Navegando por Assunto "Extensão universitária"
Agora exibindo 1 - 20 de 56
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A importância da preparação acadêmica no acesso à pós-graduação: um relato de experiência sob a perspectiva da monitoria(2025-08-01) Silva, Adlla Vitória Fernandes da; Guilherme, Betânia Cristina; Maia, Maria de Mascena Diniz; http://lattes.cnpq.br/7051998554981575; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/6857642573145461Este trabalho é um relato de experiência baseado nas vivências da autora durante o projeto "Preparatório para a Pós-Graduação", desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em colaboração com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania, que objetiva o aprimoramento das habilidades dos graduandos, egressos de cursos superiores e aspirantes ao ingresso em cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu em decorrência do enfrentamento às discrepâncias sociais no cenário acadêmico brasileiro. O documento teve como principal foco registrar e descrever as atividades da monitoria, as abordagens das aulas, o aproveitamento dos alunos e a relevância do formato remoto para a inclusão e a abrangência da iniciativa. Os percursos metodológicos aplicados foram de caráter qualitativo e descritivo. O projeto foi executado em um ambiente virtual de aprendizado, a partir de aulas síncronas transmitidas ao vivo, tendo como complemento o suporte da monitoria como facilitadora na disponibilização de materiais didáticos e atividades gamificadas por meio de plataformas digitais integradas. Foi possível noticiar a capilaridade da modalidade remota no projeto, visto o quantitativo elevado de inscritos e a adesão de todas as regiões no Brasil e, ainda, em Guiné-Bissau. Ademais, de modo orgânico, alguns participantes reportaram sobre o seu êxito no ingresso em programas de pós-graduação. O retorno dos cursistas, apurado mediante o uso de questionários, demonstrou uma alta aceitação quanto aos conteúdos, materiais e o suporte oferecido. Os questionamentos, recomendações de melhoria e depoimentos abertos, apontaram possibilidades de otimização do tempo e aprofundamento dos tópicos, sinalizando caminhos em prol do aprendizado síncrono e assíncrono. Portanto, conclui-se que o ato de monitorar o projeto certamente foi enriquecedor e, ainda, reafirmou a essencialidade da extensão universitária ao “atravessar a bolha” entre a universidade e o público externo enquanto agente da transposição didática.Item A ludicidade no processo de iniciação a natação no Projeto Barbatanas da Rural sob a visão do monitor extensionista: um estudo qualitativo(2025-06-26) Santana, Endrios Alves de; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/4858809747120340A presente pesquisa se baseia nas inquietações e atribuições do monitor enquanto extensionista em analisar o papel da ludicidade no processo de iniciação a natação no projeto Barbatana da Rural - UFRPE. Além disso, destaca-se o papel do monitor extensionista como mediador das atividades e foi percebido que o uso da ludicidade como ferramenta didática metodológica tem atraído cada vez mais o interesse pelas aulas, visto que a criança pode aprender de forma mais espontânea e prazerosa. Diante disso, o presente estudo objetivou analisar o papel da ludicidade no processo de iniciação a natação no projeto Barbatana da Rural - UFRPE, sob a perspectiva do monitor extensionista. Trata de uma abordagem de natureza qualitativa, sendo ela caracterizada pela presença pessoal do pesquisador, por meio da coleta de dados, interações sociais e interpretação das informações analisadas, o presente estudo seguiu as recomendações da Standards for Reporting Qualitative Reseach: A Synthesis of Recommendations. Os resultados revelam que a análise incluiu, como ponto de partida, a identificação dos pontos positivos e negativos da ludicidade no processo de iniciação a natação e indicam que o uso do lúdico é essencial para promover a adaptação ao meio líquido, aumentar o interesse e proporcionar um ambiente mais acolhedor e eficiente para a aprendizagem da natação. O estudo reforça a importância de metodologias que integrem o brincar ao ensino formal/tecnicista no projeto. Conclui-se que a ludicidade, quando utilizada de forma estruturada e consciente, configura-se como uma ferramenta pedagógica eficaz na iniciação à natação e também foi possível concluir que a ludicidade desempenha um papel central no processo de iniciação à natação. Assim estratégias lúdicas favoreceram a construção de um ambiente acolhedor e motivador, facilitando o aprendizado de forma significativa.Item A motivação para a adesão e o abandono na iniciação esportiva: a percepção de usuários do Projeto Basquetebol da Rural na Universidade Federal Rural de Pernambuco(2025-08-08) Mendonça, Matheus Henrique Paulino; Nascimento, Tárcio Amancio do; http://lattes.cnpq.br/7587998432643663Este trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a adesão e o abandono dos participantes do Projeto Basquetebol da Rural, vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco. O estudo parte da observação de uma rotatividade significativa dos alunos no projeto, o que levantou a necessidade de investigar as motivações que levam à procura e as razões que contribuem para a evasão. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, a partir da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas direcionados aos participantes e ex-participantes do projeto. Os resultados demonstraram que os principais motivos de adesão estão relacionados ao desejo de aprendizado, gosto pela modalidade, influência social e perspectivas futuras na carreira esportiva. Por outro lado, o abandono foi associado à falta de estrutura nas escolas, escassez de materiais, problemas de transporte, ausência de apoio familiar, frustrações emocionais e práticas pedagógicas pouco inclusivas. A análise revelou ainda que muitos dos alunos pertencem a famílias de baixa renda e enfrentam obstáculos socioeconômicos que dificultam a permanência na atividade. Como proposta, o estudo sugere estratégias de acolhimento, melhorias estruturais e ações pedagógicas que considerem as realidades e expectativas dos participantes. Conclui-se que compreender as motivações e barreiras enfrentadas pelos alunos é essencial para promover maior engajamento e reduzir a evasão em projetos de iniciação esportiva.Item A percepção de pais/mães/responsáveis sobre a participação de crianças e adolescentes no projeto de extensão universitária: Barbatanas da Rural(2019-02-06) Amorim, Camila Candida; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/4210957117367584O presente estudo se baseia na importância da modalidade esportiva natação, pois diversos são os motivos que nos levam à procura pela prática da modalidade. Muitos procuram a natação para melhorar a postura, por reeducação respiratória, atividade de baixo impacto, melhoria do sistema cardiovascular e das capacidades físicas (força, resistência, coordenação). Diante disto, tem-se como objetivo analisar a percepção de pais/mães/responsáveis sobre os possíveis benefícios adquiridos por crianças e adolescentes, praticantes de natação em um projeto de extensão universitária. Assumindo uma natureza qualitativa, os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com 18 pais/mães/responsáveis de alunas e alunos do Projeto Barbatanas da Rural, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Sede/Dois Irmãos, Recife. A interpretação dos dados foi realizada através do método de análise do conteúdo. Os resultados revelaram afeto e confiança dos pais/mães/responsáveis com o projeto social, revelando ser uma ação muito importante para crianças e adolescentes e a percepção de melhora dos seus filhos quanto a sociabilidade e responsabilidade diante de situações do convívio em sociedade. Conclui-se que o projeto de extensão está realizado um bom trabalho diante da comunidade, obtendo resultados positivos para os pais/mães/responsáveis dos alunos, pois estão percebendo crescimento e desenvolvimento dos seus filhos não só na modalidade esportiva que praticam, mas também como seres humanos.Item Ações de extensão: a percepção dos acadêmicos sobre as lives temáticas do projeto administração na web durante a pandemia(2020-11-04) Silva, Talita Aiala Paiva; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/0190196862233112Sabendo da importância que envolve a extensão nas universidades e que é necessário realizar atividades que ajudem a aproximar a comunidade acadêmica da sociedade, o presente trabalho visa analisar as ações do projeto de extensão Administração na WEB, desenvolvido por docentes e discentes do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST), durante o período de pandemia da Covid-19. Apresenta-se, portanto, a seguinte pergunta de pesquisa: qual a percepção dos acadêmicos sobre as ações do projeto Administração na WEB, implementadas no período de pandemia? Colocando em pauta as Lives Temáticas realizadas. Através disso, a metodologia se pautou em um estudo de caso, com abordagem descritiva e de cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes da UFRPE/UAST e de outras instituições. Realizou-se uma revisão sistemática para compreender o que os autores abordavam sobre o tema e, para saber as percepções das pessoas em se tratando das ações do blog foi elaborado um questionário, utilizando o Google Formulários. Reflete-se que as ações implementadas pelo blog, durante o período de pandemia, com a finalidade de aproximar a universidade e a sociedade foram efetivas, colaborando, de maneira satisfatória, para que os envolvidos compreendam a importância da comunicação e da extensão universitária dentro do meio acadêmico no qual estão inseridos. A utilização das mídias sociais tivera bastante relevância para o contexto atual, uma vez que, com as exigências de distanciamento social, foi possível continuar aproximando os acadêmicos, além de transmitir conhecimento.Item Ações educativas sobre microscopia com estudantes do Ensino Fundamental: um relato de experiência(2021-12-09) Lima, Andreza Cristina de; Oliveira, Iêda Ferreira de; Carvalho, Reginaldo de; http://lattes.cnpq.br/5208573547132664; http://lattes.cnpq.br/5288071226008713; http://lattes.cnpq.br/1609284714512383Quem nunca se encantou ao ver um microscópio e imaginar o universo por ele desvelado? A criação desse instrumento possibilitou a elaboração de teorias que até hoje são fundamentais para a Biologia. Porém, devido a diversas limitações, a experiência da maioria dos estudantes no Ensino Básico com esse instrumento não é satisfatória. Consequentemente, o interesse por atividades científicas é afetado negativamente, necessitando de ações que as estimulem. Visando popularizar a Ciência e fortalecer o conhecimento sobre microscopia, foram realizadas atividades de extensão junto a estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual localizada em Camaragibe (Pernambuco). A intervenção educativa consistiu na realização de: a) resgate dos conhecimentos prévios; b) palestra interativa utilizando modelos de microscópio óptico e digital; c) oficina sobre manipulação de microscópio óptico e confecção de um modelo de microscópio artesanal; d) discussão e socialização do conhecimento. No geral, as estratégias pedagógicas utilizando a microscopia tornaram o conteúdo aprendido mais interessante e significativo, despertando o lado lúdico, criativo, curioso, reflexivo e investigativo do público. Não apenas contribuíram na ampliação do conhecimento sobre microscopia e auxiliaram nos ajustes das concepções alternativas, mas permitiram o desenvolvimento de habilidades científicas adicionais, tão necessárias à mobilização de competências educacionais. Além disso, a microscopia mostrou-se como potencial recurso pelos alunos na multiplicação de saberes em sua comunidade.Item Análise das concepções referentes à evolução biológica e humana de alunos do ensino médio da região metropolitana do Recife, e o uso de materiais didáticos para facilitar o aprendizado(2019-12-12) Silva, Felipe Henrique do Nascimento; Montes, Martín Alejandro; Garcia, Ana Cristina Lauer; http://lattes.cnpq.br/0563243377799793; http://lattes.cnpq.br/0349635170206363; http://lattes.cnpq.br/4240484313746239A Evolução é uma das mais polêmicas áreas da biologia, especialmente a Evolução Humana, na qual, fora do ambiente acadêmico, o tema ainda enfrenta muita relutância, principalmente por fatores sociais e religiosos. Somada a esse aspecto, a literatura aponta que a falta de informação entre a população geral sobre o referido tema é bem notável. A fim de desconstruir os mitos que cercam a evolução, o objetivo deste trabalho foi verificar o conhecimento prévio de alunos do ensino médio sobre a Evolução Biológica bem como difundir os atuais conceitos sobre o referido tema, sobretudo da Evolução Humana. Para avaliar o conhecimento prévio dos discentes foi utilizado um questionário contendo questões fechadas aos alunos de ensino médio. Posteriormente por meio de exposições, são apresentados os atuais conceitos da evolução biológica, fazendo-se uso de cartazes; slides; crânio humano e recursos didáticos lúdicos. Tal ato se faz muito pertinente, pois a avaliação dos questionários mostrou que uma grande porcentagem de alunos ainda apresenta ideias equivocadas sobre a evolução. Colocando o ser humano como a espécie mais “evoluída”, e consequentemente imaginando que a evolução é direcionada, buscando uma espécie perfeita. Neste ponto a utilização dos recursos didáticos ajudou a melhorar a compreensão acerca da evolução biológica.Item Apresentação de técnicas de confeitaria básica como alternativa de trabalho para jovens e adultos(2025-03-20) Bezerra, Roselaine Laureano; Siqueira, Amanda de Morais Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0925121801904264Na atualidade, a má distribuição de renda e o aumento da taxa de desemprego contribuem cada vez mais para o aumento da pobreza na sociedade brasileira. O processo de qualificação e profissionalização pode ser uma alternativa de superação ou diminuição das desigualdades, além de garantir cidadania e afirmar identidades socioculturais. Este projeto teve o objetivo de apresentar técnicas de confeitaria básica a mães dos alunos dos projetos sociais da PRAE-UFRPE (Barbatanas da Rural e Escola de Música Nana Vasconcelos), maiores de 18 anos, como alternativa de trabalho e arrecadação de recursos financeiros. Assim, este documento trata-se de um relatório para equiparação de Estágio Supervisionado Obrigatório, feito a partir da atividade de extensão vinculada a Universidade Federal Rural de Pernambuco. As ações foram realizadas nas cozinhas didáticas do Laboratório de Gastronomia - UFRPE. As ações de capacitação aconteceram em três módulos compreendendo: 1. Técnicas de Produção de Tortas, 2. Técnicas de Produção de Bolos Típicos, 3. Produção de brigadeiros gourmets, Informações Técnicas sobre Embalagens e Rotulagem de Alimentos, Elaboração de Fichas Técnicas e Previsão de custos e precificação de produtos. A realização das oficinas promoveu uma maior interação da comunidade com a universidade, pois as participantes (donas de casa e trabalhadoras) demonstraram que se sentiram acolhidas pela universidade nessas ações, elas saíram das oficinas aguardando a realização de próximas e afirmando que iriam utilizar aqueles ensinamentos na vida pessoal e profissional.Item Aquicultura vai à escola parte II – uma extensão prática da aquicultura em Itapissuma-PE(2021-02-05) Santos Filho, Fernando Sebastião dos; Olivera Gálvez, Alfredo; Santos, Elizabeth Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/5362345525199085; http://lattes.cnpq.br/7002327312102794; http://lattes.cnpq.br/1445666896933448Devido à estagnação da atividade pesqueira nos últimos anos a aquicultura surge como uma alternativa para suprir a demanda por pescado em todo o mundo, com isso, esta modalidade de produção de alimento e produtos biotecnológicos vem crescendo significativamente com o fim de atender as necessidades de toda população mundial. De acordo com a FAO, a aquicultura é a cultura sob controle de animais e plantas aquáticas. Dentre os ramos da aquicultura temos: Piscicultura (Cultivo de Peixes), Malacocultura (Cultivo de Moluscos), Carcinicultura (Cultivo de crustáceos) e Algicultura (Cultivo de Algas). Neste estudo, o extensionista, juntamente com alunos de graduação e pós-graduação vinculados ao Departamento de Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foram à escola de referência do ensino médio (EREM) Eurídice Cadaval em Itapissuma - PE visando estabelecer uma troca de aprendizagem no que diz respeito à aquicultura, divulgando as atividades atreladas ao curso de bacharelado em engenharia de pesca, o qual é atualmente pouco difundido na sociedade, além da atuação deste profissional na área relacionadas aos setores produtivos da região de Itapissuma (peixes, crustáceos, moluscos e algas). O trabalho foiexecutado através de aulas dinâmicas, práticas e teóricas, ministradas aos alunos do ensino médio. Nestas aulas, foram abordados temas de âmbitos social, cultural e ambiental a partir do destaque das problemáticas que rodeiam o cotidiano da comunidade, auxiliando assim no desenvolvimento desses estudantes como cidadãos, formadores de opinião e futuros profissionais que poderão atuar junto à comunidade à qual habitam. Visando levar a comunidade o que se é desenvolvido pela academia, trazendo dessa forma um retorno a sociedade.Item Atendendo e instruindo a população pernambucana quanto a afecções ortopédicas e neurológicas dos seus animais(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Medicina Veterinária., 2011) Tudury, Eduardo AlbertoItem Benefícios da prática da hidroginástica para idosos no projeto de extensão da UFRPE(2019-07-22) Nascimento, Ana Cristina Cassiano do; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/0703606279040695Esta Pesquisa tem como objetivo analisar os benefícios trazidos pela prática de hidroginástica e buscar responder a seguinte questão: Quais os benefícios da prática regular de hidroginástica para os idosos do projeto de extensão “Idoso e a prática de atividades aquáticas” realizado na UFRPE em uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e o Departamento de Educação Física. Na busca respostas, traçamos os seguintes objetivos, gerais e específicos: analisar os benefícios da prática regular de hidroginástica no projeto de extensão da Universidade Federal Rural Pernambuco; identificar o conceito, a origem e os benefícios da hidroginástica na literatura; analisar os objetivos de um projeto de extensão e de acordo com os eles identificar os benefícios obtidos no projeto pelos idosos e sua relevância social. A metodologia consiste em uma pesquisa empírica, realizada com o grupo de membros que integram o projeto em questão. Ao todo, são 35 idosos com idades entre 60 e 79 anos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário de 11 (onze) questões, respondido por todos, no qual pudemos tomar conhecimento acerca das razões pelas quais esses indivíduos procuraram as aulas de hidroginástica, mudanças na qualidade do sono antes e depois do início das práticas, se tomavam medicamentos, os benefícios que a aulas estavam trazendo e como avaliam as aulas oferecidas pelo projeto. O instrumento de análise de dados foi análise de conteúdo. Os resultados apontam que, a maioria daqueles que procuram as aulas de hidroginástica, o fazem almejando uma melhoria na saúde e essa melhora é um dos principais benefícios mencionados por eles, especialmente quando se trata de dores. Mencionam também uma significativa melhora na autoestima. Quando perguntados pelo grau de satisfação, quase todos os idosos consideram as aulas de hidroginástica muito satisfatória. Sendo assim, nos foi possível perceber que a prática de hidroginástica pelos idosos é importante para melhorar a saúde, proporcionar bem-estar e aumentar a qualidade de vida.Item Campus Avançado do Projeto Rondon, Uruguaiana, Goiás(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1970) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.Fotografia original, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 24 cm x 18 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Esta fotografia faz parte da minicoleção composta pelas fotos 0265, 0266 e 0267. Apresenta rasuras nas bordas direita e esquerda e também apresenta rasgo na borda esquerda. Não possui duplicatas. Possui informações escritas no verso a lápis e a caneta.Item Cinedebate e questões de gênero: o neoconservadorismo na escola(2021-07-21) Mello, Fernanda de Carvalho Azevedo; Silva, Maria Auxiliadora Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/1540473468896261; http://lattes.cnpq.br/6482348204704983A retração na oferta de serviços oferecidos pelo Estado à população, fenômeno observado a partir do Governo Temer e que persiste durante o Governo Bolsonaro, tem como circunstância o avanço neoconservador em defesa de um modelo específico de família e contra o ensino de conhecimento situado dentro das escolas, em especial contra o assunto ‘gênero’. Dentro desse contexto nacional, o projeto de extensão CineDebate: Raça e Gênero na Escola (UFRPE), na Escola de Referência em Ensino Médio Cândido Duarte (Recife/PE), abordou curtas-metragens de temas e recortes variados entre os anos de 2016 e 2017, oferecendo em atividade extraclasse a possibilidade de problematizar realidades sociais. Após cada exibição, eram aplicados questionários que buscavam avaliar o entendimento por parte das/os estudantes dos temas e das obras apresentadas. O presente artigo tem como objetivo comentar a variação entre recepções a partir de seus recortes temáticos. Fundamentada na análise do conjunto de questionários foi possível concluir que houve antagonismo apenas na recepção aos curtas com temática de gênero e que essa objeção está em confluência com o discurso neoconservador que ganha espaço na política nacional e na sociedade brasileira. Tal discurso prega a censura de conhecimentos e o restabelecimento de um modelo patriarcal de família por meio de projetos como o Escola Sem Partido. Em conclusão, argumento que, mesmo após quatro anos de seu término, os resultados do projeto de extensão continuam relevantes para refletir sobre o alcance, ramificações, trajetórias e consequências do discurso anti-gênero para a educação.Item Contribuições do Projeto Artes da UFRPE: uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão na formação inicial de professor em artes visuais a distância.(2021-07-31) Patello, Vera Conceição Alves; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6397865588491092Este trabalho apresenta como tema as contribuições do Projeto Artes da UFRPE na formação inicial de professor em Artes Visuais a distância e tem como objetivo analisar essas contribuições como uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão. Também foram delineados os seguintes objetivos específicos: Descrever o perfil esperado para uma formação inicial de professor em Artes Visuais, que pode ser desenvolvido a partir da integração do ensino, da pesquisa e da extensão, identificar as ações desenvolvidas pelo projeto e analisar de que forma contribuem para essa formação. O estudo surgiu a partir da vivência discente em um projeto de extensão e pesquisa na modalidade a distância. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se a metodologia de pesquisa do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de procedimentos da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, sendo este o Projeto Artes da UFRPE. O referencial teórico contemplou discussões acerca da história do ensino da arte no Brasil, da importância da extensão universitária e de sua relação com o processo de formação profissional docente em Artes Visuais. O trabalho está estruturado à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais (BRASIL, 2009), assim como do PPC - Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância (UFRPE,2019) além dos estudos da pesquisadora em artes Ana Mae Barbosa. Os dados obtidos indicam as habilidades e competências na formação de professores de Artes Visuais destacando a importância dos três eixos, ensino, extensão e pesquisa, e das ações do projeto que fomentam esta formação. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o projeto Artes da UFRPE foi de suma importância para as experiências formativas, simbólicas e sociais dos estudantes e que a articulação entre a teoria, a investigação e a prática foram de extrema importância nesta formação.Item Criadores campeões da Exposição de Animais no Parque Agropecuário de Uruguaiana, Goiás(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1970) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.Fotografia original, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 24 cm x 18 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Esta fotografia faz parte da minicoleção composta pelas fotos 0265, 0266 e 0267. Apresenta marcas do tempo nas bordas laterais e superior. Não possui duplicatas. Possui informações escritas no verso a lápis.Item Das cores primárias ao tapete vermelho: relato de experiência de extensão universitária em unidade prisional feminina (RMR - PE)(2020-09-29) Lima, Izabelly Mikaela Rocha; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/8351926168482175Este trabalho é um relato de experiência feito com base no projeto “Artesanato e Moda: Estimulando Práticas Criativas e Solidárias para Produção do Vestuário” (2019), em relação às atividades desenvolvidas em uma Unidade Prisional Feminina, da Região Metropolitana do Recife-PE. O projeto foi pensado a partir da área do conhecimento da Economia Doméstica. As oficinas foram realizadas por meio de exposição dialogada e experimentação prática de pelo menos um dos conteúdos abordados, que foram desde as cores primárias, até a vivência básica de um desfile de moda.Item Educação em Direitos Humanos no cotidiano das universidades: reflexões a partir do Projeto Diálogos(2021) Bispo, Jorge Luiz dos Santos Monteiro; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524O presente artigo foi desenvolvido a partir do projeto Diálogos que vem sendo desenvolvido desde o ano 2017 no âmbito do Observatório da Família/Instituto Menino Miguel e curso de Bacharelado em Economia Doméstica e representa a possibilidade de ampliação de espaços para educação em Direitos Humanos no cotidiano da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE. O projeto atua através da criação de espaços de reflexão sobre temáticas vinculadas aos campos das famílias, subalternidades, acesso a direitos, políticas públicas e justiça. O objetivo da proposta é o de construir e experienciar espaços de debate e reflexão sobre as temáticas relativas aos Direitos Humanos, através da integração entre as ações de extensão na Universidade e grupos/instituições/indivíduos vinculados ao campo da gestão pública, movimentos sociais, sistema de justiça, buscando viabilizar debates relacionados às experiências provenientes de diferentes “chão de trabalho”, viabilizando a reflexão e aprofundamento dos temas a partir de experiências concretas cotidianamente vivenciadas nos encontros entre os sujeitos, as instituições e o acesso aos direitos. A delimitação dos campos, seleção das temáticas, dos sujeitos envolvidos nos processos de mediação e o diálogo, se efetivaram a partir dos temas de atuação do Observatório da Família, grupo vinculado desde 2011 ao Departamento de Ciências Domésticas, hoje Departamento de Ciências do Consumo e atualmente vinculado ao Instituto Menino Miguel. Para este artigo faremos o recorte nos dois últimos anos de ação do projeto, 2018 e 2019, período em que as ações do Observatório da Família se voltaram para a perspectiva dos modos de vida subalternos urbanos de corpos e indivíduos com vivência do cárcere. Iremos apresentar seis debates realizados no período, com temas relacionados ao cotidiano e vivência do e no cárcere e, ainda, no processo de integração entre extensão e pesquisa, três grupos focais com reflexões sobre o cárcere, o encarceramento e os corpos encarceráveis. Os resultados apontam para a necessidade de trazer a temática do cárcere para dentro das universidades como forma de ampliar a compreensão dos/as futuros profissionais das diferentes áreas sobre as trajetórias que levam ao encarceramento em uma sociedade que se caracteriza pelo encarceramento em massa de jovens, negros, pobres e periféricos.Item Equiparação de atividade de monitoria do Projeto Poecilia: capacitação em peixes ornamentais e noções de mergulho livre e autônomo(2021-03-05) Andrade, Thiago Augusto de; Oliveira Filho, Paulo Roberto Campagnoli de; http://lattes.cnpq.br/8043850276929205; http://lattes.cnpq.br/3082948270548721A Base de Piscicultura Ornamental e Pesquisa Marinha – POPMar, é um centro de pesquisa que foi criado no ano de 1997 pelo Instituto Oceanário de Pernambuco - IOPE em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, na Ilha de Itamaracá - Pernambuco. Tendo como objetivo inicialmente realizar aulas práticas durante os semestres letivos para o curso de Engenharia de Pesca, depois contemplando outros cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE/SEDE, sobre temas referentes à grade curricular como: piscicultura ornamental, produção de alimento vivo e biodiversidade marinha. A partir do ano de 2011 começou a ser realizada durante o período de recesso universitário a Capacitação em Peixes Ornamentais e Noções de Mergulho Livre e Autônomo - Projeto Poecilia, que é um projeto de extensão criado para que os estudantes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST/UFRPE dos cursos Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas e Zootecnia, pudessem adquirir experiências através de aulas práticas sobre cultivo em uma piscicultura ornamental, juntamente com aulas de natação e noções de mergulho livre e autônomo. Realizar monitorias auxiliando novos alunos participantes do Projeto; fazer visitas técnicas em outras pisciculturas ornamentais e em viveiros de camarão visando despertar o interesse dos estudantes por essas áreas de atuação profissional. Conhecer outros ecossistemas como o manguezal, através de passeios pelo Rio Jaguaribe; e os recifes de arenito através de mergulhos livres nas piscinas naturais (Ilha de Itamaracá); e visitar lugares culturais e ecológicos como o Instituto Ricardo Brennand, o Parque Estadual de Dois Irmãos (zoológico), o Jardim Botânico do Recife, o Forte de Santa Cruz de Itamaracá e a cidade histórica de Vila Velha. Para que assim ao final de cada projeto os participantes retornem para suas atividades com mais conhecimentos teóricos e com experiências práticas mais aprofundadas, aumentando o interesse dos mesmos por seus cursos e auxiliando na diminuição da evasão desses discentes dos cursos de graduação.Item Exposição de Animais no Parque Agropecuário de Uruguaiana, Goiás, Campus Avançado do Projeto Rondon(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1970) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.Fotografia original, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 24 cm x 18 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Esta fotografia faz parte da minicoleção composta pelas fotos 0265, 0266 e 0267. Apresenta uma mancha amarelada, tipo marca do tempo, na borda inferior do lado esquerdo. Não possui duplicatas. Possui informações escritas no verso a lápis e a caneta.Item Exposição itinerante das ações da UFRPE - Fotografia 1(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1971) Universidade Federal Rural de Pernambuco; Biblioteca Central. Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos.Fotografia original, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 18 cm X 12 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Não possui duplicata. Possui informações escritas a lápis no verso.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
