Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Indígenas nos livros didáticos"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Temática indígena nos anos iniciais: uma proposta de (re) construção do conhecimento acerca das culturas indígenas
    (2025-02-25) França, Júlia Catarina Gouveia de; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
    A presente pesquisa possui como objetivo geral promover reflexões acerca da temática indígena através de práticas didático-pedagógicas em uma turma dos anos iniciais em uma escola no município de Recife-PE. Em função deste objetivo geral, foram elencados três objetivos específicos, sendo eles: promover o aprendizado acerca da temática indígena, visando ressaltar as influências dos povos indígenas na construção cultural do Brasil; analisar de que maneira estão sendo construídas as concepções das crianças sobre as histórias, vivências e práticas das comunidades e povos originários; e descrever e analisar quais as estratégias utilizadas para promover o aprendizado da temática indígena. A metodologia utilizada na construção deste trabalho foi de cunho qualitativo, sendo realizada uma pesquisa-ação, e tendo como instrumentos para a coleta de dados uma entrevista com a professora regente, e observação da prática docente, além da ação realizada na turma do primeiro ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais de uma escola municipal de Recife - PE. A análise de dados foi inspirada pelo método da análise de conteúdo proposta por Bardin, que possibilitou a sistematização e análise de todo o conteúdo adquirido através da pesquisa-ação, observação e entrevista realizadas na turma participante da pesquisa. Foram descritos e analisados a rotina da turma, as ações pedagógicas realizadas por mim e pela docente, e os recursos utilizados para a promoção do ensino da temática indígena na sala de aula. Através da pesquisa realizada ficou evidente a necessidade da realização de pesquisas e formações docentes para que a temática indígena possa ser abordada de maneira mais ampla e valorativa no ambiente escolar.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma dupla perspectiva no ensino de História e história indígena: reflexões acerca de uma produção didática indígena e não indígena
    (2023-04-19) Barros, Paloma Fernanda Silva; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/9965995102025161
    Esta monografia apresenta uma análise acerca das abordagens e perspectivas do ensino de história e história indígena, a ser realizada de forma comparativa entre o livro didático “História.doc (6º ano)” de autoria de Ronaldo Vainfas (2018), aprovado para o PNLD 2020 e o livro didático “História Indígena” (KAXINAWÁ, J. P. M. et al, 1996) produzido pela Comissão Pró-Índio do Acre. Tenciona-se, portanto, identificar através da Lei 11.645/2008 os aspectos de importância do ensino de História e Cultura Indígena nos livros didáticos. Em consonância, pretende-se analisar as abordagens historiográficas dos conceitos propostos e compreender as metodologias de utilização de fontes históricas em ambas as obras. Os livros analisados possuem autores que pertencem a grupos étnicos distintos e isso pode ser observado nos aspectos mais gerais dos materiais didáticos. Com base nos assuntos supracitados, apresentam-se, portanto, reflexões, estudos e indagações sobre dinâmicas de exposição do conteúdo histórico em livros didáticos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão