâmicas pedagógico-sociais em um contexto tão adverso, durante esse período particular da nossa história.
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    Potencialidades do Programa de Iniciação a Docência durante o período pandêmico: relato de experiência das intervenções do Núcleo de Biologia
    (2025) Primo, Themis Paiva de Castro; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/0933098777826663
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID surgiu com o objetivo de incentivar a formação de professores cumprindo um papel importante na inserção do aluno de licenciatura no meio acadêmico, podendo estar em contato com a escola e seu cotidiano. Durante o período de 2020 a 2022 o mundo passou por um período de distanciamento social causado pela pandemia de Covid. Situações básicas do cotidiano como ir a supermercados, sair para restaurantes, passear em shoppings e frequentar instituições de ensino sofreram transformações. Com isso, surgia a indagação: Como será esse novo período? De que forma serão desenvolvidas as aulas e os métodos avaliativos? Quais caminhos seguir para manter os alunos online? Diante de tantas dúvidas e mudanças repentinas, o PIBID Núcleo Biologia da UFRPE precisou ser reformulado para práticas que pudessem ser realizadas de maneira remota. A partir disso, surge este relato de experiência que busca analisar quais práticas relevantes foram desenvolvidas nas monitorias realizadas e de que forma foi percebida a participação dos estudantes nessas vivências. Foram analisados registros referentes ao período do Ensino Remoto Emergencial (ERE) a partir dos relatos de experiências documentais vivenciados pelo núcleo de Biologia no PIBID de Outubro de 2020 a Março de 2022, mantidos pela coordenadora do programa. A pesquisa foi de natureza qualitativa focando em práticas docentes com metodologias ativas do tipo Gamificação/Jogos e Atividades Baseada em Problemas (PBL). Nas metodologias ativas observadas estão aulas de campo virtuais, visitação a museus virtuais, jogos em plataformas online, organização de eventos e outros. Diante da demanda por novas metodologias de ensino, o período do ERE contribuiu para o desenvolvimento de olhar mais amplo para o que já se encontrava disponível na internet e ainda não era tão explorado na educação básica bem como, novas tecnologias para futuras demandas escolares.
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    Proposta de Sistema de Gerenciamento de Materiais Didáticos (Guias) para Polos da Universidade Aberta do Brasil
    (2019) Vasconcelos, Jefferson Lacerda; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3535626278515590
    Este trabalho visa apresentar um protótipo de sistema web para gerenciamento de materiais didáticos de Polos da Educação à Distância. Através daelaboração deste, é possível visualizar a integração dePolos e das Instituições de Ensino Superior que os compõem num mesmo ambiente, podendo suprir com as necessidades atuais de gerenciamento dos materiais didáticos disponibilizados para as bibliotecas. Este foilevantado através da análise de requisitos obtidos no Polo Pesqueira, que possui as Instituições: IFPE, UFPE e UFRPE.A pesquisa realizada possui abordagem qualitativa e as estratégias metodológicas são através deprototipação e estudo de caso. Para constatação da necessidade de desenvolvimento do sistema, foi realizada uma pesquisa de opinião, logo após, foram estudadas as funções e os respectivos atores que se relacionam com as mesmas, os atributos necessários para gerenciamento de guias elevantados os requisitos funcionais,não funcionais e as regras de negócio. Com base nos dados e naquilo que foi apresentado, elaborou-se o protótipo, o qual pode identificar as reais necessidades de execução do sistema já que, além de não haver nenhum controle informatizado do material, também não há algo que integre de alguma forma, as Instituições,a biblioteca e o Polo em um mesmo ambiente virtual.
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    Relação de igualdade e a noção de equivalência: um estudo sobre a implementação de orquestrações instrumentais on-line em uma aula remota
    (2022-06-09) Almeida, Matheus Souza de; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/9512226706066185
    Nesta monografia, objetivamos analisar a implementação de orquestrações instrumentais online para o estudo das relações de igualdade em uma aula remota com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Tomamos como fundamentação teórico-metodológica as noções de Orquestração Instrumental e de Orquestração Instrumental On-line, levando em conta os três componentes: configuração didática, modo de execução e performance didática. A pesquisa ocorreu no cenário do Estágio Curricular Supervisionado, por meio de uma parceria entre o estagiário da disciplina de Matemática, o professor-supervisor e a professora-orientadora, em uma escola federal da rede pública. Foi elaborada uma composição de três orquestrações instrumentais online sequenciadas imediatas dos tipos: Orientação e explicação pelo professor, Demonstração técnica e Discussão entre atores. Na aula síncrona em que implementamos essas orquestrações, participou um grupo com 13 alunos de uma turma do 6º ano. Dentre os resultados obtidos, identificamos que, inicialmente, alguns alunos atribuíram uma perspectiva operacional à relação de igualdade. Em termos da modalidade de ensino remoto, destacamos as particularidades ocorridas em sala de aula síncrona, a exemplo: interações entre os sujeitos, por meio da videoconferência, e o uso de artefatos digitais (slides, vídeo, Explorador da Igualdade Básico etc.) para o estudo do tema; o que permitiu ampliar as discussões sobre a relação de igualdade em uma perspectiva relacional. Em suma, constatamos, nessa experiência na formação inicial docente, a importância de planejar sistematicamente o arranjo do ambiente de ensino para as aulas remotas.
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    Uma análise sobre educação remota: um estudo sobre seu impacto na aprendizagem de alunos de graduação em um momento de pandemia
    (2021-03-29) Silva, Gilsimar de Assis; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3056301281255227
    Esta pesquisa busca discutir os impactos de aprendizagem resultantes da migração da educação presencial para a educação remota devido à pandemia da COVID-19. Foram expostos alguns pontos sobre a educação remota como por exemplo: as portarias que autorizaram a implementação do ensino remoto, algumas tecnologias empregadas na educação remota e a diferença entre ensino em EaD, ensino remoto e ensino híbrido. Como metodologia se utilizou o método hipotético-dedutivo. Ainda sobre a metodologia para coleta de dados se utilizou a técnica direta extensiva, que foi, a aplicação de questionários por meio do google formulário à 13 alunos do 5º período dos cursos de bacharelado em sistema de informação e bacharelado em ciência da computação as perguntas do questionário foram constituídas de perguntas dicotômicas e de múltipla escolha e por último foi realizada uma extensa revisão teórica sobre o assunto. Como conclusão dessa pesquisa se notou que os impactos na aprendizagem dos alunos que mudaram da educação presencial para a remota foram negativos. Porém os pontos positivos dessa situação são, já se ter um modelo de educação remota piloto para ser utilizado em outros momentos de crise.
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    Vinculando perfis de engajamento ao desempenho acadêmico por meio de análise de redes sociais e análise de agrupamento nos dados de fóruns de discussão
    (2021-11-18) Oliveira, Pamella Letícia Silva de; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/8863320225621574
    Dada a popularidade crescente da educação a distância, é importante entender como a interação social ocorre nos fóruns de discussão comumente usados nas plataformas que dão suporte a esses cursos - os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Uma vez que interação e engajamento são dois fenômenos entrelaçados na aprendizagem online, e ambos influenciam o desempenho acadêmico. Neste trabalho, aplicamos a Análise de Redes Sociais (SNA) e a análise de agrupamento aos dados de fóruns de discussão para identificar grupos de alunos com diferentes perfis de engajamento. Identificamos quatro perfis e, ao analisarmos as particularidades de cada um e relacioná-los às notas dos alunos, encontramos uma ligação entre os perfis de engajamento e o desempenho acadêmico. Portanto, as características de cada perfil de engajamento identificado em nosso trabalho podem auxiliar professores e gestores na definição de estratégias para aumentar a interação dos alunos no ambiente virtual e, assim, prevenir o abandono.
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