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Navegando por Assunto "Esportes radicais"

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    Práticas corporais de aventura: limites e possibilidades do trato com o conhecimento da unidade temática na BNCC
    (2019-12-11) Silva, Deygeane Gomes da; Paiva, Andréa Carla de; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185; http://lattes.cnpq.br/8519313699536125
    Este presente trabalho tem como objetivo analisar a unidade temática “Práticas Corporais de Aventura” (PCA) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), identificando os limites e as possibilidades do trato deste tema nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, utilizamo-nos da Pesquisa Documental que permite a investigação não imediata, mas indireta utilizando os documentos produzidos pelo homem que mostram seu modo de viver, de ser e de entender um fato social, através do método qualitativo que não inclui um instrumento estatístico no processo de análise de um problema. Segundo Gomes (2007), este tipo de pesquisa considera quatro dimensões: a epistemológica, pois a partir de um modelo de ciência se avalia se uma pesquisa é ou não científica; a teórica, que considera os conceitos e princípios que orientam o trabalho interpretativo; a morfológica, uma vez que se estrutura sistematicamente o objeto de investigação e, por último, a técnica, que se ocupa do controle da coleta de dados e do necessário diálogo entre eles e a teoria que os suscitou. Assim, este tipo de pesquisa o documento é a única fonte de estudo. Neste trabalho, com o documento curricular Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi organizado em dois momentos distintos: o primeiro de coleta de informações no documento, e outro de análise do conteúdo. Este estudo demonstra o quanto ainda temos que estudar, portanto, que seja o ponta pé inicial para entendermos o que é o currículo da Educação Física na escola.
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