Navegando por Assunto "Imunização"
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Item Logística da vacina contra Covid-19 : analisando os planejamentos operacionais dos municípios de Olinda e Recife - PE(2022-09-23) Santos, Jéssika Silveria Melo dos; Gonçalves, Jackson Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3220345320993636; http://lattes.cnpq.br/3984161321004369A pandemia pelo novo Coronavírus 2019 (COVID-19) caracteriza-se por focos epidêmicos em grande escala, com alta morbidade e mortalidade, trazendo impactos negativos em níveis econômicos, sociais e políticos. Como resultado, foram impostas medidas de confinamento que trouxeram consequências negativas como ansiedade e estresse por autopreservação. Esta pesquisa tem como objetivo pesquisar a logística dos principais imunizantes contra a COVID-19, autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a partir dos planos operacionais e avaliação da gestão dos mesmos, para os municípios de Olinda e Recife-PE, a partir da investigação da logística dos imunizantes contra a COVID-19, identificação de semelhanças e diferenças entre os documentos, nas três esferas, e a inferência da eficiência de cada modelo operacional adotado, identificando os pontos críticos e possibilidades de melhorias. O referencial teórico contemplou discussões acerca do cenário pandêmico do vírus, o plano nacional de operacionalização de vacina contra COVID-19, pelo MS, bem como o planejamento operacional a nível estadual e municipal, por ser uma medida, a priori, emergencial. O papel da Gestão Logística na cadeia de suprimentos e na própria Administração Pública. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em pesquisa comparativa entre os planos operacionais do Estado e dos Municípios de Recife e Olinda, a partir do PNI, todos de acesso público. O método foi indutivo, com objetivo descritivo e procedimento técnico por pesquisa bibliográfica. Os dados obtidos indicam que apesar da autonomia sugerida pelo PNI, a ser aplicada nos Estados e Municípios, o Estado está mais condizente com o PNI, em comparação com o município de Recife. Já Olinda apresentou muitas lacunas de acordo com os critérios selecionados para a análise. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o gestor precisa atentar-se aos documentos norteadores, adequando-os à sua realidade local, bem como formar uma equipe multidisciplinar para tal fim, assim como atenção à transparência das informações para os munícipes interessados.Item Os sentidos da integralidade do cuidado em saúde: um olhar sobre as ações do Programa Nacional de Imunização(2019) Lima, Dandara Pereira de; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/1584964983115172O Programa Nacional de Imunização (PNI) coordena as ações de imunização no Brasil, por meio da construção de uma prática em saúde contínua e de ampla cobertura no território nacional, com foco na prevenção e promoção da saúde. As ações do PNI são desenvolvidas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ESF como uma política institucional tem seu foco na reestruturação produtiva no setor de saúde e se baseia em princípios que irão nortear o processo de trabalho cotidiano e a gestãodo cuidado. O objetivo dessa pesquisa é analisar o impacto das ações do PNI implementadas pela ESF na cidade de Recife, na garantia da integralidade do cuidado em saúde, especificamente na RPA 2. O impacto dessas ações foi analisado sob a perspectiva dos profissionais de saúde, que se configuraram nos planos de trabalho. Os procedimentos metodológicos foramorientados pela abordagem exploratória e qualitativa de pesquisa, pautada na triangulação, a partir da articulação de mais de uma técnica de coleta e análise de dados. Foi realizado um estudo de caso nas USFHPVe DTP, nomes fictícios. Foram realizadasentrevistas semiestruturadas com o público-alvo (profissionais de saúde), bem como observações diretas e pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisadospor meio das técnicas de Análise de Conteúdo(MINAYO)e Condensação de Significados (KVALE)para dar respostas aos dados qualitativos e construir formulações a partir das expressões dos entrevistados. Nos resultados finais verificamos que as ações do PNI,principalmente à vacinação, são disponibilizadas pelas USF HPVe DTP, articuladas às ações educativas de promoção da saúde. O perfil da equipe da ESF responde aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e o processo de trabalho realizado nestas Unidades configura-se na demanda espontânea dos usuários, com acolhimento da comunidade para garantir a integralidade do cuidado em saúde. Dentre os sentidos da integralidade evidenciou-se aspectos que comprometem a garantia da integralidade do cuidado em saúde, sendo eles a falta de articulação entre os níveis de atenção à saúde e a estrutura física das Unidades. Em contrapartida, destacou-se à forma de atuação profissional e a organização dos serviços como principais práticas desenvolvidas pelas USF, principalmente no se trata do atendimento humanizado e da qualidade junto à população no que tange a consultas e vacinação.Item Percepção dos acadêmicos de medicina veterinária quanto à biossegurança nas aulas práticas(2019-01-18) Souza, Kássia Mirela Silva de; Brandespim, Daniel Friguglietti; http://lattes.cnpq.br/0279327020788151; http://lattes.cnpq.br/3710088191339445Os acadêmicos do curso medicina veterinária estão expostos a diversos tipos de riscos nas aulas práticas. A compreensão sobre o risco a que um profissional da saúde está exposto inicia na graduação, a partir do momento que ocorre contato com os ambientes de risco e de estudo. Nesse sentido, este trabalho objetivou avaliar a percepção dos acadêmicos do curso de medicina veterinária sobre a biossegurança nas aulas práticas. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, descritiva e transversal, realizado com acadêmicos de medicina veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) campus Recife, estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semi-aberto, sendo a coleta dos dados realizada em setembro de 2018. Participaram da pesquisa 96 acadêmicos do 3º ao 10º período. Os dados dos questionários foram analisados por meio de estatística descritiva e do teste Exato de Fisher. Após a análise dos dados, constatou-se que grande parte dos acadêmicos tem o hábito de reencapar agulhas (71,88%), uma parte significativa não segue sempre às normas de biossegurança dos laboratórios (33,33%) e um percentual significativo (42,71%) não está ciente de todos os riscos que podem estar presentes nas atividades práticas da graduação. Com relação à ocorrência de acidentes, 20 (20,83%) afirmaram terem sofrido um ou mais de um tipo de acidentes nas aulas práticas, sendo grande parte com material perfurocortante (34,37%), parte significativa (35%) não estava usando Equipamento de Proteção Individual (EPI) no momento do acidente. Além disso, observou-se falta de padronização nos procedimentos realizados após os acidentes. Quanto ao ensino da biossegurança, 44,79% afirmaram que recebem apenas “às vezes” orientação quanto à biossegurança antes da das aulas práticas, 80,21% dos discentes acreditam que a quantidade de aulas práticas é insuficiente para enfrentar os riscos ocupacionais inerentes a profissão do médico veterinário, 67,71% dos alunos acreditam ser necessário a inclusão da disciplina biossegurança na grade curricular do curso de medicina veterinária. Verificou-se neste estudo associação significativa entre a variável “inclusão da disciplina biossegurança” e “acredita ter conhecimento suficiente sobre biossegurança”. No diz respeito à atualização da carteira de vacinação, grande parte afirmou não ter recebido informação quanto à necessidade de atualização da carteira de vacinação e apenas 34,38% foram imunizados contra raiva, 69,79% contra tétano e 30,21% contra febre amarela. Diante dos resultados apresentados, nota-se falta de capacitação quanto à biossegurança e uma necessidade de atualização da carteira de vacinação dos acadêmicos. Sugere-se incluir a disciplina biossegurança na grade curricular do curso de medicina veterinária para promover maior conhecimento quanto ao tema em estudo. Além disso, propõe-se que a coordenação do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em parceria com a equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Prefeitura do Recife, realize uma campanha para atualização da carteira de vacinação dos acadêmicos.
