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    Erros pré-analíticos: avaliação das não conformidades em amostras sanguíneas encaminhadas ao laboratório de patologia clínica veterinária do hospital veterinário da UFRPE
    (2023-02-23) Silva, Lucas Cavalcante; Teixeira, Miriam Nogueira; http://lattes.cnpq.br/7448694221629949; http://lattes.cnpq.br/4276330694413367
    Os exames complementares são ferramentas importantes na tomada de decisão clínica. Com o avanço tecnológico, há um aumento de informações diagnósticas e, consequentemente, a importância na qualidade dos resultados obtidos. Porém, para maior confiabilidade dos exames, o período desde o preenchimento da requisição até a entrega da amostra ao laboratório, denominado fase pré-analítica, merece bastante atenção. Objetivou-se identificar e descrever as frequências das não conformidades encontradas durante a fase pré-analítica em amostras de sangue encaminhadas para o hemograma no Laboratório de Patologia Clínica veterinária do HOVET-UFRPE, subsidiando a tomada de decisões para correção e prevenção de tais problemas. Durante os meses de março a maio de 2022 foi realizado o levantamento das amostras para hemograma encaminhadas a partir da rotina diária no laboratório. Dentre as 791 amostras, 317 (40,07%) apresentavam algum erro pré-analítico, sendo a maioria dos casos referente à espécie canina em concordância com a casuística do hospital. Os erros foram agrupados em três grupos envolvendo a qualidade da amostra, requisição e tubo de coleta. No primeiro grupo, a principal alteração encontrada foi a hemólise, em 37,87% das amostras; seguido pela lipemia. No segundo temos o preenchimento incompleto das requisições e a letra ilegível com 34% e 15,5%, respectivamente, e em menor número, a ausência na identificação do tubo de coleta representando o terceiro grupo. Os resultados estão abaixo do encontrado na literatura devido à logística de entrega e controle por parte do laboratório, contudo, representam quase metade do total recebido. A informatização do sistema do hospital e conscientização quanto a melhorias na fase pré-analítica são possíveis resoluções promissoras.
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    Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no Centro de Equinos de Pernambuco, no município de Gravatá - PE, e na Clínica Veterinária Bixo’s, no município de Jaboatão dos Guararapes - PE. Ativação plaquetária do plasma rico em plaquetas obtidos e submetidos à criopreservação e liofilização
    (2025-02-03) Santos, Kamilla Maria Barkokebas Dutra dos; Carneiro, Gustavo Ferrer; http://lattes.cnpq.br/0903050581306709; http://lattes.cnpq.br/6959290668912367
    O presente trabalho descreve as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), disciplina obrigatória da grade curricular do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com carga horária total de 420 horas. O estágio foi realizado, inicialmente, no Centro de Equinos de Pernambuco, localizado no município de Gravatá – PE, e, posteriormente, no Laboratório de Patologia Clínica da Clínica Veterinária Bixo’s, no município de Jaboatão dos Guararapes – PE, sob a orientação do Prof. Dr. Gustavo Ferrer Carneiro, durante o período de 1º de novembro de 2024 a 21 de janeiro de 2025. Ao longo do estágio, realizado no Centro de Equinos de Pernambuco, foi possível participar ativamente da rotina laboratorial, acompanhando e auxiliando na realização de exames para diagnóstico de anemia infecciosa equina e mormo equino. Além disso, no Laboratório de Patologia Clínica, tive a oportunidade de participar de diversas análises laboratoriais, incluindo exames hematológicos e bioquímicos, urinálises, exames parasitológicos de fezes, testes imunocromatográficos e citologias dermatológicas. Adicionalmente, colaborei na confecção dos respectivos laudos ao final das análises, contribuindo para a interpretação dos resultados. Este relatório inclui, ainda, a apresentação de um artigo que aborda a ativação plaquetária do plasma rico em plaquetas obtidos e submetidos à criopreservação e liofilização. O estudo foi realizado no Laboratório de Andrologia (ANDROLAB) do Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE, sendo parcialmente desenvolvido em colaboração com o Laboratório de Patologia Clínica da Clínica Bixo’s.
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    Uma análise das questões de linguagens apresentadas no ENEM
    (2019) Barros, Emmanuella Farias de Almeida; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133
    O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)é uma avaliação de âmbito nacional e permite que os jovens ao final do terceiro ano, a partir dos seus desempenhos, possam ingressar em diversas universidades em todo o país. Levando em conta a importância do exame, este estudo se propõe a analisar as duas últimas edições da prova do ENEM de Língua Portuguesa investigandoa concepção de linguagem que predomina no ano de 2017 e 2018;categorizaras atividades de Língua Portuguesa encontradas nas duas últimas edições do ENEM; e, identificarquais osconhecimentos linguísticos são mais requeridos nas questões referentes ao português.Para alcançar osobjetivos propostosrealizamos uma pesquisa documental, de cunho qualitativo com maior ênfase e de cunho quantitativo em menor ênfase, por entendermos que durante o processo de análise alguns dados quantificáveis poderiam nos ajudar a entender o nosso objeto, mas não o suficiente para explicá-lo, por isso também a escolha de uma abordagem qualitativa. A base conceitual do nosso trabalho voltou-se principalmentepara Antunes (2003), Travaglia (1996), Koch (2002),Andrade (2015) e Vicentini (2015). Os resultados da pesquisa indicaram que a concepção de linguagem como forma de interação é predominantenesse exame e que as questões mais requeridas na prova são perguntas sobre interpretação de texto, evidenciando, para nós, umensino que esteja alinhado com tais conhecimentos,a fim de que os alunos tenham um bom desempenho e possam alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
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