Navegando por Assunto "Ensino fundamental"
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Item A (des)valorização da cultura afro-brasileira no ensino da dança na educação física no ensino fundamental(2025-03-19) Lima, Júlia Ferreira Silva; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/1082505675672589O presente estudo investiga como a educação física escolar vem cumprindo as políticas curriculares, explorando a possibilidade de enxergar potencialidades do conteúdo de ensino dança afro-brasileira, já que a Lei n. 10.639/03 e a Lei n. 11.645/08 determinam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos componentes curriculares. Buscamos entender como o projeto colonial, através da colonialidade, ainda permeia a valorização de alguns conteúdos de ensino em detrimentos daqueles de matriz afro-brasileira e indígena. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a presença da cultura e as danças afro-brasileiras na educação física escolar. E definimos como objetivos específicos: identificar a presença ou ausência da cultura afro-brasileira na educação física escolar; compreender os motivos da ausência ou presença da cultura afro-brasileira na educação física escolar; e analisar a como se dá a inserção das danças afro-brasileiras na educação física escolar. Quanto ao delineamento metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como ferramenta a pesquisa bibliográfica, através da análise da produção referente a esta temática, a partir de uma busca na plataforma BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Observou-se que ainda há ausência do conteúdo dança tematizado sob a perspectiva da cultura afro-brasileira e africana na educação física escolar. O estudo conclui que a inserção do ensino de danças afro-brasileiras na educação física escolar gera a desconstrução de estereótipos e preconceitos, possibilitando a valorização das identidades, reelaboração de sentidos e significados dessas manifestações culturais e o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as múltiplas manifestações culturais existentes na cultura brasileira. Apresentam-se desafios no que diz respeito ao desconhecimento total dos docentes sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08, como a permanência das concepções eurocêntricas e hegemônicas no currículo, reflexo de uma formação inicial e continuada que carece de discussões sobre manifestações culturais dos povos negros.Item A aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física no ensino fundamental(2024-03-08) Cavalcante, Ana Vitória Silva; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/0758329808695578Esta pesquisa baseou-se no seguinte problema: “Qual a relação entre as políticas de educação determinadas nas Leis nº 10.649/03 e nº 11.645/08 e a atuação dos professores de Educação Física no ensino fundamental?”. Com isso, o objetivo geral deste trabalho foi averiguar a relação entre as políticas de educação determinadas através das Leis nº 10.649/03 e nº 11.645/08 e a atuação dos professores de Educação Física no ensino fundamental. Como objetivos secundários, analisar o que afirmam os documentos e autores que versam sobre a implementação da Educação das relações étnico-raciais na educação física e verificar a atuação dos professores de Educação Física em relação às questões étnico-raciais que vêm sendo problematizadas nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental, a partir da bibliografia analisada. A metodologia deste trabalho trata de um estudo de abordagem qualitativa e descritiva, de caráter bibliográfico, especificamente uma revisão integrativa, que tem as seguintes etapas, como da identificação do tema e a hipótese; o estabelecimento dos critérios para incluir e excluir estudos ou amostragens; a definição das informações extraídas por estudos selecionados; a avaliação dos estudos, interpretação, e por último a apresentação da revisão do conhecimento. Conclui-se que essa temática é indispensável em qualquer curso de formação profissional para educadores, em todas as instâncias, não apenas naItem A contribuição da yoga no ensino fundamental na percepção dos pedagogos e do professor de yoga(2025-03-14) Machado, Gabriela Vilela Gomes; Beltrão, Natália Barros; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/8600641220561065O yoga é a união que vem da raiz sânscrita Yuj que também pode significar religar e juntar mostrando que é algo que nunca se separou. Diante das dificuldades de concentração observadas no ambiente escolar, a yoga tem sido considerada uma alternativa para enfrentar os desafios na infância. A presente monografia analisou as percepções dos pedagogos e o professor de yoga sobre as aprendizagens da yoga a nível comportamental no ensino fundamental. A pesquisa envolveu um professor de yoga e três pedagogas de uma escola privada no Recife - PE, com sua atuação com turmas do 1º e 3º ano do ensino fundamental. O estudo ocorreu em duas etapas: observação de cinco aulas de yoga, registrando a dinâmica e interações em diário de campo, e entrevistas presenciais com questionários estruturados, abordando percepções sobre o impacto da prática. Os dados foram organizados manualmente, categorizando as respostas dos professores em temas recorrentes. Os resultados indicam relatos de benefícios na atenção, escuta ativa e concentração, embora desafios como a atenção plena ainda existam. Observou-se que esses efeitos positivos impactam na aprendizagem das crianças quando chegam em sala de aula, mais atentos e calmos, consequentemente impactando o rendimento escolar. A longo prazo, houve relato de que as crianças incorporam técnicas de yoga em seu cotidiano, mostram afetividade na prática e influenciam até o ambiente familiar a prática do yoga. Apesar do potencial da prática no ambiente escolar, sua implementação requer planejamento e recursos.Item A contribuição do conteúdo de ensino jogo para a socialização dos estudantes na educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais(2023-09-15) Martins Filho, Gean Carlos de Moura; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464Esta pesquisa tem o propósito de investigar a contribuição do conteúdo de ensino Jogo para a socialização dos estudantes na Educação Física no Ensino Fundamental - anos iniciais. A problemática de pesquisa que norteou este estudo foi: como o conteúdo de ensino Jogo pode contribuir para a socialização dos estudantes na Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral consiste em analisar a contribuição do conteúdo de ensino Jogo para a socialização dos estudantes na Educação Física no Ensino Fundamental - anos iniciais. E como objetivos específicos definimos: compreender a importância do jogo no processo de socialização na escola e na educação física; compreender o Jogo como conteúdo de ensino da educação física no Ensino Fundamental - anos iniciais; identificar o conteúdo de ensino Jogo proposto nas políticas educacionais e matrizes curriculares da educação física no Ensino Fundamental. Para atingir estes objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, examinando artigos acadêmicos que abordam a relação entre o conteúdo de ensino Jogo e a socialização dos estudantes. Os resultados desta pesquisa demonstraram que o conteúdo de ensino jogo desempenha um papel significativo na promoção da socialização dos estudantes na Educação Física nos anos iniciais. Este conteúdo contribui para o desenvolvimento de aspectos sociais, culturais e emocionais dos estudantes. Em particular, destaca-se sua influência positiva na dimensão social, na qual os jogos facilitam a interação entre os alunos, promovem a cooperação e o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades de comunicação. O Jogo é um conhecimento vasto que está sendo cada vez mais desvendado, permitindo-nos compreender suas diversas facetas, não sendo apenas considerado como uma atividade relacionada à infância ou ao simples ato de “brincar por brincar”, pelo contrário, reconhecemos seu valor educacional como conteúdo de ensino da Educação Física, ou seja um conhecimento cultural relevante para o processo de socialização no contexto escolar.Item A educação do/a consumidor/a e o exercício da cidadania: o papel da escola para a prática do consumo consciente e a prevenção do endividamento familiar(2025-03-20) Cardoso, Thiago Marques; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/0797780076842894Este estudo busca discutir a educação do consumidor no ensino fundamental e o exercício da cidadania. O objetivo central é compreender de que maneira a introdução de temas relacionados ao consumo consciente e responsável no ambiente escolar pode contribuir no comportamento das crianças, exercício da cidadania e redução do endividamento. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo por meio de revisão bibliográfica sobre educação do consumidor. Os resultados esperados incluem a identificação de uma relação positiva entre a educação do consumidor no ensino fundamental e a adoção de hábitos de consumo mais conscientes pelas famílias. Além disso, a pesquisa pretende explorar a influência das crianças na dinâmica familiar de consumo, identificando como os conhecimentos adquiridos na escola podem impactar as decisões financeiras e os níveis de endividamento familiar. Espera-se que a educação do consumidor, quando inserida de forma eficaz no currículo escolar, possa desempenhar um papel crucial na promoção de práticas de consumo mais responsáveis na melhoria da qualidade de vida das famílias, redução do endividamento e contribuindo para uma sociedade mais consciente e cidadã.Item A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: a organização do conhecimento dança no Currículo de Pernambuco(2024-09-24) Xavier, Walquiria Wallesca dos Santos; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/0060873264361246O conteúdo Dança tem tido cada vez menos espaço na escola. Pouco a pouco, tem sido negligenciada e preconizada por seus aspectos culturais e sociais. Tal conteúdo, se expressa nos documentos, como forma de expressão da linguagem corporal, o que dificulta a sistematização pelos(as) professores(as). Diante disso, esta pesquisa tem objetivo compreender a organização do conhecimento Dança nas aulas de Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental na escola, a partir do Currículo de Pernambuco. Para tanto, definimos como objetivos específicos, identificar a dança como temática e seus conteúdos para as aulas de Educação Física, bem como seus conteúdos estão organizados para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Currículo de Pernambuco. O estudo propõe através de um estudo bibliográfico e documental, de caráter qualitativo, entender a importância da temática dança nas aulas de Educação Física escolar, discutindo sobre o papel social da escola e da Educação Física enquanto componente curricular obrigatório na Educação Básica. Em seguida, é apresentada a especificidade dança e seus conteúdos, e então como se dá a organização desta temática no Currículo de Pernambuco. A partir da realização da análise, destacamos que o Currículo de Pernambuco para a organização do conteúdo dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental, dentro de suas possibilidades, se caracteriza como um documento que procura manter a temática dança e sua identidade cultural, preservando sua essência, mas se apresenta também como um documento conservador, por não trabalhar com as questões que envolvem o debate de gênero, raça, etnia, religião, entre outros, tendo como objetivo aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, a partir apenas da experimentação corporal, não auxiliando os estudantes a desenvolver uma compreensão mais profunda e significativa, não relacionando a realidade e o contexto social, sobre os conteúdos da dança.Item A escrita criativa de Fanfics em práticas de letramentos literários no 8º ano do ensino fundamental(2023-09-29) Rodrigues, Januária de Souza; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/3362568091344666O presente estudo trata sobre a escrita criativa de fanfics em práticas de letramentos literários digitais. O objetivo principal desta pesquisa é investigar os processos de escrita criativa de fanfics no 8º ano do Ensino Fundamental em conexões dialógicas com práticas de letramentos literários de discentes na cultura digital. Trata-se de uma pesquisaação realizada em escola pública do estado de Pernambuco, com abordagem mista (quali/quantitativa), priorizando-se o enfoque qualitativo. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados para identificação e contextualização dos perfis dos sujeitos participantes da pesquisa. Além disso, foi realizada oficina literária com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da escola pública do município de Dormentes, em Pernambuco. Nesse sentido, foram utilizadas estratégias metodológicas, como, por exemplo, a sequência básica de Cosson (2021), de forma que o estudante tivesse a oportunidade de experienciar o texto literário a partir da contextualização com sua realidade. A sequência básica foi aplicada com a interpretação do conto literário “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, valorizando-se processos de releituras e escrita criativa, com foco em análises literárias dialógicas centradas na autoria e na aprendizagem ativa do estudante por meio da escrita de fanfics. Os resultados da pesquisa revelam que a maior parte dos estudantes tem uma noção básica sobre o que são fanfics (63,16%) e 36,84% não conhecem o gênero. Mesmo com certo conhecimento do gênero fanfic, a maioria dos estudantes (97,38%) afirmou que nunca escreveu fanfics. Portanto, a partir da realização da oficina pedagógica “Laboratório de escrita criativa”, conclui-se que as fanfics e os meios digitais podem motivar práticas de letramentos literários de estudantes no contexto da Educação Básica.Item A importância da alfabetização e letramento(2019) Souza, Helena Carolynne Minervino de; Pergentino, Manoel; Nanes, Giselle; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877; http://lattes.cnpq.br/1010542665334174A problemática dos chamados analfabetos funcionais é uma questão de relevância nacional e que precisa ser enfrentada de forma basilar desde os anos iniciais, dentro da escola. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da alfabetização e letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, destacando as especificidades e indissociabilidade de ambos os processos. O artigo, embasado por uma pesquisa bibliográfica, contempla discussões conceituais sobre alfabetização e letramento (SOARES, 1998; TFOUNI, 2002, FREIRE 1998), formação de leitores e escritores competentes (ALBUQUERQUE, 2007) e a importância da leitura para o estudante. Na conclusão, discute-se acerca de uma educação de qualidade, que busque desenvolver intelectualmente o cidadão e que possa ser trabalhada em conjunto com os atores da educação. Compreende-se que é necessário fazer da escola um lócus de formação de leitores e escritores competentes.Item A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica(2021-02-19) Santana, Sidney Luiz Leite de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/6594024028774633Esse trabalho, que teve como intenção, investigar como as publicações na área da Educação Física - EF tratam a importância das suas aulas, nas séries iniciais do ensino fundamental da cidade do Recife. Quem ocupa, e como são ocupadas possíveis lacunas, deixadas pela ausência de professores de EF nestes locais. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como, análises de conteúdo. Neste intuito definimos como nosso problema de pesquisa: Qual a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área, a partir do que preconiza a Pedagogia Histórico-Crítica - PHC a função social da escola e da EF em escolas do município do Recife? E para respondê-lo, o seguinte objetivo geral: identificar a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área a partir do que preconiza a PHC a função social da escola e da EF, em escolas do município do Recife. E dois específicos: a)expor a partir da PHC a função social da escola e da EF, e b) analisar os marcos legais/históricos da educação, notadamente da EF, ambos nas escolas municipais do Recife. Nos debruçamos sobre a função social da escola e da EF, de acordo com o que preconiza a PHC e a abordagem crítico-superadora, também promovemos um resgate histórico, apontando os principais marcos legais que influenciaram as diretrizes educacionais atuais. E realizamos uma análise de conteúdo, a partir de unidades regulares, selecionadas criteriosamente de obras, que comprovadamente tratam do tema, de modo específico, e que foram pesquisadas nos periódicos RBCE – Revista Brasileira de Ciências do Esporte e SIB – Sistema Integrado de Bibliotecas, reconhecida no meio acadêmico por sua contribuição na divulgação das produções científicas, nesta e em outras áreas. Por fim, as obras nos mostraram que, apesar de no discurso, ou no papel, a EF ser tratada como importante, há ainda a necessidade de legitimação da EF, a compreensão dos seus reais objetivos, e melhores iniciativas públicas, e que as proposições perpassam por atender e combater de modo mais contundente estes pontos.Item A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar(2021-12-14) Rocha, Samuel de Albuquerque; Silva, Diego Firmino Costa da; http://lattes.cnpq.br/8895265465747877; http://lattes.cnpq.br/0186163084173110Foram encontradas estimativas de mudança de desempenho em alunos do 6º e 7º ano da rede pública do Recife, ao serem colocados em uma situação de igualdade de raça com seus professores de Português e Matemática, com dados colhidos da Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018). Dentre outras informações, foi encontrado, através do modelo das Diferenças em Diferenças, que alunos pardos apresentaram uma melhora de notas em ambas as disciplinas avaliadas, ao serem lecionados por professores pretos ou pardos, mostrando uma maior identificação de raça/cor. Alunos negros tiveram um aumento médio de 5,04 pontos na nota de Matemática quando foram ensinados por um professor negro.Item A importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física no ensino fundamental anos iniciais(2023-04-28) Silva, Ana Paula Pereira; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464; http://lattes.cnpq.br/3145178293717769Esta pesquisa tem o propósito de investigar a importância do jogo enquanto conteúdo de ensino do componente curricular Educação Física, partindo da problemática: Qual a importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física no Ensino Fundamental dos anos iniciais - 1º ao 5º ano? O objetivo geral da pesquisa foi analisar a importância do conteúdo de ensino jogo no componente curricular Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental em publicações acadêmicas. E como objetivos específicos da pesquisa foram definidos: identificar historicamente o conceito de jogo; compreender o conhecimento da Educação Física escolar; analisar o jogo como conteúdo de ensino nas propostas do Currículo de Pernambuco no Ensino Fundamental anos iniciais; compreender o jogo como conteúdo de ensino da Educação Física escolar. A pesquisa busca responder teoricamente esses objetivos, a partir da análise de artigos relacionados ao tema, utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa. Enquanto resultados da pesquisa, podemos afirmar que o conteúdo de ensino Jogo é um importante conteúdo da Educação Física, principalmente no Ensino Fundamental anos iniciais, pois é um conhecimento que colabora na construção de diversos fatores como, desenvolvimento cognitivo, motor, criatividade, aspectos sociais, culturais e emocionais. O Jogo é um conhecimento amplo, que vem sendo desmistificado e assim passamos a entender suas múltiplas dimensões, não sendo associado apenas como apropriação do mundo infantil, do brincar pelo brincar, mas afirmando o seu valor educacional na perspectiva de conhecimento e conteúdo de ensino no âmbito escolar.Item A importância dos jogos e brincadeiras como conteúdo da educação física escolar no ensino fundamental - anos iniciais(2025-08-07) Santos, Pedro Renê Vicente da Silva; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663Esta monografia tem como tema a importância dos jogos e brincadeiras como conteúdo da Educação Física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando compreender de que forma essas práticas contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos. O estudo partiu do interesse do autor em investigar como os jogos e brincadeiras, mais do que atividades recreativas, podem assumir um papel pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral foi analisar a relevância dos jogos e brincadeiras como conteúdos formativos na Educação Física escolar, considerando as dimensões motoras, cognitivas, sociais e culturais. Como objetivos específicos, buscou-se compreender a Educação Física no ensino fundamental, os jogos e brincadeiras como conteúdos da disciplina, identificar sua presença nas políticas curriculares nacional e estadual e analisá-los a partir das produções científicas existentes. O referencial teórico foi fundamentado em autores como Huizinga, Vygotsky e Darido, além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo de Pernambuco. A pesquisa evidencia que os jogos e brincadeiras são práticas essenciais para a formação integral das crianças, possibilitando experiências significativas que favorecem a socialização, o desenvolvimento motor, a criatividade e a construção de valores. Dessa forma, reforça-se a necessidade de incluir essas atividades de maneira planejada e intencional no cotidiano escolar.Item A influência da afetividade na educação inclusiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Olinda - PE(2021-12-09) Barbosa, Manuela Jesus; Silva, Emmanuelle Christine Chaves da; http://lattes.cnpq.br/4816027610768343; http://lattes.cnpq.br/2025561721912742A presente pesquisa buscou discorrer a respeito da influência da afetividade na educação inclusiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Teve como objetivo analisar a influência da afetividade na educação inclusiva diante dos aspectos cognitivos no Ensino Fundamental I em uma escola municipal de Olinda - PE. Entendendo que os estudantes com deficiência enfrentam diversos desafios para serem incluídos no contexto escolar, é importante que os educadores percebam o quanto os aspectos afetivos influenciam na construção do conhecimento do estudante. Se ele não se sente acolhido e seguro, o processo de ensino aprendizagem não terá sucesso. Por meio de pesquisa qualitativa, foram analisadas entrevistas com oito professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental I das redes públicas e privadas e uma educadora de apoio que atua na sala de recursos. Diante dos resultados encontrados, entende-se que, na concepção das profissionais, existem caminhos para que a afetividade faça parte do processo pedagógico e que sem esse aspecto a inclusão não acontece de forma efetiva. O aporte teórico contou com grandes autores relacionados à afetividade e educação inclusiva como Galvão (1995) quando se refere a Henri Wallon, Mantoan (2011) e entre outros. Neste sentido, o papel do educador seria motivar, encorajar o estudante por meio de metodologias ativas que consigam contemplá-los. Foi possível compreender que onde não existe afetividade não é possível estabelecer um vínculo com o estudante que o faça querer participar plenamente do contexto escolar.Item A influência do internetês na escrita dos alunos dos anos finais do ensino fundamental(2025-03-29) Andrade, Darília Cecília Belarmino Rodrigues; Ramos, Paulo Roberto de Souza; http://lattes.cnpq.br/8179954450337146; http://lattes.cnpq.br/9031253363610901A internet criou no mundo uma nova era, na qual a comunicação rápida e descomplicada passou a fazer parte das atividades de escrita, levando os indivíduos em geral e estudantes em particular a utilizar a linguagem digital em situações formais, como no momento de grafar palavras e produzir textos. Isso tende a acontecer porque muitas pessoas não têm consciência ou competência para adaptar seus enunciados aos diferentes registros de fala e escrita, pois os alunos ainda não possuem consciência sobre o uso da língua em termos normativos. O presente artigo tem como objetivo geral analisar a influência do chamado internetês na produção escrita de discentes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do estado de Pernambuco. O estudo foi feito através da revisão da literatura sobre o tema e usa para análise e discussão dados compilados por meio de diário reflexivo e de anotações a partir da produção escrita de estudantes. A presença dessa linguagem utilizada nas trocas comunicacionais no mundo virtual parece que interfere na clareza e na coesão de redações que deveriam ser produzidas segundo a norma culta do português brasileiro, o que pode evidenciar a dificuldade dos alunos em transitar entre a linguagem formal e informal e/ou sua percepção dos diferentes níveis diastráticos e suas funções sociocomunicativas. Os achados apontam para indícios de que os impactos advindos das inovações tecnológicas atuais contribuem para as modificações na língua, e tais modificações têm impacto direto no repertório discursivo dos educandos. Conclui-se que é fundamental que o sistema escolar promova o acesso de alunos e alunas a diferentes tipos de letramento, tanto o digital quanto o que englobe a norma culta da língua portuguesa, uma vez que esses indivíduos precisam compreender e utilizar a língua em ambos os contextos e que essas formas linguísticas coexistem na sociedadeItem A leitura como ferramenta no processo da aprendizagem, no 8º e 9º ano do ensino fundamental, anos finais(2023-11-29) Garcia, Josineide Barbosa da Silva; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/3504016040602748O presente estudo busca analisar o conhecimento sobre a leitura e como o professor pode levar o estudante a ter motivação para praticá-la. Apresentamos, neste trabalho, um relato acerca da nossa experiência prática docente durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), o qual foi realizado em uma escola pública do município de Igarassu, em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Durante as atividades propostas, dedicamo-nos a discutir questões relacionadas ao ensino de leitura e à importância dessa prática. Entende-se que a leitura é fundamental para o bom desenvolvimento do ser humano. É notório que, aquele que lê, melhor argumenta e sabe colocar-se diante de diferentes situações de interação. Faz parte do papel da escola conscientizar sobre a importância da leitura na formação integral do indivíduo e sobre a prática e uso dessa competência na sociedade atual, seja no meio educacional, profissional, cultural ou no exercício de sua cidadania. Utilizamos, como metodologia, a pesquisa bibliográfica, embasando-nos em estudos, pesquisas e artigos anteriormente publicados, seguida de análise do material referenciado para a elaboração e aplicação do projeto de leitura. Visando implementar a prática de incentivo à leitura como professor mediador, foi executado o projeto didático de leitura. Foi possível perceber o engajamento dos estudantes durante todo o processo de aplicação do projeto, desde as rodas de conversa até a atuação no desenvolvimento das atividades sugeridas. Concluímos, a partir da compreensão desta prática, que a leitura é uma competência primordial para a vida em sociedade, sendo uma parte de destaque significativo na formação dos cidadãos.Item A literatura no ensino fundamental II: uma proposta para a formação do leitor(2018) Barbosa, Geneilda de Sousa; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172Sabe-se que a leitura desempenha um papel muito importante na educação escolar de crianças, adolescentes e adultos. Através da leitura de textos literários se tem acesso aos diferentes conteúdos ensinados na escola e informações da sociedade em geral, nos permitindo ter contato com o mundo no qual estamos inseridos e interpretá-lo. Nesse sentido, o presente trabalho pretende discutir de que forma o ensino de literatura pode ser trabalhado no ensino fundamental II, buscando subsídios teóricos que permita desenvolver estratégias de ensino de literatura na sala de aula, utilizando a leitura como uma ferramenta lúdica e auxiliar no desenvolvimento da leitura do aluno. Metodologicamente optou-se por revisão bibliográfica, através da reunião de um vasto arcabouço teórico, onde nos debruçamos sobre estudos basilares de autores como: Regina Zilberman, Nelly Coelho, Marisa Lajolo, dentre outros. Enfatiza-se também o caráter crítico-analítico, haja vista que no texto constam algumas análises de textos literários, particularmente no último capítulo em que procuramos fazer uma leitura analítica do livro “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga. O trabalho está dividido em três capítulos, o primeiro capítulo aborda a questão da “literatura e escola”, apontado como o ensino de literatura pode ser incrementado na sala de aula e como ela pode ser uma aliada para a formação do sujeito crítico e reflexivo. O segundo capítulo aborda a importância da literatura infanto-juvenil, pois os alunos que estão no fundamental II precisam de uma literatura mais direcionada para a sua faixa etária. No terceiro capítulo apresentamos uma análise do livro “A Bolsa Amarela”, mostrando algumas possibilidades de leitura para essa obra e observando através de elementos simbólicos o cotidiano de muitas crianças. Conclui-se com este trabalho, portanto, a necessidade pujante do reconhecimento por parte da escola, professores e sociedade em geral, família e outros membros da sociedade, de reconhecer a importância da literatura para a formação do aluno, não apenas como atividade obrigatória da escola, mas como um instrumento transformador. Ressalta-se ainda, a importância do estudo de texto literários como ferramenta que possibilita ampliar os horizontes de interpretação do leitor, ampliando sua visão de mundo. Através da análise do livro “A bolsa Amarela”, proposta neste trabalho, pode-se ver na prática como a leitura tem o poder de gerar reflexão, inquietação, levar o leitor para o mundo da fantasia, mas sem perder o senso crítico, levando-o a decifrar códigos implícitos no texto que vão muito além do que as palavras escritas estão dizendo.Item A música e a troca de sentimentos: uma abordagem da linguagem musical na sala de aula(2018) Oliveira, Lídia Janieide de; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082; http://lattes.cnpq.br/2888805899604780Este trabalho buscou gerar uma reflexão acerca dos aspectos essenciais do Ensino da Música, levando em conta as suas diversas possibilidades, quando encarada como forma de conhecimento necessária ao ser humano. Na sua feitura, destacamos desde alguns meandros históricos do Ensino da Música no Brasil, até os aspectos mais voltados para a legislação, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e alguns documentos norteadores, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O diferencial neste texto, ocorre não só pela exposição de um breve histórico de fatos e leis, que regeram e regem o Ensino da Música no Brasil, mas também por ter buscado fulcrar uma refrexão sobre a inserção de Ensino da Música nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, usamos como base algumas teorias de músicos-pedagogos, que viam no Ensino da Música uma rica oportunidade de desenvolver os aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores dos alunos. Para subsidiar esta pesquisa, não nos contentamos apenas com uma abordagem teórica, mas buscamos confirmação na concretude do fazer educacional com a música, estabelecendo relação entre as teorias apresentadas e a prática de aulas de música, observadas em uma escola do Agreste Meridional, enfatizando a música como uma pedagoga humana na troca de sentimentos, dentro da escola.Item A obra literária Vidas Secas em sala de aula: trilhas para a formação de leitores(2023-11-10) Rodrigues, Daniela da Conceição; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833O objetivo geral desta pesquisa é investigar as relações dialógicas entre a literatura e outras linguagens, especialmente por meio das leituras intertextuais da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, no processo de formação de leitores do 8º ano do Ensino Fundamental. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, com coleta de dados e aplicação de sequência didática no campo artístico-literário em uma escola pública da rede municipal de Pernambuco. A abordagem pedagógica adotada favoreceu a construção de conexões significativas entre o universo literário e a realidade dos estudantes. A atividade revelou-se exitosa ao proporcionar uma experiência enriquecedora e reflexiva em sala de aula, alinhando-se aos objetivos educacionais propostos. Para fortalecer a compreensão da obra, foram propostas atividades complementares além da roda de conversa, como análise de personagens, produção de ensaios e até mesmo encenações de trechos significativos. A avaliação foi contínua e formativa, focando não apenas na assimilação de conteúdo, mas na capacidade de os alunos expressarem suas ideias de maneira coerente e fundamentada. O trabalho com Vidas Secas não se limitou à sala de aula; ele transcendeu para a formação literária e pessoal dos alunos. A obra não apenas ofereceu uma experiência literária enriquecedora, mas também desafiou os estudantes a explorar questões sociais, éticas e existenciais, contribuindo para seu desenvolvimento crítico e humano. A obra serviu como uma ponte para a exploração de temas sociais, éticos e existenciais, incentivando os estudantes a enfrentarem desafios complexos e a compreenderem a riqueza das múltiplas camadas da condição humana.Item A poesia de autoria feminina na formação de leitores no ensino fundamental : diálogos com Cida Pedrosa(2023-11-10) Rodrigues, Cosma Raimunda; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833É indiscutível a importância da poesia de autoria feminina no processo de formação de leitores. No entanto, parece que a poesia de autoria feminina ainda não está sendo devidamente abordada em sala de aula ou nos livros didáticos de literatura. Essa invisibilidade da produção literária escrita por mulheres parece ratificar visões estigmatizadas que consolidam um cânone literário ainda preso às convenções histórico-culturais que supervalorizam autores e obras já consagrados por uma tradição literária já instituída. Mediante este cenário, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as potencialidades da poesia de autoria feminina na formação de leitoras no Ensino Fundamental, considerando a organização de práticas inovadoras de leituras literárias. Nesse sentido, destacamos a obra "As filhas de Lilith", da autora pernambucana Cida Pedrosa para análise e aplicação no contexto da Educação Básica. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa fundamenta-se nas abordagens sobre gênero e crítica feminista (Butler 1998); características da poesia (Paz, 2012); inserção da poesia na escola (Pinheiro, 2020) e iniciação à teoria do imaginário (Pitta, 2005). No tocante à metodologia, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede municipal de Pernambuco, considerando avaliação diagnóstica das demandas de leituras e conhecimentos prévios dos discentes, bem como a aplicação de planejamento didático-pedagógico. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, permitindo descrição e interpretação contextualizada dos dados. Na análise literária, destacamos abordagem comparativa entre as personagens femininas da obra de Cida Pedrosa e as figuras femininas citadas na mitologia. Esta comparação foi discutida em sala de aula, incentivando os alunos a explorarem as características específicas de cada personagem e a compreender as questões de gênero abordadas na poesia. Nesse cenário, a poesia de Cida Pedrosa proporcionou a ampliação dos repertórios de leituras dos discentes, contribuindo para fomentar reflexões sobre a importância de abordar a literatura de autoria feminina na escola.Item A poesia na formação do leitor literário em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental(2025-01-02) Gomes, Flávia Bezerra; Moura, Adriano Carlos de; http://lattes.cnpq.br/8947628169874874; http://lattes.cnpq.br/9360168046421448A presente pesquisa tem como objetivo principal propor uma sequência didática que possibilite um ensino-aprendizagem mais significativo da leitura de poemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Traçou-se discussões sobre a importância da literatura, especialmente da poesia, na formação de leitores críticos e reflexivos. A pesquisa se fundamenta na ideia de que a leitura deve ser uma prática social e interativa, em que o aluno não apenas decodifica palavras, mas também constrói significados a partir de suas experiências e do diálogo com o texto. Na metodologia destacamos a importância de Rildo Cosson, que contribui significativamente para a discussão sobre a formação do leitor literário, enfatizando que ser leitor de literatura na escola vai além de simplesmente fruir um texto, requerendo um contato mais pessoal e emocional com a obra. Conclui-se que, a poesia, quando utilizada de forma planejada, pode enriquecer o desenvolvimento literário das crianças, estimulando sua imaginação e sensibilidade, e contribuindo para a formação de leitores críticos e reflexivos. É essencial para cultivar o gosto pela literatura desde os primeiros anos de escolaridade a implementação de atividades sistematizadas que valorize a experiência estética e emocional na leitura de poesias.
