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    Coletividade negra das mulheres no romance Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane
    (2019-12-10) Borba, Luciana Rachel Leite; Almeida, Sherry Morgana Justino de; http://lattes.cnpq.br/5332850255576710
    Este trabalho mostra o universo ficcional no qual vive Rami, no romance Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane (2002). Esta personagem questiona a falta que sente do marido, Tony, que para resolver as “coisas de homem” se evade do lar. Diante disso, Rami parte em busca de respostas para sua solidão. Ela começa uma jornada, levantando questionamentos sobre sua existência, sobre a condição da mulher dentro da sociedade em que vive ao descobrir semelhanças de vida entre ela e as amantes de seu marido. Nessas mulheres, Rami passa a enxergar a possibilidade de unir vozes femininas, deixando de lado o comportamento de rivalidade que a sociedade impõe às mulheres. As vozes dessas mulheres traídas, em uníssono, despertam nela e nas outras esposas de seu marido um sentimento de desobediência à cultura machista que vigora nessa narrativa. Ao se unirem, praticam a sororidade – aspecto relevante no movimento feminista. Mesmo que Chiziane não se considere parte desse movimento, sua obra fala por ela e por outras mulheres sobre temas que integram a pauta feminista. Para embasamento, foram utilizadas ideias do ativismo feminista negro norte americano com Bell Hooks (1981), estudos de Florentina Souza e Silva (2006) sobre a perspectiva do corpo negro marginalizado, Ana Cláudia Lemos Pacheco (2013) sobre a solidão da mulher negra, e em Octavio Paz (1984) também com as questões de solidão, e do papel construído para a mulher na sociedade. Jacimara Souza Santana (2009) que trata sobre o lobolo (casamento) em Moçambique também fará parte deste ensaio.
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    Lima Barreto e Caio Prado Junior: olhares da ficção e da história sobre a sociedade brasileira
    (2021) Silva Neto, Mirko da; Bezerra, Antony Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7274047087168768; http://lattes.cnpq.br/9357090702023832
    O presente artigo tem por objetivo analisar aspectos coincidentes entre as obras de Caio Prado Junior, Formação do Brasil Contemporâneo, e o Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. O livro de Caio Prado Junior escrito em 1942 faz um retrospecto do Brasil Colonial, analisando questões econômicas, políticas e sociais que envolveram o país desde sua formação, atendendo-se ao caráter histórico deste artigo. Por outro lado, tem-se a percepção da obra ficcional de Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma, escrito em 1911, alguns anos após a Proclamação da República. Com base nessas obras, uma de cunho literário, outra de cunho histórico, pretende-se indicar suas coincidências factuais. Tem-se, por exemplo, o ineficiente aparato judicial brasileiro retratado por Caio Prado como uma justiça cara e morosa; e a péssima prestação jurisdicional ficcionalizada por Lima Barreto. A excessiva burocracia da administração pública destacados por um e por outro, como também aspectos sociais de nosso povo. Sobreleva-se a questão moral do indivíduo, que em seu cerne pouco contribuiu para a formação de pátria livre e transcende-se no tempo.
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    Pausa para os comerciais: como a Netflix mudou a estrutura narrativa de séries televisivas
    (2019-07-06) Araújo, Bruno Vinelli Nunes de Oliveira; Martins, Adriana Ianino; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/1779519146949840
    O objetivo deste trabalho foi analisar a construção do roteiro dos episódios pilotos das séries The Good Place e Unbreakable Kimmy Schmidt, focando no fim dos atos e na presença da pausa dos comerciais; e na ausência deste artifício, quando uma é transmitida pelo canal de televisão aberta, NBC, ou pelo aplicativo de streaming de vídeos, o Netflix. Para atingir este propósito, iniciamos um estudo descritivo sobre narrativas televisivas seriadas até a contemporaneidade. No capítulo seguinte, fizemos um histórico da Internet como meio de transmissão de conteúdo audiovisual até chegar aos vídeos sob demanda e descrevemos as duas séries estudadas, tanto das sinopses e da importância da escolha dos programas. Por último, comparamos os roteiros dos episódios pilotos e assim podemos observar suas diferenças quando ele passa no serviço de streaming e outro em televisão aberta. E assim, perceberemos suas nuances acerca da mudança da estrutura narrativa dos conteúdos televisivos.
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