Navegando por Assunto "Inclusão social"
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Item A popularização da ciência no semiárido brasileiro: desafios e possibilidades para promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico(2022-06-21) Silva Filho, Abdias José da; Oliveira, Patrícia Adriana de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6622316516696735Este trabalho apresenta um resgate histórico da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro (Semana POP) e da sua contribuição para a região. Nesse sentido, buscou-se identificar os diferentes papéis desempenhados pelos parceiros, na promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico. Procurou-se também descrever as ações da Popularização da Ciência no Semiárido Brasileiro como forma de inclusão social, bem como elaborar um livreto, como produto educacional, que apresentasse a Semana POP como meio de fomento para a realização de um evento científico popular. Para tanto, utilizou-se como aporte teórico as concepções da extensão universitária, os desafios na difusão do conhecimento científico, a alfabetização científica e a popularização da ciência. Baseado nesses conceitos, descreve-se a trajetória histórica da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro como polinizadora de ações que permeiam a alfabetização científica, a popularização da ciência e a inclusão social, através das construções dialógicas entre os atores envolvidos no processo, perpassando por conhecimentos acadêmicos e saberes populares. Assim, observou-se que a parceria entre academia e população em geral é potente e possível. Portanto, essa proposta pode ser aplicada em outras regiões do país.Item Desenvolvimento de protótipo de um sistema web para inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho(2021-03-04) Marques, Wanderson Rodrigues; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0124023393200221Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um protótipo de um sistema de apoio à inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho a partir de discussão das caracterís-ticas do autismo, do processo de ingresso de pessoas diagnosticadas com o Transtornos do Es-pectro Autista no mercado de trabalho, e da elaboração de instrumentos de coleta de dados para obtenção de requisitos funcionais de sistema. O referencial teórico contempla discussões acerca do autismo em indivíduos adultos e suas necessidades em termos de inserção no mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos a serem adotados consistem na aplicação de questi-onário e entrevistas junto a indivíduos autistas, profissionais no campo da Psicologia e repre-sentantes de empresas para obtenção de dados que informem os requisitos do sistema. Como resultado, foi desenvolvido o sistema denominado Alternativa Laboral para Transtorno de Es-pectro Autista (ALTEA). Espera-se que os dados obtidos, discussões realizadas e o desenvol-vimento do sistema venham a possibilitar a obtenção, pelos indivíduos aqui citados, de vínculo empregatício em empresas do setor privado.Item Desenvolvimento econômico em discussão: o desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo no Brasil(2024-10-04) Raimundo, Maria Aparecida de Araújo; Freitas, Petrus Alves; http://lattes.cnpq.br/1474091666288817Este trabalho aborda a evolução das abordagens do desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo. O desenvolvimentismo, consolidado no período de Vargas, foi uma estratégia centrada na industrialização, substituição de importações e intervenção estatal, com ênfase em grandes projetos de infraestrutura e criação de empresas estatais. Já o neodesenvolvimentismo, adotado nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, combinou políticas sociais inclusivas, como o Bolsa Família, com a promoção da industrialização, inovação e infraestrutura, buscando corrigir desigualdades sociais e incentivar o crescimento econômico sustentável. A análise explora as semelhanças e diferenças entre essas duas abordagens, avaliando seus impactos no crescimento econômico, inclusão social e desafios macroeconômicos. Conclui-se que, embora ambas as estratégias tenham sido essenciais para o desenvolvimento do Brasil, enfrentaram condições significativas, como a dependência de recursos externos e crises fiscais.Item Informática e software livre como instrumento de inclusão social(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Estatística e Informática., 2011) Alencar, Andrêza Leite deItem Núcleo de atletas(Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Educação Física., 2011) Silva, Nilson Félix daItem Relato de experiência: participação e atuação no projeto de extensão Fatores de Sucesso de um programa de inclusão social promovido por uma organização não governamental(2023-09-15) Borges, Paulo Tavares; Oliveira, Rezilda Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2590859532640305; http://lattes.cnpq.br/2813919480734056Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta um relato de experiência que integra ensino e extensão direcionado ao estudo dos fatores de sucesso de um programa de inclusão social de uma organização não governamental analisados através da Investigação Apreciativa aplicada ao Projeto Judô do Movimento Pró-Criança (MPC). O TCC aponta para um duplo papel discente, seja como voluntário, seja como membro de uma das equipes que atuaram ao longo da disciplina Gestão de Organizações do Terceiro Setor, correspondente ao semestre 2022.1, no Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ministrada nos meses de março e abril de 2023. Deste modo, foram integrados temas do terceiro setor abordados em sala de aula e a dinâmica da atividade extensionista, levando à aprendizagem proporcionada pela interação com os atletas medalhistas do judô, a fim de se aplicar o método de avaliação do programa de esportes do MPC e dessa modalidade em particular, descritas e analisadas neste TCC. O relato de experiência metodologicamente fez parte de uma pesquisa-ação aplicada a um contexto em que o contato com o MPC envolveu visita técnica, reunião com gestores e o responsável pela condução do bem-sucedido Projeto Judô e a análise de seus fatores sucesso. Este é um estudo de caso retratado em um relato de experiência de grande valia para se entender a questão da inclusão social e o contato direto com a realidade social do terceiro setor e a vivência adquirida durante o projeto de extensão.
