Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Grafiteiros"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A arte de uma margem distante: O “Festival de Artes Pão e Tinta” na favela do Pina (2015 – 2022)
    (2024-03-08) Freitas, Emmanuel Vitor Brito de Souza; Silva, Fabiana de Fátima Bruce da; http://lattes.cnpq.br/1540421518242292; http://lattes.cnpq.br/1984180238291088
    The International Bread and Paint Arts Festival has been held annually since 2012 in the Pina Favela, in Recife, Pernambuco. The event opens a public selection every year to welcome graffiti artists, musicians, and volunteers who typically engage for five days in a kind of "arts carnival," featuring street graffiti, concerts, and social actions such as hairdressing, braiding, and turban tying, among others. As an independent cultural production, it was conceived as an alternative for the youth of Pina, working on the revitalization of public spaces in the community, thus becoming our main tool in defense of our territory, threatened by real estate speculation. Art emerges from one of Recife's most neglected areas by the government and breaks through the statistics as an alternative for young people to envision a future away from violence, drugs, and crime. With this article, we aim to construct an experiential narrative that problematizes and questions the importance of this activity within a reality of exclusive public institutionalization of artistic/cultural spaces only in the elitized areas of Recife City, demonstrating that peripheral organizations already fulfill this role, addressing this deficit with little or no resources.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Grafitos, cartase do coletivo
    (1978) Dall' Agnol, Raymundo
    A comunicação pelos grafitos desafia a função social dos media. Estamos em confronto com um sistema original em relação às diversas formas acadêmicas de comunicação. Luís Beltrão assevera que a folkcomunicação é instrumento de apoio aos líderes de opinião que atuam em circunstâncias paralelas, quando não de dominados. As pesquisas de foikcomunicação devem se estender a outros setores excluídos, sem acesso aos "mass media", devido a sua posição filosófica ou ideológica contrária às normas culturais dominantes, setores que se poderiam classificar de contraculturais... Como as minorias erótico-pornográficas que utilizam as paredes dos sanitários para a difusão de suas ideias. Os grafitos servem de esteio ã comunicação de minorias políticas de extrema, auto consideradas de "dominadas", que se infiltram até mesmo na indústria cultural e sob formas aparentemente inocentes (vg quadrinhas, canções, piadas, desenhos, tomadas de cenas, diálogos...) e vão disseminando sua mensagem, não raro sob os aplausos dos detentores privativos dos meios.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Verbo-visualidade em graffiti: (multi)letramentos em estudo com alunos do 7° ano
    (2019-12-20) Silva, Emilany Borges da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/5792172295289510
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão