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    A construção da identidade docente: uma análise das contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência, núcleo de química da UAST
    (2022-10-11) Ramos, Érika de Melo; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/1261010591438546
    A construção da identidade docente é um processo contínuo que se inicia desde a Educação Básica e sofre mudanças ao longo da vida no exercício da docência. Com isso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita ao graduando maior proximidade com a futura profissão, permitindo-lhes contato com a escola de Ensino Básico, professores dessa etapa de ensino, e com a equipe gestora, preenchimento de relatórios e planejamento, desse modo, é importante compreender acerca das contribuições deste Programa na construção da identidade docente. Assim, o presente artigo objetiva analisar as contribuições que o PIBID proporciona para a construção da identidade docente dos alunos de Licenciatura em Química da UFRPE/UAST. Sobre a metodologia empregada neste trabalho destaca-se que trata de um método qualitativo, com uma abordagem metodológica de natureza descritiva e interpretativa, de modo que, a pesquisa ocorreu em três etapas das quais duas foram aplicações de questionários abertos em que o almejamos conhecer o perfil dos participantes, e o segundo buscamos atender ao tema proposto e, por fim, foi solicitada a construção de uma escrita narrativa acerca da construção da identidade docente e PIBID. Para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo descrito por Bardin (2016), seguindo-se as etapas por ele descritas, a saber: a fase da pré-análise, exploração do material e, por último o tratamento e a interpretação dos resultados. Através dos resultados alcançados é possível perceber que apesar de não se falar diretamente sobre a construção da identidade docente há conhecimento acerca desta e, por meio da vivência do PIBID há relativa contribuição por parte do Programa para que o pibidiano(a) possa construir-se através de sua própria percepção na prática da docência. O presente trabalho traz como contribuições possibilidades de ampliação acerca da discussão sobre o quanto o PIBID agrega significados para a formação acadêmica do sujeito.
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    Análise de diferentes domínios de contextos e de suas contribuições para o ensino na fala de licenciandos em Química
    (2022-10-14) Medeiros, Maria Sonály Edielle de; Diniz Júnior, Antônio Inácio; http://lattes.cnpq.br/4807751048303686; http://lattes.cnpq.br/7816287092185361
    A emergência de discussões em torno do uso na formação inicial nos levou a refletir essa formação. Assim, este artigo teve como objetivo analisar os diferentes domínios de contextos que emergem na fala de futuros professores de Química em formação inicial. Para esse estudo, envolvemos oito licenciandos do sétimo (7º) ao décimo (10º ) período do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada- UFRPE/UAST. Acerca da metodologia aplicada nesse estudo, adotou-se um método qualitativo, com uma abordagem metodológica de característica descritiva e interpretativa. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo a primeira a aplicação de um questionário online, o qual continha (5) perguntas para conhecer o perfil dos participantes. A segunda etapa foi a aplicação de um questionário online, que continha (9) perguntas subjetivas acerca da aprendizagem baseada em contextos no Ensino de Química. Para análise dos dados do primeiro questionário foram estabelecidos aspectos: motivação para cursar a licenciatura em Química, identificação com a formação, se leciona ou já lecionou, como avaliavam a importância da aprendizagem baseada em contextos. Em relação à análise dos dados do segundo questionário nos guiamos nos domínios de contextos por Diniz Júnior (2022), Jong (2008) que surgem ao longo da fala dos sujeitos, domínio pessoal, domínio social e da sociedade, domínio profissional, domínio científico e tecnológico. Sobre as análises da primeira etapa, observamos que existe uma forte predisposição dos licenciandos atuarem como professores, após a finalização do curso. Averiguamos também que a maioria desses licenciandos já possui experiência com o Ensino de Química. Destacamos ainda que os licenciandos reconhecem a importância do ensino baseado em contextos, apesar de não conseguirem problematizar o tema. No tocante as análises da segunda etapa, foi possível identificarmos que emergiram diferentes domínios de contextos. Observando que o domínio da profissionalização ainda é pouco explorado no processo formativo. Diante, dos resultados alcançados, confirmamos a necessidade de ampliação das discussões acerca da aprendizagem baseada em contextos no curso de Licenciatura em Química.
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    Avaliação dos impactos do curso produção de tortas, doces e salgados na melhoria das condições e da qualidade de vida do/a trabalhador/a capacitado/a
    (2020-11-02) Souza, Jéssica Laís Barbosa de Oliveira Dias de; Saraiva, Joseana Maria; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/9949009798607579
    Inúmeros estudos chamam à atenção para a importância da capacitação e para o desenvolvimento pessoal e social do/a trabalhador/a como iniciativa para melhoria das suas capacidades teórico-práticas para inserção no mundo do trabalho, bem como se tornarem autônomos na perspectiva de ter seu próprio negócio, por conseguinte promover sua condição e qualidade de vida. Com base nessa perspectiva, desde 1993 as iniciativas de capacitação profissional têm sido foco das ações de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Ciências Domésticas/UFRPE e da Pró-Reitoria de Atividades de Extensão - PRAE, através do desenvolvimento do projeto de extensão - Capacitação e desenvolvimento pessoal e social de trabalhadores/as para área de hospedagens e outros serviços, que já capacitou mais 15 mil trabalhadores/as. Em 2018 e 2019 o referido projeto foi desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco - SINDSPREV-PE e capacitou mais de mil trabalhadores/as. A ação de extensão integrou vários cursos habilitando os/as trabalhadores/as para as unidades de produção de refeições, restaurantes, bares, lanchonetes, pousadas, resorts, motéis, agencias de guias turísticos, de serviços de limpeza, casas de repousos para idosos, unidade doméstica e outros relacionados. Entre os cursos oferecidos, destaca-se nesse estudo, o de Produção de Todas, Doces e Salgados, onde a autora desse estudo foi instrutora e no referido projeto realizou seu Estágio Supervisionado Obrigatório - ESO, no período de novembro de 2018 a abril de 2019. Tendo em vista compreender se o que foi proposto no referido projeto foi alcançado, esse estudo tem como objetivo avaliar os impactos econômicos e sociais do curso de Produção de Tortas, Doces e Salgados na melhoria da condição e da qualidade de vida de seus participantes, a partir das representações sociais que os/as mesmos/as tiveram sobre o curso. Mais especificamente, compreender o que a capacitação propiciou em termos de melhorias de condições econômicas e sociais em suas vidas. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem quantiquali, cujo método de análise se constitui das representações sociais dos sujeitos, através do qual se apreendeu as visões, concepções, percepções, emoções, depoimentos, permitindo encontrar elementos do discurso social trazido pelos sujeitos para melhor compreensão do fenômeno social investigado. A amostra da pesquisa se constitui de 25 trabalhadores/as, de ambos os sexos, na faixa etária entre 18 a 75 anos de idade, pertencentes a diferentes classes sociais e graus de instrução. Os resultados mostram que o processo de capacitação possibilitou o desenvolvimento pessoal e social com base na formação cidadã, além promover competências, habilidades técnicas, teóricas e metodológicas para o exercício da função de confeiteiro - capaz de criar e preparar receitas de tortas, bolos, doces, biscoitos, salgados, canapés, sorvetes, caldas, tortas, cupcakes, recheios e coberturas. Ressalta-se a capacidade de produção em escala industrial, comercial ou caseira, conforme mostram os resultados. Um percentual significativo dos participantes revelou que muito antes de concluir o curso já estavam produzindo muitas das preparações aprendidas no curso para sobrevivência e dessa forma impactando a melhoria das suas condições econômicas e melhoria de qualidade de vida, atingindo dessa forma, os objetivos proposto pelo projeto. Considera-se que os benefícios da capacitação foram não apenas quantificáveis, mas, qualitativos como o desenvolvimento pessoal e social.
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    Conhecimentos sobre gestão em cursos de Licenciatura em Educação Física
    (2022-10-07) Melo, Ada Maria da Costa; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/8194255230039120
    O objetivo desse estudo consiste em analisar a composição das matrizes curriculares das Instituições Públicas do Ensino Superior do Estado de Pernambuco, verificando quais disciplinas, competências e conteúdos relacionados à temática da Gestão são tratados durante a formação acadêmica dos licenciandos em Educação Física. Há também o intuito de ressaltar a importância desse conhecimento para os graduandos, e assim, a pesquisa parte do contexto histórico, desde os tempos em que a administração ainda não havia se tornado ciência, até a contemporaneidade, possibilitando a análise dos currículos dos cursos, buscando responder questões relacionadas à Gestão nas licenciaturas em Educação Física, a saber: Qual a necessidade da Organização e Gestão da Educação Física para a formação acadêmica? Quais motivos para estudar conteúdos aparentemente de outra área de conhecimento? Por que o licenciando em Educação Física deve se preocupar com a gestão, seja ela de ambientes, negócios ou pessoas, se não será uma empresa o seu local de trabalho? Para que promover eventos se a formação do estudante será (está) direcionada à regência de aulas de Educação Física? Uma vez que a gestão é importante para a formação acadêmica do licenciado em Educação Física, será que tal conteúdo também é oferecido em outros cursos de instituições de ensino superior da rede pública? Dessa forma, o estudo foi realizado através de uma pesquisa documental, onde analisamos os documentos primários das 05 IES públicas do estado de PE, tais quais: os Projetos Pedagógicos do Curso, Grades Curriculares e Planos de Ensino atualizados, verificando como estão sendo ofertadas as disciplinas relacionadas ao conteúdo da Gestão da Educação Física. Os resultados trazem a análise da oferta dos conteúdos diretamente relacionados à gestão que estão sendo oferecidos pelas instituições e à forma com que esses conhecimentos estão atribuídos ao que se espera dos estudantes de cada curso, onde verificamos que as referidas disciplinas estão divididas em ‘organização e eventos’, ‘princípios administrativos’ e ‘gestão educacional’, porém, todas oferecem conteúdos diretamente relacionados à gestão, sendo estas satisfatórias ou não para os objetivos traçados nos projetos pedagógicos do curso.
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    Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa
    (2018-07-13) Berto, Felipe de Luna; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/5506333233424805
    Esta pesquisa objetivou identificar as principais crenças sobre aprendizagem de língua inglesa e quais suas influências no processo desta aprendizagem entre futuros professores licenciados do curso de Letras com dupla formação em línguas portuguesa e inglesa, na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa foi realizada mediante análise do corpus a partir da aplicação de questionáriocom ingressantes na referida graduação em 2014 e 2018, cujos dados foram comparados. Esta análise foi amparada pelas principais teorias e hipótesesa respeito da aquisição de línguas e sobre aprendizagem de línguas estrangeiras após o chamado “período crítico” – Krashen (1984); e sobre a noção de crenças neste processo de aprendizagem – Barcelos (2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Horwitz (1988) e Kudiess (2005). Como resultados, verificamos que a maior parte das crenças apresentadas representam empecilhos no processo de aprendizagem da língua inglesa. Os dados obtidos, ainda, sugerem que estas crenças são mantidas como resultado da influência de experiências anteriores de aprendizagem desta língua.
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    Contribuição da formação em Educação Física para a atuação de professores de lutas ex-atletas da modalidade
    (2021-07-15) Bacelar, Camila do Nascimento; Beltrão, Natália Barros; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/3319233622504076
    As lutas estão presentes na humanidade desde os primórdios, quando os homens disputavam entre si o alimento e o território, além de lutar pela sobrevivência com animais. Os tempos passaram e as lutas ganharam outros sentidos, formar atletas para as disputas por cinturão ou medalhas, ou simplesmente manter o corpo em atividade. As lutas tiveram seus movimentos estudados e aperfeiçoados ganharam regras, normas e espaço midiático. A Educação Física, responsável por estudar as práticas corporais, também debruçou-se sobre elas nos aspectos físico, técnico, fisiológico, entre outros. No entanto, ainda perdura no mercado de trabalho uma atuação pautada exclusivamente às referências práticas e à reprodução das práticas pedagógicas pelos mestres. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os conhecimentos adquiridos na formação em Educação Física modificam a prática pedagógica de professores de lutas ex-atletas da modalidade. Participaram do estudo 19 professores de lutas, da Região Metropolitana do Recife, das modalidades taekwondo, karatê e judô, que ministram aulas em clubes, escolas, associações ou academias. Os professores responderam a uma entrevista semiestruturada com questões relacionadas à sua prática pedagógica. Os resultados evidenciaram que houve uma modificação na prática pedagógica desses profissionais, a partir das respostas que eles apresentaram na entrevista, concluindo que as experiências e os conhecimentos acessados na formação em Educação Física contribuíram para modificação da prática desses profissionais de lutas. Sendo as disciplinas na área da saúde e do treinamento as mais citadas pelos profissionais entrevistados como mudança de tal prática, embora haja uma influência de gerações anteriores os profissionais relatam que houve um avanço quanto a reprodução de práticas pedagógicas e hábitos equivocados.
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    Corpos que (vídeo)dançam na escola: um estudo sobre a vídeodança no processo de ensino-aprendizagem da arte/dança na educação
    (2019-07-18) Bezerra, Fábio Marques; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650
    Com o recente domínio transversal das diferentes tecnologias na sociedade, cultura e vida cotidiana, é preciso que o currículo escolar de Arte venha a discutir uma redefinição daquilo que tradicionalmente se entende como dança, as possibilidades de novas práticas pedagógicas e artístico-culturais e os processos de criar, produzir e apreciar diante das novas plataformas midiáticas e recursos visuais-digitais, bem como os modos de reconfiguração da corporeidade na escola. Assim, é possível identificar que a dança, ao explorar os ambientes mídia online e recursos visuais-digitais na escola, faz emergir novas formas e processos de (des)construção artística e ampliar sentidos e significados do ensino escolar de Arte/Dança ao romper com os paradigmas tradicionais desse campo de conhecimento - especialmente com a consolidação das modificações na LDBEN 9.394/96 e do advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Então, a partir das relações entre dança e tecnologias por meio da videodança, este estudo buscou analisar as concepções e práticas interativo-pedagógicas da videodança no processo de ensino-aprendizagem da Arte/Dança na educação básica e na formação de professores de Dança. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e de revisão bibliográfica narrativa, tendo como base a identificação de pontos integradores entre a dança e os recursos audiovisuais (vídeos) em projetos de aprendizagem no currículo de Arte/Dança na educação básica e no âmbito da licenciatura em Dança, utilizando-se como bases de dados o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o Google Acadêmico. Viu-se que, mesmo com a expansão dos cursos de Licenciatura em Dança, poucos são os trabalhos que versam sobre a videodança no âmbito escolar - localizados regionalmente no Sul do país - demonstrando a necessidade de (re)conhecimento deste “conteúdo-ferramenta” por parte dos professores de Arte/Dança no restante do país, especialmente pelo fato da linguagem da dança poder transfigurar em si o complexo contexto cultural-digital contemporâneo e, por meio do hibridismo estético das “artes integrativas” representado pela videodança, reorientar os modos de pensar-fazer em arte na escola.
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    Currículo e destino do técnico em Agro-Pecuária; estudo em um colégio
    (1978) Sampaio, Elny
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    Educação Ambiental: uma abordagem nas escolas municipais de Limoeiro-PE
    (2019) Correia, Elica Dalila Dantas; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178; http://lattes.cnpq.br/3029848945546469
    Diante dos problemas ambientais que tem ocorrido, a Educação Ambiental vem sendo motivo de grandes discussões no cenário político mundial. Diversos eventos foram realizados no intuito de promover mudanças na forma como o ser humano se relaciona com a natureza. Observando a importância que aescola tem na propagação do ensino e na formação de cidadãos mais éticos, críticos e responsáveis, viu-se a necessidade de pesquisar como escolas municipais de Limoeiro-PE tem contribuído na disseminação da Educação Ambiental. O objetivo desse trabalho foi investigar a forma de atuação da Educação Ambiental nas escolas do município de Limoeiro-PE através da aplicação de um questionário com discentes e docentes das escolas que fizeram parte da pesquisa. Após as análises, constatou-se que todas as escolas abordam a Educação Ambiental e a metodologia de abordagem mais citada pelos alunos e professores foi a aula expositiva. A pesquisa mostrou que a abordagem interdisciplinar da temática precisa ser melhorada, visto que nem todos os professores trabalham essa temática em suas aulas, isso se comprova quando os alunos apontam geografia e ciências como as que mais abordam a temática. Também foi apontado pelos professores que há uma carência do oferecimento de capacitação direcionada a temática pelo município.
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    Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)
    (2022-06-02) Viana, Marilia de Araújo; Figueiredo, Erika Suruagy Assis de; http://lattes.cnpq.br/7362331844844663; http://lattes.cnpq.br/2143270675331633
    O presente estudo buscou reconhecer as contribuições do PIBID-UFRPE na formação de professores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, a partir dos egressos que participaram do Programa, e que estão atuando profissionalmente como docentes na área de educação física em escolas públicas ou privadas. Destacamos que o objeto desta pesquisa está situado no contexto de profundos ataques à educação, com a falta de investimentos, contínuos cortes orçamentários e o desmantelamento das políticas públicas. O PIBID está integrado à Licenciatura em Educação Física da UFRPE desde o ano de 2011, ano subsequente a criação do próprio curso. No percurso da pesquisa, realizamos uma análise do PPP do curso, do subprojeto do PIBIB-UFRPE-EF estabelecendo os nexos e relações com os princípios da ANFOPE. A pesquisa foi construída tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, valendo-se de uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado para egressos do curso que participaram do PIBID de 2011 à 2018. Para tratamento e análise dos dados utilizamos da análise de conteúdo (SEVERINO, 2013). Com base nas respostas analisadas sobre as contribuições do PIBIB-UFRPE-EF na formação, encontramos: 1) consistência na base teórica sobre o conhecimento pedagógico e especifico; 2) a compreensão da relação indissociável entre teoria e prática; 3) a ampliação cultural dos egressos; 4) a compreensão da interdisciplinaridade; 5) a incorporação da pesquisa no seu processo de formação; 6) vivências de gestão democráticas na escola; 7) a compreensão do compromisso social e político com a docência e 8) reflexões sobre a profissão de professor(a) de educação física e condições de trabalho. Diante do exposto, reconhecemos assim a relevância do PIBIB-UFRPE-EF na formação inicial dos professores de educação física da UFRPE, considerando os nexos e relações com os pilares propostos pela ANFOPE subsidiando a construção do currículo do curso e contribuindo na atuação desses professores, consequentemente elevando a qualidade da educação básica brasileira.
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    Gastronomia rentável: aplicações gastronômicas na elaboração de novos produtos
    (2022-10-05) Brito, Laís Fernanda Lopes; Costa, Ana Carolina dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8927435119035218
    Crescentes taxas de desemprego elevam a desigualdade social no Brasil, aumentando assim os índices de pobreza, e a segregação social dessa grande parcela de cidadãos. A habilitação técnica e profissional, pode ser uma forma de (re)integrar estes indivíduos ao convívio social. Dentre os paradoxos percebidos na sociedade brasileira, destaca-se o cenário problemático onde a fome e o desperdício alimentar coexistem. É possível visualizar na cadeia produtiva de alimentos condições que elevam a perda do produto, as quais se acentuam no consumidor final, principalmente devido à manipulação e armazenamento inadequado dos insumos, acarretando no aumento dos índices de desperdício de alimentos. Por um senso comum da sociedade, as partes não convencionais dos alimentos como cascas, talos e sementes, são tidas como inutilizáveis, sendo descartadas. Deste modo, seu poder nutricional não sendo visualizados para uso em possíveis adequações culinárias, está passível a persistir em um ciclo de rejeição. Neste contexto, a aplicação de técnicas gastronômicas como a elaboração de conservas, compotas, massas, bolos e doces podem auxiliar na redução de descartes, podendo fomentar produtos utilizando métodos de conservação que elevem o tempo de consumo e agregando valores nutricionais e sustentáveis. Desta forma, a importância da ressignificação no ciclo dos alimentos se dá, pois quanto mais alimento é jogado no lixo, mais alimento precisa ser produzido para atender as necessidades, gerando assim uma cadeia de desequilíbrio ambiental e socioeconômico. Assim sendo, esse relatório de equiparação de estágio supervisionado obrigatório apresenta resultados de um projeto desenvolvido. Este visou promover capacitação de jovens e adultos, desempregados, vulneráveis socioeconomicamente através de conhecimento técnico e empírico, referente ao aproveitamento e desenvolvimento de produtos alimentícios, que possam ser produzidos e comercializados pelos mesmos. O projeto foi realizado em parceria com a Organização Não-Governamental Comunidade Deus e Nossa Senhora (CDNS), localizada no município de Paulista, região metropolitana do estado de Pernambuco, com 11 alunos em 5 encontros presenciais entre aulas teóricas e oficinas práticas. Assim sendo, o presente trabalho traz como resultado a viabilidade e feitos através dos ensinamentos da sustentabilidade alimentar através dos saberes da gastronomia, esses avaliados também em percepção sensorial. Concluindo assim sua viabilidade no ambiente doméstico e formas de transformá-la em rentável e popularmente aceita quando fomentada com base tecnológica.
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    Memorial descritivo analítico
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015-04) Barros, Reginaldo; http://lattes.cnpq.br/4759416854843552
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    Nível de aprendizagem sobre envelhecimento e aspectos do cuidar dos/as participantes do curso cuidadores/as de idosos/as
    (2020-10-30) Pontes, Tereza Cristina do Rosário de; Saraiva, Joseana Maria; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/6136378751171109
    O processo global de envelhecimento populacional no mundo e, particularmente, no Brasil é uma realidade e suas consequências apresentam o aumento das doenças crônico-degenerativas e infectocontagiosas, por conseguinte, a dependência e a falta de autonomia do/a idoso/apara cuidar de si e realizar as atividades da vida diária. Nesse cenário, por diversos fatores, é fato, a ausência de um membro da família para exercer ou ajudar o/a idoso/a realizar essas funções. Nesse contexto, quem vai exercer esse papel no lugar da família é o/a cuidador/a, seja no âmbito da própria família (cuidador informal) ou institucional (cuidador formal). Em ambas as condições o/a cuidador/a é o profissional que precisa possuir conhecimentos teórico-práticos sobre envelhecimento e cuidados essenciais com a pessoa idosa, incluindo os primeiros socorros. Além, disso, espera-se que esse profissional seja uma pessoa paciente, amorosa, responsável, resiliente e prestativa e que goste de idosos/as. Considerando esses pressupostos, esse estudo tem como objetivo avaliar o perfil socioeconômico e demográfico, bem como o nível de aprendizagem dos/as participantes do curso de cuidadores/as de Idosos/as. Mais, especificamente, avaliar as concepções dos participantes sobre o processo de envelhecimento e os cuidados inerentes e, por fim avaliar o impacto do curso sobre a condição e qualidade de vida dos/as participantes. O curso foi realizado através do projeto Capacitação e Desenvolvimento Pessoal e Social de Trabalhadores para Área de Hospedagem e Outros Serviços, desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, Pró-Reitoria de Atividade de Extensão, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco - Sindsprev. A ação de extensão integrou vários cursos, entre os quais o de Cuidadores/as de Idosos/as, onde a autora desse estudo foi estagiária e realizou seu Estágio Supervisionado Obrigatório – Esso, no período de novembro de 2018 a abril de 2019. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de cunho exploratório, cuja coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um formulário de pesquisa subsidiado por um questionário contendo perguntas abertas. A amostra da pesquisa se constitui de 25 trabalhadores/as, a maioria do sexo feminino, na faixa etária predominante entre 51 a 60 anos de idade. Os resultados mostram que a maioria dos sujeitos desenvolvia trabalho informal como cuidador/a de idosos/as antes de realizarem o curso, demonstrando a importância das ações de qualificação para esse público-alvo, uma vez que a maioria nunca tinha feito nenhum curso. A avaliação do curso mostra que a grande maioria dos participantes demonstra está muito satisfeito com o curso, principalmente em relação aos aspectos teórico-metodológico-conteúdo programático; carga horária; aulas práticas; relação professor /aluno – com conceitos ótimo e bom. O nível de conhecimento antes da realização do curso sobre envelhecimento e qualidade de vida para a maioria dos participantes era confuso e sem fundamentação teórica. O mesmo acontece com o nível de conhecimento sobre o que é o idoso e os cuidados com mesmo. Durante o curso esses conhecimentos foram bem trabalhados, de forma interdisciplinar e estabelecendo sempre a relação teoria-prática. A maioria relata que os conhecimentos e as atividades práticas trabalhados durante o curso deram segurança para o exercício da prática profissional com cuidador/a porque passaram a realizar a função de forma consciente, com conhecimento, sabendo o que estavam fazendo. Para a estagiária, autora desse estudo, a atuação no curso de Cuidador de Idosos contribuiu significativamente para consolidar os conhecimentos teórico-metodológicos apreendidos no curso de graduação em Economista Doméstico, conformando sua práxis como futura profissional.
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    O cientista do consumo na gestão do empreendedorismo e inovação
    (2024) Silva, Elaine Maria da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867
    O presente relatório tem como intuito apresentar as experiências vivenciadas durante o estágio no Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais – Instituto IPÊ. Enquanto estagiária, relatar a passagem pelo núcleo de empreendedorismo e inovação do Instituto, bem como as atribuições em cada uma destas áreas. Nesse cenário, a formação interdisciplinar que o curso de Ciências do Consumo proporciona possibilitou para que eu auxiliasse de forma mais eficiente a gestão e o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação dentro da universidade. Isso porque, durante a graduação o curso permite que o discente perpasse por várias áreas do conhecimento e consiga articular esses ensinamentos com as demandas da sociedade, isto é, por meio da formação interdisciplinar formar profissionais que tenham a capacidade e a aptidão para pensar de forma criativa, questionar e refletir sobre as exigências e necessidades, não só do mercado, mas também da sociedade. Portanto, a oportunidade que tive de estagiar nesse setor foi fundamental para minha construção profissional e também pessoal, pois permitiu aprimorar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, colocando-os em prática, além de desenvolver novas habilidades e novos conhecimentos.
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    Perfil profissional dos egressos do curso de graduação em Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Campus Recife
    (2020-10-27) Santana, Ytalo Daniel Ferreira de; Silva, Valdson José da; http://lattes.cnpq.br/6499654247132691; http://lattes.cnpq.br/8243292547405519
    O entendimento do perfil profissional dos egressos pode contribuir para o melhor planejamento e desenvolvimento do curso a partir do entendimento dos desafios da atuação profissional e a demanda atual do mercado de trabalho. A presente pesquisa teve por objetivo caracterizar o perfil profissional e áreas de atuação dos Zootecnistas formados na Universidade Federal Rural de Pernambuco – Campus Recife no período de 2009 a 2019. Os dados foram coletados entre os meses de agosto a outubro de 2020, por meio de questionário eletrônico composto por questões de múltipla escolha e discursivas. Dos 320 egressos do curso, 153 (56,9%) responderam o questionário. Considerando as respostas com percentual mais elevado, como sendo: do sexo feminino, de 26 a 35 anos, reside na Região Metropolitana do Recife, ingressou no mercado de trabalho entre 0-6 meses após a conclusão do curso, continuou se especializando, mora e trabalha fora da sua região de origem, a principal área de atuação é a de nutrição animal, está empregado em uma empresa privada, seu vínculo empregatício é o privado-CLT e sua remuneração está entre quatro e seis salários mínimos. Dos participantes 42,5% estão atualmente atuando como Zootecnista. Os resultados obtidos indicam o desafio da formação profissional voltada ao mercado de trabalho e a necessidade do desenvolvimento do perfil empreendedor do profissional formado no curso.
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    Plataformas on-line de aprendizagem tecnológica: mapeamento sistemático de pesquisas publicadas entre 2017 e 2021
    (2022-07-27) Vieira, João Carlos Dantas; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/7380342150319284
    As plataformas digitais de oferta de cursos on-line na área de TI têm tornado processos de qualificação profissional mais dinâmicos e flexíveis, contribuindo para difusão de conhecimentos técnicos na área de Tecnologia da Informação. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as percepções existentes na literatura acerca das plataformas on-line de oferta de cursos para formação na área de TI, a partir de uma reflexão sobre as plataformas on-line de aprendizagem tecnológica e um mapeamento sistemático de literatura. O referencial teórico contemplou discussões acerca de técnicas e princípios adotados em revisões bibliográficas e reflexões sobre as principais plataformas que ofertam cursos de TI no Brasil. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na definição de critérios de seleção de textos acadêmicos e aplicação de palavras-chave em ciclos sistemáticos em motores de busca para composição de um corpus a ser analisado qualitativamente. Os dados obtidos indicam que as plataformas dispõem de modelos de negócios, limitações, potencialidades e públicos-alvo distintos, e que há poucas pesquisas abordando as características das mesmas com profundidade. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a necessidade de mais pesquisas abordando estas ferramentas a fim de promover seu uso de forma mais ampla, fundamentada e crítica, contribuindo assim para formação de mão-de-obra qualificada na área de TI.
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    Relatório das atividades do programa de residência e contribuição do médico veterinário na atenção primária à saúde: um relato de experiência
    (2020) Epifânio, Ivyson da Silva; Brandespim, Daniel Friguglietti; http://lattes.cnpq.br/0279327020788151; http://lattes.cnpq.br/8491338921358059
    O Programa de Residência em Área Profissional em Saúde em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é um programa de ensino de Pós-graduação Lato Sensu destinado a profissionais graduados em Medicina Veterinária. O curso de especialização tem como objetivo oferecer aos ingressantes a oportunidade de aprimoramento de conhecimentos formando profissionais qualificados na área de concentração escolhida. As atividades práticas e teórico-práticas da área de concentração em Saúde Pública foram realizadas na Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). As atividades práticas foram realizadas na Atenção Primária em Saúde (APS), na Vigilância em Saúde (VS) do Distrito Sanitário (DS) VII e na Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (UVACZ). As atividades na APS foram realizadas no Nasf-AB, por meio do acompanhamento desta magnífica política na Gerência de Atenção Básica (GAB), DS VI e equipe do DS VII. Durante o período de vivência no setor de Vigilância Epidemiológica (VE) foi possível acompanhar a rotina dos profissionais de saúde deste setor e tomar conhecimento do Manual de Procedimento Operacional Padrão. As atividades na Vigilância Sanitária (VISA) consistiram principalmente no acompanhamento dos inspetores sanitários, em forma de rodízio, aos estabelecimentos de interesse a saúde. Em relação as atividades da Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) estas foram desenvolvidas a partir do atendimento de denúncias direcionadas pela ouvidoria da PCR havendo uma intensa força tarefa na tentativa de controle das arboviroses principalmente. As atividades desenvolvidas no UVACZ se iniciaram com a apresentação da estrutura física, seguidas pelo acompanhamento da rotina do laboratório de entomologia e setor de geoprocessamento. Houve durante o período da residência a participação em eventos científicos com produção e apresentação de trabalhos e publicação de artigos científicos. Portanto, pode-se perceber a importância do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária na formação, capacitação e aperfeiçoamento das habilidades necessárias para se atuar no campo da saúde pública brasileira na interface homem-animal-ambiente.
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    Relatório de Conclusão de Residência – Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Medicina Veterinária - patologia animal
    (2021-02-26) Vargas, Natália Bernardi; Barros, Mércia Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/1935392548217410; http://lattes.cnpq.br/4499185301464893
    O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde - Medicina Veterinária é uma modalidade de pós-graduação teórico-prática (Lato sensu) com carga horária obrigatória total de 5.760 horas, distribuídas nas atividades da rotina da área de concentração escolhida pelo residente, atividades do Sistema Único de Saúde (Vigilância em Saúde e Núcleo Ampliado de Saúde da Família) e atividades teóricas (disciplinas obrigatórias e optativas) ao longo de 24 meses corridos. As atividades descritas neste relatório ocorreram no período de março de 2019 a março de 2021 sendo relatadas em capítulos, que abarcam ações desenvolvidas nos diversos campos de prática, tais como a área de Patologia Animal do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DMV-UFRPE). A vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) faz parte do conjunto de atividades obrigatórias propostas pelo Programa de Residência cuja carga horária total mínima perfaz 960 horas divididas em duas partes, sendo a primeira na Vigilância em Saúde (720 horas) realizada no período de 07/10/2019 e 09/01/2010 no Distrito Sanitário III em Recife-PE e a segunda, em teoria, no Núcleo de Apoio Saúde da Família-AB (NASF-AB) (240 horas), porém pela demanda do serviço em função do enfrentamento à Pandemia causada pelo Sars-CoV-2 esta última parte ocorreu no período de 11 de Maio de 2020 a 31 de Dezembro de 2020 na Diretoria de Atenção Primária do Município de Camaragibe-PE e excedeu a carga horária mínima a ser cumprida.
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    Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do município do Recife - PE, Brasil: fluxo de atendimento a casos humanos suspeitos de esporotricose no município de Camaragibe - PE
    (2021-07-15) Paula, Alexsandra Silva de; Brandespim, Daniel Friguglietti; http://lattes.cnpq.br/0279327020788151; http://lattes.cnpq.br/8160895943907205
    O estágio supervisionado obrigatório é uma disciplina importante que interliga o conhecimento acadêmico com a prática profissional. A atuação profissional do médico veterinário na saúde pública está relacionada às diferentes atividades que contemplam desde a gestão, planejamento em saúde até as mais comuns e já conhecidas, como vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. A vivência do estágio foi realizada na Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (UVACZ) da Prefeitura Municipal do Recife. No período 17 de agosto a 25 de novembro de 2020, foi cumprida a carga horária de 420 horas. Na UVACZ foram desenvolvidas diariamente inúmeras atividades, desde Controle de vetores à vigilância no controle das zoonoses, monitoramento na qualidade da água, solo e ar entre outras atividades, incluído educação em saúde. Diante do exposto, o objetivo do ESO foi descrever as atividades realizadas na UVACZ agregando conhecimentos e experiências na área de saúde pública. Este relatório foi dividido em dois capítulos, o primeiro descreve as atividades de rotina UVACZ, o segundo versa sobre um relato de caso de esporotricose, e fluxo de atendimento a casos suspeitos desta zoonose no município de Camaragibe-PE. O Estágio Supervisionado Obrigatório proporcionou a vivência da experiência profissional que auxiliou no amadurecimento para o exercício da profissão, visto a ampliação do conhecimento e a oportunidade da realização de práticas não vivenciadas até então, durante o curso de graduação.
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    Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO): Departamento de Qualidade de Vida da UFRPE como campo de atuação para a Economia Doméstica
    (2020-10-29) Alcântara, Joseane Anunciação de; Regino, Fabiane Alves; Lima, Dandara Pereira de; http://lattes.cnpq.br/1584964983115172; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/9602798732091612
    Economia Doméstica enquanto Ciência Social Aplicada tem como principal objetivo a promoção da qualidade de vida dos indivíduos. Na sua multidisciplinaridade abrange a área da saúde e qualidade de vida promovendo o bem-estar físico por meio do cuidado com a saúde das pessoas, assim como da alimentação saudável. O/a profissional de Economia Doméstica está apto/a para planejar, elaborar, programar, implantar, dirigir, coordenar, orientar, controlar, supervisionar, executar, analisar e avaliar estudos, trabalhos, programas, planos, projetos e pesquisas na área da saúde. Nas organizações de saúde, o/a profissional de Economia Doméstica atua na educação em saúde, auxiliando grupos e/ou famílias a melhorar a qualidade de vida. O objetivo desse relatório é apresentar as atividades de promoção da saúde desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório/ESO pela discente, promovidas pelo Departamento de Qualidade de Vida (DQV) da UFRPE. O DQV está vinculado à Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – SUGEP desta Universidade e coordena, planeja, executa, apoia e divulga atividades desenvolvidas pelas Coordenações que lhe são subordinadas, especialmente programas e ações de assistência, perícia, vigilância e promoção à saúde, proporcionando assim, qualidade de vida no trabalho para a comunidade acadêmica. O estágio foi realizado no período de setembro de 2019 a janeiro de 2020, onde foi possível articular os conhecimentos adquiridos durante a formação em Economia Doméstica com as práticas em saúde na garantia da qualidade de vida das pessoas.
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