Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Entomologia"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Album iconográficodos insetos de Marcgrave: Liber VII, Qui agit de insectis; Historiae Rerum Naturalium Brasiliae (1648)
    (EDUFRPE, 2022) Carvalho, Paulo Fernando Fragoso de; Almeida, Argus Vasconcelos de
    Há mais de vinte anos estamos envolvidos no estudo dos insetos de Marcgrave (ALMEIDA; CARVALHO, 2002). O presente trabalho faz uma amostragem iconográfica de alguns insetos descritos pelo naturalista alemão Georg Marcgrave (1610-1644), durante o período da ocupação holandesa no Nordeste brasileiro, particularmente em Pernambuco, à serviço de Maurício de Nassau e da Companhia da Índias Ocidentais, em meados do século XVII. Nem todos os insetos da obra foram abordados, pois suas descrições não oferecem elementos para uma identificação segura. Os insetos foram analisados, identificados e selecionados das xilogravuras da obra original (MARCGRAVI, 1648) comparando-as com as fotos atuais de insetos depositados na Coleção Entomológica do Departamento de Biologia da UFRPE, bem como de suas representações nas aquarelas do Libri Principis. Também são descritos os insetos não gurados na obra, segundo a edição brasileira de Marcgrave (1942). O Livro VII de Marcgrave descreve 75 exemplares, dos quais 63 são insetos e 12 outros artrópodos terrestres, tais como ácaros, aranhas, escorpiões e miriápodos. Para a História Natural, de então, o conceito de inseto era muito mais abrangente do que hoje é compreendido na Entomologia. Como insetos eram considerados todos os invertebrados de corpo segmentado (ALMEIDA, 2007).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Besouro africano introduzido no Brasil (Lagria villosa (Coleoptera, lagriidae)
    (1977) Arruda, Geraldo Pereira de
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuição ao estudo da população de Coleoptera da praia do Rio Doce, Pernambuco
    (1977) Leal, Maria do Carmo Arcanjo.; Oliveira, Maria Helena Costa Cruz de
    É feito um estudo das populações de Coleóptera da praia de Rio Doce, Olinda, Pernambuco, durante o período de 2 anos. Examinou-se os fatores mais importantes que influenciam estas populações, principalmente a temperatura e a umidade. Tornou-se por basea divisão natural em três faixas paralelas e fez-se um estudo do desenvolvimento das populações dentro dos seus microhabitats. Para a pesquisa aplicou-se o método dos quadrados, devido a este proporcionar uma amostragem das três faixas, e foi considerada ideal uma área de 900 m². Observações ecológicas foram feitas para cada faixa, dando particular atenção aos diferentes microhabitats encontrados. Estudou-se mais detalhadamente as espécies, que conforme a tabela de distribuição, se mostraram mais frequentes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Curadoria e importância dos acervos científicos
    (2023-02-14) Silva, Larissa Cristina da; Parizotto, Daniele Regina; http://lattes.cnpq.br/6991049107988724; http://lattes.cnpq.br/1292123841725157
    O relatório de Estágio supervisionado obrigatório (ESO) tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o período de vigência compreendido entre 1 de dezembro de 2022 e 17 de fevereiro de 2023. Durante o tempo em que permaneci no estágio desenvolvi atividades na Coleção Entomológica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, estas atividades estão envolvidas em todo o processamento desde a montagem até a deposição das espécies na coleção. Além disso, foram desenvolvidas atividades no Hotel de Abelhas Solitárias (HAS), onde existe a manutenção viva de abelhas. Ao fim do estágio foi possível identificar espécies com potencial de polinização para determinados grupos de plantas e entender sobre a importância das coleções biológicas. As atividades foram realizadas de segunda a sexta, entre 8 e 12 horas da manhã. Totalizando ao final do estágio 210 horas necessárias para alcançar a totalidade do curso de bacharelado em Agronomia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Levantamento fitossanitário em sistemas de produção agroecológica de hortaliças
    (2021-04-07) Sá, Lael Menezes de; Evangelista Júnior, Walter Santos; http://lattes.cnpq.br/6728342264331935; http://lattes.cnpq.br/5679363179932756
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Origem das asas dos insetos: uma revisão das atuais hipóteses
    (1994) Carrano-Moreira, Alberto Fábio
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão