Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Estequiometria"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Como transformar questões relativas a aspectos da estequiometria em problemas do tipo escolar? Uma análise de livros didáticos de química do PNLD 2018
    (2021-11-25) Lins, Hayanne Petruska Ferreira da Silva; Batinga, Verônica Tavares Santos; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/9796774903859883
    Esse trabalho tem como objetivo transformar enunciados de questões relacionadas com a Estequiometria presentes em livros didáticos de química do Ensino Médio, aprovados no PNLD 2018, em problemas. Para isso foram lidos e analisados os enunciados das 249 questões de seis livros didáticos de Química a partir de elementos que constituem a conceituação e características de exercícios e problemas, buscando categorizá-las conforme a diferenciação entre problemas e exercícios de Schnetzler e Santos (2010). Em seguida foram utilizadas as estratégias de Lopes (1994) e Freire e Silva (2013) para transformar exercícios em problemas com base na Abordagem de Resolução de Problemas. Os resultados apontam que 98,79% das questões analisadas se caracterizam como exercícios porque apresentam os seguintes aspectos no seu enunciado: presença de dados explícitos para resolução, resultado pré-estabelecido, foco disciplinar, possibilidades de respostas (certo ou errado), privilegiam a aplicação de algoritmos, fórmulas e equações para sua resolução, visando operacionalizar conceitos, a memorização e reprodução do conhecimento químico. Percebe-se que estratégias específicas podem ser adotadas para transformar enunciados de questões caracterizadas como exercícios em problemas de Química do tipo escolar. Por fim, o estudo pode contribuir para que os professores possam aprender a elaborar novos recursos didáticos (problemas) a partir do livro didático de Química e usá-los nas aulas de Estequiometria. Também em perceber que problemas e exercícios apresentam finalidades educativas distintas no processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão