Navegando por Assunto "García Márquez, Gabriel, 1928-2014"
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Item Interseções entre a literatura, a história e a identidade Latino-americana em Cem anos de solidão(2023-04-14) Góes, Ana Beatriz Amorim; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/1217626626676563Tendo como foco o livro Cem anos de solidão (1967), do escritor colombiano Gabriel García Márquez, este artigo busca tecer algumas reflexões acerca da relação entre a história da América Latina, a construção da identidade latino-americana e a literatura, partindo do pressuposto de que esta apreende aspectos dos contextos social e histórico nos quais se encontra e aos quais por vezes se refere, como é o caso da obra analisada. Para a construção dessa reflexão, fizemos, ainda, um breve apanhado da biografia de García Márquez, do realismo mágico (corrente literária na qual a obra se inserta) e seu aporte político, histórico e identitário e do boom da narrativa latino-americana. Fazem parte do arcabouço teórico as contribuições de Dasso Saldívar (2000), Eric Nepomuceno (2016), Ángel Rama (1987), Francine Iegelski (2021), Alberto Manguel (2017), Tatiana Bensa (2005), Tomaz Tadeu da Silva (2000), Fernando Aínsa (1986), entre outros.Item Realismo mágico e escrita jornalística em Crónica de uma muerte anunciada, Gabriel García Márquez(2023-04-14) Silva, Ilanna Myrella Matias de Lima e; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/8603054166236930Este trabalho tem como objetivo analisar a obra “Crónica de una muerte anunciada”, de Gabriel García Márquez, com o propósito de perceber como as vivências do escritor e as duas profissões desempenhadas por ele (escritor e jornalista) são concebidas em sua obra, sendo uma delas a analisada neste trabalho. Nesse sentido, foram utilizados como referenciais teóricos os estudos de Irlemar Chiampi (1983), Roas (2014) e Santos e Borges (2018) ao que se refere à definição do realismo mágico, sua história, características e presença na obra de Márquez; além de Arrigucci (1987), Molina Francés (2015), Solano (2021) e Rodrigues (2005) ao que se refere a sua escrita jornalística, considerada por esses autores como uma escrita própria. Por fim, alguns registros biográficos do escritor foram consultados em Dasso Saldívar (2000) para resgatar elementos do cotidiano do autor que influenciaram na sua formação enquanto escritor e jornalista, e também na sua obra.
