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Navegando por Assunto "Experimentos científicos"

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    A importância da experimentação no ensino de ciências
    (2021) Silva, Elizeu Fernandes Ferreira da; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710; http://lattes.cnpq.br/0939965159569330
    O ensino de Ciências para o Fundamental tem sido desfocado, onde as aulas práticas têm ficado em segundo plano, ficando assim aulas monótonas onde só existe transmissão e pouca ação, deixando muitas vezes o aluno desmotivado. “As experiências despertam em geral um grande interesse nos alunos, além de propiciar uma situação de investigação”. Dessa maneira, a organização de aulas que envolvam a experimentação, implica em cuidado com o planejamento e com o estudante. Este trabalho traz uma proposta de criar uma forma alternativa e significativa para o ensino de ciências nos anos iniciais, através de experimentação considera-se que o aluno pode melhorar sua percepção e motivação sobre as aulas, sendo conduzidos a uma melhor aprendizagem dos conceitos do mundo científico. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal, na cidade de Maraial/PE, com 25 estudantes do quinto ano. Foi aplicado um questionário para verificar o conhecimento prévio referente ao ensino de Ciências e sobre a função dos principais carboidratos consumidos no dia a dia. Na sequência, ocorreu a exposição dialogada e foram elaborados conceitos, troca de informações, a partir da interação via as redes sociais whatsapp e google classroom. Em seguida foi realizado um simples experimento, detecção de amido nos alimentos. Foi observado que a contextualização através da experimentação e o diálogo constante despertou nos educandos maior interesse pela disciplina o que demonstra a importância de aulas que relacionam teoria e prática. Desta forma atividades práticas no ensino de ciências pode se tornar uma excelente ferramenta para despertar nos alunos a curiosidade, o espírito investigativo, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
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    Estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem: uma sequência de ensino investigativo em eletroquímica
    (2024-03-08) Barreto, Marcos Aurelio Silva; Freitas, Kátia Cristina Silva de; http://lattes.cnpq.br/5859266863241551; http://lattes.cnpq.br/9605522503931565
    O presente trabalho traz uma análise a respeito do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de pilhas eletroquímicas através de uma sequência de ensino investigativo (SEI), onde uma de suas principais atividades é um experimento investigativo, para poder observar se ele irá contribuir com a aprendizagem desses conceitos e se a SEI poderá ajudar os estudantes a perceberem em seus cotidianos fenômenos que possam ser explicados a partir deste conteúdo. A análise foi baseada nas teorias de aprendizagem de Vygotsky e Piaget. Após toda ela foi percebido que o meio social, principalmente o ambiente escolar se torna um fator determinante para o processo de aprendizagem, pois através das interações que os alunos vivenciam nele, e as discussões que elas provocam, mesmo que não sejam a respeito de algum conteúdo programático, são bastante relevantes, porque a partir delas os processos cognitivos dos estudantes vão se modificando continuamente, o que poderá facilitar na resolução de alguma problemática que eles precisem transpor, acarretando na construção de seus conhecimentos. Foi verificado que para uma SEI contribuir com a percepção dos estudantes a respeitos dos fenômenos, explicados através dos conceitos presentes nas pilhas eletroquímicas, do seu dia a dia se faz necessário dar ênfase na contextualização durante as explicações das etapas da SEI, contudo em contrapartida o experimento investigativo se mostra uma boa ferramenta para auxiliar a aprendizagem deles.
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    Proposta de experimentos sobre aquecimento global e os biocombustíveis etanol e biogás
    (2019) Silva, Manuella Mirella Nunes da; Silva, Claudia Cristina Cardoso da; http://lattes.cnpq.br/9810071055429520; http://lattes.cnpq.br/5026418413515180
    Os temas biocombustíveis, sustentabilidade e meio ambiente têm se tornado cada vez mais exigidos nos exames de seleção do ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio, vestibulares, seriados e concursos de modo geral. Entretanto, esse ainda é um tema pouco difundido tanto nas escolas públicas como nas instituições de ensino superior públicas. Isso tem ocasionado uma concorrência desleal para os candidatos financeiramente menos favorecidos nessas seleções, uma vez que temas como esses são mais trabalhados em instituições privadas de ensino. Este projeto tem como objetivo a elaboração de experimentos que se utilizem de materiais de baixo custo e fácil acesso, envolvendo aquecimento global e os biocombustíveis etanol e biogás como tema estruturante. Nesse trabalho, será apresentada uma sequência de experimentos que podem auxiliar professores e estudantes a abordar o tema biocombustíveis enfatizando conceitos de diversas áreas da química, tais como química ambiental, química orgânica e físico-química. Parte dos experimentos foram elaborados e aplicados em uma turma do primeiro semestre de 2019 da disciplina optativa Biocombustíveis e outra parte à turma do segundo semestre de 2019 da disciplina de Química L2 do Departamento de Química da UFRPE. Os experimentos realizados e aplicados permitiram coletar dados que foram aproveitados no processo de construção, organização e otimização dos procedimentos experimentais.
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