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Navegando por Assunto "Etnobiologia"

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    Classificação popular de serpentes no entorno da Estação Ecológica do Tapacurá
    (2022-09-28) Silva, Cláudio Aguiar; Barboza, Rafael Sá Leitão; Schiel, Nicola; http://lattes.cnpq.br/5314455811830714; http://lattes.cnpq.br/7409892572999631; http://lattes.cnpq.br/8161290649531270
    A etnobiologia se enquadra dentro das etnociências e se dedica a estudar as diversas relações entre os humanos e a natureza, dentro desta área encontra-se a etnoherpetologia, que vem contribuindo para o entendimento das diferentes visões existentes sobre os anfíbios e répteis do mundo. Uma das formas de aprofundar os estudos etnobiológicos é investigar a maneira como as pessoas identificam e classificam os seres vivos a sua volta. A esta subárea chamamos de etnotaxonomia. Os estudos em etnotaxonomia ainda apresentam uma natureza amplamente teórica, com poucas investigações acerca do seu perfil aplicado, indicando uma grande lacuna a ser preenchida. Com este estudo, investigamos uma aplicação da etnotaxonomia como método voltado ao conhecimento popular sobre serpentes da Estação Ecológica do Tapacurá, área protegida que abrange três importantes fragmentos de Mata Atlântica no estado de Pernambuco. Realizamos entrevistas semiestruturadas na região a fim de conhecer o perfil socioeconômico dos residentes, assim como para conhecer mais sobre o sistema etnotaxonômico de identificação e classificação das serpentes existente na localidade. Entrevistamos 61 indivíduos e obtivemos êxito em identificar 36 etnoespécies e trazer dois novos registros de ocorrência para a Estação, mostrando que estudos aplicados de etnotaxonomia podem trazer visões novas e integrativas para a ciência, como também, indicando que o conhecimento popular e a pesquisa participativa têm grande potencial para serem usados como ferramenta complementar em pesquisas diversas.
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    Conhecimentos e emoções em relação às abelhas e outros animais por estudantes de escolas públicas da Zona da Mata Norte, Pernambuco, Brasil
    (2021-03-05) Santos, Rayane Karoline Silva dos; Alves, Ângelo Giuseppe Chaves; http://lattes.cnpq.br/9733905079544308; http://lattes.cnpq.br/9755859774741987
    Os seres humanos possuem “uma tendência emocional inata de se afiliarem a outros seres vivos”, esta afiliação teria evoluído durante a evolução biocultural este processo permitiu um sucesso evolutivo aos seres humanos. O “amor” pela natureza é um importante fator que leva os seres humanos a conservarem a natureza em contrapartida aos afetos positivos (biofilia), se tem a biofobia, na qual consiste na predisposição dos seres humanos a expressarem afetos negativos como o medo, a aversão entre outros sentimentos, esses sentimentos negativos muitas vezes são destinados aos insetos. A atividade da criação de abelhas sem ferrão é uma atividade que promove a conservação destes insetos, assim como estimula atitudes biofílicas a respeito destes animais. A escola constitui um ambiente amplo para discussões e abordagens de temas relacionados à conservação da natureza. Dessa forma, acredita-se que estudantes que apresentem parentesco com meliponicultores apresentaram em seus discursos e nas suas atividades escolares conhecimentos sobre as abelhas sem ferrão e outros componentes da biodiversidade. Sendo assim, objetivou-se com este estudo, investigar o conhecimento e atitudes referentes à diversidade animal junto a estudantes em uma escola pública, numa localidade rural onde vivem diversos agricultores que criam abelhas nativas. A pesquisa foi realizada nos municípios de Timbaúba e Macaparana com estudantes que residiam na localidade do Sítio Xixá, onde residiam diversos meliponicultores. Foi aplicada uma lista livre com cinco perguntas (“Quais os animais que tem na mata de Xixá?”, “Quais os animais que a sua família cria?”, “Quais os animais de que você mais gosta?”, “Quais os animais de que você menos gosta? e “Escreva sobre a abelha Uruçu:”), as quatro primeiras perguntas foram analisadas através do Anthropac gerando índices de saliência e o último questionamento foi analisado através de estatística descritiva. Os resultados obtidos para o primeiro questionamento à categoria “cobra” mais se destacaram. Para o segundo questionamento a categoria animal “cachorro” mais se destacou. Para o terceiro questionamento as categorias animais “gato” e “cachorro” mais se destacaram. Para o quarto questionamento a categoria “cobra” mais se destacou novamente. Para o quinto os estudantes demonstraram diversos conhecimentos sobre as abelhas uruçu. Dessa forma, é possível inferir que os estudantes apresentam diversos conhecimentos sobre as abelhas uruçu e a fauna local, apresentam uma relação mais biofóbica que biofílica com as abelhas.
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