Navegando por Assunto "Formação continuada do professor"
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Item A inclusão de crianças em uma creche de um município da Zona da Mata de Pernambuco, na perspectiva da educação inclusiva(2025-02-28) Carmo, Vitória Alves do; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/2908227219134600A educação infantil no Brasil tem uma trajetória marcada por desafios históricos e conceituais. Inicialmente, essa etapa tinha um caráter assistencialista e demorou a ser reconhecida como parte do processo educacional formal. No que diz respeito às crianças com deficiências elas eram frequentemente excluídas do sistema educacional devido a estigmas e preconceitos. Porém, com o avanço das políticas públicas e mudanças nas concepções de infância, a inclusão passou a ser vista como um direito, e a educação infantil se tornou um campo importante para promover a igualdade de oportunidades Este estudo focou na inclusão de crianças em uma creche da Zona da Mata de Pernambuco, uma região caracterizada por grande diversidade cultural e social. O problema da pesquisa foi compreender como a inclusão numa creche, é compreendida, a partir da perspectiva dos servidores e dos docentes, a justificativa para a pesquisa está na importância da educação infantil para o desenvolvimento humano e na necessidade de garantir acesso à educação para todas as crianças. O objetivo geral foi compreender a concepção de inclusão na educação infantil a partir da perspectiva dos educadores de uma creche na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Já os objetivos específicos incluem explorar as concepções dos educadores sobre criança e inclusão, e identificar os desafios enfrentados na promoção da inclusão. Os resultados apontaram que a infância é um período de experiências diversificadas que contribui para o desenvolvimento integral dos indivíduos; que a inclusão na educação é um conceito complexo que envolve a valorização da diversidade e a promoção da igualdade e sua implementação nos ambientes educacionais; que a formação dos educadores é fundamental, sendo necessário uma formação continuada e aprofundada para a promoção da inclusão, como também a criação de ambiente inclusivos, que são considerados essenciais para a promoção da inclusão.Item As relações entre o ciclo de vida profissional dos docentes e a prática pedagógica na disciplina curricular de Educação Física escolar(2022-10-07) Almeida, Danyelle Heloisa Alves de; Lima, Ricardo Bezerra Torres; http://lattes.cnpq.br/0128873517491860; http://lattes.cnpq.br/3340170275863580No ensino básico atuam professores em diferentes fases do ciclo de vida profissional docente. De acordo com Michael Huberman, cada fase possui especificidades provenientes de diversos fatores. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo geral caracterizar os artigos originais publicados a partir de 2014 que analisam as relações entre o ciclo de vida profissional docente e a prática pedagógica na Educação Física escolar. Foi realizada uma revisão sistemática de abordagem qualitativa buscando artigos originais publicados entre 2014 e 2021 em bases de dados e periódicos da área de Educação Física, qualificados entre A1 e B3 na Plataforma Sucupira. A partir de critérios estabelecidos, foram selecionados 14 artigos. O tempo de profissão é um elemento fundamental para aprimoramento didático, tendo em vista as limitações da formação inicial. Além das experiências práticas, a formação continuada contribui no processo de aprimoramento da carreira docente. Assim, o indivíduo constrói gradativamente a sua identidade profissional.
