Navegando por Assunto "Garantia de qualidade"
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Item Avaliação do nível de conhecimento/aplicação das ferramentas de qualidade por servidores públicos de um CRAS da prefeitura municipal de João Pessoa(2024-08-17) Cunha, Alyson Bruno Tavares da; Jeremias Junior, Jair; http://lattes.cnpq.br/7159566689096665; http://lattes.cnpq.br/7410991870076696Nos órgãos públicos, é imprescindível disseminar uma cultura voltada para a qualidade. No contexto organizacional, foram incorporadas ferramentas da qualidade cujo propósito é simplificar o processo de tomada de decisão e solucionar problemas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento/aplicação das ferramentas da qualidade por servidores públicos de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da prefeitura municipal de João Pessoa. Para tal, a pesquisa procurou apresentar as principais ferramentas da qualidade; analisar o nível de conhecimento dos servidores sobre as ferramentas da qualidade e verificar se há a utilização de ferramentas da qualidade pelos servidores. O referencial teórico contemplou discussões acerca de administração pública e qualidade. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em um estudo quantitativo, descritivo e transversal com amostra não-probabilística. O instrumento de pesquisa aplicado foi um questionário estruturado o qual foi disponibilizado aos servidores na plataforma Google Forms. Os dados obtidos indicam que 42% dos entrevistados se mostraram muito interessados pelos assuntos relacionados às ferramentas da qualidade e 47% consideram que a gestão da qualidade e suas ferramentas devem ser implementadas no ambiente de trabalho. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que há um interesse dos servidores pelos assuntos relacionados com as ferramentas da qualidade, porém predomina entre eles o não conhecimento das mesmas. Além do alto índice de desconhecimento, a implementação de ferramentas de qualidade é influenciada pela burocracia excessiva e pela resistência dos funcionários. A pesquisa contribui teoricamente nos estudos sobre a utilização de ferramentas de qualidade na administração pública. Também oferece uma contribuição prática ao sugerir a inclusão de treinamento e capacitação para os servidores públicos, visando integrar essas ferramentas ao cotidiano de trabalho.Item QA Metrics: integração das métricas de qualidade de software, em ambiente Docker, para exibição de dashboards Grafana alimentado pelo banco de dados temporal InfluxDB via Newman(2022-07-15) Silva, Lucas Ferreira da; Bocanegra, Silvana; Assad, Rodrigo Elia; http://lattes.cnpq.br/3791808485485116; http://lattes.cnpq.br/4596111202208863; http://lattes.cnpq.br/9075508106025707As métricas e indicadores de qualidade de software são capazes de auxiliar um testador de software, conhecido como Quality Assurance (QA), a avaliar o que precisa ser realizado para melhorar o desempenho de um projeto de desenvolvimento de software. Além disso, possibilita monitorar o progresso de um projeto a fim de sugerir iniciativas baseadas nos dados coletados. Entretanto, unificar as métricas obtidas de fontes distintas para apresentá-las em tempo real não é uma tarefa fácil para algumas empresas. Apesar disso, com o uso de APIs, é possível coletar os dados, analisar e apresentá-los em dashboards, além de reduzir o tempo de retrabalho dos QAs. Neste trabalho, foi desenvolvido um sistema capaz de coletar dados de três serviços com o intuito de apresentar, em dashboards, as métricas que são essenciais na área de Qualidade de Software. Ademais, a coleta e o armazenamento destas métricas são realizados de forma automatizada e orquestrada através de uma aplicação compacta, rápida, eficiente, segura, portátil e isolada.
