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Navegando por Assunto "História da África"

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    A Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba e o comércio de escravos em Angola (1760-1770)
    (2024-03-07) Albuquerque, Mayara Rodrigues César de; Lopes, Gustavo Acioli; http://lattes.cnpq.br/4871749798523527
    O tráfico de escravizados representou o pilar da economia brasileira durante todo o período colonial. Esse sistema comercial criou relações profundas entre África, Brasil e Portugal. O comércio envolvia cativos, mas também alimentava um sistema mercantil complexo de diversos produtos comercializados no Atlântico. Visando este mercado, as Companhias Gerais de Comércio foram desenvolvidas na tentativa de reformular a economia colonial. Criada pelo Marquês de Pombal, a Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba movimentava o comércio de manufaturas e bens pelo Atlântico, sendo responsável durante o período de seu exclusivo pelo abastecimento de escravizados nos portos de sua jurisdição. A necessidade de mão de obra escravizada para alimentar o sistema de plantation das Américas transformou as relações entre a Companhia e Angola, além de ressignificar o comércio dos têxteis. O presente artigo tem como objetivo analisar registros de enfardamento, isto é, do embarque de mercadorias destinadas a Angola, apontadas nos livros-caixa da Companhia, , assim como apresentar a identificação dos agentes mercantis relacionados às mercadorias fornecidas à Companhia. Pretende-se, assim, compreender a dinâmica comercial da Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba, entendendo as suas características de atuação no mercado atlântico envolvendo o comércio com o Brasil e Angola.
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    A progressão do conhecimento histórico no livro didático: o caso da aprendizagem da história africana na obra "História, Sociedade e Cidadania"
    (2023-09-20) Leitão, Yasmin Christine Coutinho de Sá; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/5774549955948393
    O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a progressão do conhecimento histórico no livro didático do 8 ano da coleção ‘História, Sociedade e Cidadania’ (2018), escrito por Alfredo Boulos Júnior. Para tal, observou-se a partir da Análise de conteúdo, como os temas/problemas ligados a História da África foram abordados na sessão destinadas aos exercícios, atividades de revisão e itens de avaliação. Ao longo do texto, lançamos mãos dos fundamentos dos dispositivos legais e de referências bibliográficas.
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    O lugar das mulheres moçambicanas na luta pela libertação colonial: as organizações femininas na FRELIMO (1960-1970)
    (2023-09-18) Silva, Helena Gomes da; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354; http://lattes.cnpq.br/6400923094392708
    Este artigo trata das condições de participação das mulheres nas lutas de libertação colonial na FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), procurando destacar as formas de atuação nas organizações femininas lideradas pelo movimento e o papel das mulheres no ambiente multicultural de Moçambique, que definia lugares específicos para as mulheres, entre os anos de 1960 a 1970. Nossa meta é compreender alguns dos aspectos desafiadores enfrentados pelas mulheres para participar das lutas e, ao mesmo tempo, como elas se organizaram para resistir à opressão e reivindicar seus direitos no mundo do trabalho e na sociedade moçambicana. Para isso, fizemos o levantamento e debate da produção bibliográfica que trata da condição da mulher moçambicana na cultura tradicional e nos momentos das lutas, no âmbito da FRELIMO, para compreensão de suas condições no movimento e depois.
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    O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) para ensinar história da África e escravidão no Brasil
    (2024-01-04) Nascimento, Jefferson José Ramos do; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/6350726367624805
    A tecnologia é uma forte ferramenta educacional, quando bem utilizada potencializa a prática docente, e torna o aluno protagonista do aprendizado. O professor que procura utilizar as tecnologias em suas aulas demonstra avanço e compromisso com o novo. Ensinar sobre África e Escravidão no Brasil torna- se um desafio que pode ser superado com a união entre tecnologia e domínio docente do conteúdo apresentado. Ensinar é um privilégio, dominar o assunto e as tecnologias é uma potencializador do ensino aprendizagem na educação brasileira. O presente trabalho aborda a temática África e escravidão no Brasil, assim como as leis que as regulamentam, partindo do pressuposto que a prática docente envolve o professor ter domínio sobre o tema em questão e se qualificar para lecionar uma temática importantíssima. No decorrer dos capítulos, é levada em consideração a importância do ensino de História da África na formação dos discentes que atuarão no ensino regular. Temos como eixo principal da temática do presente trabalho abordar as TDICs no ensino de História e Cultura Africana, apontando os seus benefícios e desafios. Outro ponto importante envolve o uso das TDICS para se ensinar sobre a escravidão dos africanos no Brasil e como deve ser abordada essa temática de suma importância para que a prática docente atinja os objetivos propostos. Por fim, o debate gira em torno do uso dos recursos digitais existentes, como aplicativos, websites, jogos, etc., tudo voltado para a educação e o ensino de História da África e da Escravidão no Brasil. É debatida a importância dos docentes utilizarem esses recursos para o enriquecimento e a inclusão de seus alunos nas aulas
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