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    A figura do coordenador pedagógico e o papel da escola na construção da identidade cultural
    (2019-02-15) Lima, Ryanne Mayse Chalega; Alencar, Anderson Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/9517716593738845; http://lattes.cnpq.br/4008931055835302
    A profissão da coordenação pedagógica recebe um grau específico de importância mediante a função social que esta exerce em ser a articuladora entre as propostas curriculares e os docentes da instituição no campo pedagógico, organizando juntos a estes a reflexão, a participação e os meios para a implementação da mesma, de tal forma que a escola possa cumprir sua tarefa em garantir o direito de todos os alunos de aprender. Neste sentido, o presente trabalho se propôs a realizar uma pesquisa exploratória em uma comunidade quilombola do município de Garanhuns-PE, foi adotado como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada tendo como foco a gestão educacional e o papel desempenhado pela coordenação pedagógica no processo de organização do trabalho educativo. Compreendendo a Educação Quilombola enquanto modalidade específica que deve ser contemplada em todos os seus aspectos a fim de possibilitar uma sociedade mais justa e igualitária e, portanto, as especificidades étnicas desse grupo social exigem um trabalho diferenciado na atuação do coordenador pedagógico. Buscamos analisar que ações são desempenhadas no âmbito da gestão escolar em especial pela figura da coordenação pedagógica para o processo de construção da identidade cultural. Enquanto resultados obtidos foi possível analisar que muitos são os limites e desafios enfrentados pelo coordenador na tentativa de desenvolver sua função articuladora, cumprindo importante papel sendo ator privilegiado em garantir o direito à Educação Quilombola de qualidade.
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    A interação família e escola: vantagens para o processo de ensino aprendizagem nas crianças da educação infantil e anos iniciais
    (2022-01-18) Silva, Cleisilvânia Cristine de Moraes; Calado, Ednara Félix Nunes; http://lattes.cnpq.br/2307543001407309
    A família é uma instância importante no processo de socialização, bem como no desenvolvimento da subjetividade autônoma, ensinando informalmente o que as crianças devem fazer, dizer ou pensar. A escola, portanto, deverá respeitar os conhecimentos e valores que as famílias possuem, promovendo a participação dos membros da instituição familiar em diferentes situações, estimulando o diálogo com os pais e possibilitando-lhes também obter ganhos enquanto sujeitos interessados em evoluir e aperfeiçoar como pessoas e cidadãos que visam à transformação da realidade. Objetivo: analisar a interação família e escola: vantagens para o processo de ensino aprendizagem nas crianças da educação infantil e anos iniciais. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de carácter qualitativo, onde observamos na literatura os conhecimentos acerca da temática dos últimos cinco anos, a partir da base de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Conclui-se que a busca pela interação família-escola, aumenta o conhecimento dos professores quanto às necessidades de aprendizagem de seus alunos e permite que os pais possam oferecer apoio domiciliar adequado à aprendizagem, contribuindo significativamente para o sucesso dos envolvidos no processo de ensinar. Em outras palavras, a parceria família- escola reforça a interface entre o lar e as expectativas da escola, referentes ao aprendizado da criança, e esclarece os papéis que cada um pode desempenhar no apoio ao aluno.
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    Avaliação da alfabetização de uma escola ciclada: concepções, práticas e instrumentos
    (2018-08-30) Gomes, Andréia Severo de Souza; Silva, Leila Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/5525936095476415
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    Educação ambiental e consciência entomológica em comunidades da Mata Norte e Sul do estado de Pernambuco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Santos, Arlene Bezerra Rodrigues dos
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    Educação Ambiental: uma abordagem nas escolas municipais de Limoeiro-PE
    (2019) Correia, Elica Dalila Dantas; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178; http://lattes.cnpq.br/3029848945546469
    Diante dos problemas ambientais que tem ocorrido, a Educação Ambiental vem sendo motivo de grandes discussões no cenário político mundial. Diversos eventos foram realizados no intuito de promover mudanças na forma como o ser humano se relaciona com a natureza. Observando a importância que aescola tem na propagação do ensino e na formação de cidadãos mais éticos, críticos e responsáveis, viu-se a necessidade de pesquisar como escolas municipais de Limoeiro-PE tem contribuído na disseminação da Educação Ambiental. O objetivo desse trabalho foi investigar a forma de atuação da Educação Ambiental nas escolas do município de Limoeiro-PE através da aplicação de um questionário com discentes e docentes das escolas que fizeram parte da pesquisa. Após as análises, constatou-se que todas as escolas abordam a Educação Ambiental e a metodologia de abordagem mais citada pelos alunos e professores foi a aula expositiva. A pesquisa mostrou que a abordagem interdisciplinar da temática precisa ser melhorada, visto que nem todos os professores trabalham essa temática em suas aulas, isso se comprova quando os alunos apontam geografia e ciências como as que mais abordam a temática. Também foi apontado pelos professores que há uma carência do oferecimento de capacitação direcionada a temática pelo município.
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    Estudo da percepção ambiental dos estudantes de uma Escola Municipal da Zona Rural de Bonito-PE
    (2018) Oliveira, Shirley Soares de; Araújo, Elian Sandra Alves de; http://lattes.cnpq.br/8362137509119353; http://lattes.cnpq.br/8021325895311840
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    Horta na escola: plantando sementes para o futuro
    (2022) Souza, Michelle Maciel Pereira de; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/2772739450014995
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    Implantação de hortas agroecológicas em escolas públicas de Garanhuns
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns; Administração, 2011) Moura, Mácio Farias de
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    Letramento escolar e letramento social: convergências ou divergências no contexto escolar?
    (2019) Silva, Edla Clarisse Dantas da; Ogliari, Marlene Maria; http://lattes.cnpq.br/2205083696463820
    Os estudos atuais sobre a Língua Portuguesa provocaram e provocam várias discussões sobre o ensino dessa disciplina e entre eles destacam-se aqueles que se voltam para a temática sobre os letramentos. Nessa temática se encontram também uma discussão sobre a relação que deve ocorrer entre o letramento escolar e o letramento social. A conceituação de letramento escolar e letramento social decorre da compreensão de que as ações e funções do ler e do escrever variam de acordo com o contexto em que ocorrem as práticas de leitura e escrita. Com base nessa perspectiva de estudo do letramento, nos propomos a realizar um estudo para conhecer se existia uma relação entre as práticas de letramento escolar e as práticas de letramento social de uma comunidade escolar, incluindo alunos, professora, pais de alunos e demais integrantes desse contexto. Buscamos identificar que eventos e práticas de leitura e escrita eram efetivadas por eles, dentro e fora dos muros da escola e que concepções tinham sobre a função social da escola. A base teórica foi constituída por leituras feitas em: SOARES (2004,2008), ROJO (2009), TFOUNI (2010), KLEIMAN (2008, 2010), STREET (2014), TERRA (2013), PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN, 1997), PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO (2014), YOUNG (2007). Caracterizamos a nossa pesquisa como de campo com abordagem qualitativa (MARCONI; LAKATOS,2011,p.69). Esse estudo nos trouxe a certeza de que as práticas de leitura e de escrita são específicas de cada contexto e que a exigência para que haja convergências entre essas práticas, principalmente quanto à ancoragem dessas práticas, está longe de se concretizarem.
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    O brincar e o desenvolvimento das crianças
    (2021) Santos, Danila Fernandes dos; Gonçalves, Karla Gisele Aleixo; Silva, Samara Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/2458414664579982
    O presente artigo reflete sobre a importância do brincar no processo de aprendizagem e no desenvolvimento geral das crianças. A brincadeira assume uma função muito importante no desenvolvimento social e intelectual, ao passo de criar inúmeras oportunidades para a criança reproduzir as situações do seu cotidiano. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo analisar se as práticas relacionadas ao brincar são valorizadas e de fato colocadas em prática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. A pesquisa foi qualitativa, a partir de entrevistas com professoras, questionários com alunos e com mães de alunos, durante os meses de fevereiro, março e abril de 2021. Os resultados apontaram para a importância do brincar no desenvolvimento dos alunos, reconhecida pelos envolvidos, bem como as reflexões sobre as práticas desenvolvidas no âmbito escolar.
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    “O incrível mundo dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica” ações educativas no entorno de unidades de conservação
    (2018) Amaral, Jéssica Monique da Silva; Santos, Ednilza Maranhão dos; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/1830373986976646
    Com mais de 70% de sua cobertura original degradada a Mata Atlântica ainda possui uma alta biodiversidade e abriga cerca de 730 espécies de anfíbios e répteis, todavia, devido ao avanço da urbanização e a fixação de crendices populares que instigam a aversão da população a respeito desses animais, algumas espécies encontram-se ameaçadas de extinção. Sendo as Unidades de Conservação (UC’s) uma importante ferramenta para preservação das espécies. Portanto, é de fundamental importância a utilização de ações educativas para desmistificar e esclarecer a importância desses animais para a população humana, sendo um instrumento fundamental no plano de manejo de uma UC. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi promover e avaliar ações educativas através de exposições itinerantes em escolas da rede pública do entorno de três Unidades de Conservação, Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI), Estação Ecológica do Caetés (ESEC-Caetés) e Refúgio de Vida Silvestre do Sistema Gurjaú (RVS Gurjaú), visando à valorização da importância dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica, estimulando a sensibilização da comunidade humana para com as florestas e os animais. As exposições foram realizadas no período de três anos consecutivos voltadas para alunos do 7º ano do ensino fundamental II e 2º ano do ensino médio. Cada exposição continha um acervo de banners e placas comunicativas, cenário representando a floresta, animais vivos, em meio líquido e taxidermizados, fotos das espécies da herpetofauna, cartilha interativa e um questionário. Participaram das ações um total de 20 escolas e 2.141 alunos, com idades entre nove e 21 anos. Os alunos se mostraram participativos em todas as atividades, esclareceram lendas e crendices através das explicações, relataram o uso de anfíbios e répteis na alimentação humana, através das fotografias mostraram as espécies mais comuns na área onde residem, alguns alunos narram a coexistência com esses animais assim como sentimentos como afeição, medo e curiosidade. Após as explicações alguns alunos demonstraram interesse em ajudar na conservação desses animais assim como do Bioma, o que foi refletido em respostas positivas dos questionários, onde responderam que para ajudar na preservação do Bioma devem não matar os animais, cuidar da floresta e conscientizar outras pessoas e expuseram que iriam ensinar aos amigos e familiares a importância da herpetofauna e da Mata Atlântica em falas como “Vou falar para minha mãe que a mata tem que ser cuidada”; “Eu e meus amigos agora vamos ser os heróis dos animais”. Educação Ambiental é uma ferramenta fundamental para desmistificação, conscientização e valorização do meio ambiente, induzindo, no ser humano, a vontade de conservar sendo um pilar para o equilíbrio ecológico.
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    Obesidade infantil: uma visão interdisciplinar
    (2019) Silva, Tiago Cícero da; Silva, Celiane Gomes Maia da; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402
    O excesso de peso já é um problema que afeta 1/5 da população infantil e pode resultar em uma geração futura de obesos, pois crianças obesas se tornam adolescentes obesos e 80% destes chegam à vida adulta também com obesidade. São vários os fatores que geram este sério problema, entre eles estão a influência da mídia, maus hábitos alimentares, sedentarismo, fatores genéticos e/ou a combinação desses e de outros elementos. Objetivou-se na elaboração desta monografia realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema obesidade infantil com ênfase na influência da mídia, na percepção da famíliae da importância da escola. Foram realizadas buscas utilizando bases de dados on line, como Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (Scielo). A partir dos trabalhos utilizados nesta pesquisa observou-se que é grande a influência que a mídia e as propagandas exercem no comportamento alimentar de crianças e adolescentes, bem como o tempo gasto com a televisão, internet e jogos eletrônicos. A família exerce um papel muito importante com relação aos hábitos alimentares das crianças, pois, muitas vezes são os costumes alimentares que ela oferece que irá definir quais alimentos farão parte do paladar da mesma. A escola também tem uma grande responsabilidade na questão nutricional, é seu dever oferecer uma merenda rica nutricionalmente e diversificada, ambas as partes devem trabalhar em sintonia para alcançar o resultado desejado. Portanto, é fundamental que haja acompanhamento profissional para realização do diagnóstico nutricionalnas crianças e orientação quanto aalimentação mais adequada. A família e cuidadores devem estar sensibilizados para o problema e deve-se buscar estratégias efetivas e sustentáveis no âmbito individual, familiar, escolar, comunitário e nos demais espaços em que a criança está inserida, de forma que a adoção de hábitos de vidamais saudáveis seja facilitada e promovida.
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    Percepções sobre a educação ambiental e sua inserção no currículo escolar
    (2019) Pereira, Maria Elizabete Alves; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/3922122165023084
    Os movimentos ecológicos que ocorreram nas décadas 60 e 70 na Europa e EUA foram discussões importantes para sociedade entender como estamos degradando o meio ambiente, isso devido ao sistema capitalista, através da alta produção industrial, além da utilização dos recursos naturais para saciar nosso poder de consumo. Dessa forma, a Educação Ambiental passou a integrar os componentes dos currículos em todos os níveis de educação de forma interdisciplinar. Para que esse tema seja trabalhado na escola, o currículo escolar precisa incluir o tema transversal meio ambiente indicado nos Parâmetros Curriculares Nacionais para serem desenvolvidos durante o ano letivo. O objetivo do presente trabalho foi analisar as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental dos anos finais, sobre a perspectiva de como as questões socioambientais estão presentes em nossa sociedade. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual da cidade do Recife, através de análise documental do Projeto Político Pedagógico, entrevistas com professores e estudantes, analisando suas percepções. Contudo, foi possível perceber que os problemas da comunidade são explanados na sala de aula, mas a Educação Ambiental ainda acontece de forma discreta, sem sua ambientalização no currículo. E assim, inclusões de ações aplicadas na escola seriam importantes para que a prática de Educação Ambiental possa ser continua e interdisciplinar.
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    Relatório de estágio supervisionado: Secretaria de Educação de Garanhuns
    (2018) Elias, Alana Maria Tenório; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/4249467181282314
    Nos últimos anos, discutiu-se mais intensamente a necessidade de equipar as escolas com computadores, a fim de melhor atender às necessidades da era tecnológica. No entanto, a adequação à novos modelos de ensino gera dificuldades. Objetivou-se com a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório, o acompanhamento das atividades referentes ao setor de TI da secretaria de educação, incluindo a participação no projeto “Informática nas escolas municipais de Garanhuns (PE): propiciando formação, acesso e inclusão digital” cujo objetivo principal é contribuir para a efetiva utilização da informática na educação nas escolas públicas do município de Garanhuns. Para tanto, foi realizado um fortalecimento no departamento de TI da Secretaria municipal de educação, cuja função principal teve foco em recuperar e montar laboratórios de informática em escolas do município, oferecendo tanto manutenções para melhor atender às demandas das escolas, quanto suporte aos professores durante esse processo de informatização, desde a seleção de softwares educacionais a serem instalados nos computadores, até a criação de documentos de boas práticas para utilização dos mesmos em sala de aula. O presente relatório contempla as principais atividades, bem como seus resultados, realizadas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Secretaria de Educação, localizada na cidade de Garanhuns (PE), no período de 01/08/2018 à 31/01/2019, com carga horária de 20 horas semanais.
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    Trajetórias de vida: caminhos percorridos pelos estudantes da educação de jovens e adultos durante a sua vida escolar
    (2019-02-12) Silva, Danielle Maria Braga da; Nova, Taynah de Brito Barra; http://lattes.cnpq.br/1093805068631305; http://lattes.cnpq.br/9093146079896441
    Este trabalho tinha como objetivo geral analisar a relação do estudante de Educação de Jovens e Adultos do município de São João/PE com a instituição escolar em suas trajetórias de vida. Para alcançá-lo, propomos conhecer, por meio de narrativas de histórias de vida, o percurso escolar dos alunos da EJA; identificar quais foram principais dificuldades encontradas pelos alunos durante a sua vida escolar; e estabelecer relações entre essas dificuldades e os sentidos atribuídos por eles a escola. Desenvolvemos nossa pesquisa em uma turma de 1ª e 2ª Fase de Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de São João, no agreste pernambucano. A partir da Entrevista Narrativa, baseada nas Histórias Orais de Vida, coletamos os dados com dez estudantes. Nossa análise sobre as narrativas fez emergir quatro categorias. A primeira categoria, intitulada A escola compreendida na infância, retrata as memórias construídas sobre a instituição escolar durante a infância do aluno da EJA. A categoria Reflexões sobre a vida escolar, apresenta nossa análise sobre os depoimentos que envolvem as memórias dos alunos sobre as experiências vivenciadas com relação a escola. O Estímulo para ir à escola na infância e na fase adulta é tratado nesta terceira categoria. Os elementos que aqui elencamos nos esclarecem como a família tem peso nas decisões dos sujeitos da pesquisa. Na categoria A escola para a vida... A vida para além da escola, nos aproximamos de uma escola supervalorizada pelos alunos da EJA. Se por um lado eles reconhecem que a vida pode ensinar, por outro eles relatam que é a escola que pode fazê-los, enfim, ter uma vida mais fácil, nem que seja, apenas através da aprendizagem da leitura e da escrita.
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