Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Inclusão digital"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva em redes sociais
    (2024-10-01) Lima, Thiago Ferreira de; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/5181649435278623
    As redes sociais são essenciais na comunicação contemporânea, pois permitem a conexão e interação de pessoas globalmente de forma simplificada. Tendo em vista o avanço tecnológico atual, é crucial garantir a acessibilidade digital para incluir todos os usuários, inclusive aqueles com deficiências visuais e auditivas que compõem uma parcela significativa da população. Este projeto analisa a acessibilidade nas cinco redes sociais mais populares atualmente (Facebook, YouTube, Instagram, WhatsApp e TikTok), identificando quais recursos de acessibilidade estão disponíveis para esse público. Foram avaliadas interfaces e ferramentas de interação, com base nas diretrizes internacionais de acessibilidade WCAG 2.0. Os resultados da análise mostram que as redes sociais mais utilizadas atualmente estão preparadas com ferramentas acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva, mas ainda precisam de melhorias para terem um nível mais alto de acessibilidade. Também foi identificado que plataformas da mesma empresa podem ter diferenças significativas nas ferramentas de acessibilidade, como por exemplo, a falta de configurações para melhorias visuais ou a complexidade de navegação por teclado em versões web. A partir disso, foram levantadas melhorias e sugestões de implementação para cada plataforma social analisada.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Inclusão digital e relação escola comunidade: instrumentos para o desenvolvimento da agroecologia na agricultura familiar e do protagonismo de jovens rurais no Sertão de Pernambuco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão., 2011) Torres, Avaní Terezinha Gonçalves
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Letramento digital de discentes idosos (as) na universidade: desafios e propostas para enfrentamento
    (2024) Oliveira, Severina Maria Moura de; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/4214157315222784
    O tema desta pesquisa é o letramento digital, tema que abarca diversas e diferentes áreas, direcionamentos e abordagens. Em uma tentativa de delimitação, nosso objeto de estudo está focado no letramento digital para as pessoas idosas. Pretendemos de um modo mais geral e através de pesquisas bibliográficas, entender a relação entre os idosos e idosas e a tecnologia, bem como os desafios enfrentados por eles na Universidade. De modo mais específico, objetivamos propor caminhos que indiquem como esse grupo pode ser incluído no mundo digital das Instituições de Ensino Superior. Este trabalho tem importância pelo fato de refletir sobre essa parcela da população, que se vê diante dos desafios que os avanços tecnológicos lhe impõem atualmente em todos os setores da vida contemporânea. O desafio das pessoas idosas diante de suas limitações no uso das redes sociais, internet, sites, e-mails etc., é o de tornarem-se hábeis como novos atores nesse mundo digital, e isso exige forçosamente que redefinam conceitos culturais deveras arraigados. Para tanto, debruçaremo-nos sobre os estudos de Bates (2010), Bartlett e Macedo (2015), Soares (2002) e outros, e esperamos contribuir com a formação de idosos e idosas letrados digitalmente e capazes de enfrentar os desafios para a sociedade do século XXI.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um estudo sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino infantil durante a pandemia de Covid-19 no município de Solidão-PE
    (2022-09-13) Lima, Márcia Galdino de; Santos, Liliane Aparecida da Silva; http://lattes.cnpq.br/5033234063718432; http://lattes.cnpq.br/6668670036542999
    A pandemia de Covid-19 assolou o mundo afetando negativamente a vida das pessoas, causando medo, doenças, mortes e problemas diversos na sociedade. Como medida de proteção, o afastamento social foi adotado para combater a disseminação dessa doença. Devido a essas restrições, o sistema de ensino buscou alternativas para além de proteger os profissionais e estudantes, manter o vínculo escolar e promover o ensino, mesmo que de forma remota. Esta pesquisa teve como objetivo saber como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) contribuíram no processo de ensino em uma escola pública infantil, no município de Solidão-PE. Buscou-se identificar os meios tecnológicos utilizados pelos professores em suas aulas, verificar as principais dificuldades encontradas, assim como a realização de capacitações para o uso de tecnologias na realização das aulas. O referencial teórico contemplou discussões sobre o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, uso das TICs na educação, educação infantil entre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma pesquisa junto às professoras da escola, utilizando como meio de coleta de dados um questionário, elaborado no google forms com perguntas fechadas e abertas. Os dados obtidos indicam como principal dificuldade para o ensino remoto, o difícil acesso a internet e a equipamentos tecnológicos por parte dos estudantes. Contudo, apesar das dificuldades, 75% das professoras afirmaram ter obtido retorno positivo em suas aulas. Com base nos resultados e discussões apresentados, a educação mediada por TICs é uma realidade, que traz grande contribuição para o ensino, pois agiliza o processo de comunicação, porem a necessidade de inclusão dos meios tecnológicos é urgente, em especial para a classe mais pobre. Sendo assim, a inclusão digital deve ser incentivada para todos, assim como os professores devem ser valorizados através de formação continuada com ênfase em mídias digitais e tecnológicas e recebimento de ajuda de custo para aquisição de equipamentos tecnológicos e acesso a internet.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uso da inteligência artificial para geração de imagens no contexto da comunicação alternativa: uma análise da perspectiva do usuário
    (2025-06-06) Marinheiro, João Victor de Sena Lemos Gomes; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
    A Comunicação Alternativa Aumentada (CAA) possui um papel fundamental na inclusão e na promoção da autonomia de pessoas com deficiências, ampliando suas possibilidades de comunicação em diversos contextos, como educação, trabalho e atividades cotidianas. A capacidade de gerar imagens, sons e textos personalizados permite uma comunicação mais expressiva, reduzindo as limitações impostas pelas deficiências. Nesse cenário, a Inteligência Artificial surge como uma aliada importante, ao possibilitar a criação automatizada de conteúdos comunicacionais com maior agilidade e adaptação às necessidades individuais dos usuários, potencializando os efeitos positivos da CAA. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência e a percepção dos usuários sobre a criação de cartões de comunicação em um software de CAA, comparando o método manual com o método automatizado por Inteligência Artificial. A criação automatizada se mostrou mais rápida e prática, enquanto o método manual se destacou em temas que exigem maior personalização.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização do ChatGPT para auxiliar no desenvolvimento de sites mais acessíveis
    (2025-03-21) Wei, Mateus Anderson da Silva; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/6635792553693298
    A acessibilidade digital é um fator essencial para garantir a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente online. No entanto, a baixa adoção de boas práticas de acessibilidade ainda é um problema significativo, especialmente no desenvolvimento de websites, onde são comuns falhas como baixo contraste de cores, ausência de textos alternativos em imagens e estrutura semântica inadequada do HTML, o que pode comprometer o funcionamento de tecnologias assistivas. Este estudo investiga como o ChatGPT pode auxiliar desenvolvedores na criação de sites acessíveis, fornecendo recomendações e melhorias com base nas diretrizes do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines). Para isso, foi conduzida uma análise das principais dificuldades enfrentadas no desenvolvimento de sites acessíveis e um experimento prático no qual um site foi desenvolvido utilizando sugestões do ChatGPT. Os resultados foram validados por meio da ferramenta ASES e do modelo de acessibilidade eMAG, evidenciando que, embora o ChatGPT seja uma ferramenta útil para identificar e corrigir barreiras de acessibilidade, a verificação humana continua sendo indispensável para garantir um alto nível de acessibilidade.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão