Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Gravatá (PE)"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A participação das mulheres no emprego formal em Gravatá-PE
    (2024-11-30) Santos, Shirley Suelen dos; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/4358186913008363
    O objetivo da pesquisa foi investigar como se desenvolveu a participação das mulheres no emprego formal em Gravatá-PE, na série histórica de 2013 a 2021, utilizando a abordagem quali-quantitativa, com dados oriundos da Base de Dados do Estado de Pernambuco e com análise de dados baseada na análise de conteúdo. Os resultados mostraram queda no número de empregos formais das mulheres e a desigualdade de empregos formais por gênero ocorreu com homens ocupando três vezes mais postos formais que mulheres. Os empregos formais ocupados por mulheres foram mais numerosos nos setores de Serviços e Comércio. Concluiu-se com esta pesquisa que a participação das mulheres no emprego formal em Gravatá-PE apresentou oscilações ao longo do período analisado, configurando ampla desigualdade em comparação com a participação dos homens nas mesmas atividades de empregos formais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da política de educação especial na perspectiva inclusiva em interface as escolas do campo no município de Gravatá–PE
    (2024-08-17) Santos, Alberis Luís dos; Pinto, Lucas Alencar; http://lattes.cnpq.br/0226788457940075; http://lattes.cnpq.br/2581161375602641
    Esta pesquisa tem como objetivo investigar como se desenvolve a Política de Educação Especial e Inclusiva em interface com escolas do campo no município de Gravatá–PE. Enquanto objetivos específicos, a pesquisa busca descrever a estruturação dessa política, identificar as estratégias e desafios enfrentados por educadores e gestores, e verificar os avanços do Plano Municipal de Educação de Gravatá (2014-2023) na inclusão educacional. O referencial teórico contemplou discussões acerca da Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (PNEEPEI), da interface dessa política com a educação do campo, e do contexto sócio-histórico das pessoas com deficiência no Brasil, citando autores como Santos (2016), Carmargo (2017), Kassar (2011), Padilha (2017), e Andrade (2023). Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na realização de questionários e análises documentais envolvendo seis participantes, incluindo professores e coordenadores de duas escolas do campo em Gravatá. Os dados obtidos indicam que, embora haja um reconhecimento da importância da educação inclusiva, há desafios significativos relacionados à acessibilidade e à formação de professores. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que, apesar dos avanços na implementação da PNEEPEI, ainda existem barreiras consideráveis que dificultam a plena inclusão de alunos com deficiência nas escolas do campo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Diagnóstico dos viveiros de mudas florestais no município de Gravatá - PE
    (2024-10-03) Lima, Pollyana Gomes da Silva; Freitas, Eliane Cristina Sampaio de; http://lattes.cnpq.br/7525975084334972; http://lattes.cnpq.br/3458909580899001
    Considering that the current supply of native tree seedlings is not compatible with market growth projections for the coming years, the need to increase production to meet potential oration sector, environmental regularization, and possible supply to one of Pernambuco's furniture hubs. In this sense, this work aims to diagnose forest seedling nurseries in the county of Gravatá and to propose the development of a project to implement a new forest nursery in the rural area of the county. Therefore, 11 nurseries that produce and/or resell forest seedlings in the region were found to be analysed and interviewed, of which 5 agreed to respond to a questionnaire that aims to analyse their operating profiles and identify productive aspects; generating an information base for a SWOT analysis that results in an action plan, which brings an arrangement of suggestions coherent with the local reality supporting the aim of the study and substantiate the design, which was modeled using SketchUp 2019 software. The study showed that the forest nurseries present in Gravatá have a timid performance regarding seedling production, with 80% of them only resellers, making it clear that seedling production is not yet seen as a significant business in the municipality. Regarding infrastructure, the forest seedling nurseries in the municipality have basic infrastructure components. Regarding species diversity and productive capacity, there are seedlings produced and/or resold are mostly exotic species, coming from nurseries with an annual capacity of up to 10 thousand seedlings, whose main destination is local landscaping. The main problems faced were technical difficulties in cultivation and low availability of seeds. Aiming to give greater robustness to the municipality's forest nursery framework, as well the supply of potential demand for forest seedlings in the coming years are met, the project to implement a new nursery was taken as a starting point, with an annual production capacity equivalent to a total of 3,488 to 8,208 seedlings produced in bags and tubes, based on the considerations brought by the action plan generated from the analysis carried out.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão