Navegando por Assunto "Estudantes universitários"
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Item A importância do cuidado socioemocional na vida de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE: um estudo sobre o Núcleo do Cuidado Humano da UFRPE(2022-10-07) Moraes, Rafaela Gomes Carvalho de; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/8866417999723799Esta pesquisa objetiva de modo geral compreender a importância do cuidado socioemocional na vida de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), considerando o caso do Núcleo do Cuidado Humano dessa mesma universidade. Fundamentamos nossa pesquisa em teorias sobre o cuidado humano; sobre a educação socioemocional; sobre a educação superior brasileira, tomando como base os principais autores: Ferreira (2021), Goleman (2010), Pires (2016), Cruz (2015), Caixeta (2011), Zoboli (2003), Carleto (2018), Stallivieri (2019) bem como os documentos oficiais do NCH, do curso de Pedagogia e do Ministério da Educação do Brasil. É uma investigação de base qualitativa, sendo utilizado método de estudo de caso, com técnicas de construção de dados que se deram de três formas: (a) observação exploratória; (b) questionário e (c) entrevistas semiestruturadas. O lócus de investigação ocorreu no espaço virtual, local em que tivemos acesso ao material documental e a alguns dados e contatos com parte dos sujeitos interlocutores da pesquisa. Nossos sujeitos da pesquisa foram estudantes da licenciatura em Pedagogia da UFRPE; professores da referida licenciatura e a ex-reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, à época em que o Núcleo do Cuidado Humano foi instituído na UFRPE. Após resultados, chegamos a alguns pontos de reflexão: (a) as estudantes participantes da pesquisa disseram sentir cansaço, exaustão mental, estresse e desejam um ambiente universitário mais cuidadoso e que se preocupe com a saúde emocional da comunidade acadêmica. Ao mesmo tempo, vimos que, desde o ano de 2018, época em que o NCH foi criado, a UFRPE tem se esforçado para que a Universidade passe a ser espaço de prevenção ao sofrimento psíquico e de promoção da saúde mental, considerando a sua comunidade.Item A influência da colonialidade nas vidas vividas na cidade do Recife: reflexões sobre consumo e cotidiano de estudantes universitários da UFRPE(2024-03-08) Melo, Ana Carolina da Silva; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/7271561235870981A presença da periferia na universidade é uma luta histórica, e para além da ampliação do direito ao acesso, acumulada desde a defesa das cotas raciais, sociais e para alunos da rede pública, é urgente pensar a permanência e conclusão da juventude periférica que chega às universidades. A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso/TCC, apresentado ao Departamento de Ciências do Consumo/DCC, nasce e se volta para a reflexão da relação entre as classes sociais no cotidiano da cidade do Recife. Se fundamenta a partir da análise da influência da colonialidade nas vidas vividas na cidade do Recife. Refletimos de forma mais detida às experiências cotidianas vivenciadas por estudantes periféricos/as a partir do acesso ao ensino superior, com ênfase para a experiência deste grupo em diferentes cursos da UFRPE/Campus Recife. De modo geral este é um trabalho que se volta para as reflexões do direito a cidade a partir de um exercício de reflexão no campo do consumo, considerando que as relações estabelecidas no cotidiano com as espacialidades, serviços e produtos são relações de consumo mediadas por elementos relativos à interseccionalidade, toma Recife e a UFRPE como estudo de caso. Inicialmente buscamos compreender os impactos da colonialidade nas diferentes relações de consumo na sociedade recifense contemporânea e posteriormente como isso incide no cotidiano de estudantes periféricos/as que acessam o ensino superior. A justificativa se sustenta no fato de que na cidade do Recife há, diante da perspectiva colonial ainda presente, imposições e violências simbólicas e concretas que afetam o direito de viver e habitar a cidade, exemplo do projeto “Novo Recife”, dos desafios à mobilidade urbana na conciliação do tempo educação/trabalho, Na atuação da polícia e/ou outros mecanismos de controle nos espaços periféricos. Consideramos que as formas assumidas pelo espaço social contemporâneo, que são vivenciadas todos os dias nos diferentes trânsitos pela cidade, nos usos dos espaços públicos e privados, produz de forma histórica, cotidiana e reiterada barreiras para acesso a direitos, espaços, serviços e produtos. Neste sentido o presente estudo tem como objetivo geral compreender as formas da colonialidade nas diferentes relações de consumo na sociedade recifense contemporânea, com destaque para as experiências de estudantes da UFRPE. Os objetivos específicos se voltam para refletir sobre o perfil socioeconômico dos estudantes que acessam o ensino superior no Brasil e na cidade do Recife; analisar a influência da colonialidade nas vidas vividas na cidade por estudantes periféricos/as que acessam o ensino superior, refletindo sobre as formas assumidas pela colonialidade neste cotidiano, considerando aspectos relacionados para as desigualdades interseccionadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, que se fundamentará na observação participante e que toma Recife como estudo de caso. Enquanto resultados apontamos a possibilidade de contribuição das ciências do consumo para a produção de conhecimento sobre as vidas vividas na cidade, a partir da perspectiva da juventude recifense e a possibilidade de apresentação sobre a influência da colonialidade/neocolonialidade nas relações de consumo de estudantes periféricos/as Que acessam a educação superior. Compreendendo que estudos neste campo podem possibilitar a expansão de políticas para acesso, permanência e conclusão da educação em nível superior da juventude periférica brasileira e recifense.Item Aceitabilidade, aderência e segurança do exercício de agachamento isométrico na parede não supervisionado como quebra do comportamento sedentário em estudantes(2024-02-09) Cavalcante, Anderson; Farah, Breno Quintella; http://lattes.cnpq.br/6914216878368661; http://lattes.cnpq.br/4871147676147788Introdução: Comportamento sedentário é permanecer em posição sentada, reclinada e/ou deitada com gasto metabólico igual ou semelhante aos valores basais por longos períodos. Esse comportamento trás malefícios a saúde, como na pressão arterial e função endotelial entre outras. Diminuir esse comportamento é importante. Há formas de diminuí-lo embora ainda não tenham sido analisadas quanto à viabilidade delas. O exercício isométrico de agachamento na parede pode ser uma estratégia viável. Objetivo: Analisar a aceitabilidade, aderência e segurança do exercício isométrico de agachamento na parede não supervisionado como estratégia de quebra do comportamento sedentário em estudantes do ensino superior. Métodos: Cinco estudantes participaram do grupo treinamento (GT) e realizaram agachamento isométrico na parede a cada uma hora com intensidade definida por teste incremental durante 12 semanas. Ao final da oitava semana, foi avaliada a aceitabilidade, aderência e segurança da intervenção. Resultados: O GT teve 60% de aceitabilidade, enquanto a aderência foi de 50% de aderência. Nenhum problema de saúde foi relatado pelos participantes. Conclusão: O agachamento isométrico na parede parece ser seguro com boa aderência e aceitabilidade como quebra do comportamento sedentário em estudantes do ensino superior.Item Acesso ao crédito e inadimplência de jovens universitários: o caso da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2022-05-19) Rodrigues, Anderson Emanoel dos Santos; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/0264838490818388Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre o acesso ao crédito, superendividamento e inadimplência de jovens universitários da Universidade Federal Rural de Pernambuco, mais especificamente verificar se a facilidade no acesso ao crédito foi implementada após ingressarem no ensino superior; bem como identificar se os jovens universitários tiveram acesso à educação financeira. Para este fim, realizou-se pesquisa descritiva, a partir da coleta de dados primários e secundários. O corpus da pesquisa foi constituído pela revisão bibliográfica de documentos, artigos e livros sobre os temas mencionados, bem como aplicação de formulário google para coleta de dados a respeito do grupo respondente. Os resultados mostraram que o acesso ao crédito depende de outros fatores para influenciar a inadimplência, que os jovens do grupo respondente perceberam facilidade no acesso ao crédito a partir do ingresso na universidade e a maioria não teve acesso à educação financeira.Item Aligning expectations about the adoption of learning analytics in a brazilian higher education institution(2021-03-01) Garcia, Samantha Millena Costa; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/7221410090403436Item Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre natureza da tecnologia como indicadores da alfabetização científica e tecnológica(2022-05-27) Régis Júnior, José Josiel; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/2879033758134136A tecnologia faz parte de diversos contextos do mundo atual, fato este que corrobora com a necessidade da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) por parte dos cidadãos. A ACT contempla, além dos conceitos e procedimentos científicos, a compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia. Nesta pesquisa, direcionamos nosso estudo para a Natureza da Tecnologia (NdT) como uma componente da ACT, e mais especificamente, para a formação inicial de professores de Química, considerando que pesquisas sobre a NdT e os professores de Química em formação ainda são incipientes no Brasil. Portanto, nesta pesquisa temos como objetivo analisar crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre a Natureza da Tecnologia (NdT), considerando-as como indicadores da ACT deles. Contamos com a participação de quinze estudantes que cursavam o último período do curso. Para a análise dos dados adotamos abordagens qualitativa e quantitativa e as seguintes etapas metodológicas: 1) seleção das questões do COCTS que envolvem aspectos da NdT; 2) aplicação das questões selecionadas com estudantes de um curso de licenciatura em Química do último período; e 3) análise qualitativa e quantitativa das respostas dos estudantes participantes às questões do COCTS. A partir das análises realizadas, como resultados principais destacamos que os estudantes expressaram crenças e atitudes plausíveis para sete das oito questões do COCTS relativas à NdT, como, por exemplo, sobre a tecnologia e sobre a interdependência entre ciência e tecnologia, e crenças e atitudes adequadas sobre as relações CTS. Adicionalmente, vale ressaltar que era esperado que os estudantes expressassem acordos parciais frente às frases plausíveis das questões e não que concordassem ou discordassem em alto grau com elas como foi observado. Portanto, os resultados obtidos nesta pesquisa apontam evidências da necessidade de se discutir sobre a NdT no âmbito da formação inicial de professores de Química, na perspectiva da ACT deles.Item Análise de crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas ciência-tecnologia-sociedade como indicadores da compreensão da natureza da ciência e da tecnologia(2020-10-28) Silva, Carina Fernandes Bezerra da; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019; http://lattes.cnpq.br/3349978068322310Neste trabalho monográfico temos como objetivo analisar crenças e atitudes de estudantes do curso de Licenciatura em Química sobre temas Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) como indicadores da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT) na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2019, e nela, adotamos uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, consideramos aspectos éticos de que as informações obtidas nesta pesquisa são confidenciais, não havendo identificação dos participantes, e contamos com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública federal brasileira. Adotamos a versão brasileira do Cuestionario de Opiniones sobre la Ciencia, Tecnología y la Sociedad (COCTS) como instrumento de coleta de dados e seguimos como procedimentos metodológicos: 1) Seleção das questões do COCTS; 2) Aplicação do COCTS com estudantes do curso de Licenciatura em Química; 3) Análise dos dados. A partir das análises realizadas, podemos dizer que os estudantes, participantes desta pesquisa, expressaram crenças e atitudes plausíveis, ingênuas e adequadas sobre diferentes temas CTS. Destacamos que para alguns dos temas CTS os estudantes apresentaram crenças e atitudes plausíveis, o que a nosso ver, é um resultado positivo. Contudo, crenças e atitudes adequadas foram representativas dos menores percentuais, revelando fragilidades. Estas fragilidades podem refletir na compreensão da NdCeT dos estudantes, comprometendo a ACT dos licenciandos. Portanto, propor e analisar processos formativos de professores sobre a Natureza da Ciência e da Tecnologia na perspectiva da ACT pode se constituir em uma promissora agenda de pesquisa para estudos futuros.Item Aplicação de técnicas de mineração de dados educacionais para previsão do desempenho de estudantes a partir de dados do ENADE(2021-03-04) Lima, Thacyo Eslley Burgo de; Silva, Paulo Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932; http://lattes.cnpq.br/7863661692692517Com o crescimento cada vez maior nos dados, faz-se necessário aplicação de técnicas para extrair informações e conhecimentos a partir do conjunto de dados que estão disponibilizados, com isso encontra-se a Mineração de Dados. Esse trabalho tem como objetivo prever o desempenho dos alunos dos cursos de Sistema de Informação a partir dos dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado no ano de 2017. Para isto, foram utilizados algoritmos de aprendizagem de maquina para a descoberta do conhecimento e auxiliar na tomada de decisão. Foram utilizados 4 algoritmos para comparação, os quais obtiveram acurácia superior a 60%, mostrando que é viável realizar a prediçãoItem As expectativas acadêmicas dos ingressantes do Curso de Bacharelado em Administração da UFRPE/UAST(2021-07-17) Viana, Káthylla Mayara Alves Santos; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701A presente pesquisa pode ser inserida no campo de estudo sobre expectativas acadêmicas, na qual busca investigar os anseios dos alunos ingressantes no ensino superior. Diante disso, o objetivo deste trabalho é responder a seguinte questão de pesquisa: quais são as expectativas acadêmicas dos ingressantes do curso Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)? Para atender ao objetivo, essa pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa e tem como procedimento técnico, o estudo de caso. Na coleta de dados foi utilizado o Questionário de Percepções Acadêmicas: Versão A – Expectativas – Versão brasileira (QPA-E/B) - criado por Deaño et al. (2015) e adaptado por MarinhoAraújo et al. (2015). Notou-se que os discentes veem o curso de Administração da UAST como uma ótima oportunidade de obter um bom emprego e estabilidade em uma profissão valorizada pela sociedade. Além disso, foi possível identificar a autocobrançItem Aula prática de Zootecnia(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1958) Universidade Federal Rural de PernambucoFotografia em preto e branco, revelada em papel fosco, em sépia, medindo 24 cm x 18 cm, no formato horizontal, bordas sem picotes no seu entorno. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui informações escritas a caneta no verso; Não possui duplicata.Item Bora Comer? A comensalidade entre estudantes no RU da Universidade Manguetown(2019) Rodrigues, Williams da Silva; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/3736580766727124A presente monografia tem por base uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, a qual teve como objetivo descobrir os significados para os/as estudantes sobre o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Manguetown, e como objetivos específicos: identificar a relação que eles/asestabelecem entre comensalidade e sociabilidade e compreender o significado do comer em conjunto. A observação in locu como procedimento metodológico, permitiu participar do comer coletivo e entender a comensalidade vivenciada pelos/as estudantes. Além da observação foram realizadas entrevistas com 30 estudantes de diversos cursos e turnos da Manguetown. As entrevistas foram analisadas seguindo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin.O RU significa um espaço dentro da Universidade aonde é ofertada e garantida uma alimentação de qualidade. O RU é um local que permite uma sociabilidade alimentada ou mediada por meio da comensalidade exercida no compartilhamento de uma refeição à mesa; éum espaço que não se vai apenas para comer, mas para conversar, se divertir, interagir e confraternizar; uma espécie de segunda casa.Item Comparação dos parâmetros do sono, nível de atividade física e sintomas de ansiedade e depressão entre estudantes universitários e do ensino médio(2024-10-07) Carmo, Radmila Arantes do; Lima, Anna Myrna Jaguaribe de; Santos, Daniele Maria dos; http://lattes.cnpq.br/5785346219809478; http://lattes.cnpq.br/6743434574905339; http://lattes.cnpq.br/8862568599750525O sono é um processo fisiológico de vital importância para o bom funcionamento do nosso organismo, assim como, a atividade física regular é um fator importante para a boa qualidade da saúde, a ansiedade e depressão são transtornos mentais que podem afetar indivíduos em qualquer faixa etária prejudicando assim sua saúde mental. Desse modo, o estudo tem como objetivo, investigar a qualidade do sono, a sonolência diurna excessiva, o nível de atividade física e os sintomas de ansiedade e depressão em estudantes e em Universitários do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco e estudantes do EM EREM Pompeia Campos em Pernambuco. A amostra foi composta por 131 estudantes do Ensino Médio, do 1º, 2º e 3º anos de ambos os sexos, com idade de 16,25 ± 0,96 e por 92 estudantes Universitários, do 1º ao 8º período de ambos os sexos, com idade de 23,69 ± 3,98 anos. Trata-se de um estudo transversal realizada através da aplicação de questionários validados para avaliar qualidade do sono (Índice de qualidade do sono de Pittsburgh-PSQI), a sonolência diurna excessiva (Escala de sonolência de Epworth-ESE), os sintomas de ansiedade (Inventário de ansiedade de Beck-IAB) e depressão (Inventário de depressão de Beck-IDB), além do nível de atividade física (Questionário internacional de atividade física-IPAQ).Os questionários foram aplicados de maneira presencial no EREM Pompeia Campos e no Departamento de Educação Física da UFRPE. Para análise estatística inferencial dos resultados foi atribuído um nível de significância de p< 0,05. A normalidade dos dados referentes foi verificada por meio do Teste Shapiro-Wilk. Como a distribuição dos dados normal, o teste para comparação entre médias foi o teste T para amostras independentes análise estatística foi usado o teste qui-quadrado para comparação das variáveis categóricas. Os dados foram expressos em média, desvio padrão para as variáveis não categóricas e em frequência absoluta e relativa para as variáveis categóricas. Em relação à qualidade do sono, os estudantes do EM e os Universitários apresentam a má qualidade do sono, 71,75% e 77,17%, respectivamente. Já a presença da SDE em estudantes do EM foi de 53,43% e nos universitários de 50%. Os Universitários apresentaram mais indivíduos ativos e muitos ativos (n=34/37%) e (n=40/43,4%), respectivamente e menos indivíduos sedentários (n=8/8,7%) e (n=10/10,9%) irregularmente ativo A e B, comparado ao esperado (p=0,000). Já os estudantes do EM são mais sedentários (n= 46/ 35,1%) e irregularmente ativos A e B (n=26/19,8%) e ativos (n=42/32,1%) e muito ativos (n=17/13%) do que o esperado. Os universitários apresentam uma frequência maior do que o esperado de sintomas de ansiedade (p=0,004), ausência (n= 44/47,8%), leve (n=25 /27,2%), moderado (n=13/14,1%) e grave (n=10/10,9%). No entanto, os estudantes do EM apresentam uma menor prevalência de sintomas de ansiedade do que o esperado (p=0,004): ausente (n=21/16%), leve(n=47/35,9%), moderada (n=35/26,7%) e grave (n= 28/21,4%) Em relação à depressão, os universitários têm uma frequência maior do que o esperado (p= 0,003) de depressão ausência (n= 40/43,5%) e sintomas leve (n 35=/38%), com uma frequência menor de sintomas de depressão moderada (n=15 /16,3%) e grave (n=2 /2,2%). Já os estudantes do EM apresentam uma menor frequência do que o esperado (p= 0,003) na ausência de depressão ausente (n=34/26%) e sintoma leve (n 46=/35,1%) com uma maior frequência de sintomas e depressão moderada (n=40/30,5%) e grave (n=11 /8,5%). De acordo, com os nossos resultados, os estudantes universitários e do EM, apresentam a má qualidade do sono, e presença da sonolência diurna excessiva, ainda os Universitários são mais ativos e apresentam mais sintomas de ansiedade, já os estudantes do EM, são menos ativos e com mais sintomas de depressão.Item Correlação entre a qualidade do sono e o nível de atividade física em estudantes universitários(2019) Monte, Jéssica do Carmo Anjos do; Lima, Anna Myrna Jaguaribe de; Silva, Aurea Letícia Gomes da; http://lattes.cnpq.br/4368077040588552; http://lattes.cnpq.br/6743434574905339; http://lattes.cnpq.br/4770348637819580Uma qualidade do sono ruim pode trazer consequências para a saúde e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e aliada a um baixo nível de atividade física, podem estar associadas a um maior risco de morte prematura por doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e a maiores sintomas de ansiedade e depressão. Devido à grande demanda acadêmica, o cenário vivido pela maioria dos estudantes universitários pode contribuir para uma redução no nível de atividade física e comprometer a qualidade do sono. Desta forma, o estudo tem como objetivo, correlacionar a qualidade do sono e o nível de atividade física em estudantes universitários. A amostra foi composta por 56 (cinquenta e seis) estudantes universitários da Universidade Federal Rural de Pernambuco, de ambos os sexos, com idade média de 25,5±5,9 anos. Os alunos foram avaliados na Universidade Federal Rural de Pernambuco, e os instrumentos utilizados na coleta foram os seguintes questionários: índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQI): para avaliação da qualidade do sono e o questionário internacional de atividade física, versão curta (IPAQ- versão curta): para a avaliação do nível de atividade física. De acordo com os resultados, 82% dos estudantes foram classificados com qualidade do sono ruim e 43% foram classificados como muito ativos. Entretanto, não houve associação entre o nível de atividade física e a qualidade do sono dos estudantes (r=0,14; p>0,05). Desta forma, podemos concluir que não há associação entre a qualidade do sono e o nível de atividade física nos estudantes universitários, ainda que em sua maioria, os estudantes sejam classificados como muito ativos ou ativos, e apresentem uma qualidade do sono ruim. Como a causa da qualidade do sono ruim é multifatorial, outros fatores podem comprometer a qualidade do sono destes estudantes. Desse modo, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas a fim de identificar as principais causas e fatores que influenciam negativamente na qualidade do sono, e projetos sejam desenvolvidos pelas universidades para incentivo, promoção e adequação do sono e prática de exercício regular pelos estudantes.Item Diagnóstico da saúde mental e bem-estar de estudantes do IFPE-Campus Recife sob influência do ensino de biologia(2019-12-03) Carvalho, Isabela Vieira de; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/6131401598981466Muitos estudos acerca da saúde mental dos estudantes universitários são realizados devido ao sistema sobrecarregado de ensino que eles são expostos. No entanto há uma lacuna da academia acerca desses parâmetros na educação básica, principalmente quando se trata de uma instituição não convencional como os institutos federais que possuem uma modalidade de ensino que integra o ensino médio ao técnico submetendo os alunos a uma realidade igual ou ainda mais sobrecarregada do que a das universidades. Com isso, o presente trabalho visou realizar um diagnostico acerca da saúde mental e bem estar dos estudantes dos módulos iniciais para sondagem de parâmetros como sono e alimentação, e a exposição aos gatilhos de estresse e ansiedade, contribuindo com dados desse tema para academia e propor propostas pedagógicas de intervenção para essas questões. O estudo revelou que mais de 60% da população estudada alegou se deparar com gatilhos de estresse extremo e depressão, além da queda da qualidade do sono e alimentação em mais de 20% após o ingresso no IFPE- Campus Recife. Além disso, o questionário aplicado auxiliou a traçar os pontos positivos e negativos da instituição para que as propostas de intervenção fossem personalizadas para se adequar a realidade do Campus.Item Encontro de alunos diante da entrada do prédio da reitoria da UFRPE(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1970) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos SantosFotografia original, revelada em papel linho, em sépia, medindo 24 cm x 18 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Não possui duplicatas. Possui informações escritas a caneta no verso.Item Endividamento entre jovens universitários: insights sobre educação financeira na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)(2020-10-20) Silva, Otoniel Galdino da; Albuquerque, Hortência Cruz de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/4888246035519447Com a crescente globalização o significado do consumo tem tomado proporções ainda maiores, alcançando todos os grupos sociais. Os mais suscetíveis ao apelo da publicidade são crianças e jovens, muitos deles em fase escolar e outros ingressando no ensino superior, mas, nem sempre educados financeiramente. Esta pesquisa teve por objetivo investigar sobre o endividamento entre os jovens universitários da UFRPE e as formas de acesso à educação financeira. O trabalho foi desenvolvido por uma metodologia conduzida através de uma pesquisa quali-quantitativa por meio de um levantamento realizado entre os jovens de diversos cursos da Instituição de Ensino Superior durante o mês de agosto de 2020, onde os dados foram coletados através de um questionário eletrônico aplicado a um grupo de respondentes composto por 81 estudantes matriculados. Para atender o objetivo geral, foram utilizadas diversas variáveis para a análise como o perfil socioeconômico, as experiências com educação financeira antes e depois de ingressarem no ensino superior, o perfil de consumo, os comportamentos em relação às finanças, entre outros. Como resultados, a pesquisa identificou que apesar da pandemia do COVID-19, verifica-se que os jovens universitários da UFRPE não são muito propensos ao endividamento, ou pelo menos na percepção deles, a maioria não se considera endividados. Dos que se consideram endividados e também superendividados (27,2% e 11,1%, respectivamente), o tipo de dívida mais comum é o cartão de crédito (51,9%). Percebeu-se de forma geral que os estudantes consideram importante a UFRPE dispor de cursos e palestras sobre educação financeira, como formas de acesso ao conhecimento.Item Engajamento discente em tempos de pandemia: uma análise junto aos estudantes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2021-07-15) Lima, Emilly Soares Leite de; Carneiro, Jailson Santana; http://lattes.cnpq.br/0403978206266328; http://lattes.cnpq.br/2000247286290907O ingresso no ensino superior é um momento de mudanças para o estudante, em vista disso, incentivar ações que possibilitem que o discente se engaje junto ao curso e à instituição é de extrema importância, principalmente diante dessa nova realidade imposta pela pandemia do Covid-19. O presente artigo tem como objetivo analisar o engajamento dos discentes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada durante o período de pandemia. A metodologia usada nesse artigo tem finalidade exploratória, bem como apresenta uma abordagem quantitativa. Para a realização da coleta de dados foi desenvolvido um formulário on-line e analisados por meio do Microsoft Excel. Nota-se que os dados obtidos, apresentam valores moderados, altos e muito altos, tanto analisando cada categoria separada quanto também o cruzamento com variáveis sociais e demográficas. Percebe-se que mesmo com a adaptação do ensino presencial ao remoto os discentes continuam engajados junto ao curso e à instituição de ensino, mesmo apresentando dificuldades no seu dia a dia.Item Estudantes universitários e ensino remoto: impactos provocados à saúde mental durante a pandemia de COVID-19(2024-03-11) Freitas, Anne Elise Alves de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/9158087822068202Estudos e relatos afirmam que os estudantes universitários como uma população com alta prevalência de depressão, ansiedade e níveis elevados de estresse durante a pandemia de COVID-19. Esse fato tem despertado um crescente interesse acerca de possíveis relações entre vivências acadêmicas e a saúde mental. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar os impactos causados na saúde mental dos estudantes de Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) provocados pelo ensino remoto emergencial ERE, bem como os aspectos facilitadores e dificultadores do novo método de ensino, os impactos negativos e positivos das aulas remotas associados ao processo de aprendizagem e as consequências causadas à saúde mental dos estudantes. A pesquisa teve uma abordagem quali- quantitativa e foi construída por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado de forma online. Os resultados obtidos foram de um total de 36 respostas e os participantes foram graduandos que estavam entre o quarto até o oitavo semestre, desperiorizados e egressos (concluintes). Esta pesquisa contribui para a investigação dos aspectos e impactos do ERE que foram relevantes na graduação dos estudantes do curso de Educação Física da UFRPE. Os resultados demonstram uma correlação negativa, estatisticamente significativa, entre os fatores associados à saúde mental, aproveitamento acadêmico e impacto do ensino remoto emergencial nas vivências acadêmicas durante a pandemia. Por fim, parece clara a necessidade de que os estudos sobre o tema sejam ampliados, não apenas em relação à realização de novas buscas em outras bibliotecas virtuais, objetivando ampliar e enriquecer os resultados, com o intuito de analisar o fenômeno da saúde mental dos estudantes pós-pandemia através das produções científicas, como também que sejam realizadas pesquisas de campo para obter uma melhor compreensão do objeto de estudo em questão.Item Evidências empíricas sobre evasão de estudantes do curso de Ciências Econômicas em tempos de covid-19(2021-12-17) Soares, Edijunho de Lima; Dugnani, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3362907909200372; http://lattes.cnpq.br/2991052611673316O presente artigo tem o objetivo de abordar o problema da evasão no ensino superior, no contexto do curso de Ciências Econômicas da UFRPE-UAST, buscando quais seriam os motivos cruciais que levariam um aluno a abanonar o curso. Através de uma revisão bibliográfica e da aplicacão de um questionário em estudantes do referido curso, foram levantados dados que apontam as possíveis motivações da evasão. Os mesmos indicaram que os fatores socioeconôItem Fatores institucionais e socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes de Licenciatura em Computação nas questões objetivas de conhecimento específico do ENADE(2025-07-01) Leite, Matheus dos Santos; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/6901774487428276Os cursos de Licenciatura em Computação desempenham um papel crucial na formação de professores que integrem práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Esta pesquisa explorou elementos institucionais, regionais e socioeducacionais que afetam o desempenho dos alunos no ENADE. Observa-se diferenças regionais significativas que evidenciam disparidades no acesso e na qualidade do ensino superior. A inclusão através de ações afirmativas também mostrou estar relacionada a um melhor desempenho acadêmico, confirmando a eficácia dessas iniciativas. Esses resultados destacam a necessidade de políticas públicas direcionadas à redução das desigualdades regionais e institucionais na formação de professores em Computação no Brasil.
