Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Futsal"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A contribuição do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo
    (2023-09-06) Souza, Eduardo Felipe da Silva; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221; http://lattes.cnpq.br/1517968471728200
    O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que tem por características o desenvolvimento atípico de comunicação, interação social e déficit no aprendizado muitas vezes com déficit também na comunicação verbal, apesar de já existirem muitos estudos sua etiologia ainda é desconhecida. O presente estudo parte do questionamento quais as contribuições do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo? O objetivo foi analisar contribuições do futsal para o desenvolvimento de crianças com autismo. O futsal é dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, o futsal se tornou um grande aliado no desenvolvimento de crianças que tem Síndrome do Espectro Autista, que é condicionado por alguns graus de comportamentos entre eles o social e o motor a metodologia do estudo consiste de uma pesquisa bibliográfica, descritiva de natureza qualitativa, a pesquisa descritiva cumpre algumas fases, delimitação dos descritores de busca, autismo, futsal, educação física e desenvolvimento, escolha da plataforma, Scielo, sistematização dos dados encontrados e análise dos resultados, foram encontrados seis estudos significativos para a presente pesquisa. Os resultados dos seis artigos estudados apontam que o futsal contribui para o desenvolvimento de crianças com autismo, pois essa modalidade traz uma interação social e trabalha vários sentidos motores na vida do ser humano, chegando assim a uma independência daquela criança.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A influência do sexismo na prática de futsal: o futsal feminino no ambiente escolar
    (2020-10-16) Felipe, Daniele de Andrade; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    A Educação Física é uma unidade curricular que ajuda a refletir sobre várias questões entre elas o sexismo, ainda são um pouco escassas as pesquisas que tratam especialmente as relações de gênero e a discriminação nas práticas esportivas. Situações de discriminação, preconceito, desigualdade e estereotipia são notórias na prática do futsal feminino. Frente à importância do conhecimento das diferenças existentes nos esportes e a inserção das mulheres nesse cenário, este trabalho teve como objetivo analisar as compreensões de gênero, sexismo e discriminação em meninas que praticam futsal identificando se o preconceito existente para essa prática e se isso influencia ou não a participação delas nessa atividade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, o trabalho se valeu de livros, periódicos, revistas e sites da internet. Utilizou-se, também, uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, os dados foram adquiridos por um questionário com dez perguntas realizadas a 115 alunas que participam das aulas de educação física em uma escola pública e uma escola privada da cidade de Recife. As alunas possuem prévias aproximações com a noção das relações de gênero existentes na sociedade. No país, onde o esporte é uma identidade nacional, o sexo feminino ainda não possui evidência, sendo mais um lugar a ser conquistado pelas mulheres. A ocupação desse lugar, por conseguinte, promoverá mais respeito e reduzirá a discriminação. Existe muito que se debater acerca do futsal feminino porque é um espaço que ainda precisa de mais atenção por parte dos investigadores sociais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contribuições do futsal para a educação física escolar
    (2025-08-13) Queiroz, Elias Gabriel Cláudio de; Lindoso, Rosângela Cely Branco; http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
    O senso comum diz que no contexto escolar o futsal pode ser um conteúdo da educação física que pode promover a integração entre alunos de diferentes origens e condições, com base nesse saber o estudo busca responder ao seguinte questionamento, quais as contribuições do futsal na educação física escolar? Visando solucionar o problemas partimos dos seguintes objetivos, analisar as contribuições do futsal na educação física escolar, nas plataformas CAPES e SciELO, e específicos, investigar como o futsal pode contribuir para a formação de valores éticos e morais, como respeito, disciplina e trabalho em equipe e os benefícios físicos, sociais e emocionais proporcionados pela prática esportiva escolar. O estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, a pesquisa foi investigada em duas plataformas online, SciELO e CAPES. As palavras chave ou descritores foram: futsal, esporte, educação física, escolar, seguidos pelo organizador booleano AND. Os resultados apontam a escassez de estudos na área escolar. Entretanto, a experiência interdisciplinar tratada na plataforma CAPES é muito relevante. Outro achado relevante encontrado foi a utilização de uma metodologia, que valoriza todos, os habilidosos, os que podem atuar na arbitragem e os que atuam como orientadores do time, tal metodologia pode fomentar valores éticos e morais, como respeito, disciplina e trabalho em equipe e os benefícios físicos, sociais e emocionais, porém carece de aprofundar a pesquisa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O futsal como conteúdo no currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental
    (2022-10-11) Silva, José Fernandes Martins da; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694
    Este estudo, caracterizado como uma monografia buscou tratar o seguinte objeto de estudo – O ensino do conteúdo Futsal pelo componente curricular educação física, conforme tratado no documento Currículo de Pernambuco para o ensino fundamental/2019. Para tanto, foi delimitada a seguinte questão-problema: quais os fundamentos didático-metodológicos que orientam o trato do ensino do futsal como conteúdo da educação física no documento Currículo de Pernambuco/2019? Para tal, tem-se como objetivo analisar, explicar e compreender a base didático-metodológica para o ensino do conteúdo Futsal, privilegiada no Currículo de Pernambuco – Ensino Fundamental. Metodologicamente utilizamos da pesquisa de natureza bibliográfico-documental, de caráter exploratório-descritiva, com foco no documento Currículo de Pernambuco - Ensino fundamental/2019. Conclui-se que a pedagogia histórico-crítica aponta uma saída para o dilema posto pelas tendências pedagógicas não críticas, que opõem, excludentemente, teoria e prática, professor e aluno. Entendida como mediação no seio da prática social global, a pedagogia histórico-crítica concebe que a educação tem a prática social como ponto de partida e ponto de chegada da prática educativa, e diante disso, reconhecer o futsal como atividade humana, significa buscar aprendê-lo no interior de um sistema de relações da vida social.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O futsal enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar
    (2023-05-05) Silva, Jonhns Alexandre Alves da; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/3428908838084021
    O esporte é um dos fenômenos socioculturais mais importantes da humanidade, manifestado de distintas formas e contextos, dentre esses, o âmbito escolar. O futsal é uma das modalidades mais praticadas na escola, e considerando sua relevância na formação das crianças e jovens, o problema que norteou o presente estudo foi: qual o conhecimento relativo ao futsal enquanto conteúdo de ensino da Educação Física Escolar é apresentado através das produções científicas? O objetivo geral foi analisar o futsal, enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar através das produções científicas. Quanto aos objetivos específicos: verificar a importância do futsal enquanto conteúdo de ensino das aulas de educação física escolar através da literatura específica; e analisar o conteúdo de ensino relativo ao Futsal em aulas de educação física escolar em documentos adotados pelos órgãos gestores das escolas públicas em Pernambuco. A presente pesquisa foi de natureza exploratória, e quanto aos procedimentos de coleta, bibliográfica. Entre os resultados, foram verificados estudos que afirmam haver no interior da escola, professores de Educação Física que embora sejam conhecedores das ações pedagógicas mais adequadas, acatam e utilizam o futsal com ênfase em conteúdos técnico-táticos, relacionando-o a conquistas competitivas, promovendo exclusão e desigualdade em relação ao oferecimento de oportunidades para os alunos no contexto escolar. Em contrapartida, há autores que apresentam estudos nos quais os professores defendem a utilização do conteúdo futsal no cenário escolar, objetivando a formação integral e a socialização dos alunos, dando-lhes oportunidades de protagonismo ao longo das aulas de Educação Física, qualificando, assim, o processo ensino aprendizagem. Conclui-se com o presente estudo, que o futsal enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar ainda possui características do esporte-perfomance, porém, de acordo com nossos dados, existe uma crescente corrente de profissionais que atuam neste contexto, e que se empenham para que o fenômeno possua a sua verdadeira identidade no cenário escolar, mostrando a importância para o desenvolvimento dos estudantes a partir da vivência do futsal enquanto conteúdo de ensino da Educação Física Escolar.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O trato com o conhecimento esporte: o futsal no IFPE – Campus Recife
    (2019-07-19) Santos, Helton Layon Teixeira dos; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294; http://lattes.cnpq.br/6360676689327977
    O fenômeno Esporte faz parte da cultura corporal, e desde a década de 70 está marcantemente associado à Educação Física escolar no Brasil. Logo, o trato com o conhecimento esporte no ambiente escolar é fundamental, sendo necessária clareza sobre a concepção de formação humana e consequentemente sobre os objetivos a serem alcançados nas aulas de Educação Física. O futsal, por sua vez, tem seu berço no Brasil e é um dos esportes mais praticados no país, o que o torna bastante relevante socialmente. Não devendo limitar-se ao ensino da técnica ou tática esportiva, é papel da Educação Física ampliar o conhecimento dos alunos a cerca da realidade. Para tanto, é preciso organizar os conteúdos a serem trabalhados, e isto passa pela seleção dos conteúdos. Alguns princípios curriculares precisam ser elencados para que a seleção de conteúdos escolares atenda à máxima de contribuir para formação de cidadãos críticos, capazes de fazer uma leitura correta da realidade, bem como transforma-la numa sociedade mais justa e igualitária. Apoiando-nos na metodologia Crítico-superadora, encontramos os seguintes princípios curriculares: a relevância social do conteúdo, contemporaneidade do conteúdo, adequação às possibilidades sociocognoscitivas do aluno. Este estudo procurou analisar qual a realidade e possibilidade do trato com o conhecimento esporte, notadamente o futsal, no IFPE-Campus Recife. Uma vez que esta é uma Instituição de ensino pública federal e gratuita, com mais de cem anos de existência e de boa referência no ensino tecnológico na região, além de alcançar milhares de jovens da capital pernambucana. A teoria do conhecimento utilizada foi o materialismo histórico-dialético. O método científico de pesquisa foi o dialético materialista. Nosso campo empírico foi a produção de conhecimento sobre o nosso objeto de pesquisa, sendo a fonte empírica: Programa de Componente Curricular dos Cursos Técnicos do Campus Recife, à saber, a ementa das disciplinas de Educação Física. Após a análise dos conteúdos programáticos das ementas, constatamos a inexistência do fenômeno esportivo futsal nos documentos oficiais da instituição, o que sinaliza a não sistematização desse conteúdo nas aulas de Educação Física. Concluímos que, não só é possível a inserção do fenômeno esportivo nas ementas de Educação Física, como também há mais de uma maneira de realizar. Seja pela implementação do Futsal como subtópico nos conteúdos da disciplina Educação Física III, ou mesmo, por uma reformulação maior do currículo, que atualmente não contempla outros macroconteúdos da cultura corporal.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão